armyofone

Jiu Jitsu - Técnicas e comentários

Recommended Posts

Se liga hein modera, te apavoro que nem faço com o Manjok... :D

Então, acho que o segredo é se ligar no básico. Essa questão do quadril como ponto de apoio é muito importante. Semana passada resolvi arriscar (prefiro fazer isso do que ficar segurando não tenho receio algum de ser finalizado) tentanto passar a guarda de um marrom na academia, dominei uma das pernas, quebrei o quadril pro lado tentando ser rápido, mas nessa fiquei sem apoio, fiquei suspenso e virei presa fácil. Quando terminou ele me passou exatamente isso, manter o quadril o mais próximo do chão e aprender a pesar em cima do oponente, trabalhando com calma e passo a passo.

No geral até que vou bem por cima, já consegui cair na meia ou nos 100 kilos de alguns mais graduados. Minha maior dificuldade é na guarda, tenho dificuldade de mantê-la, não consigo resistir por um bom tempo, por isso nos últimos treinos tenho optado em começar fazendo guarda.

1. guarda fechada é o tempo inteiro quebrando a postura do adversário e dando blitz de ataque, nem que seja variando apenas 2 ou 3 ataques. Se o oponente não conegue fazer boa postura para passar uma hora acaba saindo uma finalização ou uma raspagem.

2. guarda aberta tem que ter sempre pelo menos uma manga dominada, se perder as duas mangas já têm que grudar direto nos tornozelos para tentar raspar ou já ir se embolando. Mas acho que o principal é manter o quadril de lado no chão e o tronco meio de frente pro oponente com a perna de baixo afastando-o e a de cima livre para enrolar braço, balançar o quadril... a única coisa que não pode acontecer é ficar com as costas inteiras no chão, isso só não tem risco se vc estiver dominando as duas mangas, e usando os dois pés para esticar o adversário. Sempre que vc fizer guarda com o quadril de lado é mais fácil para fazer as fugas, alterar o lado da guarda, repor a guarda, jogar as pernas para trás, garantir a meia-guarda qdo está quase passado, ou virar no quatro apoios, e a "força" da perna para manter o oponente afastado é bem maior, se o joelho ficar para cima fica fácil dele dobrar sua perna, colocando o joelho em direção ao peito e começar a matar o quadril, se o joelho estiver apontando para o lado isso fica bem mais difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aih po, a galera q ta falando dos fundamentos, também dá pra postar vídeos em que isso fique evidente. Porque não postam uma bela passagem, bem simples, com o quadril do jeito q deve ser? Algum trecho de luta do roger, etc?

Sou faixa branca e, portanto, sou quem mais tem a aprender com esse tipo de coisa. Difícil pra mim é lembrar disso tudo na hora H.

isso é devido ao pouco tempo de treinamento,jaja começa a automatizar,em todo o esporte é assim thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1. guarda fechada é o tempo inteiro quebrando a postura do adversário e dando blitz de ataque, nem que seja variando apenas 2 ou 3 ataques. Se o oponente não conegue fazer boa postura para passar uma hora acaba saindo uma finalização ou uma raspagem.

2. guarda aberta tem que ter sempre pelo menos uma manga dominada, se perder as duas mangas já têm que grudar direto nos tornozelos para tentar raspar ou já ir se embolando. Mas acho que o principal é manter o quadril de lado no chão e o tronco meio de frente pro oponente com a perna de baixo afastando-o e a de cima livre para enrolar braço, balançar o quadril... a única coisa que não pode acontecer é ficar com as costas inteiras no chão, isso só não tem risco se vc estiver dominando as duas mangas, e usando os dois pés para esticar o adversário. Sempre que vc fizer guarda com o quadril de lado é mais fácil para fazer as fugas, alterar o lado da guarda, repor a guarda, jogar as pernas para trás, garantir a meia-guarda qdo está quase passado, ou virar no quatro apoios, e a "força" da perna para manter o oponente afastado é bem maior, se o joelho ficar para cima fica fácil dele dobrar sua perna, colocando o joelho em direção ao peito e começar a matar o quadril, se o joelho estiver apontando para o lado isso fica bem mais difícil.

A única guarda q eu jogo com as costas mais no chao é a aranha mesmo... ate pq n tem como ser diferente neh rs

Muito legal o tópico. Acho MUITO mais válido discutir esses detalhes, de pegada, quadril, posicionamento, do q ficar passando golpes e golpes.

Pq o que define quem domina uma luta são esses detalhes.

Uma coisa que eu gostaria de ver dicas em video, e nunca achei, eh sobre a defesa de passagem da guarda aberta, tipo "trocando as pernas"... por exemplo, o cara passando pro teu lado direito, com tua perna direita segura, e vc joga a esquerda cruzando por cima, podendo usar esse apoio pra repor, ou girar pra inverter, ou dar o giro completo, etc. Não sei se deu pra entender, galera?

Isso é uma coisa q depois de um tempo de jj, a pessoa faz mais instintivamente. Dependendo do estilo de jogo, claro. Mas com certeza deve haver detalhes importantes sobre isso.

Alguém conhece vídeos ou tem dicas sobre isso aí?

Editado por curandeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo esse post....vai ajudar muito os faixas brancas....mais tb é muito pra gente q somos graduados, tem muita coisa que a gente faz no automático...e nem pensa o que ta fazendo...ahahah

Vamos ajudar a mulekada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bom mesmo esse post....vai ajudar muito os faixas brancas....mais tb é muito pra gente q somos graduados, tem muita coisa que a gente faz no automático...e nem pensa o que ta fazendo...ahahah

Vamos ajudar a mulekada...

Ajudar aos faixas brancas e a mim tbm kkkkkk.....sou faixa roxa, porem lutei com o Bruno Frazatto ontem....afffe......parecia que eu era branca kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ajudar aos faixas brancas e a mim tbm kkkkkk.....sou faixa roxa, porem lutei com o Bruno Frazatto ontem....afffe......parecia que eu era branca kkkkkk

Poxa, mas o Frazatto é um preta sinistro, só de lutar com ele, você já deve se sentir lisonjeado. Assisti ao vídeo dele esses dias, ele fazia sparring com alguns caras e até pretas ele brincava de lutar.

O que eu recomendo fortemente, principalmente para brancas que estão começando, são dois dvd´s chamados "Master of Jiu-Jitsu 1 e 2"

1o. Mestre Marco Barbosa "Barbosinha"

2 o.Mestre Ricardo De La Riva

Além de mostrarem várias técnicas explicam, vários, vários e vários fundamentos, que nesses anos, nunca nem tinha parado pra pensar!

Abraços,

Wilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um outro ponto para discutirmos.

Qdo vamos começar o rola (no chão, pulando a parte da queda), qual a estratégia de vocês?

Qdo vc ainda está separado do adversário, de frente.

Essa é uma situação que ninguém nunca me passou nada (imagino pq não ocorra em campeonatos, só em treinos).

Eu particularmente tento pegar uma gola invertida, dominar a manga do mesmo lado da gola e dar um puxão chutando o joelho do mesmo lado (tipo uma raspagem).

Se der certo, o cara vai cair de ombro na sua frente, e dá para pegar as costas.

E vcs?

puxar na guarda, princípio de desequilíbrio usando membros superior do judô, armdrag/enterrada, essa que vc faz eu acho legal...

Editado por K.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uma simples q eh uma finalização boa para a galera q tá começando, pegar o braço fingindo q vai dar um omoplata.

Como eu não sei postar vídeo, vou colocar o link:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo é sensacional, explica como fazer um triangulo usando a luta do Fedor vs Werdum como exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=b1N23qOTqZo

Esse é do Saulo Ribeiro mostrando a raspagem "tesoura", muito boa!

Editado por pmd001

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que agora aprendi a colocar os vídeos!

Esse é legal também, ensina o katagatami que o Lesnar fez no Carwin mostrando a luta como exemplo:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po pmd... eu até acho legal isso que os gracies tão fazendo, de popularizar as posições..

Mas pegar katagatame é basico pra qualquer faixa azul.. alias não pode pegar a faixa azul sem saber dar katagatame, que por sinal o lesnar demorou pra encaixar direito

Desculpa South Pitbull,

Eu sou branca ainda, pra mim quase tudo é novidade.... eu não sabia algumas saídas, nem alguns ajustes que eles mostraram! rsrsrsrsrs

Mas, posta umas dicas legais aqui pra gente então!!

Valeu! Abração!! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que agora aprendi a colocar os vídeos!

Esse é legal também, ensina o katagatami que o Lesnar fez no Carwin mostrando a luta como exemplo:

Eu acho muito melhor quando no katagatame você consegue estrangular o adversário usando o próprio braço dele, para isso o braço dele tem que entrar em baixo do queixo dele, você pressiona para o braço ficar lá, vai pro lado, apoia a sua testa no chão e joga o seu peso do seu corpo em cima do braço dele na diagonal. Dessa forma é muito mais desagradável porque pega na frente do pescoço também e até incomoda o ombro. Por mais que o cara seja forte é mais difícil de resistir, na versão que o Lesnar fez a força é só no braço, como ele é um ogro e o Carwin tava cansado até vai, mas ele teve que ir mais para o lado para aumentar a pressão.

Claro que nem sempre você consegue que o braço do adversário entre em baixo do queixo, aí faz desta forma que mostraram mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desculpa South Pitbull,

Eu sou branca ainda, pra mim quase tudo é novidade.... eu não sabia algumas saídas, nem alguns ajustes que eles mostraram! rsrsrsrsrs

Mas, posta umas dicas legais aqui pra gente então!!

Valeu! Abração!! :foimau:

olhando os flasher da luta... a impressão que eu tenho...

1. o cara não consegue colar o quadril no chão direito, o quadril fica sempre meio alto... talvez seja quase impossível mesmo ficar com o quadril colado no chão qdo se pesa 130Kg e o adversário tbm.

2. katagatame/triângulo de mão têm que colar a testa no chão e dar pressão no ombro que tá enrolando o pescoço, não vi ele grudando a cara no chão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po pmd... eu até acho legal isso que os gracies tão fazendo, de popularizar as posições..

Mas pegar katagatame é basico pra qualquer faixa azul.. alias não pode pegar a faixa azul sem saber dar katagatame, que por sinal o lesnar demorou pra encaixar direito

South, eu acho que a intenção deles nessa série de vídeos é explicar mais pro público leigo. Porque as vezes tem aquele pessoal que assiste as lutas, vê aquela

finalização, mas não entende direito o que aconteceu. Ao mesmo tempo eles divulgam esse lance da Universidade Gracie, com aulas pela internet.

"Now that every professional fighter has added jiu-jitsu to their arsenal, Ryron and Rener Gracie will break down precisely how they are using it so that casual MMA fans everywhere will better understand what they are watching. The ultimate goal is to turn casual fans into students of the gentle art and to help us accomplish this, please post this video to any and all MMA/BJJ forums you frequent."

E eles são muito bons nisso. Muita desenvoltura em frente as câmeras e passam o lance direitinho. Eu gostei desses vídeos.

Editado por Gilgamesh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é por isso eu falei de popularizar...

Yeap, tinha visto só metade do seu post. hehehe

Malz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora