Recommended Posts

Bom, não sei se mais alguém no fórum tem interesse por estudar/conhecer diferentes artes marciais assim como eu, mas criei esse tópico pra isso...

Por meio do MMA temos conhecimento de poucas artes marciais européias, tal como o Boxe, o Wrestling Freestyle e Greco Romano, o Sambo, o Catchwrestling e só...

To criando esse tópico pra discutir sobre outras artes marciais (esquecidas ou nem tanto) como o Savate francês, o Kampfringen alemão, o Schwingen suiço, o Kempo americano, o Rumi Maki peruano... ou mesmo artes marciais voltadas para o uso de armas, como o Kombato brasileiro, o Canne de Combat francês, o Jogo do Pau português (sem piadas com o nome, por favor :lol: ).

Se possível, poderíamos discutir a funcionalidade e técnicas dessas artes. Como visto pelo meu nick sou fã do kampfringen, soube até que tem uma galera no Rio (capital) que pratica, mas como moro na região sul fluminense, é inviável viajar para treinar (por tempo e dinheiro também).

Treinei kombato uma época com meu pai, que era da marinha, mas nunca tive oportunidade de dar seguimento...

Vou deixar aqui um vídeo de algumas técnicas de kampfringen pra ilustrar melhor:

Abraços à todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faltam o "Muay Thai brasileiro " e o "American Jiu-jitsu".rolleyes.gif......................É foda.

Falando sério ,relamente é bem interessante esse tópico vou acompanhá-lo e tentar contribuir com o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô tinha uma série que passava no Discovery, Fight Quest, que mostrava variados estilos de luta ao redor do mundo, era bem legalzinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô tinha uma série que passava no Discovery, Fight Quest, que mostrava variados estilos de luta ao redor do mundo, era bem legalzinho.

Tinha um tal de Kajukembo que era um tipo de clube da luta norte americano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Naquele arma humana vi algumas coisas interessantes sobre o savate, que acho que dá pra traduzir grosseiramente como "sapato velho".

Como o nome sugere, tem foco nos chutes, imaginando que você esteja usando algum tipo de calçado pesado. Por causa disso algumas formas de chutes são um pouco diferentes, como um pontapé no estômago com a ponta dos dedos. Achei essa abordagem interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po kamp, leva a mal não... mas achei meio furado esse vídeo aí. Não tô querendo trollar seu nick nem nada, ahahah, mas é que achei um pouco, digamos, "teatral" essas demonstrações aí. Tem umas aplicações ali meio fantasiosas, pelo menos eu achei. Técnicas de defesa pessoal dessas ocidentais (ocidental no sentido do CONCEITO, antes que algum metido a geógrafo venha me lembrar aonde fica Israel), eu lembro sempre do krav magá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Capoeira brasileira...

E claro, o Jiu Jitsu brasileiro.

Eu até ia citá-los mas achei "desnecessário" (coloquei entre aspas não por desmerecer, tanto que pratico jiu jitsu, mas é que não achei que fosse tão relevante citar já que todos conhecem).

Po kamp, leva a mal não... mas achei meio furado esse vídeo aí. Não tô querendo trollar seu nick nem nada, ahahah, mas é que achei um pouco, digamos, "teatral" essas demonstrações aí. Tem umas aplicações ali meio fantasiosas, pelo menos eu achei. Técnicas de defesa pessoal dessas ocidentais (ocidental no sentido do CONCEITO, antes que algum metido a geógrafo venha me lembrar aonde fica Israel), eu lembro sempre do krav magá.

Eu entendo o que quer dizer. A parada é que a arte marcial (o kampfringen) "morreu". Foi descontinuada depois que o sacro império romano começou a perder sua influência...

O pessoal tem um pessoal tentando recriar com base em livros (principalmente o Codex Wallerstein)e imagens da época... assim como fizeram e continuam fazendo com o Pankration grego. As técnicas ainda não tão 100%.

Ah, e vale lembrar que era utilizado no caso do soldado (cavaleiro) perder sua arma a maioria dos golpes são de queda/torção (mesma lógica do Ju Jutsu japonês.

Um exemplo menos "teatral" de uma técnica:

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um tal de Kajukembo que era um tipo de clube da luta norte americano.

É to vendo ele aqui nos meus arquivos, é o episódio 10, Estados Unidos mesmo.

Esse Human Weapon era a série do mesmo estilo, só que de produção acho que do History Channel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado armlock

Bom, não sei se mais alguém no fórum tem interesse por estudar/conhecer diferentes artes marciais assim como eu, mas criei esse tópico pra isso...

To criando esse tópico pra discutir sobre outras artes marciais (esquecidas ou nem tanto) como o Savate francês, o Kampfringen alemão, o Schwingen suiço, o Kempo americano, o Rumi Maki peruano... ou mesmo artes marciais voltadas para o uso de armas, como o Kombato brasileiro, o Canne de Combat francês, o Jogo do Pau português (sem piadas com o nome, por favor :lol: ).

Treinei kombato uma época com meu pai, que era da marinha, mas nunca tive oportunidade de dar seguimento...

Muitas artes foram excelentes artes dentro do seu momento historico, mas praticamente sumiram do mapa pela morte dos seus fundadores (Ed Parker - Kempo) ou ainda existem numa escala de importancia menor face a concorrencia de novas geracoes de artes (caso do kajukembo).

Tanto o Kempo americano quanto o Kajukembo nao sao exatamente artes ocidentais. Sao artes que surgiram apropriadamente num momento pos segunda guerra, quando os yankes sofreram nas maos dos japoneses treinados em artes marciais. Ambas tem origens na miscigenacao de artes marciais orientais (judo, karate, jiujitsu, kenpo japones, e escrima filipina) e american boxing. Ed Parker aprendeu e adaptou o que estudou com os irmaos Chow (John e William, ambos Hawaianos - sem contar as brigas de linhagem que envolvem James Mitose). Se propunha a ser uma arte praticamente equivalente a Krav Maga atual. Nao era voltada para campeonatos nem esporte, mas defesa pessoal violenta. Voce aprendia para cada tipo de ataque, uma sequencia de 4 a 5 movimentos, geralmente traumaticos e torcoes, a serem efetuados em rapida sucessao, de forma a "maximizar" o choque e surpresa do oponente. Eh um conceito interessante, e que, como Krav Maga, funciona para o que se propoe. Infelizmente, depois da morte de Ed Parker, o negocio virou bagunca e fonte de renda para qualquer um... O resultado eh um bando de escolas deploraveis. Uma vergonha.

Kajukembo tambem surgiu la pelos anos 40, baseado em um grupo de instrutores avancados dentro de karate, judo, kempo e boxing (alem de escrima), que se reuniram para treinar algo que pareceria o MMA atual. Um conceito que nos anos 40 era inexistente e revolucionario. Treinavam juntos e criaram um curriculum envolvendo elementos das artes acima, e treinavam full contact, com intensidade similar a que eu descrivi do Shotokan em Takushoku no outro topico... o resultado era similar, com fraturas, desmaios e muito sangue entre seus alunos. Mas viraram os maiores casca grossas do Hawaii.. Estao la ate hoje, mas nao sei de detalhes. Nos ultimos 30 anos aqui, so encontrei um faixa preta de Kajukembo, e ele era decididamente casca grossa (sob uma perspectiva de ser bom lutador, nao necessariamente de imagina-lo no UFC). Infelizmente quando o encontrei ja estava quase de saida e so treinou conosco por uns 6 meses.

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse jogo de pau portugues é irado

Acho que esgrima, boxe e wrestling devem ser os mais famosos

O Savate, vi uns videos de antigamente, parece que depois sofreu muita inflência do TKD e kickboxing

Capoeira brasileira...

E claro, o Jiu Jitsu brasileiro.

A capoeira sim, mas acho que o Jiu Jitsu não entra como 100% ocidental

Editado por Kyo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitas artes foram excelentes artes dentro do seu momento historico, mas praticamente sumiram do mapa pela morte dos seus fundadores (Ed Parker - Kempo) ou ainda existem numa escala de importancia menor face a concorrencia de novas geracoes de artes (caso do kajukembo).

Tanto o Kempo americano quanto o Kajukembo nao sao exatamente artes ocidentais. Sao artes que surgiram apropriadamente num momento pos segunda guerra, quando os yankes sofreram nas maos dos japoneses treinados em artes marciais. Ambas tem origens na miscigenacao de artes marciais orientais (judo, karate, jiujitsu, kenpo japones, e escrima filipina) e american boxing. Ed Parker aprendeu e adaptou o que estudou com os irmaos Chow (John e William, ambos Hawaianos - sem contar as brigas de linhagem que envolvem James Mitose). Se propunha a ser uma arte praticamente equivalente a Krav Maga atual. Nao era voltada para campeonatos nem esporte, mas defesa pessoal violenta. Voce aprendia para cada tipo de ataque, uma sequencia de 4 a 5 movimentos, geralmente traumaticos e torcoes, a serem efetuados em rapida sucessao, de forma a "maximizar" o choque e surpresa do oponente. Eh um conceito interessante, e que, como Krav Maga, funciona para o que se propoe. Infelizmente, depois da morte de Ed Parker, o negocio virou bagunca e fonte de renda para qualquer um... O resultado eh um bando de escolas deploraveis. Uma vergonha.

Kajukembo tambem surgiu la pelos anos 40, baseado em um grupo de instrutores avancados dentro de karate, judo, kempo e boxing (alem de escrima), que se reuniram para treinar algo que pareceria o MMA atual. Um conceito que nos anos 40 era inexistente e revolucionario. Treinavam juntos e criaram um curriculum envolvendo elementos das artes acima, e treinavam full contact, com intensidade similar a que eu descrivi do Shotokan em Takushoku no outro topico... o resultado era similar, com fraturas, desmaios e muito sangue entre seus alunos. Mas viraram os maiores casca grossas do Hawaii.. Estao la ate hoje, mas nao sei de detalhes. Nos ultimos 30 anos aqui, so encontrei um faixa preta de Kajukembo, e ele era decididamente casca grossa (sob uma perspectiva de ser bom lutador, nao necessariamente de imagina-lo no UFC). Infelizmente quando o encontrei ja estava quase de saida e so treinou conosco por uns 6 meses.

Não conhecia a história do Kempo americano... se enquadra na mesma categoria do havaiano então? Eu li num fórum, um praticante dizendo que os alvos principais são (ou eram) olhos, garganta e virilha. Achei o conceito interessante.

Eu não conheço o Kajukembo, vou dar uma pesquisada... parece interessante!

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra arte marcial ocidental... o Systema (em cirílico Система).

Eu não consigo botar muita fé em alguns movimentos, mas é usada pelo Spetsnaz... alguma efetividade deve ter!

Editado por kampfringen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado armlock

Outra arte marcial ocidental... o Systema (em cirílico Система).

Eu não consigo botar muita fé em alguns movimentos, mas é usada pelo Spetsnaz... alguma efetividade deve ter!

Isso eh muito semelhante ao systema baseado em pontos de pressao ensinado por George Dilman (procure na Internet). Um catatau de gente treina e sao facilmente jogados para la e para ca... Agora, quando um cetico que luta (ou mesmo leigo) vai la, nada funciona....

Pontos de pressao existem e atingi-los durante um combate ajuda a deixar partes do corpo adormecidas (feito o chute de muy thai no nervo acima do joelho, a batida com o bastao filipino nos nervos proximos ao cotovelo ou no triceps, etc)... Agora o pessoal exagera quando querem vender o peixe deles....

Ironicamente, a Russia eh um dos paises mais "misticos" e supersticiosos que existem... Imagino que o que a Spetsnaz sejam algumas tecnicas objetivas do sistema... sem a parte quase magica...

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado armlock

Não conhecia a história do Kempo americano... se enquadra na mesma categoria do havaiano então? Eu li num fórum, um praticante dizendo que os alvos principais são (ou eram) olhos, garganta e virilha. Achei o conceito interessante.

Sim, poderia-se dizer descendente direto... Os irmaos Chow eram treinados em varias das artes presentes no Hawaii na epoca, inclusive Kenpo vindo pelo Japao. Mas se voce for procurar, vai achar muita briga e confusao discutindo sobre as origens do Kempo ensinado pelo Ed Parker, porque os Chow eram chineses/hawaianos, e Ed foi imfluenciado pelos movimentos circulares chineses, alem dos lineares do Kenpo Karate Japones. Como disse, a ideia eh ser altmente traumatico, no menor tempo possivel, usando quase so memoria muscular. Pratiacmente overkilll..Similar em filosofia ao Krav Maga, inclusive nos alvos no corpo humano.

Acho que alguns dos fundadores originais do Kajukembo ainda estao vivos, (ou estavam recentemente).

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal esse tópico!

E quanto à Luta Livre Esportiva? Pode se considerar como arte original ou apenas um catchwrestling abrasileirado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora