logan_rj

Maeda ensinava jiu-jitsu no Rio 10 anos antes dos Gracies

Recommended Posts

Porra galera ... vocês choram pra caralho !!!

Pinceladas bem rápidas sobre o que eu vejo aqui, portanto uma visão bem pessoal.

Nosso amigo, o Takeo Yano, parece ser um cara bem articulado, e eu entendo o que ele está fazendo. Está dizendo que havia tudo isso antes dos Gracies.

Ele está certo, e inclusive deveria dar mais detalhes, nomes e ser específico. Pois história nunca é demais, e eu me interesso bastante.

Agora, só acho que não deve ser feito exercícios de futurologia, de que se não fosse os Gracies isso seria melhor, ou pior, ou seria igual. Galera, não dá !!! HOJE treinamos Jiu-Jitsu no Brasil, por causa dos Gracies e ponto !!!

E se não fosse eles ?

Treinaríamos Jiu-Jitsu da mesma maneira ? Com o mesmo nome ? Sambo ? NÃO DÁ pra prever !!!

E o pior ... o que tá rolando ... é que nós mesmo dos Jiu-Jitsu, não nos entendemos !!!

O tópico já virou de novo aquele ladainha ... Old school era melhor, hoje é uma merda !!!

Jiu-Jitsu na porrada, no UFC, no MMA ... Wrestler ... Jon Jones ... ahh .... vai pra puta que pariu !!!

Eu gosto de Jiu de hoje !!! To a quase duas semanas sem treinar, e sonho com tatame, sinto o cheiro dele em casa. Eu AMO o Jiu-Jitsu de hoje !!!

Eu não quero ir treinar em 1970 ... eu queria poder treinar hoje a noite e não posso por causa da minha tendinite/bursite ...

E venho aqui, e vejo nego falando que isso já era, quando eu só queria por meu kimono e treinar, fazer minhas raspagens, tentar armlock da guarda, até berimbolar !!! Eu só queria treinar !!!

Malz ae, essa abstinência de treinos não me deixa legal, mas tem coisas que eu leio, que me deixam chateado.

voce quer entrar numa discussao sobre a historia do jj e nao quer analisar a evolução dele?

a questao nao é se é melhor ou pior,a questao é que mudou em todos os sentidos

pro jj que vc conhece e gosta melhorou muito,mas para aquilo que o jj foi criado e era aplicado nao serve mais e isso fica nitido no mma atual

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

algumas posições basicas podem ter evoluido por um lado ,mas se vc for a um seminario do rickson veras alguns tops que fazem coisas basicas erradas

fora o lance da defesa pessoal

foi o que eu disse,todo mundo sabe jj,mas vai ver o nivel do jj desses caras,é ruim demais

sem contar que essa parte de tornar previsivel e etc,é aí que deveria entrar mais uma evolução do jj para combater isso - pode até ser treinando outra artes,mas com o objetivo de abrir espaço para o jj e nao para sair na mao,virar striker...

o marcelinho é muito bom e etc,tomou um pau de um japa qq no mma e desistiu

faltou o que pra ele?

vc acha que a estagnaçao do jj em relação a defesa pessoal nao afeta no mma,mas a defesa pessoal é a aplicação do jj originario.Como que nao afetou no mma?

cara mas o Rickson corrige coisas básicas de todo mundo, não é exclusivo dos lutadores de hoje. vc fala como se um fx preta de 20 anos atrás dominasse o básico e tivesse uma diferença enorme com um faixa preta de hj (to flando de faixa preta, não de picareta). te falo que os PRETAS de hoje tem uma técnica mais apurada em muitas técnicas básicas.. compara a passagem esgrimando do Xande com a de um faixa preta há 30 anos atrás. é um abismo de diferença.

o royler lutou mma e tomou um pau.

o royce lutou com o matt hughes e tomou um pau.

e aí? alguém que é bom de JJ tem que ser bom em MMA? isso já faz cair por terra a tua teoria de que só com o "JJ oldschool" vc pode ser um campeão no mma. e o royler e o royce ? que representam o jj oldschool do helio? oq faltou pra eles? talvez eles tivessem um "nivel de jj ruim de mais" como vc falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara mas o Rickson corrige coisas básicas de todo mundo, não é exclusivo dos lutadores de hoje. vc fala como se um fx preta de 20 anos atrás dominasse o básico e tivesse uma diferença enorme com um faixa preta de hj (to flando de faixa preta, não de picareta). te falo que os PRETAS de hoje tem uma técnica mais apurada em muitas técnicas básicas.. compara a passagem esgrimando do Xande com a de um faixa preta há 30 anos atrás. é um abismo de diferença.

o royler lutou mma e tomou um pau.

o royce lutou com o matt hughes e tomou um pau.

e aí? alguém que é bom de JJ tem que ser bom em MMA? isso já faz cair por terra a tua teoria de que só com o "JJ oldschool" vc pode ser um campeão no mma. e o royler e o royce ? que representam o jj oldschool do helio? oq faltou pra eles? talvez eles tivessem um "nivel de jj ruim de mais" como vc falou.

So axo descabida a comparacao de royce com royler. O Royce teve uma carreira de sucesso no vale tudo, mesmo com um JJ inferior ao dos irmaos soube aplicar muito bem as tecnicas ensinadas pelo seu pai/Rolls. Já o Royler claramente nao nasceu pra porrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara mas o Rickson corrige coisas básicas de todo mundo, não é exclusivo dos lutadores de hoje. vc fala como se um fx preta de 20 anos atrás dominasse o básico e tivesse uma diferença enorme com um faixa preta de hj (to flando de faixa preta, não de picareta). te falo que os PRETAS de hoje tem uma técnica mais apurada em muitas técnicas básicas.. compara a passagem esgrimando do Xande com a de um faixa preta há 30 anos atrás. é um abismo de diferença.

o royler lutou mma e tomou um pau.

o royce lutou com o matt hughes e tomou um pau.

e aí? alguém que é bom de JJ tem que ser bom em MMA? isso já faz cair por terra a tua teoria de que só com o "JJ oldschool" vc pode ser um campeão no mma. e o royler e o royce ? que representam o jj oldschool do helio? oq faltou pra eles? talvez eles tivessem um "nivel de jj ruim de mais" como vc falou.

Mas isso reforça o que eu disse

O jj antigo era o mais eficaz disparado na época

Ate meados da década de 90 ainda era assim

Mas quando todos perceberam que precisavam treinar jj , o pessoal do jj parou no tempo , nao soube combater a evolução dos outros

O royce sendo mais fraco venceu i ufc , depois ele nao evoluiu mais tecnicamente

Eu reclamo e disso

Parou no tempo , aceitou q os outros com tecnica básica de jj conseguissem anular i jj aplicado ao mma

E em relacao ao jj ensinado hoje todo mundo sabe que sao rarissimas as academias que ensinam defesa pessoal

O jj era luta de defesa pessoal e a defesa pessoal e aplicada na luta com ou sem arma

Pq q servia pro vale tudo e nao serve pro mma ?

Tem um hiato aí

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho válido o que você tá falando buda, mas ... ainda acho que são épocas e épocas.

Quando Jiu-Jitsu era defesa pessoal, quem tinha fusca, tinha um carrão.

Na época que o Jiu-Jitsu era defesa pessoal ... MMA não existia.

Quando o pessoal começou a treinar o "anti JJ", já era específico pro MMA, tá tinha regras já tinha tudo.

Senão um israelense psycho com formação de KM, iria passar a porrada legal no MMA.

Ou seja, se é bom pra defesa pessoal, não é garantia que é bom pra competição.

Ou você acha que pra acompanhar a evolução o Jiu-Jitsu tinha que incorporar High Kick ?

Odeio falar dessa forma, mas, o Jiu-Jitsu de hoje, é o que tem pra hoje. Altamente técnico, complexo, em detrimento da defesa pessoal.

Não tá bom ? Quer defesa pessoal ?

Tem um monte de arte que promete isso, mas não as conheço a fundo pra dizer se cumprem.

Quarda o kimono no armário, e diz que isso não é mais o que você quer.

Eu quero aprender a raspar de gancho, não quero escapar de soco e facada ... e é o rumo que as coisas estão tomando.

Mas ainda é mais confuso associar MMA, Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal. Embora tenha nascido tudo junto ... hoje estão muito distantes ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas isso reforça o que eu disse

O jj antigo era o mais eficaz disparado na época

Ate meados da década de 90 ainda era assim

Mas quando todos perceberam que precisavam treinar jj , o pessoal do jj parou no tempo , nao soube combater a evolução dos outros

O royce sendo mais fraco venceu i ufc , depois ele nao evoluiu mais tecnicamente

Eu reclamo e disso

Parou no tempo , aceitou q os outros com tecnica básica de jj conseguissem anular i jj aplicado ao mma

E em relacao ao jj ensinado hoje todo mundo sabe que sao rarissimas as academias que ensinam defesa pessoal

O jj era luta de defesa pessoal e a defesa pessoal e aplicada na luta com ou sem arma

Pq q servia pro vale tudo e nao serve pro mma ?

Tem um hiato aí

Nao tem hiato nenhum cara.. Nao tem porque na epoca o jiu-jitsu era uma arte desconhecida. Se tu ver o documentario do Royce tu percebe isso de cara. A unica coisa que os adversarios sabiam eh que nao podiam ir pro chao com o Royce. O exemplo que eu dei do triangulo entra nisso.. Os caras nao faziam ideia do motivo do Royce ta enlacando a cabeca deles com as pernas. Daqui a pouco so sentiam a pressao e batiam.

Essa teoria de que o Royce parou de vencer pq o jiu parou de evoluir nao cola cara.. Hoje uma luta de MMA eh mto mais complexa cara, cada movimento tem mil detalhes por tras. Um cara como o Tank Abott nao se criaria hoje.. E foi nesse meio que o jiu obteve exito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So axo descabida a comparacao de royce com royler. O Royce teve uma carreira de sucesso no vale tudo, mesmo com um JJ inferior ao dos irmaos soube aplicar muito bem as tecnicas ensinadas pelo seu pai/Rolls. Já o Royler claramente nao nasceu pra porrada.

Cara foi justamente isso que eu quis destacar. O buda disse que o jiu de hoje nao eh destaque no MMA porque os lutadores nao tem mais uma base boa, e que se dominassem o jiu de defesa pessoal se dariam bem. Dei o exemplo do Royler, que nao vingou no MMA, e do Royce, que quando voltou pra lutar dps da ascensao do MMA nao se deu bem tambem. Nao tem essa de so se dar bem se for casca grossa na defesa pessoal.. Uma prova disso sao esses dois. Foram uns dos melhores da epoca mas nao se criaram no MMA moderno, porque pra tu vingar com o jiu vc precisa de mais coisa.. Precisa dominar outras artes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So axo descabida a comparacao de royce com royler. O Royce teve uma carreira de sucesso no vale tudo, mesmo com um JJ inferior ao dos irmaos soube aplicar muito bem as tecnicas ensinadas pelo seu pai/Rolls. Já o Royler claramente nao nasceu pra porrada.

Cara foi justamente isso que eu quis destacar. O buda disse que o jiu de hoje nao eh destaque no MMA porque os lutadores nao tem mais uma base boa, e que se dominassem o jiu de defesa pessoal se dariam bem. Dei o exemplo do Royler, que nao vingou no MMA, e do Royce, que quando voltou pra lutar dps da ascensao do MMA nao se deu bem tambem. Nao tem essa de so se dar bem se for casca grossa na defesa pessoal.. Uma prova disso sao esses dois. Foram uns dos melhores da epoca mas nao se criaram no MMA moderno, porque pra tu vingar com o jiu vc precisa de mais coisa.. Precisa dominar outras artes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So axo descabida a comparacao de royce com royler. O Royce teve uma carreira de sucesso no vale tudo, mesmo com um JJ inferior ao dos irmaos soube aplicar muito bem as tecnicas ensinadas pelo seu pai/Rolls. Já o Royler claramente nao nasceu pra porrada.

Cara foi justamente isso que eu quis destacar. O buda disse que o jiu de hoje nao eh destaque no MMA porque os lutadores nao tem mais uma base boa, e que se dominassem o jiu de defesa pessoal se dariam bem. Dei o exemplo do Royler, que nao vingou no MMA, e do Royce, que quando voltou pra lutar dps da ascensao do MMA nao se deu bem tambem. Nao tem essa de so se dar bem se for casca grossa na defesa pessoal.. Uma prova disso sao esses dois. Foram uns dos melhores da epoca mas nao se criaram no MMA moderno, porque pra tu vingar com o jiu vc precisa de mais coisa.. Precisa dominar outras artes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tem hiato nenhum cara.. Nao tem porque na epoca o jiu-jitsu era uma arte desconhecida. Se tu ver o documentario do Royce tu percebe isso de cara. A unica coisa que os adversarios sabiam eh que nao podiam ir pro chao com o Royce. O exemplo que eu dei do triangulo entra nisso.. Os caras nao faziam ideia do motivo do Royce ta enlacando a cabeca deles com as pernas. Daqui a pouco so sentiam a pressao e batiam.

Essa teoria de que o Royce parou de vencer pq o jiu parou de evoluir nao cola cara.. Hoje uma luta de MMA eh mto mais complexa cara, cada movimento tem mil detalhes por tras. Um cara como o Tank Abott nao se criaria hoje.. E foi nesse meio que o jiu obteve exito.

entao cara ,o jiu jitsu nao acompanhou essa evolução do mma

se existe um anti jogo pro jj,entao pq nao uma evolução do jj para combater esse antijogo?

como que minota,arona,paulao,demian,werdum foram tops?

como que hoje nao dá pra aplicar o jj no mma só porque todo mundo evoluiu?

essa evolução é um pouco enganosa

que jj é esse do cain que fica completamente perdido ,nao consegue fazer nada por cima do cigano que provavelmente nao é la essas coisas no chao?

lembra do cain tentando dar um mata leao naquele striker que ja foi demitido?ele ja era faixa roxa na epoca..

olha o jon jones saindo do armlock do belfort da maneira mais errada possivel - ele correu um grande risco de estourar o braço ali,teve muita sorte

o negocio é que hoje o pessoal evita o chao e fica mais defensivo e a galera do jj ao inves de combater isso resolver virar striker...nao ficou nem bom de porrada e nem combateu o antijogo

meu ponto é esse

quer ver uma coisa que ninguem faz:pq que um cara top do jj,ja sabendo dos risco em pé e que provavelmente nao vai quedar,pq nao faz guarda fechada?

pq nao evoluiu o jogo da guarda fechada?

quantas vezes esses gringos entregam o braço pro arm lock e triangulo?

acontece direto,ate com quem sabe jj

entao existem formas de melhorar sim

o foco do jj mudou

era focado para porrada,hoje é focado exclusivamente para pano

isso é um fato - o outro é o reflexo disso no mma

nao precisa ir muito longe nao

nao duvido nada que possa existir praticantes graduados que se deem mal na rua contra leigos

o cara ta acostumado todo o dia a puxar pra guarda,fazer meia guarda,aranha...começar o treino de joelhos - chega na rua a coisa é diferente

será que sabem sair de uma gravata leiga e golpes desse tipo?sabem bloquear um soco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara foi justamente isso que eu quis destacar. O buda disse que o jiu de hoje nao eh destaque no MMA porque os lutadores nao tem mais uma base boa, e que se dominassem o jiu de defesa pessoal se dariam bem. Dei o exemplo do Royler, que nao vingou no MMA, e do Royce, que quando voltou pra lutar dps da ascensao do MMA nao se deu bem tambem. Nao tem essa de so se dar bem se for casca grossa na defesa pessoal.. Uma prova disso sao esses dois. Foram uns dos melhores da epoca mas nao se criaram no MMA moderno, porque pra tu vingar com o jiu vc precisa de mais coisa.. Precisa dominar outras artes.

Mas da família em si o único que parece nao ter feito muito sucesso nos tempos de luta x luta e no comeco do Vale Tudo moderno foi o Royler, talvez por ter sido o que mais competiu de pano onde deve ter se dedicado mais.

Dos outros existem muitas historias de gracies que tiveram sucesso ate os tempos q o MMA estava comecando. Entendi o q vc flw e eh fato que os fatores hj sao outros, hoje um lutador de JJ sem um bom jogo de quedas nao eh ninguem no mma e a cada dia q passa vejo que o pessoal esta ainda melhor em defesa de queda.

A questao eh q muitos gracies pararam no tempo, o que mais aprendeu outras lutas e as aplicou parece ter sido o renzo que apesar de um JJ de primeira parece n ter tido um JJ tao bom para MMA como rickson, royce e ate o ryan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas da família em si o único que parece nao ter feito muito sucesso nos tempos de luta x luta e no comeco do Vale Tudo moderno foi o Royler, talvez por ter sido o que mais competiu de pano onde deve ter se dedicado mais.

Dos outros existem muitas historias de gracies que tiveram sucesso ate os tempos q o MMA estava comecando. Entendi o q vc flw e eh fato que os fatores hj sao outros, hoje um lutador de JJ sem um bom jogo de quedas nao eh ninguem no mma e a cada dia q passa vejo que o pessoal esta ainda melhor em defesa de queda.

A questao eh q muitos gracies pararam no tempo, o que mais aprendeu outras lutas e as aplicou parece ter sido o renzo que apesar de um JJ de primeira parece n ter tido um JJ tao bom para MMA como rickson, royce e ate o ryan.

o ryan era a ultima esperança

cara explosivo,forte,quedava bem,era afobado no chao,perdia posição,nao era o mais tecnico mas podia ser lapidado

tinha a experiencia de sair na mao toda hora - tinha o renzo que tem muita visao de luta- o ralph apesar de afastado provavelmente ajudaria e é um cara muito bom...mas ele perdeu pra ele mesmo antes de qq coisa.

to indo embora galera

foi um prazer debater com todos aqui

sei que a maioria nao gosta de mim e etc

eu reconheço que sou chato demais,sou cabeça dura mas quando caio na realidade percebo meus erros a assumo

gosto do debate,e trago aqui uma visao que me influencia nao só na luta como na vida e procuro ver as coisas por outros angulos.

Se estou certo ou nao ,nao sei,mas acho que pelo menos dentro do meu raciocinio procuro ser coerente.

Um abraço a todos

Estou saindo para um "retiro espiritual"

Uma luz interior que brilhou agora e ,como minha mae me disse uma vez,iluminou um novo caminho pra mim numa fase decisiva da minha vida.

É uma decisao necessaria pra mim e preciso seguir.

Nao vou cancelar meu registro,posso até voltar caso precise consultar alguem do off e etc para coisas do dia a dia que as vezes a galera salva,mas fora isso devo ficar um bom tempo sem PVT.

Sao quase 10 anos e preciso dar um tempo de pvt e de internet em geral.

tenho TDAH e preciso dar um jeito na minha vida

a internet esta me atrapalhando muito ja ha muito tempo

é como se fosse um mosquito que fica no meu ouvido toda hora tirando a minha concentração ,sao inumeras informaçoes que pro meu foco nao tem utilidade e acabam ocupando um espaço importante e retirando coisas que realmente me importam nessa fase da vida.

è uma coisa extremamente importante,tem um efeito muito grande e poucos percebem isso.

Nao tem nada a ver com ninguem nem com o PVT - tem a ver com varias coisas que tiram meu foco como um jogo bosta do vasco,um programa bosta de tv,consultas a sites inuteis na internet e o meu grande amigo PVT.O PVT nesses anos vem sendo meu amigo na vida.A rotina e os caminhos que segui acabaram me afastando dos meus amigos que hoje pouco encontro.Claro que tenho colegas mas nao sao pessoas com quem eu posso trocar uma ideia sobre coisas que gosto como luta e etc ou dividir questoes pessoais.Aqui no pvt existe uma maior comunicação,companheirismo diario e etc.

To condicionado a uma rotina ruim pra mim.Preciso mudar tudo.Reprogramar meu cerebro

Ja fiz isso uma vez pra me livrar de más companhias e de drogas.

Agora preciso perder o vicio da internet entre outras coisas.

Foi mal por desvirtuar o topico mas foi coisa de momento mesmo.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

daqui ha um ano dou noticias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

o ryan era a ultima esperança

cara explosivo,forte,quedava bem,era afobado no chao,perdia posição,nao era o mais tecnico mas podia ser lapidado

tinha a experiencia de sair na mao toda hora - tinha o renzo que tem muita visao de luta- o ralph apesar de afastado provavelmente ajudaria e é um cara muito bom...mas ele perdeu pra ele mesmo antes de qq coisa.

to indo embora galera

foi um prazer debater com todos aqui

sei que a maioria nao gosta de mim e etc

eu reconheço que sou chato demais,sou cabeça dura mas quando caio na realidade percebo meus erros a assumo

gosto do debate,e trago aqui uma visao que me influencia nao só na luta como na vida e procuro ver as coisas por outros angulos.

Se estou certo ou nao ,nao sei,mas acho que pelo menos dentro do meu raciocinio procuro ser coerente.

Um abraço a todos

Estou saindo para um "retiro espiritual"

Uma luz interior que brilhou agora e ,como minha mae me disse uma vez,iluminou um novo caminho pra mim numa fase decisiva da minha vida.

É uma decisao necessaria pra mim e preciso seguir.

Nao vou cancelar meu registro,posso até voltar caso precise consultar alguem do off e etc para coisas do dia a dia que as vezes a galera salva,mas fora isso devo ficar um bom tempo sem PVT.

Sao quase 10 anos e preciso dar um tempo de pvt e de internet em geral.

tenho TDAH e preciso dar um jeito na minha vida

a internet esta me atrapalhando muito ja ha muito tempo

é como se fosse um mosquito que fica no meu ouvido toda hora tirando a minha concentração ,sao inumeras informaçoes que pro meu foco nao tem utilidade e acabam ocupando um espaço importante e retirando coisas que realmente me importam nessa fase da vida.

è uma coisa extremamente importante,tem um efeito muito grande e poucos percebem isso.

Nao tem nada a ver com ninguem nem com o PVT - tem a ver com varias coisas que tiram meu foco como um jogo bosta do vasco,um programa bosta de tv,consultas a sites inuteis na internet e o meu grande amigo PVT.O PVT nesses anos vem sendo meu amigo na vida.A rotina e os caminhos que segui acabaram me afastando dos meus amigos que hoje pouco encontro.Claro que tenho colegas mas nao sao pessoas com quem eu posso trocar uma ideia sobre coisas que gosto como luta e etc ou dividir questoes pessoais.Aqui no pvt existe uma maior comunicação,companheirismo diario e etc.

To condicionado a uma rotina ruim pra mim.Preciso mudar tudo.Reprogramar meu cerebro

Ja fiz isso uma vez pra me livrar de más companhias e de drogas.

Agora preciso perder o vicio da internet entre outras coisas.

Foi mal por desvirtuar o topico mas foi coisa de momento mesmo.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

daqui ha um ano dou noticias.

Cuidado aí buda, não deixa a cabeça te vencer e não te enfia na internet por muito tempo, teus amigos reais são importantes. E abandonar o pvt, não sei se faz sentido, de repente dá uma diminuida se te prejudica tanto, né?

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa sorte buda! nunca troquei muita ideia com vc, mas apesar de suas ideias extremistas, você sempre estimulou um debate interessante. E o principal, teve muita gente que perdeu a linha com você, ficou puto com suas ideias, e nunca vi você rebater ninguém...! Boa sorte novamente nessa caminhada!

Editado por FMonteiro_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sempre achei suas opinioes um pouco extremas, mas vc parece ser um cara bem gente boa, ta sempre aberto ao debate.

fica com Deus irmao, não é mto bom ficar mto na internet mesmo não, ela pode acabar te escravizando.. vc ta certo, tem que focar na vida real.

todo sucesso pra vc brother, que Deus te ajude no teu caminho.. abracao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora