Entre para seguir isso  
acm979

O Homem que venceu Carlos Gracie: Rufino dos Santos (Mini-Documentário)

Recommended Posts

A discussão se tornou inócua pois parte de uma premissa errada, de que artes marciais são criadas.

Artes marciais não são criadas, mas sim desenvolvidas a partir de técnica e conhecimentos já existentes.

Nesse processo, determinado estilo de luta pode assumir uma indenidade própria (seja por aspectos técnicos, culturais ou geográficos) a ponto de receber uma denominação específica, como se fosse uma arte marcial “nova” ou “inventada”.

Mas tudo está contido na ideia de um processo, de desenvolvimento.

Assim, acredito que grande parte do processo de desenvolvimento daquilo que hoje denominamos jiu-jítsu ocorreu no Brasil, no século XX.

Nessa história, inúmeras pessoas contribuíram para o desenvolvimento do jiu-jítsu, algumas mais e outras menos. Que os Gracies precursores tiveram um papel relevante, acredito que não há dúvida. 

O resto é discussão inócua, pois entra em cena uma série de subjetivismos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: não dá para dizer que o jiu-jítsu se originou na Índia ou na China. Ainda que seja possível que algumas técnicas tenham origens nesses países, não há relatos históricos suficientes para vincular esse estilo de forma tão acertiva.

É possível mapear o desenvolvimento do jiu-jítsu, de maneira relativamente mais confiável, a partir do final do século XIX.

Tanto o chamado jiu-jítsu brasileiro quanto o judô têm uma origem comum até as primeiras décadas do século XX. Ambos vinham do ju-jitsu japonês.

O que ocorreu é que se desenvolveram de forma mais autônoma, a partir de determinado momento histórico. Por influência da Kodokan, passou-se a adotar o termo judô e houve uma ênfase na luta de pé. Já no Brasil, manteve-se o nome similar ao original japonês e com ênfase na luta de solo.

A partir de então, novas técnicas foram desenvolvidas e incorporadas ao longo dos anos, graças à colaboração de inúmeras pessoas, anônimas ou não.

Hoje temos o judô e o jiu-jítsu como artes marciais distintas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Chet Baker disse:

A discussão se tornou inócua pois parte de uma premissa errada, de que artes marciais são criadas.

Artes marciais não são criadas, mas sim desenvolvidas a partir de técnica e conhecimentos já existentes.

Nesse processo, determinado estilo de luta pode assumir uma indenidade própria (seja por aspectos técnicos, culturais ou geográficos) a ponto de receber uma denominação específica, como se fosse uma arte marcial “nova” ou “inventada”.

Mas tudo está contido na ideia de um processo, de desenvolvimento.

Assim, acredito que grande parte do processo de desenvolvimento daquilo que hoje denominamos jiu-jítsu ocorreu no Brasil, no século XX.

Nessa história, inúmeras pessoas contribuíram para o desenvolvimento do jiu-jítsu, algumas mais e outras menos. Que os Gracies precursores tiveram um papel relevante, acredito que não há dúvida. 

O resto é discussão inócua, pois entra em cena uma série de subjetivismos.

 

Fecha o tópico, perfeito os seus dois comentários. Arte marcial é evolução, como qualquer área de conhecimento. Os Gracie são importantíssimos na historia e lutador imbatível, moral 100% íntegra e arte perfeita nunca vão existir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Chet Baker disse:

Outra coisa: não dá para dizer que o jiu-jítsu se originou na Índia ou na China. Ainda que seja possível que algumas técnicas tenham origens nesses países, não há relatos históricos suficientes para vincular esse estilo de forma tão acertiva.

É possível mapear o desenvolvimento do jiu-jítsu, de maneira relativamente mais confiável, a partir do final do século XIX.

Tanto o chamado jiu-jítsu brasileiro quanto o judô têm uma origem comum até as primeiras décadas do século XX. Ambos vinham do ju-jitsu japonês.

O que ocorreu é que se desenvolveram de forma mais autônoma, a partir de determinado momento histórico. Por influência da Kodokan, passou-se a adotar o termo judô e houve uma ênfase na luta de pé. Já no Brasil, manteve-se o nome similar ao original japonês e com ênfase na luta de solo.

A partir de então, novas técnicas foram desenvolvidas e incorporadas ao longo dos anos, graças à colaboração de inúmeras pessoas, anônimas ou não.

Hoje temos o judô e o jiu-jítsu como artes marciais distintas.

 

Maeda era da Kodokan amigo foi formado lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, MV8 disse:

 

Maeda era da Kodokan amigo foi formado lá

Discussão é totalmente falida apesar do amigo botar diversos casos interessantes.

Vc pergunta um judoca antigo e ele falará é mesmo esporte , Serrinha, Osvaldo Alves era judocas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, MV8 disse:

 

Maeda era da Kodokan amigo foi formado lá

Eu sei, mas muitas das regras que transformaram o judô em uma técnica que priorizava as quedas se deu após a imigração da leva de japonês do início do século XX, da qual fez parte o Maeda, por isso seu estilo ainda tinha um belo enforque no ne-waze. Após isso, o projeto para tornar o judô um esporte olímpico configurou seu atual modelo, por meio de alterações nas regras.

Basta ver vídeos antigos da linha Kosen de judô para verificar várias técnicas de chão, inclusive técnicas semelhantes ao triângulo e à guarda deLariva.

Alias, o Maeda talvez tenha sido o japonês mais relevante a trazer o ju-jitsu ao Brasil, mas não foi o primeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Chet Baker disse:

Eu sei, mas muitas das regras que transformaram o judô em uma técnica que priorizava as quedas se deu após a imigração da leva de japonês do início do século XX, da qual fez parte o Maeda, por isso seu estilo ainda tinha um belo enforque no ne-waze. Após isso, o projeto para tornar o judô um esporte olímpico configurou seu atual modelo, por meio de alterações nas regras.

Basta ver vídeos antigos da linha Kosen de judô para verificar várias técnicas de chão, inclusive técnicas semelhantes ao triângulo e à guarda deLariva.

Alias, o Maeda talvez tenha sido o japonês mais relevante a trazer o ju-jitsu ao Brasil, mas não foi o primeiro.

Assim amigo , no porta fechadas mestre Lawyer fala de judoca da seleção que ia nas academias de jiu jitsu passar o carro na galera e 1 mês numa academia de casca grossa pegou a preta ou foram 6.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se ele estava se referindo ao Flavio Canto, mas muitos dizem que ele era muito bom no chão, sendo treino duro até para os pretas top da época. Mas ele sempre foi um judoca com diferencial no chão, deveria treinar bastante ne-wasa, além de ter um talento natural.

Mas isso varia muito. Já treinei jiu-jítsu  com dois judocas que eram da equipe brasileira de judô. Na época um era faixa azul de jiu e outro roxa. Ambos eram muito duros no chão e superiores a maioria dos outros alunos da mesma graduação. Mas não tinham nível de preta de jiu-jítsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, Chet Baker disse:

Não sei se ele estava se referindo ao Flavio Canto, mas muitos dizem que ele era muito bom no chão, sendo treino duro até para os pretas top da época. Mas ele sempre foi um judoca com diferencial no chão, deveria treinar bastante ne-wasa, além de ter um talento natural.

Mas isso varia muito. Já treinei jiu-jítsu  com dois judocas que eram da equipe brasileira de judô. Na época um era faixa azul de jiu e outro roxa. Ambos eram muito duros no chão e superiores a maioria dos outros alunos da mesma graduação. Mas não tinham nível de preta de jiu-jítsu.

Acho que era outro cara.

Diz foi de branca passou carro em todos até a roxa e num academia top.

Preta e marrons só os pesados fizeram frente e no final do treino o cara recebeu a roxa e depois de 1 mês a preta e meste Lawyer treinou com a elite do jiu jitsu da época

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Chet Baker disse:

Eu sei, mas muitas das regras que transformaram o judô em uma técnica que priorizava as quedas se deu após a imigração da leva de japonês do início do século XX, da qual fez parte o Maeda, por isso seu estilo ainda tinha um belo enforque no ne-waze. Após isso, o projeto para tornar o judô um esporte olímpico configurou seu atual modelo, por meio de alterações nas regras.

Basta ver vídeos antigos da linha Kosen de judô para verificar várias técnicas de chão, inclusive técnicas semelhantes ao triângulo e à guarda deLariva.

Alias, o Maeda talvez tenha sido o japonês mais relevante a trazer o ju-jitsu ao Brasil, mas não foi o primeiro.

É justamente por isto que eu tenho um pé atrás com estas coisas de inventou isto ou inventou aquilo

@NEGO DÁGUA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, MV8 disse:

É justamente por isto que eu tenho um pé atrás com estas coisas de inventou isto ou inventou aquilo

@NEGO DÁGUA

Entendi como já disse a relatos de judocas que sabiam muito chão.

Na verdade deve ter tido algum refinanciamento se o cara for de escola japonesa que fique no chão ele terá um ótimo chão sim.

Não igual a um do Brazilian jiu jitsu mais terá.

Na verdade todo mundo no nordeste veio no início com chão de judô e foram mudando aos poucos.

Agora não dizem que o dela ruva inventou a parada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

@MV8  e @Lucas Timbó Hélio enn3:30 diz que jiu jitsu no Brasil é por intermédio dele não do Carlos que nunca ensinou NADA segundo ele

Ele fala que Carlos nunca ensinou aos filhos

Tá puxando sardinha pro prato dele Pq ele msm aprendeu com Carlos

Assim como Rolls e outros aprenderam mais com Carlson que com ele que já tinha uma certa idade

Detalhe ele NUNCA falou isto quando Carlos era vivo

Está história de ele ser o patriarca só apareceu quando Carlos morreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Entendi como já disse a relatos de judocas que sabiam muito chão.

Na verdade deve ter tido algum refinanciamento se o cara for de escola japonesa que fique no chão ele terá um ótimo chão sim.

Não igual a um do Brazilian jiu jitsu mais terá.

Na verdade todo mundo no nordeste veio no início com chão de judô e foram mudando aos poucos.

Agora não dizem que o dela ruva inventou a parada?

É aquela coisa o ne waza já existia desde que o Japão surgiu então acredito que em algum momento alguém inventou

Agora tb acredito que de lá Riva TB "inventou"

Acho que ele nunca teve acesso aos livros raros e etc e daí acabou inventando a roda de nv

É como Miltinho e o triângulo de mão

Acredito que ele inventou mas alguém tb já tinha inventado antes

É como a vacina pra este corona vírus os israelenses estão tentando, os chineses tb etc. As vzs mais que um inventa

Mas isto é o que eu acho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Acho que era outro cara.

Diz foi de branca passou carro em todos até a roxa e num academia top.

Preta e marrons só os pesados fizeram frente e no final do treino o cara recebeu a roxa e depois de 1 mês a preta e meste Lawyer treinou com a elite do jiu jitsu da época

Estas coisas aconteciam

E acontecem até hj

Pular faixa etc

Rashad Evans é preta e nunca vestiu um kimono

Mas eu acho errado 

Não é só técnica é a filosofia da arte

Qualquer que seja a arte acho que vc tem que conhecer a história competir (precisa ser coisa grande não, campeonato pequeno msm) enfim se envolver com o negócio

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso