Entre para seguir isso  
buldog

Libório e Conan recebem faixa coral

Recommended Posts

Alm, a questão é justamente essa... se vai se contrariar a regra da CBJJ, mas quem graduou foi um grande mestre, alguem que tenha um notorio conhecimento e respeito na comunidade do jiu-jitsu, é uma coisa que acaba sendo aceito... o exemplo que você deu do Rolker é perfeito pra isso que eu to dizendo.

Eu nao acho certo dar uma faixa coral pro Rolker que tem menos tempo de jiu-jitsu que você e que outros que com certeza merecem bem mais que o Rolker e que, em alguns casos, já até cumpriram os requisitos da CBJJ, mas se foi o Helio que deu então ninguem vai contestar, ninguem vai chegar e dizer que o cara nao tem direito de usar, pois foi o Helio que deu a faixa...

Mas nao cumprir os requisitos e ainda ser graduado por alguem que nao tem respaldo dentro da comunidade do jiu-jitsu, fica complicado...

Lamenha,é exatamente este o cerne da questão,quando recebi a preta,em 81,não se tinha esta regra,a CBJJ foi criada muito tempo depois,as regras passaram à valer,mas existia um conceito que transcendia as regras,o conceito do mestre,que é o claro exemplo do Rorion e do Rolker,usei o termo errado,falei em despotismo,na verdade queria dizer nepotismo,mas Helio avaliou e quem de nós vai contrariar?As federações e Confederações contrariam esta determinação do Helio e não aceitam esta graduação de Rorion e de Rolker,até porque são dirigidas por filhos de Carlos que foram relegados ao segundo plano na visão de Helio após a morte de Carlos seu irmão.Mas voltando a concepção de mestre esta visão era importante em uma graduação posterior a faixa preta pois este avaliaria a performance de um faixa preta como professor e como atleta competidor.Como as desavenças na família Gracie promoveram uma cisão na mesma,todos diretamente ligados à eles ficamos um pouco órfãos,hoje com a morte de Rolls,Carlos,Carlson e Helio,temos em seus filhos as referências necessárias para se avaliar.Eu sou fruto de uma academia Gracie que não existe mais,me reporto ao Robson,presidente da federação de jj do Rio e filho(vivo) mais velho de Carlos,Helio foi meu professor e mestre mas desde muitos anos estava afastado em seu auto-exílio em Itaipava deixando seu legado na mão de seus filhos,sendo que estes estão fora do páís há muitos anos:

Rorion desde o final da década de 70(foi meu professor junto com Rolls).

Relson está no Havaí desde os anos 80(início)

Rickson está fora do Brasil desde 1988,retornou à pouco mas tem sido visto mais fora do Brasil cuidando de seus negócios e da carreira de seu filho Kron.

Royler foi em definitivo para os EUA,lutou no e pelo jj muito por aqui,teve grandes vitórias,formou muita gente,foi-se.

Robin está em Barcelona,não teve uma carreira de lutador conhecida.

Royce foi embora para os EUA com 17 anos,todos sabemos sua história.

Roker...

Infelizmente Carlson faleceu de forma prematura,aos 72 anos para a família Gracie ainda era jovem,foi-se o maior formador de gerações de bons lutadores de jj e um cara normal da família,um cara acessível e uma referência histórica.

Carlinhos um bom professor,empresário e político do meio do jj.

Outros...

Cabe a uma análise de regras e de uma avliação de um mestre,ou um colegiado de antigos professores,incluídos aí nomes como os Barreto,Chico Mansour,Pedro Hemetério,os Gracies antigos e ativos,enfim nomes que componham um conselho para avaliar estas graduações.Como um homem como Ricardo Delariva pode ser designado para faixa coral?Tem bons serviços como Professor e formador?Tem uma folha corrida de competições e sucesso nelas?Tem tempo de faixa preta para ter esta graduação?Tudo isso balanceado o fazem como um verdadeiro e competente indvíduo para ser alçado a faixa coral,mas antes dele o Rickson tem que receber a faixa para fazer a fila andar.Quanto ao Libório,somente depois de nomes como Ricardo,Pederneiras e outros poderia-se estudar a faixa coral para ele,quanto ao Conan eu nada posso afirmar.

Abraço Lamenha,

Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com sua avaliação Alm, o que você relatou aqui tem todo o sentido... entretanto acho que quanto menos existir o subjetivismo nas graduações, mais claras ficam as coisas e mais organizado fica o esporte.

E quanto à questão da cisão dentro da familia, realmente isso é um fato que tem muito a ver com esse lance das graduações, pois um mestre como o Helio jamais iria se submeter a regras de uma entidade para graduar os alunos que ele achava que mereciam uma determinada faixa. Aì vem o lance... a federação do Rio era comandada pelo Robson, que ajudou a fundar a CBJJ e botou o Carlinhos como presidente, foram criadas regras, foram alteradas regras, e nesse meio tempo os requisitos para graduação acabaram sendo alterados mais de uma vez... e claro que mestres como Carlson e Helio nao iriam se limitar de graduar seus alunos por conta disso.

Aí tem aqueles que se submetem às regras da CBJJ, outros não ligam pra tais regras... cada um tem seus motivos para seguir ou não essas regras, mas acho que deve sim existir um padrão, os criterios podem ser objetivos (como tempo de graduação, numero de faixas pretas formados, etc.) e tambem criterios subjetivos (aí entraria o colegiado a que você se refere), mas o que precisa haver com certeza é uma definição, e não permanecer essas graduações totalmente sem parametros.

Como o topico começou falando do Liborio, como ja disse antes tenho grande respeito e admiração por ele, e não acho que ele seja indigno de receber tal faixa... mas da maneira como foi feita a coisa (criterio totalmente subjetivo e graduação dada por um mestre sem grande expressão no meio) fica complicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo com sua avaliação Alm, o que você relatou aqui tem todo o sentido... entretanto acho que quanto menos existir o subjetivismo nas graduações, mais claras ficam as coisas e mais organizado fica o esporte.

E quanto à questão da cisão dentro da familia, realmente isso é um fato que tem muito a ver com esse lance das graduações, pois um mestre como o Helio jamais iria se submeter a regras de uma entidade para graduar os alunos que ele achava que mereciam uma determinada faixa. Aì vem o lance... a federação do Rio era comandada pelo Robson, que ajudou a fundar a CBJJ e botou o Carlinhos como presidente, foram criadas regras, foram alteradas regras, e nesse meio tempo os requisitos para graduação acabaram sendo alterados mais de uma vez... e claro que mestres como Carlson e Helio nao iriam se limitar de graduar seus alunos por conta disso.

Aí tem aqueles que se submetem às regras da CBJJ, outros não ligam pra tais regras... cada um tem seus motivos para seguir ou não essas regras, mas acho que deve sim existir um padrão, os criterios podem ser objetivos (como tempo de graduação, numero de faixas pretas formados, etc.) e tambem criterios subjetivos (aí entraria o colegiado a que você se refere), mas o que precisa haver com certeza é uma definição, e não permanecer essas graduações totalmente sem parametros.

Como o topico começou falando do Liborio, como ja disse antes tenho grande respeito e admiração por ele, e não acho que ele seja indigno de receber tal faixa... mas da maneira como foi feita a coisa (criterio totalmente subjetivo e graduação dada por um mestre sem grande expressão no meio) fica complicado.

Perfeita sua análise,

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra deixar clara a diferença da minha posição para a de vcs: pra mim não importa o critério, quem deu ou quem recebeu a faixa vermelha ou coral... Acho que se o cara é faixa-preta acabou, não precisa ficar inventando mais nada... Ele chegou no topo (dentro de suas próprias limitações - não é o caso de comparar um lutador com outro). Para mim, as faixas vermelhas e coral surgiram pela necessidade de alguns de ser diferentes dos demais, que apareceu na popularização do JJ... Por acaso um faixa vermelha deve ser mais respeitado do que um preta ?

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só pra deixar clara a diferença da minha posição para a de vcs: pra mim não importa o critério, quem deu ou quem recebeu a faixa vermelha ou coral... Acho que se o cara é faixa-preta acabou, não precisa ficar inventando mais nada... Ele chegou no topo (dentro de suas próprias limitações - não é o caso de comparar um lutador com outro). Para mim, as faixas vermelhas e coral surgiram pela necessidade de alguns de ser diferentes dos demais, que apareceu na popularização do JJ... Por acaso um faixa vermelha deve ser mais respeitado do que um preta ?

Abs

Outras artes marciais de origem japonesa, como o Judo e o Karate, já tinham as faixas coral e vermelha. Acho que veio daí, e não tenho nada contra. Acho que faz sentido diferenciar um sujeito com anos e anos dedicados à arte de alguém que se graduou preta semana passada. Lógico que o mais importante quando você entra numa academia é conhecer o mestre. O que você já ouviu falar dele vai te dar muito mais credenciais do que qualquer coisa. Mas como nem sempre se pode conhecer, a faixa coral tem o seu valor.

É justamente nisso que eu estranho. Quem sou eu para julgar o valor do Libório, como competidor e como professor. MAs se existe uma regra, ela deveria ser seguida.

Liborio ainda vai... Conan entregou a luta pro Sakuraba (segundo o Robson Gracie disse no programa Herois do Ring) Foi pra cadeia por trafico de drogas... (Saiu em tudo que e jornal)... sei-la, seria melhor dar essa faixa pro De La Riva, ou pro Bustamante...

O Robson fala umas merdas de vez em quando. Não acho que ele tenha entregue a luta pro Sakuraba. A arbitragem foi esquisita, mas o Saku foi muito melhor do que o Conan jamais chegou perto de ser. E alguns lutadores, sabe-se lá por que, acham mais 'honroso" falar que entregaram ao invés de admitir que perderam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é uma palhaçada, sinceramente, o Liborio tinha que recusar isso...quanto ao Conan, nem comento tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Outras artes marciais de origem japonesa, como o Judo e o Karate, já tinham as faixas coral e vermelha. Acho que veio daí, e não tenho nada contra. Acho que faz sentido diferenciar um sujeito com anos e anos dedicados à arte de alguém que se graduou preta semana passada. Lógico que o mais importante quando você entra numa academia é conhecer o mestre. O que você já ouviu falar dele vai te dar muito mais credenciais do que qualquer coisa. Mas como nem sempre se pode conhecer, a faixa coral tem o seu valor.

É justamente nisso que eu estranho. Quem sou eu para julgar o valor do Libório, como competidor e como professor. MAs se existe uma regra, ela deveria ser seguida.

O Robson fala umas merdas de vez em quando. Não acho que ele tenha entregue a luta pro Sakuraba. A arbitragem foi esquisita, mas o Saku foi muito melhor do que o Conan jamais chegou perto de ser. E alguns lutadores, sabe-se lá por que, acham mais 'honroso" falar que entregaram ao invés de admitir que perderam.

O que é comentado nas internas é que o Conan entregou a luta...se é verdade eu ja n sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que é comentado nas internas é que o Conan entregou a luta...se é verdade eu ja n sei.

Eu até diria que o Conan foi prejudicado pela arbitragem, mas dai a entregar a luta...sei lá. Lembra que o Conan estava vencendo por TKO, mas por pressão da torcida, organizadores, sei lá quem...foi reiniciada, e o japonês simplesmente arrasou o brasileiro.

Tinha uma época que lutador de Jiu Jitsu simplesmente não admitia que perdia,e rolavam várias histórias desse tipo. Mas o fato é que o Sakuraba teve uma carreira brilhante e venceu 4 Gracies, que podem ter seus defeitos, mas eu não acredito que venderiam uma luta. Por outro lado, Conan...quem é ele mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai meu Mestre é faixa Coral desde 1991, recebeu a faixa quando foi instituido e dado a faixa como Honraria e assim foi selecionado os precursores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, sempre que leio Conan, me vem isso a cabeça...

conan.jpg

Será que é porque a relevancia dele no Jiujitsu não representa o merecimento da Faixa Coral?

E outra, Mestre Índio? NUNCA OUVI FALAR.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o mestre indio era lutador de vale tudo da velha guarda, no tempo do Waldemar Santana, Carlson Gracie,...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu teria vergonha de usar esta faixa se fosse o Conan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Absurda a graduação!

Mas o que rola de alguns pegarem e outros não (não estou falando que é este o caso)...

É que mtos pretas não se importam com os graus e acabam ficando atrasados na graduação, o Rickson é um exemplo claro... ELe nunca correu atrás dos graus, daí ele esta atrasadão.

Outros não correm atrás dos graus pq é uma NOTA p vc pegar os graus... e grana é foda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma coisa é certa.. PROSTITUIRAM AS FAIXAS NO JJ

vou comprar uma faixa preta pra mim hoje..

o caso do Conan é foda..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso