Entre para seguir isso  
saroe

entrevista sergio cunha

Recommended Posts

Sérgio Cunha sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 18:00:01 Por Eduardo Ferreira

Um dos maiores treinadores de Muay Thai no Brasil, que já treinou casca-grossas como Rodrigo “Minotauro”, Maurício “Shogun”, Murilo “Ninja”, Anderson Silva, Wanderlei Silva, Paulão Filho, Rogério “Minotouro”, entre outros, Sérgio Cunha ganhou um desafio novo há oito meses: preparar BJ Penn, campeão dos leves do UFC, para suas lutas no evento. Direto do Havaí, Cunha bateu um papo com a TATAME sobre os treinos do casca-grossa e prevê uma vitória do pupilo na luta contra George St. Pierre (UFC 94), falou sobre sua adaptação no Havaí, as derrotas de Minotauro e Wanderlei, sua relação com a BTT e a vitória de Toquinho no UFC 93.

Como surgiu a oportunidade de treinar o BJ Penn?

Fui convidado para treinar ele e toda sua equipe aqui no Havaí através de um grande amigo em comum. A equipe tem vários grandes lutadores e estou ajudando ele na preparação para esta luta (contra Georges St. Pierre) há oito meses.

Como foi a sua adaptação no Havaí?

A adaptação foi muito boa, o lugar é muito bom, bonito demais e com o clima muito parecido com o do Brasil. Foi muito tranqüilo, com minha família junto comigo, uma experiência muito bacana.

Depois que saiu de Curitiba, você foi treinar no Japão, voltou para o Brasil e agora está no Havaí. Qual a diferença entre o Japão e o Havaí?

Não tem comparação, Havaí é outra coisa. O povoe muito legal, fiz grandes amigos aqui, um povo parecido com o brasileiro na forma de vida, e a comunicação é mais fácil. O clima, calor, praia e qualidade de vida são parecidos com o do Brasil e isso faz a diferença. Se você está cansado e estressado, vai na praia dar um mergulho no mar, pega um sol, dá uma renovada. Sempre tem um amigo, um churrasco, é outra coisa, sem comparação com o Japão.

Como foi a sua saída da BTT?

Na verdade eu não saí da BTT, ainda tenho um vínculo muito forte com a equipe. Recebi o convite para vir aqui fazer esse trabalho e vim, mas ainda me considero, e o Murilo também, da (Brazilian) Top Team. Nosso vínculo é muito forte com todos os atletas da BTT. Vim fazer um trabalho extra, mas sempre vou estar na BTT. Quando for ao Brasil, vou à Top Team, treinando, dando aula...

Você, que já treinou o Toquinho na BTT, o que está achando do seu trabalho no UFC?

O Toquinho está no caminho certo, ganhando experiência internacional. Isso é, para ele, um mundo novo, sair do Brasil, conhecer outros países, ver que é diferente... Sempre existe um choque para qualquer ser humano, um choque positivo, e ele está muito bem, só lutou com casca-grossas e lutou bem. Ele lutou com muita gente experiente, não pegou nenhuma luta fácil, essa é a realidade. Tenho certeza que ele vai muito longe, estará entre os tops da categoria muito rápido. É questão de tempo e de se sentir bem... Quando ele se sentir confortável, isso se tornar uma rotina, continuar melhorando seu jogo e estiver completo, Toquinho vai mostrar quem é. Ele já mostrou que tem coração, raça e futuro.

O Toquinho tem um jogo de chão como carro chefe. Você acha que falta ainda trabalhar a parte de trocação e um pouco da ansiedade?

Tenho certeza de que ele vai melhorar muito. Ele é muito talentoso e dedicado, um atleta que tem vontade de aprender e aprende rápido, não falta treino... Ele já está com o Boxe melhor, chuta bem, é só questão de se sentir confortável e se tornará um lutador completo. Ele tem todas as condições de chegar no título, mas tem que fazer mais lutas, pegar mais experiência.

Como foi a preparação do BJ Penn para essa luta? Qual a estratégia?

Esses oito meses de trabalho foram muito bons, com dois treinos diários. Montamos um plano para essa luta, a estratégia é encurtar a distância e neutralizar o St. Pierre, que chuta muito bem, tem um jogo forte de cotovelada. A prioridade é jogar em pé, na curta distancia, boxe, joelhada e cotovelada. Naturalmente, se ele tiver a chance de derrubar e fazer seu jogo ele fará, mas vai em busca de nocaute ou finalização o tempo todo.

A luta será de cinco rounds. Como está o gás do BJ para essa luta?

Tudo pode acontecer nessa luta. São dois grandes lutadores, tops do mundo, mas é uma luta que pode ter cinco rounds ou não. O BJ está preparado para cinco rounds, fisicamente muito bem, bem treinado e acredito que a luta será muito completa. Aqui nos Estados Unidos todo mundo fala do estilo dos dois, que o GSP é um bom wrestler, considerado o melhor do UFC, e que o BJ tem um chão fenomenal, um Boxe muito bom e KickBoxing também... Essa luta não vai ser parada. Pelo que conheço do BJ, o atleta que ele é, eles vão e pegar na porrada e pode ser que acabe no primeiro ou segundo rounds. Sou 100% BJ.

Como é sua relação com o BJ?

Vivi com o cara aqui por oito meses, ele é extremamente querido, bacana, um ser humano maravilhoso, ótimo atleta. Ele se dedicou bastante para essa luta, se preparou e me trata como Mestre... É diferente. Foi muito positivo... Cansativo, mas isso me dá muito prazer.

Você treinou o Wanderlei Silva por muito tempo na Chute Boxe. O que você acha que está faltando no jogo dele?

Acho que o Wanderlei está fazendo a coisa errada. Wanderlei tem que lutar Muay Thai, ele não é lutador de Boxe, ele tem que fazer seu Muay Thai, a sua origem, como lutava no começo da carreira, soltando chute, joelhada, ‘clinchando’. Ele tem um jogo de chão muito bom, o ground and pound, é muito forte, tem vigor físico, tem que usar suas habilidades. Mas o fator fundamental nisso é que ele tem que ter um treinador, uma pessoa que conheça ele, tenha convivido com ele. É impossível com uma pessoa que treinou com ele por dois ou três meses e esteja no córner dele. Ele precisa de um treinador que entenda de MMA; Ele tem que ter um professor de Wrestling e Boxe, mas precisa de um head coach, um principal... Acho que essa é sua maior falha.

Você também treinou o Minotauro por muitos anos na BTT. O que achou da sua derrota no UFC 92?

O Minotauro é o seguinte... Já treinei com ele e conheço suas qualidades. Ele tem que fazer o seu jogo. Todo mundo sabe o jogo do Minotauro, ele é disparado o melhor lutador de Jiu-Jitsu para MMA, só tem qualidades. Quando o ajudei na preparação para a segunda luta contra o Josh Barnett, passei uma estratégia dele bater muito no cara em pé e não parar no chão, não dar chance de raspar, nada. Ele teve um trabalho perfeito em pé, foi traçada uma estratégia correta pra ele, estudando o adversário, um trabalho que um treinador tem que fazer. O Rodrigo tem que soltar o jogo dele em pé, não só o Boxe, usar o clinch e botar pra baixo. Esse é o jogo do Minotauro, ele é finalizador. Jogar as porradas no clinch, aproveitar a distância, botar pra baixo e finalizar. O jogo dele não é ficar de longe tentando boxear, tem que encurtar e derrubar. Já treinei ele e conheço seu jogo, tem muitas qualidades, é maravilhoso, mas tem que ter um pouco de tranqüilidade e paz antes das lutas. Ele tem um coração muito bom e as pessoas o procuram e ele tenta ajudar e acaba perdendo o foco da luta, fica preocupado com outras coisas e acaba não pensando no treino, isso acaba atrapalhando sua performance como atleta.

Fonte Tatame

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exelente entrevista...

So alguns comentario.: ** O Bj pode até ser um cara legal, mas que é soberbo pra caramba, isto é... por isto sempre irei torcer por sua derrota. Q ele é um exelente lutador, não se discute. ** Quanto ao Wandeco, concordo com o Sergio, ele ta mudando suas origens, e deveria trabalar o clinch da mesma forma que o Anderson Silva, q leva o Muai Thai como carro chefe.. ** Concordo com o Sergio tbm quanto ao Minota. O minota tem um bom boxe, mas não se pode confiar no boxe dele uma vez que ele tem um chão fenomenal. Tem que levar para a área dele, que é o Jiu Jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante a entrevista... e esclarecedora em alguns pontos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente! Alto nível o Sérgio Cunha.

Na torcida para o BJ parece q ele vai ficar focadíssimo.

Quanto aos comentários, disse tudo, conhece o Wand e o Minota, concordo com ele, os dois estão fazendo o jogo errado e fugindo de suas origens. Ótima entrevista!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sérgio Cunha é um dos melhores professores de Muay Thai do Brasil, talvez o melhor professor formado na Chute Boxe.

Já trabalhou com vários dos melhores atletas do mundo, sem contar a experiência internacional.

Está trilhando seu caminho e construindo uma carreira vitoriosa no esporte.

Torço para que ele continue tendo esse sucesso na carreira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Sergio tem um nivel de MT fenomenal..

tem muita gente por aqui que deveria colcar no Cunha, esse cara sabe muito..

otima entrevista..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você treinou o Wanderlei Silva por muito tempo na Chute Boxe. O que você acha que está faltando no jogo dele?

Acho que o Wanderlei está fazendo a coisa errada. Wanderlei tem que lutar Muay Thai, ele não é lutador de Boxe, ele tem que fazer seu Muay Thai, a sua origem, como lutava no começo da carreira, soltando chute, joelhada, ‘clinchando’. Ele tem um jogo de chão muito bom, o ground and pound, é muito forte, tem vigor físico, tem que usar suas habilidades. Mas o fator fundamental nisso é que ele tem que ter um treinador, uma pessoa que conheça ele, tenha convivido com ele. É impossível com uma pessoa que treinou com ele por dois ou três meses e esteja no córner dele. Ele precisa de um treinador que entenda de MMA; Ele tem que ter um professor de Wrestling e Boxe, mas precisa de um head coach, um principal... Acho que essa é sua maior falha.

Falou Tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você treinou o Wanderlei Silva por muito tempo na Chute Boxe. O que você acha que está faltando no jogo dele?

Acho que o Wanderlei está fazendo a coisa errada. Wanderlei tem que lutar Muay Thai, ele não é lutador de Boxe, ele tem que fazer seu Muay Thai, a sua origem, como lutava no começo da carreira, soltando chute, joelhada, ‘clinchando’. Ele tem um jogo de chão muito bom, o ground and pound, é muito forte, tem vigor físico, tem que usar suas habilidades. Mas o fator fundamental nisso é que ele tem que ter um treinador, uma pessoa que conheça ele, tenha convivido com ele. É impossível com uma pessoa que treinou com ele por dois ou três meses e esteja no córner dele. Ele precisa de um treinador que entenda de MMA; Ele tem que ter um professor de Wrestling e Boxe, mas precisa de um head coach, um principal... Acho que essa é sua maior falha.

Você também treinou o Minotauro por muitos anos na BTT. O que achou da sua derrota no UFC 92?

O Minotauro é o seguinte... Já treinei com ele e conheço suas qualidades. Ele tem que fazer o seu jogo. Todo mundo sabe o jogo do Minotauro, ele é disparado o melhor lutador de Jiu-Jitsu para MMA, só tem qualidades. Quando o ajudei na preparação para a segunda luta contra o Josh Barnett, passei uma estratégia dele bater muito no cara em pé e não parar no chão, não dar chance de raspar, nada. Ele teve um trabalho perfeito em pé, foi traçada uma estratégia correta pra ele, estudando o adversário, um trabalho que um treinador tem que fazer. O Rodrigo tem que soltar o jogo dele em pé, não só o Boxe, usar o clinch e botar pra baixo. Esse é o jogo do Minotauro, ele é finalizador. Jogar as porradas no clinch, aproveitar a distância, botar pra baixo e finalizar. O jogo dele não é ficar de longe tentando boxear, tem que encurtar e derrubar. Já treinei ele e conheço seu jogo, tem muitas qualidades, é maravilhoso, mas tem que ter um pouco de tranqüilidade e paz antes das lutas. Ele tem um coração muito bom e as pessoas o procuram e ele tenta ajudar e acaba perdendo o foco da luta, fica preocupado com outras coisas e acaba não pensando no treino, isso acaba atrapalhando sua performance como atleta.

Ponto de vista perfeito em relacao aos dois, principalmente em relacao ao Wand. Ele pode ter os melhores de Wrestling, Boxe, BJJ, mas tem que ter como carro chefe as suas origens que e o Muay Thay e precisa pra ontem de um head coach. Nomes como Shawn Tompinks da Extreme Couture e o proprio Sergio Cunha que o conhece bem seriam boas sugestoes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sérgio Cunha sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 18:00:01 Por Eduardo Ferreira

Como é sua relação com o BJ?

me trata como Mestre... É diferente. Foi muito positivo... Cansativo, mas isso me dá muito prazer.

Você treinou o Wanderlei Silva por muito tempo na Chute Boxe. O que você acha que está faltando no jogo dele?

Acho que o Wanderlei está fazendo a coisa errada. Wanderlei tem que lutar Muay Thai ele não é lutador de Boxe, ele tem que fazer seu Muay Thai, a sua origem, como lutava no começo da carreira, soltando chute, joelhada, ‘clinchando’.,

Mas o fator fundamental nisso é que ele tem que ter um treinador, uma pessoa que conheça ele, tenha convivido com ele. É impossível com uma pessoa que treinou com ele por dois ou três meses e esteja no córner dele. Ele precisa de um treinador que entenda de MMA; Ele tem que ter um professor de Wrestling e Boxe, mas precisa de um head coach, um principal... Acho que essa é sua maior falha.

Gosto muito desse tipo de relação q ele relata sobre o tratamento do BJ em relação a ele ... Acho muito produtivo ... Acho q é dos fundamentos das artes marciais e q não pode se perder ...

Q analise fodastica sobre o Wand ... porra incrivel ... perfeito

Muito legal essa entrevista hein .... Gostei demais !!!! Deu prazer de ler !!!!

Sem mentira, sem palhaçada, sem firula, sem hipocresia !!! Ta de parabens !!!

Ahhhhhhhhhhh e mais uma coisa !!!!!!!! Muita gente considera o BJ o melhor lutador p4p certo !!! O cara ta treinando com quem ????? Toda vez q um brasileiro tem um mal resultado, o pessoal diz q é pq ta treinando com brasileiros e que tem q ir procurar os gringos, ir pra Holanda, pra Tailandia, pra pqp !!!! Ai ó ! Pra quem quiser ver !!! Toma na lata !!!!

Editado por chavedefogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Luciano Andrade

Tudo bem q eu não falo c/ ele há uns 7 anos, mas treinei jj durante muito tempo c/ o BJ e garanto a vcs q ele não é NADA daquilo q costumamos ver na mídia.

O BJ q eu conheci sempre foi um cara muito tranquilo, gente boa e humilde.

Pode ser q ele tenha mudado, mas, p/ mim, é tudo gênero p/ mídia (mkt).

Abs,

Luciano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso