Entre para seguir isso  
pipo

As 5 maiores guerras do peso-galo na história do MMA, classificadas

Recommended Posts

 

 

 
 
Dan-Toms-All-Time-Wars-Bantamweight-Thumb.jpg?w=1000&h=600&crop=1
E Tom 
 
4 de agosto de 2023 12h45 ET
 

A divisão do peso galo, definida pelas regras unificadas do MMA através da Association of Boxing Commissions (ABC) , é constituída por lutadores que pesam entre 126 e 135 libras.

Antes de o Conselho de Controle Atlético do Estado de Nova Jersey se encarregar da regulamentação do MMA em 2001, organizações como o UFC costumavam se referir à sua divisão dos leves como peso galo (que foi introduzido no UFC 26). Este, no entanto, foi um período de curta duração, uma vez que o UFC realinhou suas categorias de peso no UFC 31, que viu a primeira luta oficial da promoção até 155 libras.

No Japão, organizações como o Shooto estavam entre as primeiras a formar uma categoria de peso para até 135 libras, que classificaram como pena. Desde o início dos anos 2000, o Shooto conseguiu produzir campeões notáveis, de Masakatsu Ueda a Kyoji Horguchi.

Na América do Norte, organizações como o WEC e o King of the Cage estavam fazendo sua parte para ajudar a criar essas classes de peso mais leve no início dos anos 2000 - embora o KOTC classificasse tecnicamente seus pesos-galo como pesos-mosca devido às suas estruturas de divisão.

O WEC, em particular, obteve verdadeiro sucesso no peso-galo graças, em grande parte, a nomes como Miguel Torres e Dominick Cruz. Na verdade, a organização com sede na Califórnia era tão quente que acabou sendo absorvida pelo UFC em 2010, que então adotou suas categorias de peso e lutadores mais leves.

Desde então, o peso galo só cresceu e merece ser celebrado como uma das melhores divisões do MMA.

Com isso em mente, achei que seria divertido homenagear a categoria de peso listando minhas cinco maiores batalhas de peso galo de todos os tempos.

Como de costume, essas listas refletem meus gostos e preconceitos pessoais e não pretendem servir como autoridade máxima. Dito isso, sinto muito fortemente não apenas por minha lista, mas também por minhas menções honrosas no final - que são mais do que fortes o suficiente para servir como seus cinco primeiros.

Então, sem mais delongas…

Nº 5: Dominick Cruz x Demetrious Johnson no UFC on Versus 6 (1º de outubro de 2011)

Alcançar o 5º lugar é um favorito pessoal do catálogo de Dominick Cruz , que não aparece com a frequência que deveria.

Embora Demetrious Johnson não fosse o peso-por-peso que os fãs (instruídos) o conhecem como hoje, Johnson era um peso-galo em rápida ascensão em uma sequência de quatro lutas que incluía nomes lendários como Norifumi “Kid” Yamamoto e Miguel Torres.

 

 

Apesar de Cruz ser conhecido por sua velocidade, Johnson foi um dos primeiros lutadores a sempre dar um salto sobre ele nesse departamento. Na verdade, Johnson se saiu muito melhor do que o creditado em estrofes de golpes nas primeiras partes da luta - sem dúvida ganhando alguns rounds se julgado sob os critérios de hoje.

 

 

Dito isso, Cruz, sempre o campeão, foi capaz de se ajustar com inteligência ao longo da reta, fazendo uma das performances de grappling mais pesadas de sua carreira (quase fechando o show com finalizações em várias ocasiões).

Felizmente para Johnson, esta foi sua última luta no UFC até 135 libras desde que a organização iniciou sua divisão peso mosca no ano seguinte.

 

Quando. 4: LC Davis derrotou. Hideo Tokoro no Bellator 135 (27 de março de 2015)

lc-davis-hideo-tokoro-bellator-135.jpg

LC Davis x Hideo Tokoro

Falando em lutas que ninguém fala o suficiente, o Bellator ganha um lugar firme nesta lista graças a um banger que marcou entre LC Davis e Hideo Tokoro .

É difícil articular esta batalha melhor do que Jimmy Smith faz no vídeo acima, mas esta guerra de três rounds teve quase todos os movimentos que você poderia pedir.

Quer estejamos falando de ganchos de salto em tesoura voadores para joelhos voadores ou cotovelos giratórios e dentes quebrados, essa luta teve de tudo.

A agressão sem remorso de Tokoro realmente ajudou a levar essa batalha a um ponto de ebulição, elogiando a propensão de Davis de contra-atacar como um canhoto. Esta vitória muito disputada rendeu a Davis um título ao lado de Joe Warren, mas também acabou sendo a última vitória de sua carreira profissional.

 

No. 3: Dominick Cruz vs. Urijah Faber 2 at UFC 132 (July 2, 2011)

urijah-faber-dominick-cruz-ufc-132-ap.jp

Dominick Cruz vs. Urijah Faber, UFC 132

Mesmo que eu já tenha dado uma das minhas lutas favoritas de Cruz representação adequada nesta lista, eu seria negligente se deixasse de fora um clássico de sua série com Urijah Faber .

Faber, que era o garoto-propaganda do WEC no peso pena (divisão em que venceu Cruz), caiu com sucesso para o peso galo depois de não conseguir reconquistar o título contra José Aldo no WEC 48. E no UFC 132, o destino seria trazer esses dois rivais amargos de volta para outra luta pelo título.

 

 

A luta foi muito mais competitiva do que alguns dos scorecards podem indicar (já que, novamente, esta é outra luta que poderia ser pontuada de maneira diferente se fosse classificada sob o olhar dos critérios de hoje).

Faber conseguiu acertar os golpes mais fortes dentro e fora dos intervalos, mas Cruz foi capaz de ajustar o trecho estendendo combinações e lançando um ataque mais dinâmico para avançar nos números.

Eles se enfrentariam pela última vez no UFC 199, mas esta revanche é a melhor oferta da série pelo meu dinheiro.

 

Saber. 2: Magomedov vs. Magomedov Peter Yan 1 em ACB 32 (26 de março de 2016)

Magomed-Magomedov-vs.-Petr-Yan-ACB-32.jp

Embora eu normalmente mantenha minhas seleções de hipster nos lugares mais baixos da lista, não pude deixar de recompensar o ritmo insano e as mudanças de posição que ocorreram entre Magomed Magomedov e Petr Yan no ACB 32.

 

 

Para mim, essa luta entre Magomedov e Yan parecia Forrest Griffin da ACB contra Stephan Bonnar.

Passei de assistir MMA russo casualmente na minha linha do tempo em um sábado de manhã a perder o café da manhã só para poder contar a todos sobre essa luta incrível que estava assistindo.

Apesar de ter apenas cinco lutas profissionais de MMA em seu nome, Yan se viu em uma luta pelo título contra 11-0 Magomedov que ele provavelmente perderia. Felizmente para Yan e para os fãs de luta, o lutador russo subiu para a ocasião com sua mudança de trocação e estilo de judô.

Ambos foram capazes de acertar quedas impressionantes e tentativas de finalização, mas o controle das costas de Magomedov deve ter realmente impressionado dois dos três juízes, já que o lutador do Daguestão tomou uma polêmica decisão dividida para ganhar o título vago do peso-galo de ACB.

Magomedov e Yan tiveram uma revanche divertida e cheia de tática no ACB 57, mas eu sugiro fortemente que você assista novamente à primeira luta deles, se ainda não o fez.

 

Nº 1: Miguel Torres x Yoshiro Maeda no WEC 34 (1º de junho de 2008)

Miguel-Torres-vs.-Yoshiro-Maeda-WEC-34.j

Chegar em primeiro lugar é um clássico de todos os tempos do WEC entre Miguel Torres e Yoshiro Maeda .

Torres não é mencionado o suficiente nas conversas sobre grandes nomes do peso galo, mas o nativo de East Chicago, Indiana, não muito longe de Chicago, foi um dos primeiros competidores de MMA a ser realmente considerado um dos melhores lutadores peso por peso.

 

 

O termo, é claro, vem do boxe e foi criado para esclarecer as habilidades possuídas pelas classes de peso mais leve. E para quem assistiu Torres lutar em seu auge, o homem definitivamente fez justiça ao termo com seu estilo de luta diversificado e perigoso.

O WEC 34 foi a primeira defesa de título de Torres com a promoção da Califórnia, e ele fez dupla com um perigoso canhoto japonês em Maeda.

Para quem se lembra dessa era do MMA, minhas lutas estilísticas favoritas eram “boxe/judô” versus “muay thai/jiu-jitsu”.

Semelhante a lutas como Carlos Condit x Hiromitsu Muira, o estilista de muay thai e jiu-jitsu normalmente ameaça com mais ameaças de finalização, enquanto o estilista de judô e boxe luta muito para controlar o ritmo ou mudar a posição. E no caso de Torres-Maeda, conseguimos toda a fumaça estilística com um acessório bônus de sangue ruim que acabou equivalendo a três rodadas de loucura.

Essa luta é tão boa que você nem vai se incomodar com o final.

 

Menções honrosas

tj-dillashaw-renan-barao-ufc-1732.jpg

TJ Dillashaw x TJ Dillashaw Renan Barão

• TJ Dillashaw x Renan Barao 1 no UFC 173
• Miguel Torres x Takeya Mizugaki no WEC 40
• Brad Pickett x Thomas Almeida no UFC 189
• Cory Sandhagen x Petr Yan no UFC 267
• John Lineker x Francisco Rivera no UFC 191

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faltou barão vs michael mcdonald e a maior de todas, tj vs. cruz

Editado por bigby

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa divisão tem muita luta boa

Os caras lutam até o final pela falta de poder de nocaute. Pra mim, a luta mais foda que eu vi foi essa Faber vs Cruz 2, nessa divisão.

Foi um lutão. Cruz era monstro demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes do Miguel Torres ficar pra trás, era insano. 

Lembro do Carlson querendo casá-lo contra o Aldo (a versão assassina), tentando negociar com a Dedé. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Último Imperador disse:

Antes do Miguel Torres ficar pra trás, era insano. 

Lembro do Carlson querendo casá-lo contra o Aldo (a versão assassina), tentando negociar com a Dedé. 

tinha esquecido do Miguel. Por onde ele ainda?

o moleque era sinistro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, pipo disse:

tinha esquecido do Miguel. Por onde ele ainda?

o moleque era sinistro

Carlson dizia que se fosse do peso do Fedor mataria o Russo. 

Pipo o Carlson  não  era bem um formador né? Muitos falam  que ele daca ums toques..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso