MMA2015

Entrevista exclusiva com Lyoto Machida

Recommended Posts

Mas a parte do JJ eu não discordei. As palavras em japonês são uma sequência chute-soco que ele não usa mais.

Soco-soco-chute circular tb sumiu!

Fazendo uma comparação meio tosca é como se um boxer que tivesse um jab-direto bom simplesmente deixasse de usar. Como eu sou do Karatê tlvz eu pudesse chegar pra vc e dizer que ele continua usando jab e continua usando o direto, mas vc é quem ia perceber que a combinação não era mais usada e a combinação pode ser fundamental.

Essa é a questão.

Essa joelhada que cê falou é hiza geri. Tb sumiu.

Eu nunca disse que ele trocava bem na curta.

Então ele perdeu o diferencial e sobrou o lutador que ainda tem uma base boa de Karatê mas não usa mais o arsenal que usava. Não combina mais com o antes não usa mais os mesmos set ups etc.

Isso sem falar que perdeu parte do poder que tinha nas mãos! Mas isso eu não vou atribui ao treino pode ter haver com idade tb.

Acho que foi vc que comentou em outro tópico que Belfort parece outro lutador pq não confia mais nas mãos. Tlvz alguém que não entenda tanto de boxe não perceba isso que vc percebeu e apenas ache que Mousasi é mto melhor. Com Lyoto pra quem tem uma base maior no Karatê fica claro que ele mudou e mudou muito. Não quero te ofender dizendo que vc não sabe não é isso mas é que acho que essas sutileza só quem treinou msm pra saber e acho que toda arte tem isso (Valdez outro dia tava explicando uns detalhes de armlock que outro graduado não conhecia, acontece) então realmente não é pra ofender. Mas que mudou isso mudou.

Isso que cê falou das regras é o que eu falei do livro. Os caras pararam de dar brecha se bem que isso não é só pq decifraram é pq os adversários em si são bons tb. Munhoz e CB por exemplo não decifraram nada já Davis soube capitalizar em cima dos ataques do Lyoto que eu digo novamente estavam fora da sua característica).

Como excelente Karateca que ele é acho que Lyoto tinha que ter sofisticado mais as fintas e melhorado as armadilhas e não ir aprender MT com Cordeiro. Nada contra Mestre Rafael que é excelente mas não acho que esse foi o melhor caminho pro Lyoto.

Mas claro falar isso do conforto da minha casa em 2016 é fácil. Difícil era adivinha que isso não ia da certo no começo.

Como eu disse levei anos pra entender a sabedoria naquelas frases de Mestre Yoshizo.

Apesar de qqer coisa Lyoto é o lutador de MMA que eu mais admiro de todos! Não só pelo lutador mas pela pessoa.

A coisa da confiança na mão é algo subjetivo, né, é uma opinião, posso estar equivocado, claro. Mas de fato Belfort já não bate confiança como antes.

Pra mim sequência é tudo igual, mas claro, sou bem leigo quanto as particularidades técnicas do karatê, acredito em vc e agradeço o esclarecimento. Entendo e conxordo com muito do que disse.

Devo estar enganado quando disse que ele nao mudou, acredito que ele tenha mudado sim, já que deixou de usar uma serie de técnicas e realmente focou mais em outras artes.

Mas ainda sustento o meu ponto, que é o fato do Lyoto, enquanto lutador de MMA, ter brechas no jogo, e que caiu mais pq os oponentes começaram a se valer delas e evitar seua pontos fortes, o que obrigou o Lyoto a tentar mudar o jogo dele, sem sucesso, já que acabou mundo para pior em pé.

Comecaram a parar de correr em direcao ao contra-golpe, pegaram as principais fintas, comecaram a usar a movimentação mjor pra 'encurralar' ele, a esperar por ele obrigado-o a atacar, levar a luta pra curta, a quedar e explorar as falhas dele no grappling.

Lyoto era um karateca ótimo, mas se mostrou isso: como lutador de MMA, era um exímio karateca. E não dá para der só uma coisa. Hoje em día o atleta tem que ser muito bom ou exímio e bom em pelo menos duas áreas das três: trocação, clinch/transição, chão.

Concordo que ele deveria ter o investido mais no karatê ofensivo. E acho que também em defesa de queda, queda e clinch. Ele podia mesclar depois de um ataque clinch e queda. Isso cobria bons bjracos no jogo dele (evitaría a curta, mhroaria defesa de queda e cairia por cima, pontuando e senod mais fácil.pro grappling). Talvez tivesse sido mais productivo que tentar aprender a tocar na curta.

Lyoto inicial com clinch/joelhadas e cotoveladas dp muay thai e um upgrade no wrestling ou quedas de judô (ele tem essa coisa com Japão), poderia ter ido mais longe.

Acho aue ele foi pro cordeiro pra lidar com a situação que em pé ele tinha mais dificuldade, a trocação franca, trocando, mas acho que ele deveria é ter buscado recursos pra evitar e anular essa situação, e nao merfulahr de cabeça nela. Só striking não mantém.ngm.no topo muito tempo.

Enfim, boa discussão hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário.

Ele foi se reinventar treinando MT e Boxe e tentando ser mais agressivo e nessa é que ele se perdeu.

A luta com o Davis msm ele perdeu gracas a quedas que tomou atacando fora de sua característica.

A única coisa que os adversários conseguiram decifrar no jogo dele foi que se cê não ficar impaciente e atacar se expondo tem chance de levar nos pontos.

Exceção pra isso foi Jones que usou muito bem uma finta de chute pra fazer Lyoto atacar enquanto o próprio Jones é que dava o counter (Greg Jackson gênio) e o Shogás com os low kick mas o Shogas tb tomou MTA porrada naquela luta.

Discordo, parceiro. Tentar se reinventar e não conseguir só reforça o que eu disse: não soube se reinventar.

Há tempos ele não é agressivo e quando o fez, no apagar das luzes contra o Weidman, levou algum perigo. A questão é que nego já manjou o jogo dele e ele não muda o estilo. E não digo que ele tem de mudar a sua técnica (pode continuar com seu karatê top), mas tem de parar de jogar só no contra-ataque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo, parceiro. Tentar se reinventar e não conseguir só reforça o que eu disse: não soube se reinventar.

Há tempos ele não é agressivo e quando o fez, no apagar das luzes contra o Weidman, levou algum perigo. A questão é que nego já manjou o jogo dele e ele não muda o estilo. E não digo que ele tem de mudar a sua técnica (pode continuar com seu karatê top), mas tem de parar de jogar só no contra-ataque.

Eu não tinha visto seu comentário, cabrió. E olha que gosto deles e sempre os leio com atenção.

Concordo com o seu pensamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não tinha visto seu comentário, cabrió. E olha que gosto deles e sempre os leio com atenção.

Concordo com o seu pensamento.

Valeu, meu caro. Recíproco.

Inclusive num post que você falou "manga pra mim" na derrota do Belfort em pé você não estava totalmente errado, pois reconheceu a superioridade do Mousasi no kickboxing (e aparentemente foi um chute alto que abriu caminho para a vitória dele - eu digo aparentemente porque ainda não vi a luta, só os comentários aqui, estou viajando essa semana).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso. E na segunda luta o Shogas já parecia tá com um físico mai relaxado. Se o Machida tivesse lutado da forma tradicional tlvz o Shogas tivesse cansado e ele teria vencido bem.

Tô especulando isso tb pq depois o Shogas foi ladeira a baixo.

Shogun tava machucado tb...Fatalmente Lyoto cresceria a partir do segundo round, pois Shogun iria diminuir o ritmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mendonza, não acho que o Lyoto tem uma defesa de quedas ruim não. Inclusive ele tem uma base no sumô tb, lembra?

Ele até tem um chão bom. Já o viu em competições de Grapling ? Mas não foi bem adaptado ao MMA.Principalmente com as costas no Chão.

Editado por Luiz Pareto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mendonza, não acho que o Lyoto tem uma defesa de quedas ruim não. Inclusive ele tem uma base no sumô tb, lembra?

Ele até tem um chão bom. Já o viu em competições de Grapling ? Mas não foi bem adaptado ao MMA.Principalmente com as costas no Chão.

Essa coisa do sumô nunca me convenceu, lra ser sincero. Pra mim o Lyoto se defendia bem de queda pela movimentação e controle da distância, topo o AS no seu auge, mas foi começar a pegar wrestler melhores e foram quedados.

Como eu disse, no MMA, ele não mostrou a faixa preta dele.

Mas acredito que ele tenha um grapplig puro bom, seria bem mais fácil ele mostrar jogando por cima no MMA, um dos motivos que acho que ele tinha que ter investido wrestling defensivo e ofensivo. No MMA moderno, wrestling é fundamental, gostemos ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando que o tópico é do Lyoto, curtam esse Insta:

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lyoto e Gustafson mostraram o caminho das pedras para vencer o pernas de Garça Jon Jones.

É necessário ter uma boa movimentação de pernas e um boxe efetivo.

Com a movimentação o lutador escapa de pegar pisões no joelho e dedadas nos olhos e com o boxe esfacela o rosto do caneludo e pode até conseguir o nocaute, haja vista que o pernas de vassoura não tem queixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lyoto e Gustafson mostraram o caminho das pedras para vencer o pernas de Garça Jon Jones.É necessário ter uma boa movimentação de pernas e um boxe efetivo.Com a movimentação o lutador escapa de pegar pisões no joelho e dedadas nos olhos e com o boxe esfacela o rosto do caneludo e pode até conseguir o nocaute, haja vista que o pernas de vassoura não tem queixo.

Por que vc acha que ele não tem queixo?

Cara nunca foi nocauteado, knock down, knock doooown, tb não lembro de ter tomado, talvez uma bambeada contra o Lyoto, outra contra o Gusta.

E o duro é que lutadores com mais movimentação, mais rápidos e leves, geralmente têm menos punch, tanto que o Glover não encontrou muito o JJ no 8, e acho que o Antony Johnson corre o mesmo risco.

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A coisa da confiança na mão é algo subjetivo, né, é uma opinião, posso estar equivocado, claro. Mas de fato Belfort já não bate confiança como antes.

Pra mim sequência é tudo igual, mas claro, sou bem leigo quanto as particularidades técnicas do karatê, acredito em vc e agradeço o esclarecimento. Entendo e conxordo com muito do que disse.

Devo estar enganado quando disse que ele nao mudou, acredito que ele tenha mudado sim, já que deixou de usar uma serie de técnicas e realmente focou mais em outras artes.

Mas ainda sustento o meu ponto, que é o fato do Lyoto, enquanto lutador de MMA, ter brechas no jogo, e que caiu mais pq os oponentes começaram a se valer delas e evitar seua pontos fortes, o que obrigou o Lyoto a tentar mudar o jogo dele, sem sucesso, já que acabou mundo para pior em pé.

Comecaram a parar de correr em direcao ao contra-golpe, pegaram as principais fintas, comecaram a usar a movimentação mjor pra 'encurralar' ele, a esperar por ele obrigado-o a atacar, levar a luta pra curta, a quedar e explorar as falhas dele no grappling.

Lyoto era um karateca ótimo, mas se mostrou isso: como lutador de MMA, era um exímio karateca. E não dá para der só uma coisa. Hoje em día o atleta tem que ser muito bom ou exímio e bom em pelo menos duas áreas das três: trocação, clinch/transição, chão.

Concordo que ele deveria ter o investido mais no karatê ofensivo. E acho que também em defesa de queda, queda e clinch. Ele podia mesclar depois de um ataque clinch e queda. Isso cobria bons bjracos no jogo dele (evitaría a curta, mhroaria defesa de queda e cairia por cima, pontuando e senod mais fácil.pro grappling). Talvez tivesse sido mais productivo que tentar aprender a tocar na curta.

Lyoto inicial com clinch/joelhadas e cotoveladas dp muay thai e um upgrade no wrestling ou quedas de judô (ele tem essa coisa com Japão), poderia ter ido mais longe.

Acho aue ele foi pro cordeiro pra lidar com a situação que em pé ele tinha mais dificuldade, a trocação franca, trocando, mas acho que ele deveria é ter buscado recursos pra evitar e anular essa situação, e nao merfulahr de cabeça nela. Só striking não mantém.ngm.no topo muito tempo.

Enfim, boa discussão hehe

Sim concordo que tem falhas. Todo mundo tem. Até lutadores extremamente completos como GSP e DJ tem falhas.

Tem o fato tb de que o nível dos adversários foi subindo. Lyoto pegou a transição da geração de Ortiz pra de Jones.

Eu concordo com o que cê disse e acho que a base do Sumo ajudaria na transição pro wrestling. São técnicas diferentes mas uma pode diminuir a curva de aprendisado da outra.

E se era pra aprender a trocar na curta tlvz era melhor tomar aula com um grande professor de boxe como o Roach ou o Richard Pérez

Mas é o que eu disse tb depois que dá errado é fácil pra mim ser expert e dizer onde errou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o Lyoto se perdeu no momento em que abriu mão de seu jogo para fazer aquilo que os fãs queriam ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo, parceiro. Tentar se reinventar e não conseguir só reforça o que eu disse: não soube se reinventar.

Há tempos ele não é agressivo e quando o fez, no apagar das luzes contra o Weidman, levou algum perigo. A questão é que nego já manjou o jogo dele e ele não muda o estilo. E não digo que ele tem de mudar a sua técnica (pode continuar com seu karatê top), mas tem de parar de jogar só no contra-ataque.

Veja o que eu disse na discursão com Daniel.

A questão é que nem sempre ficar tentando aprender o pacote padrão do MMA (MT + Wrestling + JJ) é o caminho. Cê pode acabar sendo um pato que nada, voa e anda mas n faz nem um dos três realmente bem.

A gente tem um exemplo bom disso no Demian quando tava tentando se reinventar ficava naquele boxe sofrível tomando pau. Quando resolveu investir no que é excepcional a coisa passou a funcionar mto melhor pra ele.

Lyoto NUNCA foi agressivo como naquele luta do Weidman. Nunca foi um lutador de partir pra trocação franca e foi justamente quando mudou as características originais dele é que ficou mais fácil de ser decifrado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shogun tava machucado tb...Fatalmente Lyoto cresceria a partir do segundo round, pois Shogun iria diminuir o ritmo.

Bem lembrado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora