Ultimate Fighter

Jiu-jitsu para defesa pessoal - Demian Maia

Recommended Posts

Já tiveram muitos tópicos sobre o tema, inclusive sobre qual arte marcial seria melhor para se defender em caso de agressões na rua (sem armas).

Geralmente a s respostas variam, tem gente que acha que é o boxe, outros o Muay thay, wrestling, jiu-jitsu.

Mas sempre vejo muitos comentários de gente até entendida de luta questionando a eficiência do Jiu-jitsu por achar erroneamente que o jiu-jitsu só se desenvolve/resolve no chão, mas não é bem assim, eu nunca consegui achar as palavras certas pra explicar isso, mas esse vídeo do Demian conseguiu traduzir o que meu meu cérebro já sabia e não conseguia em palavras.

https://www.instagram.com/reel/C0SrAr1O4lQ/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Editado por Ultimate Fighter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, JJ caiu muito na questão de self defense.

chega ao ponto de sermos zuados, até pelos Simpsons. O cara chama pra briga e joga no chão pedindo pro adversário cair dentro!

eu ainda acho que pra briga de rua, melhor combinação é boxe com judô. A questão do boxe de golpe de encontro é caminhar para trás golpeando. E a base do judô pra nao chegar um ze mane e te derrubar, qdo vc está lutando com outro. E muito difícil derrubar judoca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, NOCAUTE! disse:

chega ao ponto de sermos zuados, até pelos Simpsons. O cara chama pra briga e joga no chão pedindo pro adversário cair dentro!

😄 Pior que e' isso mesmo...😄

3 horas atrás, NOCAUTE! disse:

melhor combinação é boxe com judô. A questão do boxe de golpe de encontro é caminhar para trás golpeando. E a base do judô pra nao chegar um ze mane e te derrubar, qdo vc está lutando com outro. E muito difícil derrubar judoca.

Perfeito, 

 Para mim o principio de Defesa pessoal ou melhor protecao pessoal (com ou sem auxilio de equalizadores/armas) involve primeiramente evitar o confronto.

Logo, nao e' brigar na rua por motivo futil.

Mas se for necessario um confronto fisico,  desconectar o mais rapido possivel,  evitando ao maximo uma luta corporal prolongada devido aos riscos envolvidos, principalmente em pessoas menores ou em desvantagem fisica e ir para o chao somente em ultimo caso (ainda assim tentar cair por cima).

Para o caso de "maos vazias" que voce e o Demian falou , gosto mais da combinacao Karate/Boxe com base de Judo/Greco Roman, mas tudo fundamentado no boxing para rapidez na reacao. Mas o boxing tem de ser muito refinado pela pratica.

E o Judo tambem tem de ser muito bem treinado. Queda no Judo tambem tem um elemento de "striking" principalmente se jogar no chao duro. Quem sabe jogar o adversario no chao bem ou se defender de quedas contundentes, ja tem vantagens no corpo-a-corpo. 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que toda arte marcial ajuda.

Mas vou na contra mão dos amigos, no meu caso em particular, o jiu-jitsu sozinho já me tirou de situações perigosas, sem precisar ir para o chão.

Por sinal, um lutador de jiu-jitsu que não quer brigar é pior que um bagre ensaboado, vc tenta pegar, dobrar, torcer o cara e ele se desvencilhar de tudo, todas as pegadas, da cambalhota rolando e saindo nas suas costas, etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuo achando o jiu-jitsu extremamente importante, quando se fala em DEFESA PESSOAL.

Eu digo por experiência própria, já participei, quando mais novo, de diversas brigas de rua, e nas oportunidades que foram eu contra um, sem tumulto generalizado ou covardias, pude me sair muito bem. Hoje, os jovens estão acreditando muito no esporte (leia-se artes marciais), algumas estão se profissionalizando, o MMA cresceu bastante, então virou uma profissão... Desta forma, muitos já sabem se defender desde moleque, fato que não era corriqueiro há 15 ou 20 anos atrás, então vemos homens/adolescentes mais bem preparados nas ruas, mas o jiu-jitsu ainda é uma arte marcial bastante procurada, e como os Gracie já falaram, hoje todos sabem jiu-jitsu... 

Eu continuo apostando que em um confronto de artes marciais, o jiu-jitsu ainda é a melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu brigando na rua, não quero embolar com alguém pra vir um e pé chutar no chão ou até esfaquear. Mano a mano, numa briga justa, JJ e bem superior ainda.

mas em situação de rua, com crocodilagem e vários. Boxe com base anti quedas e melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JJ e' para situacoes bem especificas como falaram acima. Mas se treinado com foco em defesa pessoal ainda se torna um diferencial. Porem por estrategia nao ir para o chao ainda e' a melhor saida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom ver que os próprios mestres de jiu-jitsu já se atentaram pra isso e estão apertando os alunos nas academias.

Esse é um reels do mestre Cristiano Marcelo postado pelo Royce Gracie no seu story se Instagram.

Imagine só se Cristiano Marcelo, Royce, Renzo, Rickson e mais uma porrada de mestres que já estão com a vida ganha resolvessem voltar ao Brasil, com o intuito de ajudar os mestres que já estão por aqui a formar campeões brasileiros, tanto no pano quanto na "porrada"

https://www.instagram.com/reel/C0hjyRyJw-O/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Editado por Ultimate Fighter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/5/2023 at 5:38 PM, Gurkha disse:

JJ e' para situacoes bem especificas como falaram acima. Mas se treinado com foco em defesa pessoal ainda se torna um diferencial. Porem por estrategia nao ir para o chao ainda e' a melhor saida.

aprendi isso desde as minhas primeiras aulas de JJ

Rrua é selva. Optar de levar pro chão onde tudo pode acontecer vindo de terceiros, é de um risco absurdo

mas claro que saber JJ te dar uma segurança pq vc pode terminar la embolado com algum maluco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, pipo disse:

aprendi isso desde as minhas primeiras aulas de JJ

Rrua é selva. Optar de levar pro chão onde tudo pode acontecer vindo de terceiros, é de um risco absurdo

mas claro que saber JJ te dar uma segurança pq vc pode terminar la embolado com algum maluco

Esse papo de crocodilagem existe mas é raro por incrível que pareça, moro em uma região de SP onde tem muito crackudo, as vezes até ando no meio deles, já presenciei brigas e tumulto entre eles e quando dois se pegam, até eles gritam "SÓ OS DOIS", "deixa eles", aí é uma gritaria, xingo pra lá, xingo pra cá, mas ninguém se mete e no final cada um vai pro seu canto.

Mas é meio que mito achar que levar um cara pro chão tá arriscado ser pego desprevenido por um terceiro ou quarto , se for pensar assim, um trocador tbm não seria tão eficiente, pq enquanto ele bate em um, está focado nele, mas e os outros agressores em volta? Ou vcs acham que trocador na rua é igual ao Van Damme dos filmes onde basta um chute pro maluco voar e cair desmaiado? Se vários caras quiserem pegar  o trocador por trás na porrada ou derrubar pra bater, quero ver como ele vai se levantar tendo um ogro dando gravata de porteiro e mais 5 ou 6 chutando duas costelas.

Vamos desmistificar a crença de que Jiu-jiteiro depende de levar a luta para o chão pra obter sucesso, primeiro que em briga de rua nenhum lutador de jiu-jitsu leva pro chão pra trabalhar uma passagem de guarda, estabilizar no cem quilos e estudar a possibilidade de uma montada, pois isso leva tempo e na rua não dá pra ser assim,  a maioria derruba o agressor, geralmente com uma baiana, um passa pé, e continua de pé, no máximo bota um joelho na barriga pra desferir um soco, mas sempre olhando para os lados pra ver se não tem ninguém vindo na crocodilagem.

 

Editado por Ultimate Fighter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

Esse papo de crocodilagem existe mas é raro por incrível que pareça, moro em uma região de SP onde tem muito crackudo, as vezes até ando no meio deles, já presenciei brigas e tumulto entre eles e quando dois se pegam, até eles gritam "SÓ OS DOIS", "deixa eles", aí é uma gritaria, xingo pra lá, xingo pra cá, mas ninguém se mete e no final cada um vai pro seu canto.

Mas é meio que mito achar que levar um cara pro chão tá arriscado ser pego desprevenido por um terceiro ou quarto , se for pensar assim, um trocador tbm não seria tão eficiente, pq enquanto ele bate em um, está focado nele, mas e os outros agressores em volta? Ou vcs acham que trocador na rua é igual ao Van Damme dos filmes onde basta um chute pro maluco voar e cair desmaiado? Se vários caras quiserem pegar  o trocador por trás na porrada ou derrubar pra bater, quero ver como ele vai se levantar tendo um ogro dando gravata de porteiro e mais 5 ou 6 chutando duas costelas.

Vamos desmistificar a crença de que Jiu-jiteiro depende de levar a luta para o chão pra obter sucesso, primeiro que em briga de rua nenhum lutador de jiu-jitsu leva pro chão pra trabalhar uma passagem de guarda, estabilizar no cem quilos e estudar a possibilidade de uma montada, pois isso leva tempo e na rua não dá pra ser assim,  a maioria derruba o agressor, geralmente com uma baiana, um passa pé, e continua de pé, no máximo bota um joelho na barriga pra desferir um soco, mas sempre olhando para os lados pra ver se não tem ninguém vindo na crocodilagem.

 

por onde eu ando e oq eu já vivi, eu já cansei de ver cadeiradas, garrafadas, chutes, de um bocado de gente que não tava envolvido de cara na confusão

mas tenho muita certeza que tenho muito mais segurança no dia dia por saber Jiu Jitsu. Jamais vou falar que não serve ou é perigoso pra luta de rua. Muito pelo contrário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/8/2023 at 3:19 AM, pipo disse:

aprendi isso desde as minhas primeiras aulas de JJ

Rrua é selva. Optar de levar pro chão onde tudo pode acontecer vindo de terceiros, é de um risco absurdo

mas claro que saber JJ te dar uma segurança pq vc pode terminar la embolado com algum maluco

E' bem por ai mesmo. JJ nao resolve tudo, mas te da confianca para muitas situacoes de um adversario mesmo. Gosto do Relson nesse ponto direto e sem rodeios. No Judo a coisa demora anos, boxe te da resultados rapidos tambem.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora