Entre para seguir isso  
pipo

Separando Islam Makhachev: Como Alexander Volkanovski pode derrotar o campeão dos leves no UFC 284

Recommended Posts

 

Quando o campeão dos leves do UFC, Islam Makhachev , colocar seu título em jogo contra o campeão dos penas Alexander Volkanovski no UFC 284 em Perth, Austrália, na noite de sábado ( 22:00 ET no ESPN+ PPV ), Makhachev será o claro favorito.

Apesar de enfrentar o lutador peso por peso número 1 da ESPN em sua primeira defesa de título, parece haver uma crença avassaladora entre os fãs e apostadores de que Makhachev (23-1) vencerá esta luta. E com uma vitória, ele pode reivindicar o primeiro lugar no P4P.

Com Volkanovski (25-1) entrando no confronto como azarão, surgem algumas perguntas: quão bom é o campeão dos leves? Qual é o caminho de Volkanovski para a vitória se Makhachev for tão bom quanto anunciado?

A ex-pesa-pena do UFC e atual analista de MMA da ESPN, Megan Anderson , detalha o jogo de Makhachev e as áreas onde Volkanovski poderia encontrar uma oportunidade para capitalizar.


 

 

Quão bom é Islam Makhachev?

 

Makhachev subiu para quase todas as ocasiões apresentadas a ele. Desde sua estreia no UFC em 2015, o nativo do Daguestão perdeu apenas uma luta - sua segunda participação na promoção - e finalizou todos, exceto cinco de seus 13 oponentes (incluindo finalizando cada um dos últimos cinco). Como seu ex-treinador e amigo de longa data, Khabib Nurmagomedov , Makhachev construiu uma reputação por levar os adversários para o tatame e dominá-los lá. 

Embora a comparação seja compreensível, na luta pelo cinturão contra Charles Oliveira no UFC 280, Makhachev mostrou que seu estilo é diferente do de Nurmagomedov.

Os fãs de MMA já conheciam o talento de Makhachev como grappler e lutador, mas sua habilidade de lutar em pé parece ter sido subestimada. As pessoas assumem automaticamente que ele entrará no octógono e imediatamente começam a atirar para as quedas, mas não é o caso. Makhachev tem se mostrado muito confortável na trocação e seu boxe é limpo. Mesmo que a queda seja inevitável, ele faz um excelente trabalho em combinar suas tentativas. Em vez de atirar continuamente para quedas, Makhachev se destaca em cortar a gaiola e apoiar seus oponentes contra a cerca, e então ele atira para quedas. Ele, assim como Khabib, não gosta de quedas simples ou duplas. A maioria de seus tiros vem de uma chave de corpo.

Seu estilo nos pés não é chique, mas é eficaz. Ele é paciente. Ele não força nada que o coloque em uma posição ruim, pois encontra aberturas para suas combinações, que mistura bem. Seus maiores arremessos parecem ser seus chutes retos de esquerda e de direita, mas ele também tem um chute feio de esquerda no fígado.

Por melhor que o campeão dos leves tenha se mostrado, ele não é perfeito. Há um caminho para a vitória de Volkanovski. O campeão peso-pena terá que contar com a trocação, velocidade e movimentação se quiser dar a volta por cima.


 

 

Impressionante

 

 

Em sua última luta, Volkanovski foi o mais rápido e afiado que já vimos no octógono. Ele também mostrou que pode manter esse ritmo por cinco rodadas. Isso vai ser crítico contra Makhachev.

Certos elementos no estilo de luta de todo lutador criam aberturas quando a luta é em pé. Como dito acima, embora Makhachev seja um bom atacante, ele ainda é um lutador em sua essência. Como gosta de trabalhar fora da jaula, o jab será fundamental para Volkanovski, permitindo que ele se movimente e crie ângulos diferentes nos golpes.

Mesmo que Volkanovski tenha apenas uma pequena vantagem de alcance neste confronto (71 polegadas a 70,5 polegadas), seu jab permitirá que ele encontre seu alcance e o use como uma ferramenta de retorno. Com isso quero dizer, quando alguém vem até você com forte pressão para a frente e então você o acerta com um soco forte - um que joga a cabeça para trás como um dispensador de Pez, isso os deterá.

Mahachev, embora tenha bom equilíbrio, é pesado na perna de chumbo, não muito diferente de outros lutadores. Embora eles possam não compensar imediatamente, chutes de perna de Volkanovski, o chute interno ou externo da panturrilha desaceleraria Makhachev durante a luta. Na luta contra Max Holloway , essa tática pareceu desacelerar o avanço de Holloway.

Com Makhachev sendo um canhoto, esta luta será na posição aberta (um lutador ortodoxo contra um canhoto). Coisas vão se abrir que não existem quando dois lutadores têm a mesma postura. Para Makhachev, isso criará uma abertura para aqueles chutes de esquerda no fígado e chutes de esquerda na cabeça. Para Volkanovski, abrirá direto de direita no fígado e chute de direita na cabeça.

Nesses chutes com o corpo esquerdo, se Volkanovski puder defendê-los adequadamente (traga o ombro direito para a cabeça conforme ele muda de nível), o chute deve desviar de seu ombro e deixá-lo com uma abertura para um direto direto no fígado de Makhachev.


Velocidade e movimento

 

 

Makhachev controla a gaiola com sua presença. Sua capacidade de levar seus oponentes para baixo e para trás contra o octógono permite que ele limite o movimento de seu oponente para configurar a chave de corpo.

Embora Volkanovski tenha enfrentado grapplers talentosos como Brian Ortega no peso pena, eles não estão no nível de Makhachev. Embora valha a pena mencionar, acredito que o aperto de Ortega nas tentativas de finalização é comparável ao de Makhachev.

O Volkanovski é incrivelmente rápido, e ele vai ter que usar essa velocidade para se manter em movimento e manter a luta em pé. A velocidade de sua mão será importante, pois ele precisa entrar e ser rápido com seus golpes e, em seguida, voltar imediatamente ao seu alcance. Se ele for um alvo estacionário, Makhachev irá pegá-lo.

 

Espero que Volkanovski mude continuamente de posição para garantir que ele também mude constantemente de direção. Com a postura aberta, ele terá uma saída livre para a esquerda para se livrar da mão poderosa de Makhachev. Mover para a esquerda forçará Makhachev a mudar de ângulo para tentar cortar o octógono. Fazer isso fará com que ele enquadre os ombros em relação ao oponente, permitindo que Volkanovski mude para uma postura de canhoto e volte para a direita com a esquerda reta.

Sua capacidade de criar ângulos diferentes como esse poderia forçar Makhachev a persegui-lo, em vez de apenas levá-lo para baixo. Mesmo que Makhachev fosse o único a seguir em frente, ele não seria capaz de manter Volkanovski onde ele o queria.

Se Volkanovski puder combinar adequadamente sua trocação com sua velocidade e movimentação, podemos vê-lo conseguir uma das poucas vitórias inesperadas de sua carreira e reivindicar o status de bicampeão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu não vejo ngm falando.. só nos perfis que sigo

que doido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pros brasileiros realmente não tem promoção, não tem o Charlinho na disputa, e no geral brasileiro não gosta de esporte, só gosta de torcer 

Se formos ver bem, é a luta mais interessante do UFC nos últimos anos, confrontos dos 2 melhores PpP do MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Trindade disse:

Pros brasileiros realmente não tem promoção, não tem o Charlinho na disputa, e no geral brasileiro não gosta de esporte, só gosta de torcer 

Se formos ver bem, é a luta mais interessante do UFC nos últimos anos, confrontos dos 2 melhores PpP do MMA

Sem dúvidas é uma puta de uma luta, os dois primeiros p4p ambos no prime, mesmo assim vejo pouca divulgação, o próprio Makhachev acusou o UFC de não promovê-lo.

Editado por André Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não perco essa luta por nada. O Makhachev é mega favorito. Mas vou torcer para o Volka. O baixinho é casca grossíssima..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2/7/2023 at 3:55 PM, pipo disse:

eu não vejo ngm falando.. só nos perfis que sigo

que doido

Eu achei um card fraco pro tamanho da luta principal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, Genilson Lopes disse:

Eu achei um card fraco pro tamanho da luta principal...

Tem isso tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o Volkanovsky tem dois caminhos claros para a vitória e nos dois casos a luta teria de se desenrolar em pé.
1 - Se aproveita de sua velocidade e das brechas do Islam em pé e encaixa o contra golpe perfeito logo no início da luta.
2 - Mantém a luta em pé pelo máximo de tempo que conseguir durante os cinco rounds e destrói o Islam peça por peça controlando a luta na distância.

Não acho que nenhum dos cenários seja muito fácil porque acredito que no primeiro sinal de perigo o daguestanês vai tentar levar a luta para o solo, e o perigo deve ficar muito óbvio logo no início da luta, mas o que o australiano faz muito bem e não tem nenhum jogo similar no top 5 dos leves é usar as fintas para abrir brechas para ataques precisos. Isso por si só já pode deixar a luta muito mais interessante.
Islam é muito básico em pé. Sei que talvez tenhamos ficado com a impressão de que essa afirmativa não é verdadeira na luta contra o Charles, mas a real é que o brasileiro não explorou nenhuma dessas brechas e atacou de forma muito displicente. O que equilibra muito bem as coisas para Makhachev é como ele usa esse striking básico para levar a luta para o solo, onde tem um domínio muito maior. Dito isso, não creio que essa tarefa vá ser tão fácil contra um cara com o centro de gravidade muito mais baixo e que também é um excelente contra golpeador.

Da minha perspectiva, se o Islam conseguir levar a luta para o solo rapidamente e estabelecer dominância, é inteiramente possível que ela não passe do primeiro round. Por outro lado, com a luta se prolongando e o suor e o sangue começando a dificultar a manutenção de algumas posições, podemos ver o russo se afogando na própria soberba.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

👆

Editado por Rucci
Post Duplicado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2/7/2023 at 3:24 PM, André Filho disse:

É impressão minha ou essa luta não está sendo bem promovida?

Engraçado que hoje mesmo eu estava vendo um vídeo comentando sobre a saída do Ngannou e sobre o fato do UFC escolher alguns atletas para dar um boost em detrimento de outros, que eles consideram terem menor potencial.

O Ngannou teria saído justamente por causa disso (para comparação, por exemplo, o McGregor foi permitido a fazer uma super luta no boxe, o que foi negado a todos os atletas restantes).
No vídeo o cara comenta que essa falta de flexibilidade nos contratos, pode fazer muitos atletas migrarem para outras organizações onde tenham mais liberdade. O que pode no longo prazo desfazer o semi monopólio exercido pelo UFC no MMA, a medida que os atletas se deem conta de que possa haver opções mais interessantes de fazer dinheiro fora do UFC.

Lembrando que o número de atletas de destaque que resolveu seguir voluntariamente para testar as oportunidades em outras organizações tem crescido nos últimos anos.
O próprio Makhachev reclamou publicamente da falta de divulgação dessa luta que, em tese, deveria ser tratada como o maior pay per view que a organização poderia ter em muitos meses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso