Recommended Posts

Legal esse tópico!

E quanto à Luta Livre Esportiva? Pode se considerar como arte original ou apenas um catchwrestling abrasileirado?

Poderia responder com mais certeza se já tivesse treinado ou assistido treinos. Mas como só conheço o que li ou vi em videos, considero um catch wrestling abrasileirado

achei interessnate o camprofrigo, nao conhecia.. boas quedas, mto semelhante a algumas do judo, só que aplicadas de forma mais seca, se a manolada treina mais duro (difernete ali dos cabeludos) da pra aplicar legla no submisison

Eu também curti esse vídeo da galera treinando, espero que daqui a uns anos consigam desenvolver melhor a arte marcial, ou pelo menos algumas técnicas... essa queda tentei aplicar num treino outro dia (de jiu).. não saiu igualzinho mas funcionou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei outro dia um vídeo sobre uma arte marcial africana chamada kilindi iyi. Achei interessante, lembra um pouco o wing chun chinês.

Segue o vídeo:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitas artes foram excelentes artes dentro do seu momento historico, mas praticamente sumiram do mapa pela morte dos seus fundadores (Ed Parker - Kempo) ou ainda existem numa escala de importancia menor face a concorrencia de novas geracoes de artes (caso do kajukembo).

Tanto o Kempo americano quanto o Kajukembo nao sao exatamente artes ocidentais. Sao artes que surgiram apropriadamente num momento pos segunda guerra, quando os yankes sofreram nas maos dos japoneses treinados em artes marciais. Ambas tem origens na miscigenacao de artes marciais orientais (judo, karate, jiujitsu, kenpo japones, e escrima filipina) e american boxing. Ed Parker aprendeu e adaptou o que estudou com os irmaos Chow (John e William, ambos Hawaianos - sem contar as brigas de linhagem que envolvem James Mitose). Se propunha a ser uma arte praticamente equivalente a Krav Maga atual. Nao era voltada para campeonatos nem esporte, mas defesa pessoal violenta. Voce aprendia para cada tipo de ataque, uma sequencia de 4 a 5 movimentos, geralmente traumaticos e torcoes, a serem efetuados em rapida sucessao, de forma a "maximizar" o choque e surpresa do oponente. Eh um conceito interessante, e que, como Krav Maga, funciona para o que se propoe. Infelizmente, depois da morte de Ed Parker, o negocio virou bagunca e fonte de renda para qualquer um... O resultado eh um bando de escolas deploraveis. Uma vergonha.

Kajukembo tambem surgiu la pelos anos 40, baseado em um grupo de instrutores avancados dentro de karate, judo, kempo e boxing (alem de escrima), que se reuniram para treinar algo que pareceria o MMA atual. Um conceito que nos anos 40 era inexistente e revolucionario. Treinavam juntos e criaram um curriculum envolvendo elementos das artes acima, e treinavam full contact, com intensidade similar a que eu descrivi do Shotokan em Takushoku no outro topico... o resultado era similar, com fraturas, desmaios e muito sangue entre seus alunos. Mas viraram os maiores casca grossas do Hawaii.. Estao la ate hoje, mas nao sei de detalhes. Nos ultimos 30 anos aqui, so encontrei um faixa preta de Kajukembo, e ele era decididamente casca grossa (sob uma perspectiva de ser bom lutador, nao necessariamente de imagina-lo no UFC). Infelizmente quando o encontrei ja estava quase de saida e so treinou conosco por uns 6 meses.

Mestre armlock é uma enciclopédia das artes marciais. Só com 1 post ele consegue agregar mais informação que o pvt inteiro.

Sobre o tópico, ótima iniciativa kamp. Sou muito interessado pelo assunto mas tenho pouco conhecimento sobre artes marciais ocidentais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Videozinho do kajukembo pra quem ficou curioso (eu fiquei, pelo menos)

Alguém aqui conhece a Kipura? É uma arte marcial do Congo, com os movimentos baseados nos movimentos dos galos. Li que é considerada a predecessora da nossa capoeira. Não achei nenhum vídeo (só de um grupo homônimo de St.François, mas eles treinam capoeira).

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia responder com mais certeza se já tivesse treinado ou assistido treinos. Mas como só conheço o que li ou vi em videos, considero um catch wrestling abrasileirado

Eu também curti esse vídeo da galera treinando, espero que daqui a uns anos consigam desenvolver melhor a arte marcial, ou pelo menos algumas técnicas... essa queda tentei aplicar num treino outro dia (de jiu).. não saiu igualzinho mas funcionou.

Treino LLE a uns 10 anos e posso dizer que tem MUITA influencia do Jiu Jitsu, a forma de treinar é praticamente igual, treinamos raspagens, passagens, finalizações..tudo da mesmissima forma que o Jiu Jitsu, muitas tecnicas foram adaptadas para o sem quimono, existem muitas tecnicas que só existem sem quimono.

Na academia onde treino tem sempre pelo menos 1 faixa preta de jiu jitsu e 1 marrom em todos os treinos, acho que a LLE hoje em dia é muito diferente da praticada a 20 anos atrás...percebo isso quando treino com o pessoal da velha guarda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da definição de Bruce Lee pra um estilo que funciona:

lute com um cara imenso e muito forte que não tem treinamento marcial nenhum.

Se você vencê-lo sem se ferir, ou quase sem se ferir, então a sua arte marcial é válida.

É bom que o cara não seja treinado porque ele não vem com firula, não vem com frescura, pose nem nada, ele vêm com violência, agressividade, batendo e se debatendo.

E nesse critério o jiu jitsu em sua história tem mais aproveitamento que qualquer outra arte marcial.

Sei que muitos podem me criticar, mas os Gracies adaptaram o Jiu Jitsu por decadas para confrontos com outras artes, treinaram formas de se aproximarem de strikers, de se defenderem, treinaram judo para colocar pra baixo, wrestling, boxe para ter noção de distancia..as outras artes que eram confrontadas não tinham esse treinamento, eram puras mesmo, acredito que se caras do Thai ou do wrestling por exemplo treinassem por anos a fio para confrontos, fazendo mesmo que timidamente um cross training..acho que as disputas seriam mais acirradas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Treino LLE a uns 10 anos e posso dizer que tem MUITA influencia do Jiu Jitsu, a forma de treinar é praticamente igual, treinamos raspagens, passagens, finalizações..tudo da mesmissima forma que o Jiu Jitsu, muitas tecnicas foram adaptadas para o sem quimono, existem muitas tecnicas que só existem sem quimono.

Na academia onde treino tem sempre pelo menos 1 faixa preta de jiu jitsu e 1 marrom em todos os treinos, acho que a LLE hoje em dia é muito diferente da praticada a 20 anos atrás...percebo isso quando treino com o pessoal da velha guarda.

Aqui onde moro é mais galera da velha guarda!

Ao ponto de eu não poder assistir o treino por ser do jiu jitsu, hahha.

Troco idéia com alguns, mas o mestre acha meio embassado galera do jiu jitsu ir lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que muitos podem me criticar, mas os Gracies adaptaram o Jiu Jitsu por decadas para confrontos com outras artes, treinaram formas de se aproximarem de strikers, de se defenderem, treinaram judo para colocar pra baixo, wrestling, boxe para ter noção de distancia..as outras artes que eram confrontadas não tinham esse treinamento, eram puras mesmo, acredito que se caras do Thai ou do wrestling por exemplo treinassem por anos a fio para confrontos, fazendo mesmo que timidamente um cross training..acho que as disputas seriam mais acirradas.

Concordo 100%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos estilos menos conhecidos no mundo, o Pankration é indiscutivelmente um dos mais antigos estilos de combate que já existiu. Os gregos acreditavam foi criado pelo herói Teseu, que combinava Luta-Livre (Wrestling) com o Boxe para derrotar o Minotauro no labirinto. O Pankration foi usado como luta nos primórdios das Olimpíadas, ao lado de Boxe e Luta-Livre.

O Pankration apresenta muitas formas de combate em um: socos, chutes, apresamentos, mordida - quase tudo era permitido. Embora várias técnicas não fossem dadas os poéticos nomes comuns como às artes marciais Chinesas, não era incomum encontrar manobras comparadas com ataques dos animais.

Quando os exércitos de Alexandre, o Grande marcharam por todo o mundo conhecido, criaram tendas para manifestações de uma variedade de esportes, incluindo o Pankration. Alguns alegam que, quando estes exércitos atravessaram o Himalaia no século IV A.C., o Pankratiastas definiram o desenvolvimento do Kung Fu.

Assim como a arte teutônica a qual eu pego o nome emprestado em meu nickname, o Pankration tem passado por uma "revitalização". Tá bem a frente inclusive, seguem dois vídeo (pra variar) para ilustrar.

http://www.youtube.com/watch?v=4md5BgJElsE

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia , graças à internet, só vão haver dois estilos de luta, ou melhor , dois estilos de sparring e tudo o que funcionar neles:

regras de MMA

defesa pessoal

Foi-se o tempo de simulações, filmes de ninja, hi-ya, haya, etc e tal. Agora todo mundo já sabe que das duas uma: ou voce treina MMA, ou voce treina krav maga e artes marciais violentas de defesa pessoal como ele.

Todo mundo ja sabe que o resto é firulas

Isso foi muito subjetivo.

Uma pessoa pode treinar artes marciais isoladas sem estar ligada ao MMA, sem que as mesmas sejam necessariamente artes marciais voltadas ""exclusivamente"" para defesa pessoal. Exemplo: Boxe, jiu-jistu, judo, muay thai, karate... enfim.

Acho muito genérico falar que tudo que foge do MMA é só firula (não to dizendo que você disse isso, só to dando uma opinião geral). Toda arte marcial tem algo que possa ser aproveitado, na minha humilde opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em lutas que não sejam do extremo oriente, me vêm na cabeça a Capoeira, o BJJ, o Pankration, o Sambo e o Krav Maga.

Editado por Ungaro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as artes marciais ameríndias? Não entendo nada, mas senti falta no tópico.

Tô criando um tópico bem detalhado sobre os diferentes tipos de wrestling no mundo. E aí vão entrar esses estilos... incluindo o Huka-Huka matogrossense, o Aipenkuit paraense (e matogrossense também) e o Ijdassú do Tocantins.

Mas fica aí um vídeo da luta marajoara (meu estilo nacional de wrestling favorito).

Por ora vou ficar devendo um vídeo com os nativos praticando, mas dá pra ter uma noção.

Notem a semelhança com o wrestling freestyle.

esse Pankration, pra mim, é enrolação das brabas. Misturaram mal e porcamente alguma coisa de striking e grappling e disseram que é baseado numa luta antiga dos gregos pra fazer uma graninha. Tipo Morganti JJ

O que o Pankration que eles alegam estudar devia ser era o wrestling valendo porrada, nada muito além disso. Agora os caras criam uma vestimenta (na grécia antiga lutava-se nu ou semi-nu), saudação (na antiguidade e até hoje nas competições de wrestling é no máximo um aperto de mão), nomes, etc... ou seja, imitam aspectos de artes marciais orientais e ainda há quem acredite ser algo baseado na antiguidade clássica

ah vá

Isso é bem verdade. Nus e untados no óleo em alguns casos fearww

Não posso afirmar a veracidade do 'pankration' atual, não tenho base pra isso, mas acredito que tenha de fato sido muito "influenciado" pelas artes orientais sim.

Mas acho o uso de um traje válido, seria complicado com os valores atuais se a galera treinasse pelado.

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem também o Glíma, wrestling islandês de origem viking.

É bem peculiar, os praticantes lutam eretos com uma pegada no cinto e a outra na calça do adversário.

Vídeo:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem também o Glíma, wrestling islandês de origem viking.

É bem peculiar, os praticantes lutam eretos com uma pegada no cinto e a outra na calça do adversário.

Acho legal, lembra o Schwingen suiço, o Gouren francês e até mesmo o Ssireum coreano, só que é mais "elegante" haha.

Tem (ou pelo menos tinha) um vídeo de uma luta inteira de duas meninas, é legal.

Vale ressaltar que é um dos esportes que foi meio que "castrado" por ter manobras perigosas demais para os praticantes, para poder se tornar esporte (esporte nacional da Islândia inclusive).

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui, achei (na verdade tava nos relacionados do link que o café c/leite passou) vídeos sobre a Glima "antiga", sem as regras competitivas, e aplicações na auto-defesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora