Entre para seguir isso  
NEGO DÁGUA

A origem da luta livre segundo o Mestre João Ricardo

Recommended Posts

Jah fiz de jiu jitsu e judô e a muito tempo muay Thay... Tô querendo aprender um pouco de luta livre. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 4/2/2024 at 12:15 PM, Moicano79 disse:

Jah fiz de jiu jitsu e judô e a muito tempo muay Thay... Tô querendo aprender um pouco de luta livre. 

Eu sempre tive esta vontade tbm, até porque no jj sempre gostei mais do treino sem kimono e da parte de quedas. Já fui atrás até de Sambo mas LL não tem aqui em Curitiba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, João P disse:

Eu sempre tive esta vontade tbm, até porque no jj sempre gostei mais do treino sem kimono e da parte de quedas. Já fui atrás até de Sambo mas LL não tem aqui em Curitiba.

Estranho pq a luta livre em si me parece que até mais popular com o nome de sub ou no gi .

Quando  fazia jiu jitsu  o dia de sem quimono era que uma  galera gostava a menos técnica  principalmente  .

Dizem que o pano é  fundamental  mas sei lá o Gordon  só treina sem pano e hj nomes como Fábio  Gurgel falam que essa soberania  só o Rickson  tinha na modalidade  , nem o Roger teve .

Obs: todos até o Gordon citam o Roger como o Pelé do Jiu jitsu, dizem que até hj ele com 42 anos finaliza todos com ou sem quimono 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Estranho pq a luta livre em si me parece que até mais popular com o nome de sub ou no gi .

Quando  fazia jiu jitsu  o dia de sem quimono era que uma  galera gostava a menos técnica  principalmente  .

Dizem que o pano é  fundamental  mas sei lá o Gordon  só treina sem pano e hj nomes como Fábio  Gurgel falam que essa soberania  só o Rickson  tinha na modalidade  , nem o Roger teve .

Obs: todos até o Gordon citam o Roger como o Pelé do Jiu jitsu, dizem que até hj ele com 42 anos finaliza todos com ou sem quimono 

É que vc pegou a história depois do ADCC que popularizou o treino sem kimono no jj...década de 80, 90 tinha uma rivalidade muito forte e JJ era uma coisa, LL era outra, era bem diferente o treino, os golpes que cada arte prezava, na essência era a mesma coisa, na prática era bem diferente...depois a coisa foi se misturando, os campeonatos de no gi cresceram no meio do JJ e as técnicas foram se misturando mas tenho vontade de treinar LL pra ficar mais afiado em guilhotina, chaves de pé, joelho, calcanhar, cervical, a parte de quedas tbm sem kimono...curiosidade mesmo, por mais que o JJ tenha incorporado tudo isso a dinâmica de treino ainda é do jj mais tradicional com guarda, armlock, triângulo, estrangulamento, etc. Talvez nestas academias mais modernas nos EUA já não seja mas aqui ainda prevalece o JJ mais tradicional. Eu não entendo que este jj seja ruim, pelo contrário, já se mostrou mais eficiente mas tenho curiosidade marcial no treino de LL mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, João P disse:

É que vc pegou a história depois do ADCC que popularizou o treino sem kimono no jj...década de 80, 90 tinha uma rivalidade muito forte e JJ era uma coisa, LL era outra, era bem diferente o treino, os golpes que cada arte prezava, na essência era a mesma coisa, na prática era bem diferente...depois a coisa foi se misturando, os campeonatos de no gi cresceram no meio do JJ e as técnicas foram se misturando mas tenho vontade de treinar LL pra ficar mais afiado em guilhotina, chaves de pé, joelho, calcanhar, cervical, a parte de quedas tbm sem kimono...curiosidade mesmo, por mais que o JJ tenha incorporado tudo isso a dinâmica de treino ainda é do jj mais tradicional com guarda, armlock, triângulo, estrangulamento, etc. Talvez nestas academias mais modernas nos EUA já não seja mas aqui ainda prevalece o JJ mais tradicional. Eu não entendo que este jj seja ruim, pelo contrário, já se mostrou mais eficiente mas tenho curiosidade marcial no treino de LL mesmo.

Meio estranho mesmo.

Lembro que muito karateca do shotokan  é  espantado como a arte ficou desvalorizada , depois  do Lyoto  que recebeu o devido respeito  mas mesmo assim vivemos no mundo onde o kyokushin  é  o estilo mas respeitado  de karatê, até pelas demonstrações dr força, quebramento  d pedra, taco de beiseball , resistência  a receber golpes  na região  do tórax e pernas e apesar de toda ciência  ser contra eu digo chuta ums perna  " calejada" que toda ciência  se quebra completamente. 

A história  se desconstrói  de uma maneira  muito fácil  , na verdade  década de 30 a 50 a luta era extremamente  valorizada era o esporte do Brasil  até a copa de 1958 existiam colinas nos principais  jornais, campeonatos  brasileiros  de capoeira  , pega um idoso ele teme um capoeirista  como o Diabo treme a cruz .. porque cresceu com isso em jornais e rádios. 

Sobre o jiu jitsu  e luta livre eram  co irmãs tinha campeonatos  do nada acabou , o Judo  teve organização  pelas olimpíadas  na o jiu jiu-jitsu  deve tudo ao Carlos  Gracie  Jr que fez o mundial  , brasileiro  ,pan que todos criticaram. 

Já a luta livre não  tinha nem campeonato ficaram restritos  a vale tudo  e mesmo assim sumiram e os que ficaram migraram para o jiu jitsu. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou ver qdo chegar em casa. Lembro que o Alonso tentou tirar essa info do mestre leitão, e ele explicou de forma muito complicada. Sem falar que o áudio tava ruim tbm. Eu fiquei mais perdido ainda.

salvo engano o João Ricardo era aluno do leitão. E muito confuso isso. Pq seria legal ter isso “oficial” até para termos outra arte marcial do Brasil, além da capoeira (sem contar indígena)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

Vou ver qdo chegar em casa. Lembro que o Alonso tentou tirar essa info do mestre leitão, e ele explicou de forma muito complicada. Sem falar que o áudio tava ruim tbm. Eu fiquei mais perdido ainda.

salvo engano o João Ricardo era aluno do leitão. E muito confuso isso. Pq seria legal ter isso “oficial” até para termos outra arte marcial do Brasil, além da capoeira (sem contar indígena)

Veja como vc definir o que  verdade de maneira 100% é  altamente  difícil  .

É  uma história  recente com testemunhas  vivas e cada um tem sua versão 

 

O mestre Leitao me pareceu político, ao não  querer trazer para si o mérito da Luta livre.

Claramente  não  tiveram  uma ligação  com o Tatu que foi campeão  mundial  de  luta livre americana ( o Brasil  era um Polo de luta no mundo e luta livre americana era o vale tudo).

O Leitao disse que era do judô e tirou o quimono e treinou com um e com outro que tinha o Sinhozinho da capoeira  que fazia luta livre e que tinha um pessoal do nordeste  que aprenderam por lá  alguma alunos do George Gracie  vc ver que na verdade  era muito  auto didatismo.

O Leitao ate disse a luta livre nasceu com o homem.

Me parece que  o Dudu trouxe a luta livre dos EUA aprendeu lá o Catch aa catch e misturou com  algo como judô e jiu jitsu  daqui .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso