logan_rj

Maeda ensinava jiu-jitsu no Rio 10 anos antes dos Gracies

Recommended Posts

Pra mim o gracie Jiu Jitsu ja acabou faz tempo

O Jiu Jitsu tinha um foco muito maior na defesa pessoal

Era basicamente defesa, queda e finalização , sair de imobilização ...

Hoje nao tem mais defesa pessoal e as posições sao exclusivas para campeonato

Cada vez mais dependente de lapelas e etc, com posições cada vez mais expostas para soco ... O jj de hoje e praticamente inaplicável ao mma

Na minha concepção e acho que e a concepção genuína do gracie jj , o verdadeiro campeonato de jj era o vale tudo e deveria ser o mma

O jj tomou o rumo errado

Ao invés de aperfeiçoar o jj para a evolução do vale tudo , o jj parou no tempo nesse aspecto e evoluiu muito mas posições exclusivas de campeonato de pano

Antigamente o campeao de jj era o melhor do vale tudo

No meio do caminho a coisa começou a complicar e começaram as primeiras derrotas

Hoje, ao invés de buscarmos superar as dificuldades, o jj desistiu do mma e evoluiu so no pano

Hoje muito difícil de um cara top do jj prevalecer no mma

O demian e um cara que luta o mma focado no jj

Quando ele inventa de sair na mão ele vai mal

Quando ele usa as outras artes para abrir caminho pro jj ele vai bem

O resto nao tem esse foco

Talvez esse negocio de rounds de 5 min realmente pode inviabilizar o jj

Enfim

O jj diminuiu

Deixou de ser a luta par ser mais um instrumento

E a defesa pessoal foi deixada de lado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o gracie Jiu Jitsu ja acabou faz tempo

O Jiu Jitsu tinha um foco muito maior na defesa pessoal

Era basicamente defesa, queda e finalização , sair de imobilização ...

Hoje nao tem mais defesa pessoal e as posições sao exclusivas para campeonato

Cada vez mais dependente de lapelas e etc, com posições cada vez mais expostas para soco ... O jj de hoje e praticamente inaplicável ao mma

Na minha concepção e acho que e a concepção genuína do gracie jj , o verdadeiro campeonato de jj era o vale tudo e deveria ser o mma

O jj tomou o rumo errado

Ao invés de aperfeiçoar o jj para a evolução do vale tudo , o jj parou no tempo nesse aspecto e evoluiu muito mas posições exclusivas de campeonato de pano

Antigamente o campeao de jj era o melhor do vale tudo

No meio do caminho a coisa começou a complicar e começaram as primeiras derrotas

Hoje, ao invés de buscarmos superar as dificuldades, o jj desistiu do mma e evoluiu so no pano

Hoje muito difícil de um cara top do jj prevalecer no mma

O demian e um cara que luta o mma focado no jj

Quando ele inventa de sair na mão ele vai mal

Quando ele usa as outras artes para abrir caminho pro jj ele vai bem

O resto nao tem esse foco

Talvez esse negocio de rounds de 5 min realmente pode inviabilizar o jj

Enfim

O jj diminuiu

Deixou de ser a luta par ser mais um instrumento

E a defesa pessoal foi deixada de lado

Entendo a sua forma de pensar, mas voce esta ignorando muitos fatores para chegar nesse seu pensamento.

- Hoje todo mundo faz jiu-jitsu, o que não ocorria no passado.

- Hoje as regras da preferencia para o jogo em pé, o que não existia no passado.

- Hoje, pelo tempo curto e fracionado, se privilegia o atleticismo. O que não ocorria no passado.

- Hoje, não existe mais vale-tudo, e sim um esporte com regras para preservar a integridade fisica dos atletas. No passado, o nome ja dizia vale-tudo.

E demais outros fatores...

Jiu-Jitsu não foi para o caminho errado, as pessoas que estão caminhando junto com o jiu-jitsu. Caso contrario, não irão se destacar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei minhas opinioes em negrito baseado no que li e ouvi. Como não eh do meu perfil polemizar encerro minha participação no tópico.

"Na minha opinião se não fosse os Gracie e seus desafios malucos e seu marketing agressivo o JJ estaria limitado a um pequeno grupo de adeptos em alguma cidade do pais."

R) A questão aqui não é essa, ninguém esta a desmerecer os Gracie, mas mostrando uma parte da história que não foi contada, particularmente não vejo nada demais, e se fosse ao contrário ? E se os Gracie fossem "apagados" da história e hoje estivesse uma outra linhagem sendo reconhecida pelo "desenvolvimento" do BJJ, não gostaria de poder dar um melhor econhecimento a eles ? Acho que você faria o mesmo, ou estou errado ? Nada de mais...

pq a questão nao eh essa? De todo seus textos vc explicitou que o JJ seria oq eh independente dos Gracie. disso eu discordo totalmente. Se não fossem os desafios, que culminaram na criação do UFC, o JJ seria, no máximo um sambo: arte local e pouco difundida internacionalmente

"E onde se vê outra arte derivada do judo original, (exceção ao judo olímpico), conhecida, desenvolvida e praticada mundialmente?"

R) já ouviu falar em Sambô ???

Eh aquela banda de pagode? :lol: obviamente já ouvi falar, agora ver na prática eu nunca vi, nem ouvi falar de ninguém (fora um cara parecido com um padeiro que costumava lutar MMA e outros russos lutadores) que praticavam a arte. Dizer que eh do tamanho do JJ e mundialmente difundido eh forçar um pouco a barra.

"Concordo com a importância da linhagem de Luís França e Oswaldo Fadda, porém se não houvesse os Gracie, seus desafios e marketing agressivo, o JJ estaria como a luta livre: poucos e bons adeptos limitados regionalmente"

R) Concordo, e vise e versa, se não fosse essa linhagem, o BJJ estaria limitado a uma pequena elite do RJ...fora do RJ existiam outros personagens que foram e são tão importantes como os citados por vc...BJJ não se resume apenas a Gracie.

disso eu discordo, com o tempo os primeiros alunos foram indo para o interior e difundindo a arte, e também tinha um Gracie que gostava de rinhas e abriu as portas da academia para geral e formou alguns cascas grossas que também expandiram o JJ e formaram mais cascas grossas e por aí vai

"Não vejo nenhuma lógica em que para elevar o Kano tenha-se que diminuir os Gracie"

R) Não é diminuir, mas lembrar de que existiram OUTROS de tamanha importância quanto os Gracie, velho, imagine se fosse ao contrário, quanta gente já morreu e nunca será lembrado se não colocar-mos isso pra fora ???

Quantos grandes mestres pioneiros morreram e foram completamente esquecidos, apagados da história. Alguns morreram na miséria, fizeram de tudo pela divulgação da arte e não existe nenhum reconhecimento por parte de ninguém...vai na federação de Judô do RJ e procura por um quadro de Geo Omori, Satake, Takeo Yano, Hugo Melo e o prórpio Maeda, não vai encontrar nada lá...vai encontrar um monte de quadros em homenagem a presidentes...quem puder comprar e ler esse livro vai entender do que estou a falar,

Você acha justo isso ??? Acho que não...

Cara, isso não eh justo, mas a historia eh sempre contada pelos vitoriosos e aqueles que ficam no poder. Na minha humilde opinião, os mestres têm de viver nas mentes e nos Tatames de seus seguidores e não nos quadros de federações.

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"pq a questão nao eh essa? De todo seus textos vc explicitou que o JJ seria oq eh independente dos Gracie. disso eu discordo totalmente. Se não fossem os desafios, que culminaram na criação do UFC, o JJ seria, no máximo um sambo: arte local e pouco difundida internacionalmente"

R) Você tem todo direito de discordar amigo, mas precisa se informar melhor sobre certos assuntos, suas respostas mostram o total desconhecimento de fatos históricos e atuais, pra se ter uma idéia, o Sambô é muito conhecido e praticado MUNDIALMENTE. Os Gracie e os Machados praticaram Sambô, o Rolls praticou Sambô, e isso na década de 70.na América e na Europa o Sambô é muito popular, principalmente no leste europeu...

"Eh aquela banda de pagode? :lol: obviamente já ouvi falar, agora ver na prática eu nunca vi, nem ouvi falar de ninguém (fora um cara parecido com um padeiro que costumava lutar MMA e outros russos lutadores) que praticavam a arte. Dizer que eh do tamanho do JJ e mundialmente difundido eh forçar um pouco a barra. "

R) Cara, como eu disse, o Sambô é bem popular, existem 3 tipos de Sambô, o esportivo, bem parecido com o Judô olímpico, a diferença é que não vale estrangulamento e qualquer queda conta pontos, mesmo se cair de frente, se ataca muito as partes inferiores do corpo, pé e perna...

Sambô Combat, é um MMA amador, vale praticamente de tudo, quedas, chutes socos, estrangulamentos, chaves...o "padeiro" era campeão dessa modalidade.

Sambô Militar, restrito a grupos militares e de segurança.

No Brasil a coisa ainda é pequena, mas existe também.

"disso eu discordo, com o tempo os primeiros alunos foram indo para o interior e difundindo a arte, e também tinha um Gracie que gostava de rinhas e abriu as portas da academia para geral e formou alguns cascas grossas que também expandiram o JJ e formaram mais cascas grossas e por aí vai"

R) Que primeiros alunos ??? Pode citar alguns nomes ??? Isso vai depender de qual geração vc esta falando...

A coisa só se organizou na década de 70 com a criação da Federação no Rio de Janeiro.

"Cara, isso não eh justo, mas a historia eh sempre contada pelos vitoriosos e aqueles que ficam no poder."

R) Isso depende, se vc viver em um regime ditatorial sim...o Brasil não esta tão longe disso, mas não chegamos a tnto, ainda...

"Na minha humilde opinião, os mestres têm de viver nas mentes e nos Tatames de seus seguidores e não nos quadros de federações."

R) É por isso que estamos aqui nessa discussão sadia :lol:

Abraços

Editado por Takeo Yano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs estao todos enganados, quem desenvolveu o JJ no Brasil foram os amigos do OBSERVADOR que iriam inclusive lancar um livro a uns 5 anos atras.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs estao todos enganados, quem desenvolveu o JJ no Brasil foram os amigos do OBSERVADOR que iriam inclusive lancar um livro a uns 5 anos atras.....

kkkk o gardenal foi longe agora lembrar do OBSERVADOR kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo a sua forma de pensar, mas voce esta ignorando muitos fatores para chegar nesse seu pensamento.

- Hoje todo mundo faz jiu-jitsu, o que não ocorria no passado.

- Hoje as regras da preferencia para o jogo em pé, o que não existia no passado.

- Hoje, pelo tempo curto e fracionado, se privilegia o atleticismo. O que não ocorria no passado.

- Hoje, não existe mais vale-tudo, e sim um esporte com regras para preservar a integridade fisica dos atletas. No passado, o nome ja dizia vale-tudo.

E demais outros fatores...

Jiu-Jitsu não foi para o caminho errado, as pessoas que estão caminhando junto com o jiu-jitsu. Caso contrario, não irão se destacar.

Acho que caminhou mal sim

Po o jj de hoje nao se aplica no mma, simples assim

O jj do mma ainda e o básico e hoje o básico vem sendo mal feito inclusive pelos tops do jj

Eles evoluíram em posições para campeonatos mas perderam o apuro técnico no básico

E a defesa pessoal foi completamente deixada de lado

Seguiu um rumo oposto do sentido original e perdeu a sua eficiência para aquilo que foi criado

O jj que o Hélio aprendeu era defesa pessoal, o jj que ele desenvolveu foi o aperfeiçoamento da defesa pessoal e hoje e exatamente o oposto disso

O mma tem i tempo reduzido , ok

Mas a desculpa de que todos sabem jj e relativa

O jj e faixa azul

O Sonnen idem

O elliot salvo engano faixa roxa

O cain e marrom de araque

Todos esses estao anos luz de um campeao mundial

A coisa podia ter sido diferente sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que caminhou mal sim

Po o jj de hoje nao se aplica no mma, simples assim

O jj do mma ainda e o básico e hoje o básico vem sendo mal feito inclusive pelos tops do jj

Eles evoluíram em posições para campeonatos mas perderam o apuro técnico no básico

E a defesa pessoal foi completamente deixada de lado

Seguiu um rumo oposto do sentido original e perdeu a sua eficiência para aquilo que foi criado

O jj que o Hélio aprendeu era defesa pessoal, o jj que ele desenvolveu foi o aperfeiçoamento da defesa pessoal e hoje e exatamente o oposto disso

O mma tem i tempo reduzido , ok

Mas a desculpa de que todos sabem jj e relativa

O jj e faixa azul

O Sonnen idem

O elliot salvo engano faixa roxa

O cain e marrom de araque

Todos esses estao anos luz de um campeao mundial

A coisa podia ter sido diferente sim

Cara mas você não precisa ser um expert em jiu jitsu pra saber se defender dele, só precisa saber os fundamentos. Por isso um "faixa azul" que domina wrestling e outras artes dá um pau num cara que é só jiu-jiteiro. Vc tá comparando dois contextos totalmente diferentes. Quando o Royce lutou ninguém conhecia a arte, quando o Royce finalizou no triangulo um oponente no UFC ngm imaginava oq ele tava fazendo. Hoje em dia o triangulo é conhecido por todo mundo. A arte não é mais um mistério, e quando se sabe o que o oponente vai fazer fica muito mais fácil de tu amarrar! E caras que foram mal no MMA moderno e dominam o JJ do Helio? Ex. Royler Gracie e Royce. A arte não parou de evoluir e vc ta generalizando quando diz que ninguem domina o básico. Em outro post você usou como parâmetro de comparação entre o JJ old school e o new school o Rickson.. bicho, praticamente ninguém hoje em dia tá no nível do Rickson. Mas o Rickson não é a representação perfeita do Old School, a maioria não tem nem metade da técnica do Rickson. Fui num seminário do Roger onde estavam váaarios casca grossas das antigas. Ele mostrava os mesmos golpes que esses caras usavam só que com muito mais refinamento técnico. Mal ou bem ele faz parte dessa evolução do JJ, só que na competição ele procura usar o básico. Olha o estrangulamento de costas do Marcelo Garcia e compara com o de outrora. É muita diferença bicho.

Concordo que o JJ ficou meio estagnado na defesa pessoal. Mas não acho que isso afete de forma alguma o JJ no MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra galera ... vocês choram pra caralho !!!

Pinceladas bem rápidas sobre o que eu vejo aqui, portanto uma visão bem pessoal.

Nosso amigo, o Takeo Yano, parece ser um cara bem articulado, e eu entendo o que ele está fazendo. Está dizendo que havia tudo isso antes dos Gracies.

Ele está certo, e inclusive deveria dar mais detalhes, nomes e ser específico. Pois história nunca é demais, e eu me interesso bastante.

Agora, só acho que não deve ser feito exercícios de futurologia, de que se não fosse os Gracies isso seria melhor, ou pior, ou seria igual. Galera, não dá !!! HOJE treinamos Jiu-Jitsu no Brasil, por causa dos Gracies e ponto !!!

E se não fosse eles ?

Treinaríamos Jiu-Jitsu da mesma maneira ? Com o mesmo nome ? Sambo ? NÃO DÁ pra prever !!!

E o pior ... o que tá rolando ... é que nós mesmo dos Jiu-Jitsu, não nos entendemos !!!

O tópico já virou de novo aquele ladainha ... Old school era melhor, hoje é uma merda !!!

Jiu-Jitsu na porrada, no UFC, no MMA ... Wrestler ... Jon Jones ... ahh .... vai pra puta que pariu !!!

Eu gosto de Jiu de hoje !!! To a quase duas semanas sem treinar, e sonho com tatame, sinto o cheiro dele em casa. Eu AMO o Jiu-Jitsu de hoje !!!

Eu não quero ir treinar em 1970 ... eu queria poder treinar hoje a noite e não posso por causa da minha tendinite/bursite ...

E venho aqui, e vejo nego falando que isso já era, quando eu só queria por meu kimono e treinar, fazer minhas raspagens, tentar armlock da guarda, até berimbolar !!! Eu só queria treinar !!!

Malz ae, essa abstinência de treinos não me deixa legal, mas tem coisas que eu leio, que me deixam chateado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra galera ... vocês choram pra caralho !!!

Pinceladas bem rápidas sobre o que eu vejo aqui, portanto uma visão bem pessoal.

Nosso amigo, o Takeo Yano, parece ser um cara bem articulado, e eu entendo o que ele está fazendo. Está dizendo que havia tudo isso antes dos Gracies.

Ele está certo, e inclusive deveria dar mais detalhes, nomes e ser específico. Pois história nunca é demais, e eu me interesso bastante.

Agora, só acho que não deve ser feito exercícios de futurologia, de que se não fosse os Gracies isso seria melhor, ou pior, ou seria igual. Galera, não dá !!! HOJE treinamos Jiu-Jitsu no Brasil, por causa dos Gracies e ponto !!!

E se não fosse eles ?

Treinaríamos Jiu-Jitsu da mesma maneira ? Com o mesmo nome ? Sambo ? NÃO DÁ pra prever !!!

E o pior ... o que tá rolando ... é que nós mesmo dos Jiu-Jitsu, não nos entendemos !!!

O tópico já virou de novo aquele ladainha ... Old school era melhor, hoje é uma merda !!!

Jiu-Jitsu na porrada, no UFC, no MMA ... Wrestler ... Jon Jones ... ahh .... vai pra puta que pariu !!!

Eu gosto de Jiu de hoje !!! To a quase duas semanas sem treinar, e sonho com tatame, sinto o cheiro dele em casa. Eu AMO o Jiu-Jitsu de hoje !!!

Eu não quero ir treinar em 1970 ... eu queria poder treinar hoje a noite e não posso por causa da minha tendinite/bursite ...

E venho aqui, e vejo nego falando que isso já era, quando eu só queria por meu kimono e treinar, fazer minhas raspagens, tentar armlock da guarda, até berimbolar !!! Eu só queria treinar !!!

Malz ae, essa abstinência de treinos não me deixa legal, mas tem coisas que eu leio, que me deixam chateado.

Concordo com tudo que o Fefo falou!

MENOS a parte do berimbolo que tenho zero aptidão para isso!:lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha Fefo... concordo com voce. E digo mais deixo aqui uma frase que eu ouvi do faixa preta Vinicius Aieta, Respeitadissimo dentro da academia Gracie. Lawyer ja deu varias letras sobre ele aqui e e inegavelvente um grande mestre.

"Se meu pai fosse mulher eu teria duas Maes."

Close topic.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara mas você não precisa ser um expert em jiu jitsu pra saber se defender dele, só precisa saber os fundamentos. Por isso um "faixa azul" que domina wrestling e outras artes dá um pau num cara que é só jiu-jiteiro. Vc tá comparando dois contextos totalmente diferentes. Quando o Royce lutou ninguém conhecia a arte, quando o Royce finalizou no triangulo um oponente no UFC ngm imaginava oq ele tava fazendo. Hoje em dia o triangulo é conhecido por todo mundo. A arte não é mais um mistério, e quando se sabe o que o oponente vai fazer fica muito mais fácil de tu amarrar! E caras que foram mal no MMA moderno e dominam o JJ do Helio? Ex. Royler Gracie e Royce. A arte não parou de evoluir e vc ta generalizando quando diz que ninguem domina o básico. Em outro post você usou como parâmetro de comparação entre o JJ old school e o new school o Rickson.. bicho, praticamente ninguém hoje em dia tá no nível do Rickson. Mas o Rickson não é a representação perfeita do Old School, a maioria não tem nem metade da técnica do Rickson. Fui num seminário do Roger onde estavam váaarios casca grossas das antigas. Ele mostrava os mesmos golpes que esses caras usavam só que com muito mais refinamento técnico. Mal ou bem ele faz parte dessa evolução do JJ, só que na competição ele procura usar o básico. Olha o estrangulamento de costas do Marcelo Garcia e compara com o de outrora. É muita diferença bicho.

Concordo que o JJ ficou meio estagnado na defesa pessoal. Mas não acho que isso afete de forma alguma o JJ no MMA.

algumas posições basicas podem ter evoluido por um lado ,mas se vc for a um seminario do rickson veras alguns tops que fazem coisas basicas erradas

fora o lance da defesa pessoal

foi o que eu disse,todo mundo sabe jj,mas vai ver o nivel do jj desses caras,é ruim demais

sem contar que essa parte de tornar previsivel e etc,é aí que deveria entrar mais uma evolução do jj para combater isso - pode até ser treinando outra artes,mas com o objetivo de abrir espaço para o jj e nao para sair na mao,virar striker...

o marcelinho é muito bom e etc,tomou um pau de um japa qq no mma e desistiu

faltou o que pra ele?

vc acha que a estagnaçao do jj em relação a defesa pessoal nao afeta no mma,mas a defesa pessoal é a aplicação do jj originario.Como que nao afetou no mma?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora