Entre para seguir isso  
pipo

'O cinturão não é de ninguém': por que três campeões dominantes do UFC foram destronados em sete meses

Recommended Posts

 


 

Alex Pereira ficou de costas para a cerca dentro do octógono do UFC no Madison Square Garden. Foi logo antes do início da quinta e última rodada de uma luta pelo título diante de uma multidão lotada. Pereira olhou do outro lado da jaula para seu oponente, o então campeão dos médios do UFC, Israel Adesanya , e o brasileiro murmurou as palavras "pronto para matar" em português.

Durante aquela semana de luta em Nova York em novembro passado, Pereira e sua equipe assistiram à luta de Adesanya em 2019 com Kelvin Gastelum . Antes de sair para a quinta rodada dessa luta, Adesanya disse para si mesmo: "Estou pronto para morrer". O técnico de Pereira, Plinio Cruz, disse que Pereira e seu grupo fariam piadas sobre a declaração nos dias que antecederam a luta.

Ninguém estava rindo, porém, sobre a declaração de Pereira em aparente resposta na noite da luta.

"Acho que era ele falando com seu eu interior", disse Cruz à ESPN. "Quase como um mantra. Tipo, 'Vamos fazer isso. Vamos. Eu tenho que fazer isso agora.' Isso é o que eu acredito. Aqueles momentos em nossas vidas, às vezes você tem que falar consigo mesmo.

Pereira, perdendo no placar, finalizaria Adesanya por nocaute técnico com socos aos dois minutos do quinto round para conquistar o título dos médios do UFC.

Não foi a única luta pelo título recente que terminou com o desafiante vencendo por paralisação nas duas rodadas finais - conhecidas como rodadas do campeonato. Três meses antes, Leon Edwards chocou o então campeão meio-médio do UFC Kamaru Usman com um nocaute com chute na cabeça faltando cerca de um minuto para o fim da luta de cinco rounds.

Tanto Usman quanto Adesanya estavam no topo da lista peso por peso do MMA - campeões dominantes de longa data. No mês passado, Alexa Grasso se tornou a terceira desafiante a destronar uma campeã do calibre do Hall of Fame ao terminar as rodadas do campeonato. Grasso venceu de forma impressionante Valentina Shevchenko para vencer a campeã peso mosca feminino do UFC com um mata-leão no quarto lugar.

Campeões do UFC sendo finalizados nas últimas rodadas é uma ocorrência rara. O fato de ter havido três desses casos em sete meses é sem precedentes. Entre 1997 e 2021, houve apenas cinco trocas de título do UFC por paralisação na quarta ou quinta rodadas -- uma média de uma a cada cinco anos, segundo pesquisa da ESPN Stats & Information. Nos últimos 10 meses, foram quatro, incluindo a vitória de Jiri Prochazka pelo cinturão meio-pesado do UFC sobre Glover Teixeira por finalização no quinto round em junho passado.

 

 

Lutadores e treinadores estão divididos sobre se isso é indicativo de uma tendência e, se for, o que isso significa. Isso é o início de uma nova geração de MMA ou talvez um exemplo da evolução do coaching e do colapso do filme no esporte? Talvez seja apenas uma coincidência - três ocorrências isoladas - e o rumo será corrigido quando Pereira e Adesanya se enfrentarem na revanche sábado, na luta principal do UFC 287, em Miami.

O que a maioria na comunidade de artes marciais mistas concorda é que a era de reinados de campeonatos dominantes e longas sequências de vitórias - Usman venceu 15 seguidas quando Edwards o nocauteou - provavelmente acabou.

"Como Leon disse, 'O cinturão não pertence a ninguém'", disse o técnico de Edwards, Dave Lovell. "E isso foi provado novamente. E sem dúvida, nas próximas lutas você verá mais disso."


A conversa animada de Lovell no estilo Rocky com Edwards no canto entre o quarto e o quinto rounds no UFC 278 em agosto passado tornou-se parte da tradição do MMA. Lovell disse a Edwards para parar de sentir pena de si mesmo. Ele sabia que seu lutador era capaz de mais do que apenas perder por decisão.

O vídeo do discurso se tornou viral após a vitória por nocaute de Edwards. Outro vídeo, talvez ainda mais vital para a vitória, também circulou, embora não tão amplamente. 

Nesse clipe, Lovell e o técnico Henry Clemenson estão olhando para o vídeo de Usman e percebendo sua tendência de inclinar a cabeça para a direita durante as trocas de golpes. Então, a pedido de sua equipe, Edwards começou a trabalhar em um contra-ataque: um chute na cabeça de esquerda, simulando um jab. Essa técnica exata é a que caiu no quinto round, nocauteando Usman. Edwards venceu a revanche no mês passado no UFC 286 por decisão da maioria.

Nos dias após a vitória de Grasso, sua equipe divulgou um vídeo dela perfurando uma tomada de costas como um contra-ataque ao chute giratório de Shevchenko. Seu treinador (e tio), Francisco Grasso, viu esse buraco no jogo de Shevchenko e eles trabalharam para capitalizá-lo. Alexa treinou a sequência durante todo o camp dela, principalmente com o parceiro de treino Diego Lopes . No quarto round, Shevchenko deu aquele chute, Alexa desviou e rapidamente pulou nas costas de Shevchenko. Segundos depois, ela travou um estrangulamento e Shevchenko finalizou.

"Exatamente no momento em que vi que ela estava indo para aquele chute giratório, eu disse: 'OK, este é o momento para o qual você estava treinando'", disse Alexa Grasso à ESPN. ... "Quando você faz algo milhares e milhares e milhares de vezes, é natural."

O técnico do Xtreme Couture, Eric Nicksick, disse que antes de seu lutador Francis Ngannou disputar o título dos pesos pesados do UFC pela segunda vez contra Stipe Miocic , ele assistiu horas de fita da primeira luta de Miocic com Ngannou e sua trilogia com Daniel Cormier . Vários treinadores e lutadores disseram que assistir tanto filme não era comum no MMA até cinco anos atrás. Há muito mais acesso a vídeos de luta e vídeos instrutivos online agora mais do que nunca, como o programa "Detail" do Hall da Fama do UFC Daniel Cormier na ESPN+.

 

 

"O esporte realmente evoluiu para estudar tendências e fitas", disse Nicksick. "Você senta e ouve [o ex-bicampeão e técnico do UFC] Henry Cejudo e ele está fazendo um ótimo trabalho detalhando o estudo da fita [em seu canal no YouTube]. Os campeões do mais alto nível estão olhando para um pequeno buraco, um pequena coisa onde eles podem ir, 'OK, eu posso tirar proveito disso com meu conjunto de habilidades.' Isso é o que você procura. A mesma coisa no futebol. Se eu conseguir encontrar um buraco na defesa deles e explorá-lo com o meu melhor jogador, então vou tirar proveito disso repetidamente."

Campeões de longa data como Usman, Adesanya e Shevchenko têm a desvantagem de ter uma grande quantidade de filmagens por aí. Usman teve cinco defesas de título bem-sucedidas e três delas foram para a quinta rodada. Nas cinco defesas de título bem-sucedidas de Adesanya, quatro foram para a decisão. Shevchenko foi para as rodadas do campeonato quatro vezes em suas sete defesas de título. Embora todos tenham tido crescimento em seus jogos, como quando o kickboxer Adesanya usou seu wrestling contra Pereira, os adversários não devem ser surpreendidos.

Enquanto os detentores do título enfrentam desafiante após desafiante, os outros contendores da divisão já estão de olho neles - e, em alguns casos, treinando para eles bem antes de um possível confronto. Os campeões no ranking peso por peso têm alvos nas costas mais do que a maioria.

"Eu sempre vou assistir o campeão", disse Belal Muhammad , contendor dos meio-médios do UFC. "Sempre vou olhar e ver o que preciso fazer para me ajustar para vencer o cara. Acho que a maioria dos lutadores faz isso... Principalmente quando Usman era o cara, eu pensava: 'Quero ser o um para vencê-lo. Eu quero ser o único a derrubá-lo de seu pedestal.'" 

Usman, Adesanya e Shevchenko podem acabar sendo os últimos de uma raça em extinção, disseram lutadores e treinadores. Amanda Nunes , a lutadora mais talentosa de todos os tempos no MMA feminino, pode ter começado a tendência recente, sendo eliminada por Julianna Peña em dezembro de 2021 após cinco defesas de título bem-sucedidas. Em 2022, sete campeões do UFC perderam seus cinturões, a segunda maior perda em um ano civil e a maior desde 2016 (9), de acordo com a pesquisa ESPN Stats & Information.

O UFC está comemorando seu 30º aniversário em 2023. Comparado a outros grandes esportes, o MMA ainda é uma criança. As lutas de alto nível parecem completamente diferentes agora do que eram apenas 10 anos atrás, com competidores mais completos que cresceram treinando no MMA como um todo, e não em disciplinas individuais, como nos primeiros anos do esporte. Lutadores como o superprospect Raul Rosas Jr., de 18 anos, chegam ao UFC apenas vivendo em um mundo onde o MMA era um caminho viável para os atletas. As gerações de lutadores que vieram antes não.

O fato de as derrotas de Adesanya, Usman e Shevchenko terem sido tão chocantes diz tanto sobre eles quanto sobre o estado atual do esporte de alto nível.

"O que precisa ser destacado é que esses campeões são tão dominantes que conseguiram manter as primeiras posições em suas divisões no ambiente mais competitivo de todos os tempos", disse o técnico do Fortis MMA, Sayif Saud. "O MMA é três vezes mais competitivo do que há três anos. Acho que é uma coisa muito justa de se dizer. E com o MMA se expandindo globalmente e com o acordo da ESPN, [há] shows toda semana com tantos mais combatentes, tantos mais academias, muito mais olhos, muito mais pessoas. Isso realmente mostra a capacidade desses três de aguentar tudo isso, como esses três são ótimos. E, na realidade, acho que veremos uma rotatividade muito maior de daqui em diante quando se trata de campeões."

 

 

Outra possibilidade, disseram alguns lutadores e treinadores, é que essas três derrotas de título no final da rodada foram simplesmente uma coincidência e não algum tipo de padrão. Shevchenko havia mostrado fraquezas em lutas anteriores, e talvez a competição a estivesse alcançando. A situação com Adesanya e Pereira é única, pois Pereira já havia vencido Adesanya duas vezes no kickboxing, inclusive uma vez por nocaute. Usman e Edwards já haviam lutado antes também no UFC, embora sete anos antes.

"Há sempre esses fluxos e refluxos e coisas assim", disse Santino DeFranco, técnico do Fight Ready MMA. "Vamos continuar a ver isso? Provavelmente não. Mas acho que o que acontece eventualmente é que esses campeões de longo prazo caem em desgraça. Acho que realmente o que está acontecendo é que os campeões não têm adversários realmente à altura eles... Acho que é só a troca da guarda."

O contendor meio-pesado do UFC Anthony Smith , que lutou nas rodadas do campeonato com Jon Jones em uma luta pelo título em 2019, atribui tudo ao acaso e três lutas muito diferentes. Edwards vencendo Usman na revanche por decisão, disse Smith, fortalece o argumento de que os dois homens podem estar em trajetórias de carreira diferentes.

Os resultados de Pereira x Adesanya no sábado e a inevitável revanche entre Grasso e Shevchenko vão aumentar os dados. Mas Smith concorda que feitos como o reinado de sete anos de Anderson Silva com o título dos médios do UFC e o domínio dos detentores do título Georges St-Pierre e José Aldo são coisas do passado.

Smith, 34, pode se colocar perto de uma chance pelo título com uma vitória sobre Johnny Walker em 13 de maio. . O nível de competição ficou tão alto no UFC, disse ele, que muitos lutadores não conseguem um campeonato até o final de seus primos.

 

"Acho que a questão da idade é um problema", disse Smith. "No momento em que você atravessa o fogo para chegar ao título, você já está começando a desacelerar. Talvez você tenha dois ou três realmente bons sobrando em você nesse nível."

Talvez Pereira acabe sendo um exemplo disso. Ele teve apenas oito lutas profissionais de MMA, mas tem 35 anos - a mesma idade de Usman e Shevchenko - após os rigores de mais de 40 lutas profissionais de kickboxing ao longo de uma carreira de oito anos.

A equipe de Pereira, claro, não acredita que seja esse o caso. Eles esperam, como Edwards, vencer a revanche neste fim de semana. Mas mesmo se ele perder, isso não significa que o que aconteceu nos últimos sete meses é algum tipo de acaso.

"O jogo tem evoluído em geral", disse Cruz. "O nível das lutas, o nível de treinamento - como todos evoluem juntos. O fato de termos lutado contra Israel tantas vezes torna não apenas nosso camp melhor, mas acredito que o camp deles também. Porque, você sabe , tempos de rivalidade é quando a humanidade mais evolui."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O único que se mantém sem perder por muito tempo em sua divisão é o Volkanovski... Por sinal o que melhor se saiu na categoria de cima...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, afterforever disse:

O único que se mantém sem perder por muito tempo em sua divisão é o Volkanovski... Por sinal o que melhor se saiu na categoria de cima...

só vejo o Yan o vencendo se realmente tirar um coelho da cartola

o Volka é um animal raro.. volume de jogo animal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso eu tenho maior respeito por AS, JJ, GSP e DJ... Muito difícil manter qdo vc tem um alvo nas costas, vc é mais estudado que qualquer um...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, Genilson Lopes disse:

Por isso eu tenho maior respeito por AS, JJ, GSP e DJ... Muito difícil manter qdo vc tem um alvo nas costas, vc é mais estudado que qualquer um...

exatamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grasso foi bem demais na estratégia, treinou de verdade o movimento. Perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, pipo disse:

só vejo o Yan o vencendo se realmente tirar um coelho da cartola

o Volka é um animal raro.. volume de jogo animal

Sinceramente  acho o Volkan o maior 66 de todos os tempos  passou o Aldo a muito .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, pipo disse:

só vejo o Yan o vencendo se realmente tirar um coelho da cartola

o Volka é um animal raro.. volume de jogo animal

Mas o Yan é galo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Timbó disse:

Mas o Yan é galo

Yair.. 

errei nessa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De fato, foi impressionante o número de campeões dominantes que sucumbiram nos últimos meses. Só Volka ainda está de pé. Para mim ele é P4P do UFC por larga margem, ainda mais depois do que ele fez no peso leve. Não vejo adversários para bate-lo, mas o mexicano tem tanto volume e criatividade, que não podemos descartar o coelho da cartola. Por outro lado, ele é defensivamente muito exposto e a defesa de quedas não é um primor. Se Volka vier para uma luta com muito grappling, Yair sucumbe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso