Michel Santos MMA

Artes marciais usadas no MMA

Recommended Posts

2 horas atrás, rivvithead disse:

O muay thai tem uma série de quedas e rasteiras que seriam bem vindas no MMA, por serem movimentos simples e em geral bem escondidos.

Ótimas técnicas. Deveriam explorar mais. Pensei no Khabib, que usa tipos variados de queda. Se no grappling ele já é bom, imagine se ele afiasse mais a trocação e também usasse as técnicas que você mostrou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recentemente, encontrei um interessante documentário que o estilo Garça teria dado origem ao Wing Chun e o próprio Karatê. Mas está em chinês e a legenda em inglês. Achei convincente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

O Thompson ainda é um atleta de alto nível, estava vencendo o Pettis (que também tem um estilo empolgante de se ver). Perdi a conta de quantas vezes eu vi os nocautes dele. O estilo dele é Kyokushin mesmo? É dito que o RW pratica Hapkido, mas tudo o que sei sobre a modalidade é que ela inclui chaves e torções, e o Steven Seagal também é praticante, fora o Aikido e supostamente Wing Chun. Mas eu já vi vídeos do Tony Ferguson treinando Wing Chun no famoso boneco de madeira e até usou uma de suas técnicas na luta contra o Pettis, e até o Joe Rogan percebeu e ficou surpreso; Rory Mcdonald usou outra técnica de Wing Chun para se defender dos socos do Woodley. Até alguns dos chutes do Jon Jones também se encontram nessa modalidade.

Hapkido é quase que uma expansão do Taekwondo, tem praticamente o mesmo repertório de chutes mas também combina torções, quedas estrangulamentos e algo de chão. O Taekwondo perdeu muito da essência desde que virou esporte olímpico, passou a ser quase que uma esgrima de pernas, o hapkido por sua vez é bem completo em termos de repertório, a meu ver é uma boa base para MMA que você pode afiar as especificidades reforçando com outras lutas.

 

15 horas atrás, rivvithead disse:

A base do muay thai ela não é totalmente frontal, ela é mais frontal que as de TKD e Karate sim, mas não é totalmente frontal, o boxe menos ainda.

O problema da base lateral é ao meu entender, um prato cheio pra levar low kicks e isso simplesmente minar a sua movimentação. Só ver a luta do rick roufus vs changpuek, aonde roufus simplesmente teve toda a sua movimentação comprometida quando changpuek passou a acertar os low kicks.

A partir do momento que ele achou a distância, dominou a luta até com facilidade vencendo por nocaute com chutes nas pernas. Essa foi inclusive a mesma estratégia que o Shogun usou contra o Lyoto na primeira luta a qual, para muitos, ele ganhou.

 

É um caminho que funciona com lutadores mais passivos, a meu ver, mas da própria base lateral há vários contra ataques possíveis ou movimentos que potencialmente inibem low kicks, o Thompson por exemplo utiliza muito bem o chute lateral, inclusive contra wrestlers, foi o que ele usou para minar o Hendricks, lutadores mais explosivos podem te acertar na cabeça tirando a perna do caminho, fora que, se você se movimenta bem lateralmente, e não apenas para frente e para trás não é tão fácil de acertar low kicks.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Rucci disse:

Hapkido é quase que uma expansão do Taekwondo, tem praticamente o mesmo repertório de chutes mas também combina torções, quedas estrangulamentos e algo de chão. O Taekwondo perdeu muito da essência desde que virou esporte olímpico, passou a ser quase que uma esgrima de pernas, o hapkido por sua vez é bem completo em termos de repertório, a meu ver é uma boa base para MMA que você pode afiar as especificidades reforçando com outras lutas.

 

É um caminho que funciona com lutadores mais passivos, a meu ver, mas da própria base lateral há vários contra ataques possíveis ou movimentos que potencialmente inibem low kicks, o Thompson por exemplo utiliza muito bem o chute lateral, inclusive contra wrestlers, foi o que ele usou para minar o Hendricks, lutadores mais explosivos podem te acertar na cabeça tirando a perna do caminho, fora que, se você se movimenta bem lateralmente, e não apenas para frente e para trás não é tão fácil de acertar low kicks.
 

Mas cara, Rick Roufus estava longe de ser um lutador passivo, esse é o problema. Além de não ter que se preocupar com quedas naquela ocasião.

Outro que lutava mais lateralmente, vindo do TKD era Hector Pena, que perdeu da mesma forma contra Ramon Dekkers.

No papel sempre tem mtos ataques possíveis e muita coisa que pode se fazer, mas é mais difícil do que parece. Alguns low kicks bem recebidos e sua movimentação já fica comprometida, e não é só chute na coxa, tem chute na panturrilha e chute na parte de trás do joelho. E é muito fácil acertar chutes nessas áreas, principalmente se o cara ajuda ficando na lateral.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Rucci disse:

O Taekwondo perdeu muito da essência desde que virou esporte olímpico, passou a ser quase que uma esgrima de pernas, o hapkido por sua vez é bem completo em termos de repertório, a meu ver é uma boa base para MMA que você pode afiar as especificidades reforçando com outras lutas

Como exatamente isso é possível? Admito aqui que gostaria muito de aprender artes marciais para lutar MMA. Nos meus 27 anos, já treinei algumas poucas modalidades, incluindo MMA, mas nenhuma por muito tempo. Moro em Sergipe, onde por exemplo, não tem Karatê Kyokushin, mas já encontrei Hapkido. Como o Whitaker usa o Hapkido no MMA? Pela movimentação, acho ele mais parecido com um carateca.

 

3 horas atrás, Rucci disse:

o Thompson por exemplo utiliza muito bem o chute lateral, inclusive contra wrestlers, foi o que ele usou para minar o Hendricks

Lembro que o Joe Rogan comparou o chute lateral dele a um jab por ser muito rápido.

 

1 hora atrás, rivvithead disse:

Alguns low kicks bem recebidos e sua movimentação já fica comprometida, e não é só chute na coxa, tem chute na panturrilha e chute na parte de trás do joelho. E é muito fácil acertar chutes nessas áreas, principalmente se o cara ajuda ficando na lateral.

Uriah Faber que o diga...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Rose Namajunas também pratica Karatê? É a impressão que eu tenho quando vejo a movimentação dela. Na época que ela se tornou campeã, teve alguém aqui que disse ter percebido que a Rose levou a Joanna a knockdown com a mesma sequência. Em que aspectos vocês diriam o estilo dela se difere do Joanna, Cyborg ou Amanda, por exemplo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, rivvithead disse:

Mas cara, Rick Roufus estava longe de ser um lutador passivo, esse é o problema. Além de não ter que se preocupar com quedas naquela ocasião.

Outro que lutava mais lateralmente, vindo do TKD era Hector Pena, que perdeu da mesma forma contra Ramon Dekkers.

No papel sempre tem mtos ataques possíveis e muita coisa que pode se fazer, mas é mais difícil do que parece. Alguns low kicks bem recebidos e sua movimentação já fica comprometida, e não é só chute na coxa, tem chute na panturrilha e chute na parte de trás do joelho. E é muito fácil acertar chutes nessas áreas, principalmente se o cara ajuda ficando na lateral.

O Roufus foi um gênio, estava ganhando a luta contra o Tailandês. Perdeu pq realmente ele não sabia o que eram os chutes baixos do MT.

Contra o Bob Kaman também foram 2 lutas de gigantes. Dois gênios.

Eu não sei se é tão mais difícil defender chutes circulares adotando postura lateral, ou se é questão de adaptação ao jogo.

Já viu campeonato de Savate? Tem os chutes laterais que o Jon Jones gosta de aplicar (apesar de, pela potência do chute, deva este ter vindo do Wing Chun) e tem os circulares, não vejo dificuldades na defesa/esquiva dos circulares pelo pessoal do Savate.

Quanto a postura lateral, a do Boxe hoje em dia está bem lateralizada, alguns lutadores são mestres em se posicionar na lateral, outros ficam a poucos ângulos de uma postura igual a do taekwondo. E vejo um pessoal no MMA atual que está ficando bem lateralizado, mais como a postura do boxe inglês do que com a postura do taekwondo ou karate tradicional.

Thompson não luta Kyokusin, a postura dele é bem Shotokan, bem lateral, o Kyo já tem uma postura derivada dos enfrentamentos da década de 50 e 60, entre o pessoal do Karate e de outras artes marciais, em que os karatecas saíam, via de regra, bem machucados quando enfrentavam o pessoal do MT.

Bom, é isso, peguei um pouco de cada post que vi e espero ter agregado algo. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Como exatamente isso é possível? Admito aqui que gostaria muito de aprender artes marciais para lutar MMA. Nos meus 27 anos, já treinei algumas poucas modalidades, incluindo MMA, mas nenhuma por muito tempo. Moro em Sergipe, onde por exemplo, não tem Karatê Kyokushin, mas já encontrei Hapkido. Como o Whitaker usa o Hapkido no MMA? Pela movimentação, acho ele mais parecido com um carateca.

 

Lembro que o Joe Rogan comparou o chute lateral dele a um jab por ser muito rápido.

 

Uriah Faber que o diga...

Pq não treina Thai com Reno Fraga?

Excelente treinador de muay Thai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Loucus disse:

O Roufus foi um gênio, estava ganhando a luta contra o Tailandês. Perdeu pq realmente ele não sabia o que eram os chutes baixos do MT.

Contra o Bob Kaman também foram 2 lutas de gigantes. Dois gênios.

Eu não sei se é tão mais difícil defender chutes circulares adotando postura lateral, ou se é questão de adaptação ao jogo.

Já viu campeonato de Savate? Tem os chutes laterais que o Jon Jones gosta de aplicar (apesar de, pela potência do chute, deva este ter vindo do Wing Chun) e tem os circulares, não vejo dificuldades na defesa/esquiva dos circulares pelo pessoal do Savate.

Quanto a postura lateral, a do Boxe hoje em dia está bem lateralizada, alguns lutadores são mestres em se posicionar na lateral, outros ficam a poucos ângulos de uma postura igual a do taekwondo. E vejo um pessoal no MMA atual que está ficando bem lateralizado, mais como a postura do boxe inglês do que com a postura do taekwondo ou karate tradicional.

Thompson não luta Kyokusin, a postura dele é bem Shotokan, bem lateral, o Kyo já tem uma postura derivada dos enfrentamentos da década de 50 e 60, entre o pessoal do Karate e de outras artes marciais, em que os karatecas saíam, via de regra, bem machucados quando enfrentavam o pessoal do MT.

Bom, é isso, peguei um pouco de cada post que vi e espero ter agregado algo. Abraços.

Ótimo post.

A postura lateral facilita pegar lugares que são vitais pra andar, parte de dentro de joelho e panturrilha.

Pra defender como conhecemos, canela com canela, a postura mais frontal  (mas não totalmente) exige menos movimento também, é só vc levantar a perna com a ponta do pé para fora, já lateralmente além de levantar, você tem que fazer mais movimentos como jogar o joelho para fora e movimentar o quadril para que a perna fique na posição de defesa do low kick.

O problema da postura frontal é que se vc ficar muito de frente, seu corpo vira alvo mais fácil, a melhor postura que ja me passaram foi a parte de cima meio lateral igual um boxer, e as pernas um pouco frontais. 

Em uma luta se eu visse a pessoa bem lateralizada, eu não pensaria duas vezes em acertar principalmente a panturrilha.

 

Não sei se deu pra entender algumas coisas com meu post, se a gente estivesse ao vivo seria mto fácil demonstrar rs, algumas coisas são difíceis se expressar com palavras apenas.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/2/2019 at 9:37 AM, rivvithead disse:

É que poucos são oriundos do muay thai mesmo. Fiz seminário uma vez com o Adailton Freitas, e ele ensinou uma queda simples, que se aplica quando o oponente dá um chute frontal. Eficiente, simples por não precisar de muitos movimentos e surpreendente. Nunca vimos e nem veremos a longo prazo quedas do muay thai no UFC. O muay thai tradicional ele tem mta ferramenta, é uma parada diferente mesmo.

Peça na movimentação pra mim.

Mas é um luta bem ampla em pé porém a pontuação eu não gosto e nem dinâmica da luta em si mas adoro os fundamentos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, rivvithead disse:

Mas cara, Rick Roufus estava longe de ser um lutador passivo, esse é o problema. Além de não ter que se preocupar com quedas naquela ocasião.

Outro que lutava mais lateralmente, vindo do TKD era Hector Pena, que perdeu da mesma forma contra Ramon Dekkers.

No papel sempre tem mtos ataques possíveis e muita coisa que pode se fazer, mas é mais difícil do que parece. Alguns low kicks bem recebidos e sua movimentação já fica comprometida, e não é só chute na coxa, tem chute na panturrilha e chute na parte de trás do joelho. E é muito fácil acertar chutes nessas áreas, principalmente se o cara ajuda ficando na lateral.

O fato do cara vir do Taekwondo não significa necessariamente que ele vai ajustar o seu jogo da melhor maneira, aí entram outros fatores, QI, experiência e a própria forma com que o atleta se movimenta a partir da base que a arte marcial o possibilita. Aliás, isso é algo que vale para qualquer arte marcial.

Para quem joga numa postura mais de contra golpes, por exemplo a explosão é muito comum para  interceptar ataques. Um movimento muito comum no Taekwondo para defender chute laterais, independente do alvo, é avançar socando cabeça ou o corpo e isso pode ser feito se movendo para frente ou em diagonal (Thompson usa muito esse tipo de movimentação para atacar de ângulos inesperados). Chutes laterais também são uma possibilidade, mas em todo caso é uma questão de timing. Como eu disse, a possibilidade existe, já se o atleta é apto a aplicá-la são outros quinhentos.

A base frontal não me agrada porque deixa muitas aberturas para ganchos e golpes no corpo e também não te protege dos low kicks, se você enfrenta um cara preciso essas aberturas podem ser fatais. outro problema que vejo é que ela limita a suas opções de movimentação, fazendo com que você fique mais plantado, o que te torna um alvo mais fácil.

Essa luta que você citou também se desenrolou em um contexto de regras do kickboxing, né? O contexto é um pouco parecido com a crítica que eu fiz ao Taekwondo esportivo moderno, muitas limitações de movimentos por conta das regras. Te confesso que sempre detestei esse aspecto em relação aos torneios de kickboxing, acaba fugindo muito da realidade de uma luta sem regras.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Pq não treina Thai com Reno Fraga?

Excelente treinador de muay Thai

Muito obrigado pela dica, Nego!

 

15 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Peça na movimentação pra mim.

Mas é um luta bem ampla em pé porém a pontuação eu não gosto e nem dinâmica da luta em si mas adoro os fundamentos!!

Verdade, o estilo tailandês é mais plantado e o praticante se acostuma a suportar duros golpes e buscar o nocaute o mais rápido possível, como no Kyokushin. O estilo holandês foi influenciado pelo boxe ocidental. Quem diria que pela década de 20, seria possível ver um atleta de 70 kg enfrentar um oponente de 100 kg... Também acho o Muay Thai muito versátil, e eu pratiquei por cerca de um ano e até cheguei a competir, e foi exatamente no dia seguinte ao evento em que o Shogun foi derrotado pelo Jones. Me lembro que quando eu estava na praça com membros de várias escolas conversando, e como eu ainda não sabia o resultado da luta, perguntei a um membro da minha equipe se ele já sabia. Ele disse que não sabia, mas achava que o Shogun tinha pedido porque ele apanhou por todo o primeiro round, que foi o único que ele conseguiu ver. Me doeu muito ver aquele massacre, foi uma das derrotas brasileiras que mais me doeram. Jones também tem um Muay Thai afiado, como se o estilo dele fosse basicamente Muay Thai/Kickboxing + Wrestling + Jiu-Jitsu. Na época da luta contra o Rashad Evans, compartilharam estatísticas em que um dos fatores era precisão de quedas, em que Jones superava Evans em dobro ou triplo.

Além do Thai, também acho o Muay Boran interessante, mas ele parece ser pouco difundido aqui no Brasil. Não é sem razão que ele que ser lapidado (assim como o Funakoshi lapidou o Karatê), até porque se um cara com má intenção já tem acesso ao Muay Thai ou Jiu-Jitsu, por exemplo, imagine o Muay Boran, que é ainda mais perigoso...

Loucus, não cheguei a ver campeonatos de Savate, mas já vi algumas demonstrações e confirmo o que você disse sobre Jones usar chutes que também estão no Wing Chun. Tanto o Ferguson como o Spider já treinaram no boneco de madeira e usaram técnicas no 8. Além disso, AS também treinou como Dan Inosanto, discípulo do Bruce Lee.

Então se o estilo do Thompson é Shotokan, a diferença dele para o Lyoto é apenas que o primeiro é mais agressivo, e o segundo espera demais para atacar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Michel Santos MMA disse:

Como exatamente isso é possível? Admito aqui que gostaria muito de aprender artes marciais para lutar MMA. Nos meus 27 anos, já treinei algumas poucas modalidades, incluindo MMA, mas nenhuma por muito tempo. Moro em Sergipe, onde por exemplo, não tem Karatê Kyokushin, mas já encontrei Hapkido. Como o Whitaker usa o Hapkido no MMA? Pela movimentação, acho ele mais parecido com um carateca.

 

Lembro que o Joe Rogan comparou o chute lateral dele a um jab por ser muito rápido.

 

Uriah Faber que o diga...

As regras dos torneios Taekwondo foram mudadas para ser aceito como esporte olímpico, muita coisa foi suavizada, me lembro que quando eu pratiquei, a partir de 1996, existiam basicamente duas federações princippais, a WTF e a ITF, pratiquei nas regras da primeira sendo que a segunda eu me lembro de se comentar que as regras eram mais parecidas com as do caratê ou full contact. Eu nunca gostei das regras de competição do Taekwondo WTF, sempre achei que limitava muito o uso em um contexto mais realístico.
O Hapkido te dá uma base genérica que pega um pouco de cada área, tem todos os chutes do Taekwondo (as duas artes tem a mesma origem), tem torções, projeções e treino de chão com chaves e imobilizações, mas não tem um único foco como o jiu nas chaves ou o taekwondo nos chutes, de modo que eu considero como uma boa luta para se aprender os fundamentos que podem ser reforçados por lutas que são mais especializadas.
No taekwondo você se habitua a chutar e recolher muito rapidamente, os treinos também visam muito a parte de resistência física trabalhando bem cardio e flexibilidade. 
Você falou do Whitaker, não acho que seja coincidência o fato dele não ser quedado tão facilmente, obviamente que atletas de MMA treinam de tudo um pouco, mas o Hapkido já te dá uma boa base em todos os fundamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Rucci disse:

O Hapkido te dá uma base genérica que pega um pouco de cada área, tem todos os chutes do Taekwondo (as duas artes tem a mesma origem), tem torções, projeções e treino de chão com chaves e imobilizações, mas não tem um único foco como o jiu nas chaves ou o taekwondo nos chutes, de modo que eu considero como uma boa luta para se aprender os fundamentos que podem ser reforçados por lutas que são mais especializadas.

Boa explicação. Pelo que vi, o Hapkido ensina um pouco de trocação e um pouco de grappling. E o Whitaker usa muito os chutes.

O Thompson pode não ser do Kyokushin, mas o GSP é, não é? Dizem que ele aprendeu para se defender do bullying. O canadense é estrategista nato, como JJ

 

8 horas atrás, Rucci disse:

Você falou do Whitaker, não acho que seja coincidência o fato dele não ser quedado tão facilmente, obviamente que atletas de MMA treinam de tudo um pouco, mas o Hapkido já te dá uma boa base em todos os fundamentos.

Romero que o diga... Realmente o Hapkido fornece uma boa base.s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora