PHDookie

Kron critica graduação online no Jiu-Jitsu: ‘A faixa não pode ser trat

Recommended Posts

Renzo teve aulas quando criança com Rolls mas certamente quem teve muita influência sobre Renzo foi Rillion,um cara que admiro muito e tem muito de seu irmão Rolls,o que você acha armlock?

Nao cheguei a conhecer o Rillion. Mas acho que alem da influencia pessoal, eles devem ter herdado o mesmo gene que passa aquela imagem de boa vontade e disposicao a ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é... então esse papo de que Helio e os Gracies não apoiavam competições de Jiu Jitsu, que existem dois jiu jitsus, um pra defesa pessoal outro pra competicão, não faz muito sentido lendo esse relaro do Alm, uma pessoa que esteve lá, viveu tudo isso, e nos conta aqui neste espaço.

Nao existem 2 jiujitsus... o que o pessoal antigo reclama um pouco eh que tudo que nao eh valido em regra de competicao gradualemente parou de ser ensinado. E que as estrategias usadas em competicao comecaram a criar golpes que sao de utilidade duvidosa fora das mesmas. Em tempos idos, o que voce via em competicao era a mesma coisa que voce usaria numa briga de rua. Basicamente isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao cheguei a conhecer o Rillion. Mas acho que alem da influencia pessoal, eles devem ter herdado o mesmo gene que passa aquela imagem de boa vontade e disposicao a ajudar.

Penso que é o astral,certa vez fui ao lançamento deste livro de Renzo e Royler aqui no Brasil,ele já tinha sido lançado nos EUA e Carlinhos Gracie abriu espaço em sua academia Gracie Barra para uma noite de lançamentos e autógrafos(2003),o astral de Renzo era fantástico,feliz,brincalhão e sempre colocando as pessoas em torno dele pra cima,tenho este livro em casa autografado pelos 2 Gracies,o de Royler que eu via sempre foi mais ou menos assim "para o amigo Alvaro com um abraço e bons treinos"....o de Renzo(morava em Nova York há séculos que eu não via)...."Miragayão faixa preta casca grossa um abraço do amigo Renzo"

Perceptível diferença rsrsrsrsrs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao existem 2 jiujitsus... o que o pessoal antigo reclama um pouco eh que tudo que nao eh valido em regra de competicao gradualemente parou de ser ensinado. E que as estrategias usadas em competicao comecaram a criar golpes que sao de utilidade duvidosa fora das mesmas. Em tempos idos, o que voce via em competicao era a mesma coisa que voce usaria numa briga de rua. Basicamente isso...

Exatamente,Ricardo,o armlock tem razão, a data desta competição é de 1974,os Gracies estavam tentando dar um corpo jurídico para uma federação de jiu-jitsu,minha carteirinha era da federação de pugilismo.E nos campeonatos a porrada comia,não tinha amarração,os pontos eram mínimos,não existia vantagem e o negócio era finalizar.

Editado por Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o de Renzo(morava em Nova York há séculos que eu não via)...."Miragayão faixa preta casca grossa um abraço do amigo Renzo"

Perceptível diferença rsrsrsrsrs.

O Royler é um pouco mais na dele, mas é característica pessoal, inclusive tá muito melhor agora depois que ele ele foi pra San Diego e começou a dar seminários em todos os lugares.Os seminários tem sido bem descontraídos, ele faz umas piadas, tira fotos com o pessoal, sai pra comer com os professores,etc.

Querendo ou não, sair de um país pra comercializar algo em outro e viver disso, lhe obriga a desenvolver habilidades pessoais, que em um primeiro momento não fossem lá tão fortes.

Talvez o Renzo que foi pros EUA bem antes, já tivesse passado por isso também e teve que aperfeiçoar esse lado pessoal antes.

De qualquer forma, o Carlos já pregava essa valorização das pessoas que estão a sua volta.

"Dar a todos os amigos, o sentimento de serem realmente valorizados." Carlos Gracie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao existem 2 jiujitsus... o que o pessoal antigo reclama um pouco eh que tudo que nao eh valido em regra de competicao gradualemente parou de ser ensinado. E que as estrategias usadas em competicao comecaram a criar golpes que sao de utilidade duvidosa fora das mesmas. Em tempos idos, o que voce via em competicao era a mesma coisa que voce usaria numa briga de rua. Basicamente isso...

Até que enfim alguém falou isso. NÃO EXISTEM 2 JIU-JITSUS!!! Jiu-jitsu é um só, e engloba a parte esportiva, quedas, defesa pessoal e porrada.

Essa história que o Mestre Hélio era contra as competições tb é furada, cansei de ver o velhinho nos ginásios para assistir o Royler, no mundial de 1998 se eu não me engano, fizeram uma homenagem muito bonita para ele, o ginásio inteiro de pé aplaudindo por vários minutos. Destaque para o salto que o velhinho deu para pular a grade do Tijuca e entrar na área de luta, parecia um menino.

Anos mais tarde ele inscreveu o Riron, que na época era marrom para lutar um campeonato em Niterói de preta, para testar o moleque

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até que enfim alguém falou isso. NÃO EXISTEM 2 JIU-JITSUS!!! Jiu-jitsu é um só, e engloba a parte esportiva, quedas, defesa pessoal e porrada.

Essa história que o Mestre Hélio era contra as competições tb é furada, cansei de ver o velhinho nos ginásios para assistir o Royler, no mundial de 1998 se eu não me engano, fizeram uma homenagem muito bonita para ele, o ginásio inteiro de pé aplaudindo por vários minutos. Destaque para o salto que o velhinho deu para pular a grade do Tijuca e entrar na área de luta, parecia um menino.

Anos mais tarde ele inscreveu o Riron, que na época era marrom para lutar um campeonato em Niterói de preta, para testar o moleque

Quem falou que existe 2 JiuJitsu ? Só existe um Jiu-jitsu, foi aquele que Mitsuyo Maeda, trouxe para o Brasil, depois que aprendeu na Kodokan, pelas mãos do Mestre Tsunejiro Tomita, amigo e discípulo de Jigoro Kano, agora dentro do JiuJitsu existem escolas, que priorizam alguns fundamentos em detrimento de outros, como no caso, alguns priorizam campeonatos e outros defesa pessoal.

Tem uma entrevista do Helio Gracie, que ele diz que é "contra" o Jiujitsu esportivo, é só procurar no youtube.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem falou que existe 2 JiuJitsu ? Só existe um Jiu-jitsu, foi aquele que Mitsuyo Maeda, trouxe para o Brasil, depois que aprendeu na Kodokan, pelas mãos do Mestre Tsunejiro Tomita, amigo e discípulo de Jigoro Kano, agora dentro do JiuJitsu existem escolas, que priorizam alguns fundamentos em detrimento de outros, como no caso, alguns priorizam campeonatos e outros defesa pessoal.

Tem uma entrevista do Helio Gracie, que ele diz que é "contra" o Jiujitsu esportivo, é só procurar no youtube.

Feroz, foi vc mesmo que disse, tá com a memória meio curta hein?

"Existem dois tipo de JiuJitsu, o esportivo que o Próprio Helio Gracie não apoiava, lembro-me de ter assistido uma entrevista dele sobre esse assunto e o voltado para defesa pessoal, que era o ensinado pelo Carlos e pelo Hélio, o senhor pode confirmar isso."

Isso foi no seu post para o mestre Alm. Isso do Mestre Hellio ser contra o jiu-jitsu esportivo realmente ele falava isso, mas era uma incoerencia da parte dele, pq como eu disse, ele sempre estava nos eventos torcendo pelo Royler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Feroz, foi vc mesmo que disse, tá com a memória meio curta hein?

"Existem dois tipo de JiuJitsu, o esportivo que o Próprio Helio Gracie não apoiava, lembro-me de ter assistido uma entrevista dele sobre esse assunto e o voltado para defesa pessoal, que era o ensinado pelo Carlos e pelo Hélio, o senhor pode confirmar isso."

Isso foi no seu post para o mestre Alm. Isso do Mestre Hellio ser contra o jiu-jitsu esportivo realmente ele falava isso, mas era uma incoerencia da parte dele, pq como eu disse, ele sempre estava nos eventos torcendo pelo Royler

Opa, foi mal. Expressei-me de maneira equivocada, mas valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nestas discussões precisamos separar o foco dado pelo Rorion e seus filhos no ensinamento do jiu jitsu com o ensino virtual. Aqui o Kron critica graduação pela internet, não o jiu jitsu dos caras.

Já comentei antes, treino no CTC Brasil da Gracie Academy, dentro da metodologia deles, focado em defesa pessoal. Tenho acesso ao ambiente online e uso os vídeos para revisar as técnicas, antes ou depois dos treinos. Com relação ao método, na minha opinião, está à frente das academias onde treinei.

Já com relação a graduar alunos 100% virtuais, tenho minhas dúvidas. Não sei quantos de vocês trabalham em grandes empresas, mas vejo muita similaridade quando se tratar de implantar algo novo. O modelo online snme tem coisa de 5 anos, é muito novo. Eles já perceberam a questão da faixa azul e hoje obriga o aluno virtual a ir até um CTC se testar com um instrutor certificado para só daí receber a azul. Acredito que nos próximos 5 anos eles irão implementar novas regras, deixando mais rigorosa a promoção de faixa.

Eu vejo com bons olhos a iniciativa de tentar ensinar defesa pessoal para pessoas que não tem academia próxima e não teriam como treinar se não fosse pela internet. Acredito que se eles continuarem melhorando o método online, em 10 ou 15 anos terão um bom método onde as perdas da academia física serão minimizadas. Também se deve ao fato que em 10 anos eles terão muito mais CTCs pelo mundo do que tem hoje. Talvez eles consigam exigir de alunos online que compareçam a X treinos a cada 3 meses no CTC mais próximo e que a única maneira de graduar seja presencialmente.

Isso ocorreu com o método de ensino a distância das faculdades. Eles foram implementando regras para minimizar a perda. Hoje tem até faculdade pública online e o diploma vale tanto quanto, apesar de claramente não ser a mesma coisa que faculdade tradicional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To com um saco bem grande de pipoca esperando estes 10 ou 15 anos pra ver como vai ficar e responder seu post. ( só uma coisa,daqui 10 ou 15 anos já terá alguns faixas pretas online dos filhos do rorion dando aula e ensinando jiu jitsu por aí)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To com um saco bem grande de pipoca esperando estes 10 ou 15 anos pra ver como vai ficar e responder seu post. ( só uma coisa,daqui 10 ou 15 anos já terá alguns faixas pretas online dos filhos do rorion dando aula e ensinando jiu jitsu por aí)

Gracie University existe já tem bem uns 4, 5 anos se não me engano. O máximo que formou até o momento é faixa azul um grau. Então, sugiro ir se informar sobre o que vai falar (e insinuar) bobagens.

O curriculo é organizado pra caralho, os videos são didaticos pra caralho e se você treinar direito com seus parceiros dá pra ter um bom desenvolvimento. Se você vai ser campeão brasileiro? Sei lá, depende de você, sua dedicação, seu tempo disponível pra treinar. O curriculo dos caras é gigante e pra alguem chegar na marrom só por esse método, vai tempo, mas vai muito tempo, arrisco a dizer que vai mais tempo do que numa academia fisica treinando direto.

E eu sei disso como? Simples, eu li o conteúdo do site. Eu assisti o conteúdo dos vídeos onde explicam o sistema. Eu fiz minha própria analise de acordo com minha experiência nos tatames e constatei que prum cara chegar na marrom ali, ele tem que ser dedicado ao extremo, perserverante pacas e ter bons parceiros na garagem, porque na hora de fazer os testes presenciais depois da azul (ou melhor, agora é desde a azul né?!) você tem que ta preparado. A faixa mais mamão é a azul, porque é o puro jiu jitsu de porrada. Ensina você a se defender contra um LEIGO maior e mais forte. Da azul pra cima, é como se você entrasse numa academia normal de jiu jitsu (como branca) e passasse a desenvolver as habilidades para se defender contra alguem que NÃO seja LEIGO. E aí vai...

p.s.: Leia os caps como se fossem negritos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tupac, vc q conhece o método, pra chegar na azul o conteúdo testado seria o apresentado no Gracie Combatives? Ou aquilo não tem relação com o Gracie University?

Sim o material para a faixa Azul eh (ou pelo menos era ate pouco tempo) o Gracie Combatives.

Se voce quer um data point interssante (o unico que eu tenho, na verdade), eu conheco dois camaradas aqui em Purdue (um professor e um aluno de doutorado) que tinham acesso ao curso e treinaram juntos durante quase 2 anos seguindo o material (eu ja tive a oportunidade de assistir todo o material ate o Azul primeiro grau).

O interssante eh que esse aluno de doutorado (Mark) era um canadense faixa preta em judo quando comecou, e costumava lutar em alguns eventos de MMA aqui em Indiana. Depois de treinarem por mais de um ano e meio, esse professor conseguiu sua faixa Azul (passou apertado, e ele treina outras artes marciais ha uns 40 anos). Ja o faixa preta em judo foi reprovado (e ficou extremamente frustrado)... Apesar disso, sei que esse aluno visitou o seu dojo no Canada diversas vezes em feriados e voltou todo feliz dizendo que havia conseguido submit seu professor la varias vezes.

Eu tinha inclusive feito ao aluno uma sugestao de tese que achei interessante. Pegar dois alunos sem experiencia, colocar um para treinar em pessoa com um professor "sem grande gabarito" (ha varios faixa azuis e roxas aqui na universidade - inclusive um do Royce) e colocar outro para treinar usando o curso on line... e apos 1 ou 2 anos, fazer uma avaliacao de ambos. Sei que ele contactou os irmaos (acho que o Rener) e este havia se mostrado interssado, mas apos o doutorando nao conseguir a faixa Azul, acho que se frustou e nao sei no que deu (perdi o contato com o mesmo).

Como eh apenas 1 data point, nao tem muito valor, mas eh realmente o unico caso que posso comentar. Tambem nao sei mais detalhes do que o que contei acima, pois meu contato com ambos era esporadico.

ps: A ideia da tese seria testar se eh melhor voce treinar a distancia com material extremamente detalhado de um professor competente ou em pessoa sob a tutelage de um professor meia boca, como frequentemente ocorre quando nao ha gente gabaridata na sua regiao...

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso que é o astral,certa vez fui ao lançamento deste livro de Renzo e Royler aqui no Brasil,ele já tinha sido lançado nos EUA e Carlinhos Gracie abriu espaço em sua academia Gracie Barra para uma noite de lançamentos e autógrafos(2003),o astral de Renzo era fantástico,feliz,brincalhão e sempre colocando as pessoas em torno dele pra cima,tenho este livro em casa autografado pelos 2 Gracies,o de Royler que eu via sempre foi mais ou menos assim "para o amigo Alvaro com um abraço e bons treinos"....o de Renzo(morava em Nova York há séculos que eu não via)...."Miragayão faixa preta casca grossa um abraço do amigo Renzo"

Perceptível diferença rsrsrsrsrs.

Eu sou suspeito pra falar do Renzo, mas darei minha contribuição:

Conheci Renzo quando eu era faixa azul, em 96 eu acho, numa seletiva interna na GB matriz. Ele não era nada meu, mas me vendo fazer uma posição, veio orientou e corrigiu.

Anos depois, quando eu morava e dava aulas no Japão, o encontrei, e apesar de nunca termos nos tornado amigos, considero que fomos pelo menos conhecidos, pois ajudei como tradutor/guia/motorista na época dos Prides. Ele inclusive ajudou a abrir algumas portas para mim e outros da academia para lutarmos no Shotoo, quando este ainda era um evento exclusivamente japonês e amador.

Recentemente, fiz contato com ele no Instagram, que ficou muito feliz por saber que batizei meu filho mais velho de Renzo. E inclusive comenta todas as fotos, e já até repostou fotos do meu filho, seu xará, dizendo ser o filho de um grande amigo, fato que me deixou bastante honrado.

Acho que o Renzo tem o coração do tamanho do mundo, e sendo assim, ele considera até mesmo pessoas que não tiveram tanto contato assim, como amigos ou trata com carinho. Vejo isso como algo natural dele, e esse lado diplomata eu vi em vídeos de 20 ou 25 anos atrás. Vide o quanto ele já apazigou desentendimentos internos da família, e inclusive com o pessoal das antigas da GB x o novo método de trabalho do Carlinhos.

Abs Mestre Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou suspeito pra falar do Renzo, mas darei minha contribuição:

Conheci Renzo quando eu era faixa azul, em 96 eu acho, numa seletiva interna na GB matriz. Ele não era nada meu, mas me vendo fazer uma posição, veio orientou e corrigiu.

Anos depois, quando eu morava e dava aulas no Japão, o encontrei, e apesar de nunca termos nos tornado amigos, considero que fomos pelo menos conhecidos, pois ajudei como tradutor/guia/motorista na época dos Prides. Ele inclusive ajudou a abrir algumas portas para mim e outros da academia para lutarmos no Shotoo, quando este ainda era um evento exclusivamente japonês e amador.

Recentemente, fiz contato com ele no Instagram, que ficou muito feliz por saber que batizei meu filho mais velho de Renzo. E inclusive comenta todas as fotos, e já até repostou fotos do meu filho, seu xará, dizendo ser o filho de um grande amigo, fato que me deixou bastante honrado.

Acho que o Renzo tem o coração do tamanho do mundo, e sendo assim, ele considera até mesmo pessoas que não tiveram tanto contato assim, como amigos ou trata com carinho. Vejo isso como algo natural dele, e esse lado diplomata eu vi em vídeos de 20 ou 25 anos atrás. Vide o quanto ele já apazigou desentendimentos internos da família, e inclusive com o pessoal das antigas da GB x o novo método de trabalho do Carlinhos.

Abs Mestre Alm

Meu sonho é, quando tiver um dinheiro assim pra férias, ir fazer um camp com o Renzo. Ídolo máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora