Entre para seguir isso  
malicia

Abu Dhabi World Pro 2014

Recommended Posts

Depois desse campeonato é bom perguntar também. Por onde anda aquele árbitro que desclassificou o Cornelius e o Miyao?

arbitrou Rodolfo x Galvão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem sabe onde encontrarmos mais lutas? qria ver das faixas debaixo!

Pior q tem gente no face tirando o mlk ainda, achei foi mt foda, pegou um boi russo q foi campeão no peso tb. Fora q na semi ganhou dum pesadíssimo francês q acho q ganhou a categoria tb.

Ah, breve apresentação: acompanho o forum, especialmente essa área, faz qse 3 anos, então já sou familiarizado com galera daqui, e por isso tb torci pelo brother do gardenal. Vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior q tem gente no face tirando o mlk ainda, achei foi mt foda, pegou um boi russo q foi campeão no peso tb. Fora q na semi ganhou dum pesadíssimo francês q acho q ganhou a categoria tb.

Ah, breve apresentação: acompanho o forum, especialmente essa área, faz qse 3 anos, então já sou familiarizado com galera daqui, e por isso tb torci pelo brother do gardenal. Vlw!

Dos kras q tiraram no face eu entrei no perfil, eram td faixa branca ou guerreiro dos teclados, mo galera comprou a briga do paulo la, uns da minha academia e outros q nem sei qm sao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muleque tá de parabéns parou o russo na estratégia e porra ganhou peso e absoluto com 60 e poucos quilos, sinistro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não existe vantagem de esgrima. Pela regra, a vantagem é por "conquistar a posição de meia guarda". Eu entendo que isso é ganhar uma das pernas do seu adversário, independente da esgrima.

E concordo que não teve vantagem da guilhotina ali.

Na verdade, eu acho que ganha a vantagem quando a abraça a cabeça.

Você ganha umas das pernas e abraça a cabeça, mantendo o adversário colado no chão.

Acredito que essa tenha sido a vantagem que o Rodolfo ganhou, mas também acho que tinha uma vantagem pro Buchecha ali...ele puxou pra gilhotinha e o Rodolfo arrancou a cabeça defendendo a finalização. Ele se defendeu da finalização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não. Ninguém a obrigado a passar a meia guarda abraçando a cabeça nem esgrimando. O Barral mesmo é um que passa a meia até em pé.

Pelo que tá na regra, a vantagem é quando vc ganha a meia guarda, exceto a meia invertida. Se eu chego na meia guarda, encolho os cotovelos e travo o quadril do adversário, sem esgrima nem abraçar a cabeça, já está caracterizada a meia então tem que ser vantagem.

O livro de regras mesmo diz o que é meia guarda:

"Obs. 2: A meia-guarda é a guarda onde o atleta por baixo está deitado de costas ou de lado e aprisiona apenas uma das pernas do adversário que está por cima impedindo que o mesmo alcance o controle transversal ou longitudinal do mesmo de costas ou de lado no solo por 3 (três) segundos."

Ou seja, meia guarda é quando o atleta de baixo prende uma das pernas do adversário evitando que ele chegue do lado e ganhe os três pontos. Ponto. Não a regra não fala nada de esgrima nem dominar a cabeça.

Então eu concluo que pra vc ganhar a vantagem da meia, vc precisa passar por cima de uma das pernas do adversário. Se o adversário já te chama pra guarda colocando uma das pernas dele entre as suas e trabalhando dali, foi opção dele (vide Gordo, Lucas Leite e outros meia-guardeiros), então vc não "ganhou meia guarda" nenhuma, vc aceitou a meia guarda que seu adversário impôs.

Na minha opinião, esse foi o caso dessa luta. Buchecha chamou na meia, e o árbitro deu uma vantagem pro Rodolfo logo no começo, de forma errada.

O que apesar de errado é muito comum ...

Já vi em MUITO campeonato nego na meia, e quando abraça a cabeça, ganha vantagem.

Tanto que você ouve vários professores gritando para os alunos, uma vez na meia. "- Abraça a cabeça !!!". Apenas para garantir a vantagem.

Se não me engano, já ganhei vantagem assim.

É o caso daquela mentira que tá virando verdade.

Editado por FefoBubble

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tbm sempre ouvi isso.

Mas ninguém lê regra no Jiu Jitsu. Tem mto nego arbitrando aí que nunca passou perto do livro de regra. Atleta então, nem se fala.

Isso mesmo que acontece.

Pelo menos aqui no RJ, abraçando a cabeça ganhamos a vantagem.

Eu faço guarda, e sempre fico ligado só nesse esquema do cara abraçar a cabeça pra não dar a vantagem.

Isso também tem lógica, porque as vezes o cara puxa direto pra meia guarda, o adversário não trabalhou a passagem, mas se o cara abraçar a cabeça ele ganha a vantagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo que acontece.

Pelo menos aqui no RJ, abraçando a cabeça ganhamos a vantagem.

Eu faço guarda, e sempre fico ligado só nesse esquema do cara abraçar a cabeça pra não dar a vantagem.

Isso também tem lógica, porque as vezes o cara puxa direto pra meia guarda, o adversário não trabalhou a passagem, mas se o cara abraçar a cabeça ele ganha a vantagem.

Eu nem sabia que não existia vantagem na meia. Aqui no RJ é: abraçou a cabeça e colocou o cara de baixo com as costas no chão, vantagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nem sabia que não existia vantagem na meia. Aqui no RJ é: abraçou a cabeça e colocou o cara de baixo com as costas no chão, vantagem.

Em qq lugar ... eu luto muito em São Paulo ... é mesma coisa.

Abraçou a cabeça na meia ... vantagem ...

E isso não está na regra.

Vou discutir com o meu professor hj ... ele faz todos os cursos de arbitragem ...

Vamos ver o que ele diz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em qq lugar ... eu luto muito em São Paulo ... é mesma coisa.

Abraçou a cabeça na meia ... vantagem ...

E isso não está na regra.

Vou discutir com o meu professor hj ... ele faz todos os cursos de arbitragem ...

Vamos ver o que ele diz.

Perguntei ao meu professor e ele não sabia que não existia vantagem ali. Vamos ver o que o seu professor vai dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bichão, talvez seja uma percepção mais minha mesmo, mas é que vejo da seguinte maneira:

Em 2010, quando o Buchecha foi campeão absoluto na marrom, lembro bem da galera da checkmat dizendo que no ano seguinte o Roger teria que se cuidar. Pois bem, chega 2011, Roger fora do Mundial, Buchecha pega o Rodolfo - que era um cara que antes de 2011 eu só havia visto lutar o Mundial 2009, onde ele não teve qualquer destaque, e acho que em 2010 esteve lesionado - na semi do absoluto e toma um atropelo daqueles. Rodolfo em 2011 levou (e foi) o absoluto; um verdadeiro trator humano.

Mas aí o Buchecha continua numa crescente, no segundo semestre de 2011 leva o absoluto no mundial nogi. Chega 2012 e eles poderiam ter se encontrado antes do Mundial. Rodolfo não disputa o PAN, Buchecha leva o peso e fecha o absoluto com o Cara de Sapato. Vão para o World Pro e cada um leva seu peso, mas o Buchecha é eliminado precocemente no absoluto - acho que foi finalizado pelo Davi Morais -, e o Rodolfo leva mais um absoluto. Chega o Mundial 2012, eles se encontravam novamente um ano depois, dessa vez já nas quartas, até pq o Buchecha já vinha se agigantando, mas o costumeiro rival do Rodolfo à época era o Bê Faria - não que ele fizesse frente, mas tava em quase todas as finais contra o atleta da GFTeam.

Naquela ocasião o Rodolfo era muito favorito. Antes da luta já se percebe uma animosidade entre os dois - na verdade, apenas da parte do Buchecha, que cumprimenta meio a contra gosto. Beleza, foda-se!, é um ingrediente a mais. Nego vai pra porrada e faz o que talvez tenha sido a melhor luta que eu já assisti. É raspagem, passagem, queda, tentativa de finalização e o escambau. Resulta no mais incrível 8x7 de que já se teve notícia. E surpreendentemente quem venceu foi o Buchecha, que comemora como se tivesse se desengasgando de alguma coisa. Em determinado momento da luta o Rodolfo se dispersou, olhou pra fora e nisso foi surpreendido por uma das (hoje já) famosas baianas do Buchecha, que renderam dois pontos e o combate para o atleta da Checkmat.

OK. Buchecha campeão absoluto do mundial, mas ainda não tinha convencido que o Rodolfo já não era o maioral. Rodolfo continua sendo apontado como favorito num inevitável próximo combate. E lá vão eles de novo, dessa vez na final do absoluto do World Pro 2013. A luta foi mais xôxa - qq luta seria, caso o parâmetro fosse a do mundial 2012 -, mas ali o Buchecha de fato se mostrou superior e venceu por 4x2. É, pelo visto, a primeira vitória talvez não tenha sido por acaso. Duas seguidas, é bem possível que agora o Buchecha seja favorito.

E não tarda a acontecer. Final do absoluto do Mundial 2013, Buchecha x Rodolfo, luta que a mídia especializada considerou como a melhor do ano, tal como havia feito com a luta deles no ano anterior. O que eu achei ridículo. Pois ao contrário de 2012, não houve guerra nenhuma, foi tão somente um monólogo. Buchecha puxou para a guarda e o Rodolfo, com toda a sua base incrivelmente sólida, foi incapaz de se manter por cima por 10 segundos que fosse. Buchecha bagunçou, terminou a luta saindo para um armlock, pensando em devolver a finalização de 2011, quando o placar apontava 10x0.

É, bicho, sei não. Sem dúvida o Buchecha não é tão superior como o placar apontou, mas depois de 3 vitórias seguidas, sendo a última delas um retumbante 10x0? O absoluto agora realmente é (de) outro, e o Buchecha agora é absolutamente favorito contra o Rodolfo.

Agora teve esse último (de por enquanto) episódio aí. Luta mais travada. Só que se houve algum domínio, apesar do nervosismo evidente e inexplicável (ou não) do Rodolfo quando eles voltaram a ficar de pé, o domínio foi do carioca. Aí vem os segundos finais e aconteceu aquilo. "Desestabilizou" tudo, né?! A meu ver, não. O Rodolfo terminou a luta achando que havia vencido, o Buchecha aparentemente achando que tinha perdido. A arbitragem decidiu outra coisa - não sei se foi a certa, n sei aplicar a regra, mas sei que ali n se viu estabilidade alguma -, fazer o q? No mínimo, por mais frustrante que seja, acho que o Rodolfo tem ver que a vantagem na luta foi dele quase até o final, ou msm até o fim. Eu já acho algo bastante considerável, já que foi diante de um cara que tem derrubado ele toda hora, inclusive na (pen)última por goleada.

Claro que hoje ainda vejo o Buchecha como favorito, mas menos favorito do que era antes desse World Pro. O negócio, pro Rodolfo, é tentar saber usar isso a seu favor, e chegar mordido na Califórnia.

Velho, você foi perfeito, eu concordo com tudo, menos com o fato inicial que falamos antes, ainda acho que não da pro Rodolfo tirar isso como algo positivo, é muito pequeno pra um cara como ele, ele tem é que ficar puto da vida mesmo porque ta tomando uma lavada pra ganhar na proxima, na minha opiniao.

E pra ficar melhor ainda seu texto, só faltou colocar que o Buchecha depois da primeira vitória com o Rodolfo lutou com o Roger e teve uma vitória moral com direito a entrevista do Roger no final da luta todo sem graça. E como você disse ai, realmente depois da primeira luta Rodolfo ainda era o "godfather", tanto que quando casaram Buchecha x Roger, a galera queria ver mesmo era o Rodolfo no lugar dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E outra coisa. Todo mundo tá falando dos vacilos do Rodolfo na luta, mas ninguém vai falar naquela chamada pra meia toda estabanada do Buchecha no começo, caindo com o Rodolfo já esgrimado e quase montado??

E revendo agora, eu tbm não entendi a vantagem que o Rodolfo ganhou nesse momento. Se o Buchecha chamou na meia, então não teria vantagem pro Rodolfo por "ganhar a meia guarda", certo? O Buchecha estava tentando quedar, desistiu e pula na meia guarda. Pq da vantagem?

A questão ali não foi quem puxou de meia-guarda, mas sim que o Rodolfo "quase montou", como você mesmo citou.

Portanto no Livro de regras consta que:

Artigo 5º – Vantagens

5.1 - A vantagem se caracteriza quando o atleta conquista uma posição passível de pontuação que exige domínio

sobre o adversário pelo tempo mínimo de 3 (três) segundos, mas não consegue manter tal domínio.

Ao meu ver o Rodolfo tentou a montada, mas pelo fato do Buchecha ter prendido um de seus pés, não concluiu a posição o que caracteriza a regra acima.

Edit: O segundo parágrafo também pode ser citado (acho até que seja o mais adequado para a situação):

5.2 - A vantagem se caracteriza pela movimentação incompleta de uma posição passível de pontuação. O

árbitro deverá avaliar se o atleta levou real perigo ao adversário, chegando muito próximo de atingir a

posição passível de pontuação.

Editado por RodrigoAAJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso