Recommended Posts

Vamos lá:

1) REVISTA GRACIE MAG – eu particularmente não gosto desta revista e não a acho a melhor do mundo. Gosto mais da Tatame, até porque quando comprei a Gracie Mag e vi que estava pagando por várias matérias em inglês, que mal entendo, me senti um idiota... Se quer fazer uma revista pra gringo ler, ótimo, mas não venha colocar embutido na minha revista.

2) CBJJ 1 – acho um absurdo e sempre achei o fato de nunca ter ouvido falar em eleições para diretoria da CBJJ e, é de se ressaltar, de nenhuma outra Federação ou Confederação. Qualquer instituição séria do mundo tem eleições periódicas entre seus filiados, no caso os atletas que elegem quem vai cuidar da instituição.

3) CBJJ 2 –absurdo maior ainda, é que nunca vi da CBJJ ou de nenhuma outra, uma PRESTAÇÃO DE CONTAS, sobre o que foi arrecadado e sobre o que foi gasto. Toda vez que vejo um mundial, imagino o quanto de dinheiro tudo arrecadou e fico imaginando onde foi gasto ou não... Para maior transparência isso seria primordial... De repente, o Carlinhos nem ta ganhando tanto assim, mas como vou saber, já que não há prestação de contas?

4) CBJJ 3 – por fim, na minha opinião, a maior demonstração de que a CBJJ só quer saber da grana, foi o fato de ter levado o Mundial para os EUA. Vão dizer que foi pra divulgar o jiu jitsu, mas isso é balela... Inicialmente o Mundial só era no Rio... Paulistas e atletas de outros estados sempre penaram pra ir lutar lá... Depois foi pros States e de lá nunca mais saiu... Ué, pra divulgar não teria que rodar o mundo? Ou foi pra lá, porque gringo paga em doletas? Ou vão dizer que é melhor cobrar 100 reais do que 100 dólares? E mais, se o Mundial ainda fosse no Brasil, seria muito mais acessível aos gringos virem pra cá, do que pros Brasileiros irem pra lá... Afinal, este país é casa da mãe Joana e todo mundo de fora faz o que quer aqui... mas ao contrário não é assim...

5) KIMONO SÓ DA GB – Vejamos o que a legislação diz: Entende-se por venda casada, a prática comercial em que o fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço, à aquisição de outro produto ou serviço. O fornecedor quando pratica a venda casada tem por objetivo colocar, novamente, no mercado um produto ou serviço que está em baixa – ou, ainda, é possível quando ele monopoliza a venda de um determinado produto, e passa a conjugar a venda deste, à aquisição de um outro que tem similares no mercado, tornando-se, desta forma, monopolizador de dois produtos ou serviços.

Eu entendo a obrigatoriedade de se poder treinar só com kimono da GB como venda casada e isso é contra lei, mas também é inegável dizer que em qualquer escola do país, inclusive nas públicas, é obrigatório que só se estude com a camiseta da escola e ninguém fala nada de venda casada.

Acho que realmente nesse caso, deveria se haver um jogo de cintura. Tipo: alunos novos pagarão inicialmente X reais, com um preço mais em conta, o que engloba a matricula e o kimono.

Acho que o fato se obrigar a todos a usar o kimono da GB, como já foi dito, prejudica atletas patrocinados. Se um atleta da GB fechar um patrocínio com a Koral, por exemplo, como faz? Não usa kimono do patrocinador?

Por fim, o que eu levei mais em conta, é que o corte do tecido de uma marca não é igual à outra. Eu por exemplo, não gosto desta marca ou daquela por causa do corte do tecido... Ou seja, se o corte do kimono da GB não me cair bem, treino de maneira desconfortável, pois não posso nem ao mesmo usar outra marca que me satisfaz?

Acho que a melhor maneira aí seria ter que colocar patches nos kimonos, mas cada um escolhe sua marca.

6) CAMISA POR BAIXO – eu particularmente não gosto de treinar sem camisa por baixo do kimono e ainda incentivo que usem, mas não existe nada mais contraditório no mundo, do que o presidente da INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU JITSU FEDERATION proibir o uso de camiseta por baixo do kimono em campeonato e simplesmente obrigar o uso dela na academia... Ou vai me dizer que no campeonato quando o cara esfregar a teta peluda na sua cara não tem bactérias? Que elas ficaram todas na camiseta que ele tanto usou?

Acho que isso se assemelha às minhas lembranças de infância, quando minha mãe falava que fumar fazia muito mal à saúde e depois acendia um cigarrão na minha frente...

Infelizmente minhas considerações finais são:

A revista é do Carlinhos, a CBJJ e a IBJJF são do Carlinhos, a GB é do Carlinhos, então ele faz o que achar melhor. Mas acho que não é assim que funciona, porque o jiu jitsu, satisfação e bem estar tem que ser de todos e, nesse caso, de quem é da GB ou não...

Quanto a sua afirmação 1: O gosto é seu e o respeito. Mas acho muito legal a idéia de fazer uma revista bilingue. Certa vez questionei algumas pessoas da GB, o pq nao colocar matérias de MMA na graciemag e eles responderam para isso temos outra revista, a gracie mag é unica e exclusivamente para divulgar o JJ.

Apesar da revista ser dele, ele nao tem gestão alguma qanto a matérias e tudo mais.

Quanto a afirmacao 2, 3 e 4: Quanto a administração da CBJJ, realmente existe algo obscuro quanto o que ganha, prestacao de contas e etc. Mas isso nao podemos julgar sem ver os números.

E por fim, qual líder do Jiu Jitsu está apto a organizar um campeonato para mais de 1500 pessoas? Hoje no mundo eu nao vejo ninguem. Tirá-lo seria retrocesso.

Quanto a afirmação 5: Já deixei minha opnião clara a respeito e não preciso mais comentar. São diferentes pontos de vista. Alguns acreditam que seja um poder absoluto com base no capitalisto, outros enxergam como progresso. Eu vejo como um excelente progresso.

Quanto a afirmação 6: Eu particularmente nao gosto de treinar com lycra por baixo e acho que essa medida nao evita a contaminacao de doenças. Acredito que essa medida foi mais por adotar os criterios de organizacao e uniformizar. Mas nao vejo isso como um big deal, que venha criar polemica nas academias ou no esporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria que o Carlinhos fizesse uma abertura na cbjj,convocasse eleições com várias chapas,que as federações pudessem expressar uma mudança neste quadro antidemocrático que Carlinhos pratica,na verdade o jj está perdendo seus valores para o MMA,esta postura imperial de Carlinhos é um retrocesso,as academias de jj estão perdendo espaço,qualquer um que abra hoje uma academia de jj está correndo sério risco de ter prejuízo,os tops foram para os EUA,quem ficou aqui está totalmente focado no MMA,poucos ficaram somente com o jj,pergunte para um jovem talento,ele está se preparando para uma carreira no jj ou está esperando para estrear no MMA?Medlhas não dão respaldo para uma carreira de sacrifícios de um lutador,esta discussão é antiga mas certamente deveria ser repensada,lá na academia todos estão fazendo MMA,jj somente para alunos e amadores que estão lá para manter a forma,em uma academia grande que oferece diversos produtos,o jj é somente mais um deles incluído no pacote,se fosse cobrado à parte ficaria as moscas!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Alm... pra um professor de JJ ter sucesso aqui no Brasil é MUITO DIFICIL. Ou o cara vai ter que trabalhar das 8 da manhã as 10 da noite ou entao vai viver passando dificuldades. Eu dou aula porque eu realmente gosto. É satisfação pessoal. Se eu dependesse do meu salario na academia eu estaria passando fome... solução hj em dia? ir pro exterior dar aula lá. Complica bastante... Então eu tenho um emprego normal e por satisfação pessoal dou aula 3 xs por semana. Evidentemente que se eu pudesse eu daria só aulas. Mas como vou fazer isso?? Não dá!

Por incrivel que pareça eu vejo a FJJD tentando com o pouco que pode alguma coisa pro JJ aqui do RJ. Mas ainda é muito pouco. Com certeza se a CBJJ ajudasse, seria bem diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo com o Alm... pra um professor de JJ ter sucesso aqui no Brasil é MUITO DIFICIL. Ou o cara vai ter que trabalhar das 8 da manhã as 10 da noite ou entao vai viver passando dificuldades. Eu dou aula porque eu realmente gosto. É satisfação pessoal. Se eu dependesse do meu salario na academia eu estaria passando fome... solução hj em dia? ir pro exterior dar aula lá. Complica bastante... Então eu tenho um emprego normal e por satisfação pessoal dou aula 3 xs por semana. Evidentemente que se eu pudesse eu daria só aulas. Mas como vou fazer isso?? Não dá!

Por incrivel que pareça eu vejo a FJJD tentando com o pouco que pode alguma coisa pro JJ aqui do RJ. Mas ainda é muito pouco. Com certeza se a CBJJ ajudasse, seria bem diferente.

Aí está o exemplo vivo da atual situação,faz por amor ao jj,para estar ali,para passar ensinamentos,ficar no meio,aprender ensinando,agora se depender disso para viver...não paga a hora/homem que ele destina ao jj,Marcio está de parabéns,o maior prazer que sinto no jj é quando dou aula para as crianças,além disso faço treinos particulares com meus filhos,é gratificante.

Concordo com o Marcio também em relação a FJJD,tem somado ao cenário aqui do Rio com um calendário de eventos,mas infelizmente não terá nenhum apoio da CBJJ.

Valeu Marcio,o jj precisa de valores iguais à você!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu dava aulas também era por puro hobby e prazer, pq financeiramente falando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já vi diversos pontos de vista aqui sobre o assunto, alguns equilibrados (mesmo que contraditorios) e outros extremamente fanáticos, daquele tipo que se o Carlinhos disser que é pra pular do alto de um predio, o cara vai querer ser o primeiro da fila pra saltar.

Mas independente da opinião de cada um, existe uma "coisinha" chamada LEI. O Código de Defesa do Consumidor e outras leis que disciplinam as relações de consumo, além da jurisprudência dominante nesse sentido, proibem esse tipo de prática que está sendo instituída pelo Carlinhos...

O Carlinhos, assim como qualquer professor de jiu-jitsu de qualquer equipe, têm o direito de exigir que o aluno use quimono durante as aulas, pode até mesmo exigir a cor, o tamanho adequado, o material que o quimono é confeccionado, etc. Porém nem o Carlinhos nem ninguém pode exigir que o aluno compre especificamente um quimono, de uma determinada marca/modelo que é vendido na academia ou por pessoas diretamente ligadas àquela academia. Isso é ILEGAL! Essa prática fere diretamente as leis que protegem o direito do consumidor... se alguém for impedido de treinar por conta disso e for até o PROCON, ou até mesmo ao Ministerio Publico Estadual, com certeza garantirá o direito de treinar naquela academia sem precisar comprar aquele quimono. Claro que na prática dificilmente isso acontecerá pois depois de um lance desses o clima ficaria pesado entre aluno e professor e o aluno iria naturalmente acabar saindo da academia, mas analisando em termos legais, essa imposição que está sendo adotada pelo Carlinhos é ilegal, pouco importa a de quem é a favor ou contra, juridicamente isso é uma afronta aos direitos do consumidor.

caso haja uma denuncia no procon, o Carlinhos eh obrigado a parar de fazer isso, n eh? '-'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
caso haja uma denuncia no procon, o Carlinhos eh obrigado a parar de fazer isso, n eh? '-'

É com toda certeza. Todas as escolas do Brasil tb, sem contar as academias dos EUA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É com toda certeza. Todas as escolas do Brasil tb, sem contar as academias dos EUA.

obrigado pela informaçao

se eu fosse aluno ateh faria isso 2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra esclarecer que em momento nenhum eu afirmei que estava sendo praticado algum crime... uma prática ilegal não é necessariamente um crime! Se você estaciona em frente a uma garagem, você está praticando um ato que contraria uma lei, o Codigo de Transito, logo é uma prática ilegal, porém não se trata de um cirme.

Apesar da comparação que foi feita em relação a uniformes escolares, continuo com meu posicionamento que essa prática do Carlinhos é sim ilegal à luz das leis que disciplinam as relações de consumo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É com toda certeza. Todas as escolas do Brasil tb, sem contar as academias dos EUA.

Eu realmente duvido muito que uma decisão do PROCON seja respeitada nos EUA. E denuncia também é em diferente de ganho de causa. Quer dizer se eu denunciar o Mcdonalds por vender batata e refri junto com o sanduíche por ser venda casada o juiz vai interromper a venda no mundo todo do Mclanche feliz!!

O que a GB tem que fazer é na hora da matrícula do cara explicar que só pode o quimono vendido lá, e ter isto num contrato. Para alunos antigos teria que ter um período de transição.

Acho até possível entrarem com uma ação na justiça exigindo eleições na federação e ganhar, dependendo do estatuto ganha. Agora em relação a quimono na academia acho muito mais difícil para não dizer impossível. Se tiver algum advogado imparcial aqui pode citar os precedentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressucitando o tópico. :)

Bom... infelizmente as novas idéias do Carlinhos e a forma como isso foi implantado (ou imposto) não bateu com a realidade lá da academia.

Nisso consiste, kimonos obrigatoórios da equipe (que é o de menos), aulas de no maximo 1 hora, faixas brancas não podem fazer rola antes de 4 meses de aulas, faixa com tempo de graduação (se o cara fizer aula 1 ano 3 x por semana ele muda pra azul, pra roxa é x tempo e assim vai) e não por merecimento/desempenho, proibição de treino pra quem não for da GB (sempre temos convidados na academia), etc...

Por N fatores a academia está se desligando da GB e partindo pra alçar novos vôos (não posso dizer qual a nova equipe pois não está fechado ainda, mas posso dizer que é uma equipe de ponta atual).

Dessa forma podemos ver que tudo que é imposto não dá certo. :(

Assim que a mudança pra nova equipe for oficial eu aviso por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava na cara que isso iria acontecer...

Acredito que outras academias também irão sair fora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que discussão hein?

Sinceramente, apenas tirando o fato absurdo do ciclone ter dito que faixa branca não é gente, de resto, foi uma das discussões mais saudáveis que eu já li no fórum. É assim que se constrói o futuro do jiu jitsu: discutindo!

Quanto ao ciclone, não sou ninguém para julgar, mas ele atualmente é faixa roxa, mas e no dia em que for dar aulas? Não vai aceitar faixas brancas na academia, por que eles não são gente?

Me lembrou Adolf Hiltler, achando que apenas os alemães eram “gente” e que o resto não servia para nada. Pesado né? Mas sinceramente foi o que eu achei... um comentário preconceituoso e até racista... Talvez a maior besteira que eu li em toda minha vida....

Quanto ao Carlinhos Gracie, o que ele fez pelo jiu jitsu e o patamar ao qual ele levou o Mundial são inegáveis... A maioria das pessoas que ganham a vida com o jiu jitsu e que gostam de competir, devem alguma coisa a ele...

Mas também discordo em muitas coisas.... e que me deixam tristes de verdade, pois embora ninguém da GB admita, ele ganha muito grana nas costas do jiu jitsu...

Vamos lá:

1) REVISTA GRACIE MAG – eu particularmente não gosto desta revista e não a acho a melhor do mundo. Gosto mais da Tatame, até porque quando comprei a Gracie Mag e vi que estava pagando por várias matérias em inglês, que mal entendo, me senti um idiota... Se quer fazer uma revista pra gringo ler, ótimo, mas não venha colocar embutido na minha revista.

2) CBJJ 1 – acho um absurdo e sempre achei o fato de nunca ter ouvido falar em eleições para diretoria da CBJJ e, é de se ressaltar, de nenhuma outra Federação ou Confederação. Qualquer instituição séria do mundo tem eleições periódicas entre seus filiados, no caso os atletas que elegem quem vai cuidar da instituição.

3) CBJJ 2 –absurdo maior ainda, é que nunca vi da CBJJ ou de nenhuma outra, uma PRESTAÇÃO DE CONTAS, sobre o que foi arrecadado e sobre o que foi gasto. Toda vez que vejo um mundial, imagino o quanto de dinheiro tudo arrecadou e fico imaginando onde foi gasto ou não... Para maior transparência isso seria primordial... De repente, o Carlinhos nem ta ganhando tanto assim, mas como vou saber, já que não há prestação de contas?

4) CBJJ 3 – por fim, na minha opinião, a maior demonstração de que a CBJJ só quer saber da grana, foi o fato de ter levado o Mundial para os EUA. Vão dizer que foi pra divulgar o jiu jitsu, mas isso é balela... Inicialmente o Mundial só era no Rio... Paulistas e atletas de outros estados sempre penaram pra ir lutar lá... Depois foi pros States e de lá nunca mais saiu... Ué, pra divulgar não teria que rodar o mundo? Ou foi pra lá, porque gringo paga em doletas? Ou vão dizer que é melhor cobrar 100 reais do que 100 dólares? E mais, se o Mundial ainda fosse no Brasil, seria muito mais acessível aos gringos virem pra cá, do que pros Brasileiros irem pra lá... Afinal, este país é casa da mãe Joana e todo mundo de fora faz o que quer aqui... mas ao contrário não é assim...

5) KIMONO SÓ DA GB – Vejamos o que a legislação diz: Entende-se por venda casada, a prática comercial em que o fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço, à aquisição de outro produto ou serviço. O fornecedor quando pratica a venda casada tem por objetivo colocar, novamente, no mercado um produto ou serviço que está em baixa – ou, ainda, é possível quando ele monopoliza a venda de um determinado produto, e passa a conjugar a venda deste, à aquisição de um outro que tem similares no mercado, tornando-se, desta forma, monopolizador de dois produtos ou serviços.

Eu entendo a obrigatoriedade de se poder treinar só com kimono da GB como venda casada e isso é contra lei, mas também é inegável dizer que em qualquer escola do país, inclusive nas públicas, é obrigatório que só se estude com a camiseta da escola e ninguém fala nada de venda casada.

Acho que realmente nesse caso, deveria se haver um jogo de cintura. Tipo: alunos novos pagarão inicialmente X reais, com um preço mais em conta, o que engloba a matricula e o kimono.

Acho que o fato se obrigar a todos a usar o kimono da GB, como já foi dito, prejudica atletas patrocinados. Se um atleta da GB fechar um patrocínio com a Koral, por exemplo, como faz? Não usa kimono do patrocinador?

Por fim, o que eu levei mais em conta, é que o corte do tecido de uma marca não é igual à outra. Eu por exemplo, não gosto desta marca ou daquela por causa do corte do tecido... Ou seja, se o corte do kimono da GB não me cair bem, treino de maneira desconfortável, pois não posso nem ao mesmo usar outra marca que me satisfaz?

Acho que a melhor maneira aí seria ter que colocar patches nos kimonos, mas cada um escolhe sua marca.

6) CAMISA POR BAIXO – eu particularmente não gosto de treinar sem camisa por baixo do kimono e ainda incentivo que usem, mas não existe nada mais contraditório no mundo, do que o presidente da INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU JITSU FEDERATION proibir o uso de camiseta por baixo do kimono em campeonato e simplesmente obrigar o uso dela na academia... Ou vai me dizer que no campeonato quando o cara esfregar a teta peluda na sua cara não tem bactérias? Que elas ficaram todas na camiseta que ele tanto usou?

Acho que isso se assemelha às minhas lembranças de infância, quando minha mãe falava que fumar fazia muito mal à saúde e depois acendia um cigarrão na minha frente...

Infelizmente minhas considerações finais são:

A revista é do Carlinhos, a CBJJ e a IBJJF são do Carlinhos, a GB é do Carlinhos, então ele faz o que achar melhor. Mas acho que não é assim que funciona, porque o jiu jitsu, satisfação e bem estar tem que ser de todos e, nesse caso, de quem é da GB ou não...

MELHOR TEXTO IMPOSSÍVEL.

ASSINO EM BAIXO.

____________xxxxxx_______________

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora