Shaun

José Aldo revela como sua estratégia frustou Frankie Edgar no UFC 200

Recommended Posts

Aldo venceu um lutador muito melhor que o McGregor.

Qualquer um é muito melhor que McGregor, até eu se tivesse vontade de estrear no MMA acho que venceria. Pqp, impressionante como o cara ainda é depreciado mesmo sendo campeão, e eu achando que isso acabaria depois da vitória sobre o Chad. Gosto do Aldo, mas torço pra que leve outro salve, nada pior que ver um ótimo lutador sendo diminuido e menosprezado por haterismo idiota(o mesmo com Lesnar, embora esteja em um nível mais baixo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá... partindo desse pressuposto de que não chutou pra evitar contra-golpes de um cara menor de menor envergadura e que não é contra-golpeador nem pegador( e nem venha com Mendes- aquilo foi atípico já sei expliquei pq em outra oportunidade).

Me diga aí... e contra o irlandês qual recurso ele deveria usar em pé(a luta começa em pé a troca é inevitável), já que o adversário é maior tem 10cm a mais de envergadura tem um timing melhor que o Edgar e ainda conta com One punch e o nocauteou em segundos?

Perceba meu racicocínio:

Se contra Edgar não soltou jab nem os chutes temendo o contra-golpes e pelo excesso de prudência(não desvirtue o que eu digo-não precisa ser loucamente agressivo e por td a perder-to me referindo a um meio termo pra impor respeito) engoliu dezenas de golpes no trajeto até achar o tempo da direita, o que irá fazer contra um cara que o nocauteou em segundos(seguindo a lógica e com base em sua fala ele deve ser ainda mais cauteloso não acha)?

Enfim... Deve adotar a mesma postura? Chutar como nunca?(Mas, pera lá... ele não chutou nessa luta justamente temendo uma contrapartida e aí como fica? a mão tbm não usou como de costume por isso) deve ser agressivo e partir com td pra cima podendo por td a perder de novo? Ficar parado enquanto o irlandês premedita os golpes, ginga, circular bater e sair como nunca fez na carreira ou mesmo se garantir na sua evasiva que sempre renderam vários socos dos adversários(vide Edar2 e Mendes2)... partir pra queda no primeiro segundo de luta?

O ponto que quero chegar é o seguinte. Não chutou, pq ele simplesmente parou de chutar, não sei o motivo, seus chutes são violentos, muito rápidos e eram importantes em seu striking(não é assim tão fácil contra-golpear um lowkick pra alimentar esse temor ainda mais contra um cara bem menor- conte quantos low kicks do Barboza foram contra-golpeados)

A pelo menos 5 lutas o brasileiro encarnou o boxer e a galera fica nessa tentando resgatar algo que a tempos ele deixou de apresentar. Pra mim não chutou por excesso de cautela. Edgar não oferecia contrapartida(via soco) aos chutes velozes do brasileiro nunca(nem arumente que era temendo as quedas que ngm bota o Aldo pra baixo nessa categoria.) E aí, repito a pergunta se foi cauteloso nesse nível aí, vai apresentar o que contra o irlandês dadas as circunstâncias da última luta?

Entendeu meu ponto? Não é birra com vc cara, acredite... mas pra mim essa fala pareceu bem furada... os poucos chutes que lançou entraram todos, Edgar não acertou um contragolpe (em resposta a jab a direto a chute a nada) muito pelo contrário, a postura passiva em relação as mãos, principalmente a esquerda lhe renderam vários low kicks e combos na passada pra trás. Se a estratégia era essa, como é que Dedé gritava como um desesperado pra que ele chutasse? A luta foi mais parelha do que vocês tão pintando. O próprio treinador se comportou como se o quinto round foi decisivo.

Vamos lá... não consigo me lembrar de todo o seu post, mas vou tentar argumentar pelas partes que me recordo.

Cada luta é uma luta - Frankie Edgar é diferente do Conor McGregor. Aldo disse ter evitado os chutes, pois temia os contragolpes e quedas do Edgar. Bom, partindo do princípio que os chutes são um algo a mais do jogo do brasileiro, não vejo motivo pra duvidar do que ele disse - e duvidando como você fez, vamos pro campo das suposições, e esse é um campo bem amplo, pois posso fazer as minhas também, e esse debate será infinito.

É mais do que comprovado que quem chuta, se expõe mais às quedas do oponente, ainda mais um bom wrestler como o Edgar. Com McGregor isso seria bem diferente, tendo em vista que o irlandês não apresentou até o momento bom jogo de quedas, e é claro que seu jogo não é esse. Também não concordaria com essa tese de que o lutador de maior envergadura sempre terá vantagem em pé, pois se fosse assim, Stefan Struve não seria nocauteado pelo Mark Hunt (sei que Aldo não tem o mesmo punch do Samoano, mas creio que você tenha me entendido); também não acho justo usar como base unicamente a primeira luta que acabou em 13 segundos, pois dificilmente veremos um Aldo afobado de novo daquele jeito - além disso, há outros exemplos que as revanches não necessariamente precisam ser iguais às primeiras lutas, vide Cigano Vs. Velásquez, Shogun Vs. Machida e GSP Vs. Serra, entre inúmeras outras.

Então, creio que seria uma boa estratégia o brasileiro entrar com jabs no início da luta, pra posteriormente entrar com fortes low kicks; vimos que o Chad Mendes conseguiu machucar o irlandês em pé, não vejo o porquê de com o brasileiro ser diferente; outro ponto importante é não ficar plantado, se movimentando bem, não sendo um alvo fixo pro McGregor, pois já vimos do que ele é capaz. Trabalhando dessa forma em pé, creio ser interessante depois disso o Aldo entrar em clinche, e trabalhar mais colado no adversário, com joelhadas e pisões, até conseguir colocar o oponente pra baixo, e fazer o gnp ou até mesmo buscar a finalização.

Resumindo: não acho interessante o brasileiro forçar uma trocação com seu oponente, ainda mais franca, mas também não o vejo caindo em 13 segundos novamente.

É isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja nao é de ontem que o Aldo vem utilizando cada vez menos os chutes e eu discordo dessa estratégia.

Eu fiquei com a impressão de que apos o acidente de moto em que ele lesionou um dos pés, ele ficou com algum creio e passou a chutar menos. Muito menos!

Eu achei que o Aldo deveria ter atacado mais pra garantir a luta. Eu achei apertado demais pra deixar nas mais dos juizes. Pra mim essa luta poderia ter ido pra qualquer um e inclusive na hora achei que o Edgar venceu.

E a tal promessa da volta do "velho Aldo" ficou pra próxima.

Pra mim Aldo deveria ter chutado mais e inclusive o Dede insistiu em dizer isso pra ele.

Mas eu entendo que ele veio de uma derrota que pode deixar vc bem receoso.

Espero ve lo atacando mais, chutando mais e deixando menos nas maos dos juizes.

Também tive essa impressão. Vendo depois achei que Aldo venceu.

Inclusive acho que Luciana Andrade disse depois do r1 e r2 que marcava pro Aldo mas podia ir pro Edgar também.

Achei que Aldo lutou muito bem e venceu um mostro numa luta muito técnica. Teve alguém aqui no PVT que comentou que foi a luta mais técnica que viu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo a estratégia de não chutar para não ser quedado ou contragolpeado, mas Aldo precisa rever seus conceitos e arrumar um jeito de encaixar novamente em seu jogo um dos seus importantes diferenciais.

Desde a primeira luta contra Edgar ele praticamente aposentou seus low kicks. Contra o Conor temo que o boxe não será suficiente. E não sei se ele vai colocá-lo pra baixo, não está no seu instinto. Precisa então trazer seu "A game" em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá... partindo desse pressuposto de que não chutou pra evitar contra-golpes de um cara menor de menor envergadura e que não é contra-golpeador nem pegador( e nem venha com Mendes- aquilo foi atípico já sei expliquei pq em outra oportunidade).

Me diga aí... e contra o irlandês qual recurso ele deveria usar em pé(a luta começa em pé a troca é inevitável), já que o adversário é maior tem 10cm a mais de envergadura tem um timing melhor que o Edgar e ainda conta com One punch e o nocauteou em segundos?

Perceba meu racicocínio:

Se contra Edgar não soltou jab nem os chutes temendo o contra-golpes e pelo excesso de prudência(não desvirtue o que eu digo-não precisa ser loucamente agressivo e por td a perder-to me referindo a um meio termo pra impor respeito) engoliu dezenas de golpes no trajeto até achar o tempo da direita, o que irá fazer contra um cara que o nocauteou em segundos(seguindo a lógica e com base em sua fala ele deve ser ainda mais cauteloso não acha)?

Enfim... Deve adotar a mesma postura? Chutar como nunca?(Mas, pera lá... ele não chutou nessa luta justamente temendo uma contrapartida e aí como fica? a mão tbm não usou como de costume por isso) deve ser agressivo e partir com td pra cima podendo por td a perder de novo? Ficar parado enquanto o irlandês premedita os golpes, ginga, circular bater e sair como nunca fez na carreira ou mesmo se garantir na sua evasiva que sempre renderam vários socos dos adversários(vide Edar2 e Mendes2)... partir pra queda no primeiro segundo de luta?

O ponto que quero chegar é o seguinte. Não chutou, pq ele simplesmente parou de chutar, não sei o motivo, seus chutes são violentos, muito rápidos e eram importantes em seu striking(não é assim tão fácil contra-golpear um lowkick pra alimentar esse temor ainda mais contra um cara bem menor- conte quantos low kicks do Barboza foram contra-golpeados)

A pelo menos 5 lutas o brasileiro encarnou o boxer e a galera fica nessa tentando resgatar algo que a tempos ele deixou de apresentar. Pra mim não chutou por excesso de cautela. Edgar não oferecia contrapartida(via soco) aos chutes velozes do brasileiro nunca(nem arumente que era temendo as quedas que ngm bota o Aldo pra baixo nessa categoria.) E aí, repito a pergunta se foi cauteloso nesse nível aí, vai apresentar o que contra o irlandês dadas as circunstâncias da última luta?

Entendeu meu ponto? Não é birra com vc cara, acredite... mas pra mim essa fala pareceu bem furada... os poucos chutes que lançou entraram todos, Edgar não acertou um contragolpe (em resposta a jab a direto a chute a nada) muito pelo contrário, a postura passiva em relação as mãos, principalmente a esquerda lhe renderam vários low kicks e combos na passada pra trás. Se a estratégia era essa, como é que Dedé gritava como um desesperado pra que ele chutasse? A luta foi mais parelha do que vocês tão pintando. O próprio treinador se comportou como se o quinto round foi decisivo.

Concordo totalmente. Sempre bato nessa tecla.

Todo mundo sabe que o Barboza vai chutar e mesmo assim ele chuta e nao é contra golpeado.

O Aldo é muito rapido e dificilmente seria contra golpeado assim como ele fala. Basta chutar na hora certa e do jeito certo e isso ele sabe fazer.

Pra mim so vejo duas explicações: tem alguma lesão incurável naquele pé e ele nao quer explanar isso.

Ou ele fez promessa pra Deus e nao quer quebrar a promessa!

Pq nao é possível outra explicação!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um é muito melhor que McGregor, até eu se tivesse vontade de estrear no MMA acho que venceria. Pqp, impressionante como o cara ainda é depreciado mesmo sendo campeão, e eu achando que isso acabaria depois da vitória sobre o Chad. Gosto do Aldo, mas torço pra que leve outro salve, nada pior que ver um ótimo lutador sendo diminuido e menosprezado por haterismo idiota(o mesmo com Lesnar, embora esteja em um nível mais baixo).

Eu achava que o McGregor deixaria de ser superestimado depois de mais uma vez mostrar seu pífio jogo de grapling...Pra mim ele é um excelente striker e só.

No conjunto da obra é menos lutador que Aldo, Edgar, Mendes e pelo menos meia dúzia de pesos leves.

Editado por Luiz Pareto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um cala a boca nesse galera que ficava criticando de maneira irracional o Brasil e seus lutadores., citando complexo disso e daquilo.

Chupa Valderazi e seguidores. Não falou que o Brasil ficaria sem cinturão? Cade?

Cinturao de brinquedo nao conta neh amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achava que o McGregor deixaria de ser superestimado depois de mais uma vez mostrar seu pífio jogo de grapling...Pra mim ele é um excelente striker e só.

No conjunto da obra é menos lutador que Aldo, Edgar, Mendes e pelo menos meia dúzia de pesos leves.

Conor McGregor é um exímio striker, e excelente na "arte" da promoção de lutas. Deixou bem claro na luta contra o Nate Diaz que tá longe de fazer barulho nas categorias de cima.

Daqui a alguns anos, será só mais um dos ex-campeões do UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achava que o McGregor deixaria de ser superestimado depois de mais uma vez mostrar seu pífio jogo de grapling...Pra mim ele é um excelente striker e só.

No conjunto da obra é menos lutador que Aldo, Edgar, Mendes e pelo menos meia dúzia de pesos leves.

Perfeito!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É complicado Luiz as vezes tinha uma lesão e a gente não sabia ou o que eu acho mais provável: a gente faz na luta o que faz no camp. Eu soube do Aldo ter treinador boxe mais que nunca pra essa luta.

Por outro lado eu acho que o medo de ser quedado faz sentido. Com rounds tão apertados um takedow pode fazer toda a diferença.

Eu achei que Aldo mostrou bons counters, uma esquiva boa... Isso é suficiente pra vencer o irlandês? Acho que não.

Pra ser sincero eu botava mais fé na primeira luta do que nessa revanche. Na primeira luta McGregor tinha mostrado um wrestling fraco contra Mendes e eu achava que Aldo fosse conseguir levar pro solo. Agora o irlandês teve tempo de melhorar esse fundamento.

Se bem que acho que essa luta não vai acontecer.

E verdade sobre o treinamento de boxe!

Foi muito na delfim pra isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um cala a boca nesse galera que ficava criticando de maneira irracional o Brasil e seus lutadores., citando complexo disso e daquilo.

Chupa Valderazi e seguidores. Não falou que o Brasil ficaria sem cinturão? Cade?

Então na tua opinião não tem crise e tá tudo bem???? Com UM ÚNICO cinturão e em categoria feminina????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico com potencial pra um debate técnico interessante mas os haters só sabem falar no McGregor.

Tem gente aqui que sonha com McGregor. Não é possível.

Traumatizou a pachecada for life!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aldo venceu um lutador muito melhor que o McGregor.

E daí? Perdeu pro McGregor feio e não mostrou nada que aponte um resultado diferente da primeira luta. Se quiser perder mais 200 na revanche e só falar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curti muitos questionamentos.

Mas queriam que o Aldo, nesse momento da carreira, lutando contra um brabo que é o Edgar, fizesse mais o quê?

Poderia isso ou aquilo mais?

Talvez.

Fez o jogo perfeito e ganhou?

Sim. Era o que tinha que ser feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora