Entre para seguir isso  
pipo

'Mexeu muito com a minha cabeça': campeã olímpica Rafaela Silva explica por que nunca lutará MMA

Recommended Posts

 

 

JUDÔ-OLY-2016-RIO-WOMEN—57KG Rafaela Silva  Foto de Toshifumi Kitamura/AFP via Getty Images

 

Não espere que a medalhista de ouro olímpica Rafaela Silva siga os passos das judocas Ronda Rousey e Kayla Harrison no MMA.

Bicampeã mundial de judô (2013 e 2022) e uma vez campeã olímpica (2016), Silva flertou com o MMA durante os dois anos de suspensão por causa do fenoterol, substância usada no tratamento da asma. Silva alegou inocência, mas foi obrigada a ficar afastada do judô por dois anos, entre 2019 e 2021. No MMA, ela encontrou uma forma de se manter ativa.

“MMA não é para mim”, disse Silva aos risos no podcast em português do MMA Fighting Trocação Franca . "Não posso. Não funciona para mim. Levei chutes na cara, chutes na perna e fiquei três ou quatro dias sem colocar o pé no chão. É muito duro.”

Silva é amigo íntimo do ex-campeão do UFC José Aldo e dos lutadores da Nova União Leonardo Santos , Matheus Nicolau e Luana Pinheiro . Ela disse que estar na academia para trabalhar com atletas de MMA só a fez admirar mais os lutadores.

“Foi uma experiência única para mim porque é uma luta totalmente diferente”, disse Silva. “Tenho uma formação no judô totalmente diferente do MMA, então mexeu muito com a minha cabeça. Tive que adaptar muitas coisas. Foi uma experiência muito difícil, mas incrível para mim, porque aconteceu em um momento que eu não podia treinar judô, então me dei ao luxo e privilégio de treinar outro esporte.”

 

A maior lição que Silva aprendeu naquele período foi que, mesmo como campeã olímpica, ela ainda tinha muito a aprender sobre esportes de combate.

“Acredito que me ajudou muito porque eu sempre pedia ajuda, conselhos, [e isso me ajudou] na minha volta ao judô”, disse Silva, que conquistou seu segundo título mundial em seu primeiro torneio voltando da suspensão . “Já treinei em vários pontos e sempre tentava aprender alguma coisa aqui, alguma coisa de wrestling, na área de grappling. Sempre tive dificuldades no chão.

“Ao mesmo tempo, lá estava eu tentando o MMA, trazendo tudo que podia para o judô. Mesmo depois de tantos anos treinando judô, esse período treinando MMA me ajudou muito, fortaleceu meu espírito de atleta.”

Silva sempre admirou nomes como Anderson Silva e Aldo, e assistiu as estrelas do UFC competindo ao vivo quando o esporte se tornou uma sensação no Brasil no início de 2010. Mas ela se tornou uma fã maior depois de assistir e vivenciar o que eles passam no acampamento.

A lista de estrelas do MMA inclui os fenômenos do judô Ronda Rousey e Kayla Harrison, que fizeram a transição para o MMA para se tornar superestrelas e conquistar títulos no UFC e PFL, respectivamente.

“Eu já os admirava por fora”, disse Silva, “e por saber o que eles passaram para fazer essa transição - até mesmo Kayla, bicampeã olímpica e campeã mundial, fazendo essa transição da melhor maneira possível. Você simplesmente não pode deixar de admirar atletas como ela.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, André Filho disse:

A verdade é que o MMA não é pra qualquer um.

Não que isso diminua os feitos dela com lutadora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, André Filho disse:

A verdade é que o MMA não é pra qualquer um.

perfeito. Tudo muda depois de um soco na cara, uma canelada bem dada..

11 horas atrás, André Filho disse:

Não que isso diminua os feitos dela com lutadora.

verdade! Tem seu nome gravado no esporte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É vdd. Levar soco na cara não é  qq um.. Via na academia quando treinava Thai. Uma galera chegava pra treinar e depois do primeiro murro na cara não apareciam mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/29/2023 at 8:53 AM, gfp disse:

É vdd. Levar soco na cara não é  qq um.. Via na academia quando treinava Thai. Uma galera chegava pra treinar e depois do primeiro murro na cara não apareciam mais

Assim eram os treinos com o Naja tambem. Tinha uns paraquedistas que sumiam depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, Gurkha disse:

Assim eram os treinos com o Naja tambem. Tinha uns paraquedistas que sumiam depois.

Eu CANSEI de ver brigador de rua,  sair correndo  da academia 

Até Marginal,  policial,  uma coisa é  uma coisa...vc lutar é  uma coisa,  vc fazer outra coisa é diferente. 

Vc ver que o Paulão diz ele que o judô machucava mais que o MMA  e era infinitamente  Maia difícil  que o jiu  jitsu. 

Para ele muda pouca coisa de uma luta de grappling  para o vale tudo,  a diferença  soco e chute , as luzes vc entra agarra e pronto ...palavras dele  né 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A verdade é que nesse meio saber apanhar é mais importante que saber bater... Vide a Ronda que pouco sofria nas lutas e qdo recebeu os primeiros socos de uma campeã mundial de boxe nunca mais a confiança foi a mesma... depois a Amanda só confirmou... Méritos totais dela que colocou o MMA feminino nos holofotes quase sem sofrer danos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/2/2023 at 3:40 AM, NEGO DÁGUA disse:

Eu CANSEI de ver brigador de rua,  sair correndo  da academia 

Até Marginal,  policial,  uma coisa é  uma coisa...vc lutar é  uma coisa,  vc fazer outra coisa é diferente. 

Vc ver que o Paulão diz ele que o judô machucava mais que o MMA  e era infinitamente  Maia difícil  que o jiu  jitsu. 

Para ele muda pouca coisa de uma luta de grappling  para o vale tudo,  a diferença  soco e chute , as luzes vc entra agarra e pronto ...palavras dele  né 

Realmente, cada um tem seu nicho. Treinei Judo (no comeco me usavam como sparring para os mais jovens, mas fui melhorando bastante). Realmente durissimo quando feito em alto nivel.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Gurkha disse:

Realmente, cada um tem seu nicho. Treinei Judo (no comeco me usavam como sparring para os mais jovens, mas fui melhorando bastante). Realmente durissimo quando feito em alto nivel.

Paulão era da seleção  brasileira  de judô  e candidato  a ir a olimpíadas  salvo engano titular , lutava circuito  europeu , rodava o mundo.

Ele falou que judô para ele , machucava muito mais que o vale tudo.

Segundo ele não  a comparação  entre judô vs jiu , o primeiro  segundo  ele é infinitamente  mais difícil.

Ele falou 2 anps vc fica bom de jiu jitsu,  Judo mínimo 10.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, NEGO DÁGUA said:

Paulão era da seleção  brasileira  de judô  e candidato  a ir a olimpíadas  salvo engano titular , lutava circuito  europeu , rodava o mundo.

Ele falou que judô para ele , machucava muito mais que o vale tudo.

Segundo ele não  a comparação  entre judô vs jiu , o primeiro  segundo  ele é infinitamente  mais difícil.

Ele falou 2 anps vc fica bom de jiu jitsu,  Judo mínimo 10.

 

Aquele Moacir Mendes que cuida do newaza da Seleção Brasileira de judô falou exatamente isso tbm, disse que inclusive propôs um desafio. Levou os pretas de judô dele com mais de dez anos de treino pra lutar no chão com faixas brancas duros com seis meses de treino, os faixas brancas se saíram melhor. 

Pra mim isso é um mérito da luta, ser de fácil absorção e prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso