Recommended Posts

Esse tópico está cada vez mais interessante. Por favor, Yano. Dê uma agilizada aí no seu livro. rsrs

Eu acho uma boa ideia a sugestão do companheiro dada a alguns comentários acima. Criar um tópico para a discussão desse revisionismo histórico do Judo/Bjj, já que o principal assunto aqui debatido não faz parte da finalidade inicial deste tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Parceiro, cade o OBSERVADOR agora? posta algum jornal aí, q eu saiba o Euclides tinha empatado com o Ivan Gomes. A propósito, a luta do Carlson com o Ivan Gomes foi mesmo pau a pau? o Ivan era bem mais pesado."

R) pro pessoal que vai achar que é difamação ou coisa parecida, já vou avisando, NO JORNAL QUE TENHO DE ÉPOCA, mostra o Carlson levando uma desvantagem danada, inclusive Ivan Gomes trolava o Carlson pra caramba nos jornais de época, dizia que o Gracie só sabia falar e correr...repetindo, É O QUE MOSTRA NO JORNAL DE ÉPOCA, tem uns 15 jornais dessas lutas, na luta do Euclides o Carlson perdeu também, apanhou muito em pé (chutes e socos)...uma coisa é certa, quando voltaram para o RJ, a derrota do Carlson foi abafada.

Ivan era um homem a ser batido na época, nem Gracie, nem nenhum outro lutador tinha chances contra ele, quem "empatou" com ele sabe que esse "empate" tinha gosto de derrota, ele derrubava muito bem, socava e chutava muito, tinha um chão apurado, fora a força anormal que tinha. Ele só se uniu aos Gracie mais tarde, sua escola era de Judô ( eu tenho fotos dos documentos comigo), ele já lutava muito antes dos Gracie, o mesmo era Waldemar, já era lutador temído antes de entrar pra academia Gracie, também tenho a carteirinha da escola de JJ que ele treinava na Bahia antes de vir para o RJ, a famosa "baiana", é coisa do Waldemar, que aprendeu nacapoeira, chamada de "baianada", ele ensinou na academia Gracie esse golpe que depois se popularizou...

"O kra tava todo machucado ja e nem deveria conhecer um armlock na epoca, vc qria o que, q tivessem matado o kra? rsrs"

R) Claro que não, só que nas lutas do Saku com o Royler deu o que falar quando o juiz fez a mesma coisa...

"Na certa nao foi olhando que o Helio aprendeu, mas o fato dele nao ser privilegiado fisicamente fez com que ele desenvolvesse um jogo de alavancas, mas isso só quem pratica a luta consegue entender.

O grande diferencial dos Gracies, independente de quem criou os golpes ou quem trouxe o JJ pro Brasil, foi que eles treinaram e muito a guarda, aperfeiçoaram muito e montaram um plano de luta o qual mesmo estando por baixo voce nao era atingido e consegui reverter a situacao na hora certa."

R) Brother, sei que tem gente que vai achar engraçado vindo de minha parte, os Gracie foram foda, isso é incontestável, os caras tiveram uma visão além do tempo, coisa que acontece com poucos, erraram em muita coisa a meu ver, mas foram fodas! O lance de alavanca é complicado, é o mesmo da guarda de la riva, nego já fazia isso antes do Hélio andar, o problema foi que a coisa foi se perdendo devido a dois grandes eventos que pra mim mataram o verdadeiro Judô,

1-Ocupação Americana no Japão depois da segunda Guerra, Artes Marciais são PROIBIDAS, Kodokan e demis são fechados por anos, só mais tarde, com muito choro e protesto dos japoneses, é que foi liberado o ensino novamente, mas com UMA CONDIÇÃO, só será ENSINADO ARTES MARCIAS NO JAPÃO NA FORMA DE DESPORTO. Esse é o primeiro prego do caixão do Judô como luta...

2-Federação Internacional de Judô, monopoliza a arte e cria regras absurdas como a restrição da luta de solo, em 1962 são criadas uma série de regras que acabaram com o Judô como luta, daí pra frente só absurdo, a última foi o banimento das catadas de pernas, alegando não fazer parte do Judô tradicional, esqueceram que no Nage no Kata existe catada de perna, emfim, um absurdo...daqui a pouco vão retirar as técnicas de chave de braço e estrangulamentos...

Os Gracie se manteram longe de toda influência externa, se manteram fiel aqueilo que acreditavam ser verdadeiro, o mundo entrou na moda do "Judô Olímpico", coisa que nada tem a ver com Jigoro Kano, muitas das vezes os Gracie atropelaram a moral e os bons costumes, mas dá até pra entender por que, eles realmente acreditavam naquilo que pregavam, que viviam, e GRAÇAS A ELES, o Brasil perpetuou aquela maneira de lutar que se perdeu, isso NINGUÉM pode tirar dos caras, o problema é achar que tudo que foge ao versão oficial contada a anos é insulto ou recalque, Judô, Karate, Aikido...todo mundo tem uma bandinha podre em sua história, isso de certa forma é normal, é humano, no meu livro mesmo meto o pau em muita gente do Judô...muita mesmo.

Falei antes e falarei novamente, meu "problema" com os Gracie, com a Luta Livre e com o próprio Judô é a nível histórico, não tenho nada contra ninguém aqui ou em outro lugar, SOU UM ZÉ NINGÉM, só não concordo com muita coisa que é dita aos quatro ventos por ler e ver coisas que muita gente não teve oportunidade de ler ou ver, ou simplesmente omitiu todo esse tempo, tem jornalista aí que já sabia de coisas a anos, mas se omitiu o tempo todo...tipo o Luciano andrade no caso Jaime Marcelo...

Abração a todos.

Isso q vc falou do Judo eu ja falei trocentas vezes aqui, o que a Kodokan ensinava era o mais semelhante ao JJ atual, teoricamente JJ e Judô eram pra ser a mesma coisa, realmente faz mt sentido essa do Judo ser visto como um esporte enquanto o JJ e uma luta.

Só que a comparacao dessa luta sem regras de portas fechadas entre o Pedro Sauer e o Halterofilista com um Royler x Sakuraba da vida nao existe, um evento profissional jamais pode ser comparado a uma luta de portas fechadas quase sem regras que é uma verdadeira briga.

Nao duvido que o Ivan tenha dado preju no Carlson pela diferença de tamanho, mas regras sao regras, se so vale empate ou finalizacao deu empate.

Edit: Carlson vs Euclides já ouvi até de hater dos gracies que qd o Carlson tava pra pegar o Euclides o mesmos e agarrou nas cordas/saiu do ringue voltando a luta em pé, mas o proprio Carlson assumiu essa derrota. O q eu percebo e q as regras eram bem confusas e indefinidas no passado.

Agora posta aki da vitória do Ivan sobre Euclides por favor, gostaria de ver o recorte.

Abs

Editado por gardenalmack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra, se pa foi o sauer mesmo hein? depois vou procurar o video e por aqui. Ele era aluno de qm? tenho ctz de ter visto algum gracie no video.

Edit: Vi q ele eh preta do rickson, foi contra o Mr. Utah

Interessante o poder da esgrima e dos ganchos no lugar certo, pra controlar o mastodonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uns vídeos mostrando aplicação do Judô no MMA. Se bem adaptado, pode ser muito útil:

Alguns destaques.

No primeiro, mostra o Fedor, que por muito é considerado o maior de todos os tempos e é oriundo do Sambo, que nada mais é que uma variação do judô. Se não me engano, parece que o fundador da modalidade foi um alto graduado da Kodokan, se não me falha a memória, foi no site do Takeo / Elton que li isso. O Fedor combinada socos com quedas, usando a explosão que tinha. Usava muito o sassae, o Minotauro quando lutou com ele não parava em pé.

No segundo, tem uma combinação que achei linda, por volta dos 2:07. O Karo começa uma ude-garami / kimura, aplica um sumi-gaeshi e termina a chave que começou e pé no chão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

O tópico me interessou!

JudoPitBull, quanto ao Kozen Judo eu tenho uma dúvida: não era essa modalidade uma técnica considerada de baixo nível nas competições do início do século passado? Os lutadores, desprovidos de bom nage-waza acabavam por puxar a luta para o solo onde lá tentavam obter vantagem? E após isso houve decisões no Kodokan inibindo minimizando o ne-waza[1]?

Você acredita que o aumento do tempo de ne-waza nas competições atuais deve-se ao menos minimamente ao que está acontecendo no globo terrestre em termos do jiu-jitsu difundido pela família Gracie?

Yano, se você hoje em dia já é formado e curte mesmo escrever e caso não tenha experiência em desenvolver pesquisa bibliográgica, eu sugiro a você uma ação bem eficaz. Proponha este tema como uma dissertação de mestrado, preferivelmente com orientação de um historiador com doutorado. Com isso você poderá focar a pesquisa, principalmente por ela abordar temas que contrastam com o que é divulgado como história hoje em dia. Há um outro colega de fórum chamado OBSERVADOR (não prestei muito bem atenção, mas parece que colegas aí atrás já citaram o rapaz) que também ficou de fazer um livro alternativo. Juntando o material de um e de outro será que não vai engrossar o caldo?

[]´s

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Judo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao particionamento do Judô, vejo a iniciativa, que não é nova, com muita preocupação. Até a própria Liga Nacional, a qual hoje em dia não sei a quantas anda, vejo com preocupação. Penso que uma dos aspectos importantes que fizeram o Judô ser o que é hoje em dia foi ter se mantido uno, coeso.

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jaraqui,

Relativamente ao primeiro ponto, apenas te posso dizer que o Kosen era um instituto de Judo, tal e qual o Kodokan, só que dava mais prevalência ao trabalho de Newaza, enquanto que por sua vez o Kodokan dava mais importância ao trabalho de Nagewaza. Já li/vi algures (não sei precisar em que livro ou num documentário) que o Jigoro Kano a certa altura percebeu que era preciso dar mais ênfase ao trabalho de Newaza, e não o contrário. O que se passou é que com o evoluir dos tempos - desportivização/mediatização do Judo - o trabalho de Newaza foi um pouco relegado para segundo plano.

No que toca ao segundo ponto, pessoalmente, acredito que o facto de o MMA se estar a tornar um fenómeno mundial e o facto de o JJB também estar a globalizar-se, tenha contribuido para que o trabalho de newaza volte a ter mais importância. Eu, como sempre gostei muito do trabalho de newaza, a partir dos momento em que assumi o cargo de treinador na universidade, institui que um dos 3 treinos semanais seria apenas de newaza e posso-te garantir que nos outros dois treinos, a percentagem de trabalho Nagewaza/Newaza é na ordem de 60%/40%.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Esse video q rola no youtube a um tempo de jiu-jitsu antigasso, reconhece algum deles?

https://www.facebook...155212304673218"

R) Esse é Takisaburo Tobari e Tarro Miyaki, o primeiro era estudante de Judô na Butokukai, sabia muito ne-waza, o segundo é confundido erradamente com um japonês que lutou e eprdeu pra Hélio em 1934 no Brasil, existiram 03 'Miyakis" diferente, nos livros escitos no Brasil mostram erradamente o oponente de Hélio sendo o Tarro Miyaki, na verdade era um japa que veio de SP com os Irmãos Ono chamado apenas de "Miyaki", pouca coisa se sabedele, apenas que fazia parte da trupe em que os Irmãos Ono e outros japoneses saiam na porrada em SP antes de chegarem ao RJ, ele também era diplomado pelo Kodokan como faixa preta...o Tarro Myiaki acho que nem pisou no Brasil, tem uma pequena matéria em 1935 mostrando uma possível visita dele e de outros japas ao Brasil, mas a luta com o Hélio foi em 34, ou seja, sem chance de ser o Tarro Miyake, esse era um japonês que ensinou muita luta de chão aos lutadores de wrestling americanos e europeus...pelo vídeo se pode ver como eles treinavam na época, o video mostra uma abordagem em forma de kata, talvez uma herança de Tenjin Shinyō-ryū, uma das escolas que Kano treinou e tinha lances de luta de solo.

O video é de 1912, se não me engano, se ele lutasse realmente com Hélio em 1934, estaria com 52 pra 53 anos, o japonês que lutou com Hélio era novo...mais um mito derrubado na história do JJ e Judô no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JudoPitBull, quanto ao Kozen Judo eu tenho uma dúvida: não era essa modalidade uma técnica considerada de baixo nível nas competições do início do século passado? Os lutadores, desprovidos de bom nage-waza acabavam por puxar a luta para o solo onde lá tentavam obter vantagem? E após isso houve decisões no Kodokan inibindo minimizando o ne-waza[1]?"

R)Não, não era considerada "baixo nível" não, na verdade essa foi uma abordagem usada por Kano e alguns de seus alunos para instruir os estudantes nas escolas técnicas, a luta de solo é menos traumática, e mais fácil de aprender, por isso foi introduxida assim nas escolas técnicas em 1914, nessa época se treinava Tachi-waza também, a luta de pé, mas as regras do Kodokan permitiam puxar para a guarda desde sua criação, a luta no chão também não tinha limite de tempo, pra ganhar uma luta de Judô, ou se aplicava 03 quedas, ou tinha que finalizar, imagina a guerra que deveria ser para ganhar uma luta, logo a luta de chão começou a dar EQUILÍBRIO a luta, lutadores não precisavam se desgastar tanto para conseguir 03 quedas, a FINALIZAÇÃO começou a ser focada.

No vomeço Kano não ligou pra isso, até estimulou, mas com o tempo a coisa virou febre, só se lutava chão, é por isso que digo que ne-waza nunca foi nenhuma novidade, aí acham que estou a denegrir A ou B, mas isso é FATO HISTÓRICO, o pessoal só levava pro chão o tempo todo, muita briga, muita reclamação e em 1925 novas regras foram criadas a fim de EQUILIBRAR novamente a luta, só poderiam puxar para a guarda 02 vezes, na terceira seria desclassificado, para levar a luta ao solo era necessário a PROJEÇÃO, e a luta de solo teria limite de tempo, essa foi uma maneira de travar o ne-waza, muitos dizem que Kano não gostava de luta de solo, muitos textos mostram justamente o contrário, o que ele não queria é que seu Judô se transformasse APENAS em ne-waza, as regras do Kosen foram mantidas, lá continuaram a treinar do mesmo jeito, nas regras antigas, no Kodokan as regras de 1925 estavam valendo, os grandes mestres de luta de solo estavam no Kosen, se Kano fosse contra a luta de chão, também não permitiria a continuação e perpetuação da luta de chão no Kosen...só foi proibido definitivamente puxar a luta para a guarda na década de 40...

"Você acredita que o aumento do tempo de ne-waza nas competições atuais deve-se ao menos minimamente ao que está acontecendo no globo terrestre em termos do jiu-jitsu difundido pela família Gracie?"

R) Claro! Com toda certeza do mundo, meto fé nisso!

" Yano, se você hoje em dia já é formado e curte mesmo escrever e caso não tenha experiência em desenvolver pesquisa bibliográgica, eu sugiro a você uma ação bem eficaz. Proponha este tema como uma dissertação de mestrado, preferivelmente com orientação de um historiador com doutorado. Com isso você poderá focar a pesquisa, principalmente por ela abordar temas que contrastam com o que é divulgado como história hoje em dia. Há um outro colega de fórum chamado OBSERVADOR (não prestei muito bem atenção, mas parece que colegas aí atrás já citaram o rapaz) que também ficou de fazer um livro alternativo. Juntando o material de um e de outro será que não vai engrossar o caldo?"

R) Valeu mano, mas já tem tudo isso, meu problema é grana e tempo, quando tenho um, falta o outro, difícil mesmo é ter os dois pra terminar esse livro, mas tá indo bem...

O amigo do Observador é fera, mas meio ocupado, seí lá, um dia sai, tinha o rildo do Amazonas, mas esse desitiu não sei por que...

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse fim de semana aconteceu em Florianopolis o Meeting Interestadual de Judô Infantil e Infanto-Juvenil.

Simplesmente uma competição de nivel altissímo com a presença de atletas do Paraná,Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O Meeting é a competição nacional mais dificil para atletas de 9 e 10 anos (Infantil) e a segunda mais dificil para

atletas de 11 e 12 anos (Infanto -Juvenil) perdendo apenas para o Brasileiro final.

1454643_726662027363619_570517601_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Judo Pitbull,

Quem foram/são os tops do judo em Portugal?

Tem medalhistas olímpicos?

Valeu!

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora