Recommended Posts

Lendas do Judo: Yasuhiro Yamashita

Yasuhiro-Yamashita.jpg

O judoca japonês Yasuhiro Yamashita, nascido no dia 1º de junho de 1957, é considerado um dos maiores lutadores da história do judô e o melhor a se apresentar em uma Olimpíada. Yamashita conseguiu destaque internacional em abril de 1979, quando aos 19 anos venceu o campeonato japonês, derrotando na final o até então invencível Sumio Endo. Após sua primeira vitória, defendeu o título com sucesso durante oito anos consecutivos.

Discípulo do lendário Isao Inokuma, um extraordinário lutador dos anos 50 e 60, Yamashita se aperfeiçoou no judô no departamento de artes marciais da Universidade de Tokai.

Durante sua carreira esportiva, fez 559 lutas, das quais ganhou 528, empatou 15 e perdeu apenas 16 vezes. Todas estas derrotas antes dos 19 anos, pois nunca mais foi derrotado depois de alcançar essa idade. Até parar de competir profissionalmente, Yamashita somou 203 vitórias consecutivas.

Seu recorde é ainda mais impressionante: jamais perdeu para alguém que não fosse japonês. Foi quatro vezes campeão mundial: Paris-1979, Maastrich-1981 (nas categorias pesados e aberta) e Moscou-1983. Nas Olimpíadas de Los Angeles-984, Yasuhiro Yamashita conseguiu um feito notável: mesmo tendo se contundido na fase inicial, venceu todas as suas lutas subseqüentes, chegando à medalha de ouro. Seus rivais, sabendo da contusão, chutavam sua perna lesionada, mas ele conseguiu vencer a dor e levou o ouro mesmo assim.

Técnico e dono de uma força de vontade incomum, foi mestre na arte do Osoto-gari, uma projeção onde o atacante entra em contato com a perna de forma oblíqua, com efeito devastador. Tão grande foi seu domínio neste golpe que, depois de se retirar das lutas, escreveu um livro de sucesso onde explicava, pela primeira vez, sua visão particular desta técnica.

Yanashita encerrou sua carreira de judoca em 1986, vendo cumprido seu sonho de ser campeão olímpico, já que o Japão não participou dos Jogos de Moscou-1980 por causa do boicote à União Soviética. Atualmente, trabalha como instrutor de judô no Japão (treina Kosei Inoue, campeão olímpico e tricampeão mundial) e como diretor da Federação Internacional de Judô.

fonte http://judomasterdf.blogspot.com.br/2009/04/lendas-do-judo-yasuhiro.html

Titulos:

Major Championship Gold Medals:

85 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

84 Olympic Games (Open) - Los Angeles, CA, USA

84 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

83 World Championships (+95kg) - Moscow, Russia

83 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

82 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

81 World Championships (+95kg & Open) - Maastricht, Holland

81 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

80 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

79 World Championships (+95kg) - Paris, France

79 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

78 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

77 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

fonte: http://judoinfo.com/yamashita.htm

Declaração atribuída a ele pelo motivo das suas vitórias:

Meu recorde de 528 vitórias, 16 derrotas e 15 empates, o que ainda hoje me surpreende, pode ser justificado pelos seguintes fatores:

1. Nunca estive satisfeito com minhas realizações, então eu sempre tentava melhorar o tempo todo.

2. Estava determinado a realizar o meu sonho de criança de ganhar uma olimpíada.

3. Eu tive sorte de ter os associados certos nas corretas circunstâncias .

4. Eu era muito saudável e forte.

fonte: http://www.fightingfilms.com/top/fighter_profiles/olympic_champions/yasuhiro_yamashita.html

vídeo feito pelo R7: http://esportes.r7.com/videos/relembre-a-gloriosa-vitoria-do-judoca-japones-yasuhiro-yamashita/idmedia/e8b62187a8dc003809f19b6ff97cbfda.html

vídeo com compilação de ippons: http://www.todojudo.cl/leyendas-del-judo/116-leyendas-del-judo-yasuhiro-yamashita.html

Olimpiada de 1984

HL:

-------------------

8 anos sem perder? 203 lutas ganhas seguidas? Impresisonante!

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendas do Judo: Yasuhiro Yamashita

Yasuhiro-Yamashita.jpg

O judoca japonês Yasuhiro Yamashita, nascido no dia 1º de junho de 1957, é considerado um dos maiores lutadores da história do judô e o melhor a se apresentar em uma Olimpíada. Yamashita conseguiu destaque internacional em abril de 1979, quando aos 19 anos venceu o campeonato japonês, derrotando na final o até então invencível Sumio Endo. Após sua primeira vitória, defendeu o título com sucesso durante oito anos consecutivos.

Discípulo do lendário Isao Inokuma, um extraordinário lutador dos anos 50 e 60, Yamashita se aperfeiçoou no judô no departamento de artes marciais da Universidade de Tokai.

Durante sua carreira esportiva, fez 559 lutas, das quais ganhou 528, empatou 15 e perdeu apenas 16 vezes. Todas estas derrotas antes dos 19 anos, pois nunca mais foi derrotado depois de alcançar essa idade. Até parar de competir profissionalmente, Yamashita somou 203 vitórias consecutivas.

Seu recorde é ainda mais impressionante: jamais perdeu para alguém que não fosse japonês. Foi quatro vezes campeão mundial: Paris-1979, Maastrich-1981 (nas categorias pesados e aberta) e Moscou-1983. Nas Olimpíadas de Los Angeles-984, Yasuhiro Yamashita conseguiu um feito notável: mesmo tendo se contundido na fase inicial, venceu todas as suas lutas subseqüentes, chegando à medalha de ouro. Seus rivais, sabendo da contusão, chutavam sua perna lesionada, mas ele conseguiu vencer a dor e levou o ouro mesmo assim.

Técnico e dono de uma força de vontade incomum, foi mestre na arte do Osoto-gari, uma projeção onde o atacante entra em contato com a perna de forma oblíqua, com efeito devastador. Tão grande foi seu domínio neste golpe que, depois de se retirar das lutas, escreveu um livro de sucesso onde explicava, pela primeira vez, sua visão particular desta técnica.

Yanashita encerrou sua carreira de judoca em 1986, vendo cumprido seu sonho de ser campeão olímpico, já que o Japão não participou dos Jogos de Moscou-1980 por causa do boicote à União Soviética. Atualmente, trabalha como instrutor de judô no Japão (treina Kosei Inoue, campeão olímpico e tricampeão mundial) e como diretor da Federação Internacional de Judô.

fonte http://judomasterdf.blogspot.com.br/2009/04/lendas-do-judo-yasuhiro.html

Titulos:

Major Championship Gold Medals:

85 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

84 Olympic Games (Open) - Los Angeles, CA, USA

84 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

83 World Championships (+95kg) - Moscow, Russia

83 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

82 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

81 World Championships (+95kg & Open) - Maastricht, Holland

81 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

80 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

79 World Championships (+95kg) - Paris, France

79 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

78 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

77 All-Japan Championships - Tokyo, Japan

fonte: http://judoinfo.com/yamashita.htm

Declaração atribuída a ele pelo motivo das suas vitórias:

Meu recorde de 528 vitórias, 16 derrotas e 15 empates, o que ainda hoje me surpreende, pode ser justificado pelos seguintes fatores:

1. Nunca estive satisfeito com minhas realizações, então eu sempre tentava melhorar o tempo todo.

2. Estava determinado a realizar o meu sonho de criança de ganhar uma olimpíada.

3. Eu tive sorte de ter os associados certos nas corretas circunstâncias .

4. Eu era muito saudável e forte.

fonte: http://www.fightingfilms.com/top/fighter_profiles/olympic_champions/yasuhiro_yamashita.html

vídeo feito pelo R7: http://esportes.r7.com/videos/relembre-a-gloriosa-vitoria-do-judoca-japones-yasuhiro-yamashita/idmedia/e8b62187a8dc003809f19b6ff97cbfda.html

vídeo com compilação de ippons: http://www.todojudo.cl/leyendas-del-judo/116-leyendas-del-judo-yasuhiro-yamashita.html

Olimpiada de 1984

HL:

-------------------

8 anos sem perder? 203 lutas ganhas seguidas? Impresisonante!

O cara era mais ou menos um Karelin do Judô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ou um Rickson do Jiu Jitsu.

Eu compararia o Rickson ao Kimura e não ao Yamashita, pois ambos tiveram percursos praticamente imaculados numa altura em que ambos os desportos não tinham ainda uma projecção global.

O que o Yamashita e o Karelin atingiram, e na altura em que atingiram, tem muito, mas muito mais valor do que o que o Kimura e o Rickson fizeram nas suas respectiva épocas.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compararia o Rickson ao Kimura e não ao Yamashita, pois ambos tiveram percursos praticamente imaculados numa altura em que ambos os desportos não tinham ainda uma projecção global.

O que o Yamashita e o Karelin atingiram, e na altura em que atingiram, tem muito, mas muito mais valor do que o que o Kimura e o Rickson fizeram nas suas respectiva épocas.

Abraço

Entre o Kimura e o Yamashita, não opinião dos foristas, qual foi melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compararia o Rickson ao Kimura e não ao Yamashita, pois ambos tiveram percursos praticamente imaculados numa altura em que ambos os desportos não tinham ainda uma projecção global.

O que o Yamashita e o Karelin atingiram, e na altura em que atingiram, tem muito, mas muito mais valor do que o que o Kimura e o Rickson fizeram nas suas respectiva épocas.

Abraço

Boa comparação.

Muito pertinente mesmo.

O "cartel" do Rickson , na minha modesta opinião,tende a ter cada vez menos valor, em contraposição com o "Jiu Jitsu invisível" que ele prática e dissemina..

Grande parte das lutas de seu cartel foram realizadas em condições adversas, em um Rio de Janeiro que não existe mais (de maneira alguma questiono a validade/veracidade , nem tampouco quero diminuir seus feitos.

É verdade que o cartel da suporte para a "aplicabilidade" do "Jiu Jitsu invisível", mas hoje, em uma época em que os atletas chegam ao limite, com tantos recursos técnicos e tecnológicos é cada vez mais difícil um lutador manter seu cartel imaculado.

Exemplos não faltam dessas diferença...

Ricardo Liborio, quando ganhou o primeiro mundial em 1996, treinava de 3 a 4 x semana, era gerente do Banco do Brasil. Além dele vários outros tinham o Jiu Jitsu apenas com esporte para o dia dia, não como ganha pão. Acho que o Royler e o Walid (que não ganhou, viviam da Arte)

No mundial de 2013, se não me engano, todos os campeões na preta vivem do Jiu Jitsu.

Um atleta se manter invicto no Judo , nos dias de hoje é um feito dificílimo!

São tempos distintos, mas o Mito é sempre o Mito!

Vida longa ao mestre Rickson!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entre o Kimura e o Yamashita, não opinião dos foristas, qual foi melhor?

Acho que o Kimura somente sofreu 03/04 derrotas no Judô, vencendo esses mesmos oponentes em outras ocasiões. Acho que fico com o Kimura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kimura lutou umas lutas com resultados combinados - as chamadas marmeladas. Esse fato, contado por ele em seu livro, para mim, deu uma manchada na carreira dele. Face a este fato eu não me sinto confortável comparando-o com o Rickson.

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kimura lutou umas lutas com resultados combinados - as chamadas marmeladas. Esse fato, contado por ele em seu livro, para mim, deu uma manchada na carreira dele. Face a este fato eu não me sinto confortável comparando-o com o Rickson.

[]´s

A sério??? Misturar alhos com bugalhos nesta altura do campeonato? Essas lutas combinadas foi no pro-wrestling, não foi no Judo...

Isto é como eu agora dizer que o facto de o Ken Shamrock ter estado no WWE é uma mancha na carreira dele e que isso afecta por consequência o seu curriculo em MMA...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sério??? Misturar alhos com bugalhos nesta altura do campeonato? Essas lutas combinadas foi no pro-wrestling, não foi no Judo...

Isto é como eu agora dizer que o facto de o Ken Shamrock ter estado no WWE é uma mancha na carreira dele e que isso afecta por consequência o seu curriculo em MMA...

É um mero ponto de vista. Você tem o seu, eu tenho o meu e não precisamos pensar igual. Hélio Gracie sempre determinou isso: nunca entrar em marmeladas. O irmão dele, George Gracie, teve problemas com o Carlos Gracie Sr. e com o Hélio exatamente por isso.

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Equipe de Veteranos da academia de Judô Lemanczuk Jr.

404d966a41c803b153e163c47f777282.jpg

Editado por duduceolim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1518663_10151860696777849_727346996_o.jpg

Este ano o Pai Natal Marcial foi amigo e trouxe-me isto (e mais uns calções de MMA e umas rashguards)...

Já li quase todo o "A History of Judo" do Syd Hoare (a minha irmã levou-o por engano para Lx e agora vou ter de esperar uns tempos para o acabar) e recomendo-o para quem quiser conhecer um pouco melhor as origens do Kano e o panorama marcial, social e politico do Japão ao longo da sua história (pelo menos aquela relevante para o Ju-Jitsu e Judo).

Um facto bastante interessante que o autor refere é o seguinte:

"So in a sense portuguese hastened the arrival of jujitsu"

Com a chegada dos portugueses ao Japão em 1543 e a histórica e consequente introdução das armas de fogo no panorama marcial, muitas coisas mudaram no campo de batalha.

As armaduras dos samurais tornaram-se mais leves e manobraveis, permitindo que a luta corpo a corpo (grappling) se desenvolvesse.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora