armyofone

Jiu Jitsu - Técnicas e comentários

Recommended Posts

Aí, povo do PVT.

Não sei se já existe um tópico como esse, mas desde que comecei a acessar o fórum, nunca vi nada disso por aqui.

Minha sugestão é que coloquemos nesse tópico vídeos que ensinam técnicas de jiu jitsu. Raspagens, chaves, estrangulamentos ou qualquer outra coisa útil para o praticante do esporte. O youtube tem uma gama enorme de vídeos desse tipo, mas como tudo na internet, falta qualidade em muitos deles.

Sendo assim, sugiro que além de colocar os vídeos, o pessoal que coloca vai comentando o que acha da técnica, se é iniciante, intermediário, avançado... depois, o pessoal q for vendo, vai testando nos treinos, comentando aqui... Acho que isso pode render um tópico util, divertido e interessante a um só tempo.

Já que criei o tópico, vou colocar uma raspagem aqui que acho muito legal de ver, mas ainda nao tive a oportunidade de testar (to sem treinar faz um mês).

(PS: Se a moderação achar que esse tópico se movimentará mais lá na seção jiu jitsu/MT/etc..., é só mudar)

Editado por armyofone

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim vai ser muito bom esse tópico, mas como faixa-branca com 2 meses de treino só prefiro não opinar ou colocar técnicas aqui eheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra vamos manter esse tópico vivo,vai ser muito bom.

Eu particulamente não gosto da tecnica postda,pois,se o adversario pesar ber,é dificil executar,prefiro a que da um galeio do adversario.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez peguei um parceiro de treino numa chave do mir, tambem pq o cara nao conhecia. Pulem o video pra 0:50.

http://www.youtube.com/watch?v=YNIBJ3FRzNM&hl=pt_BR&fs=1?rel=0

Sou faixa branca também, mas sou curioso! hehehe... Podem tentar essa chave num cara desavisado q entra mesmo.

Editado por armyofone

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já surgiram tópicos semelhantes aqui dá uma procurada que vc acha coisa legal!!!

eu até acho essas "vídeo-aulas" interessantes para aprender movimentação nova. Mas para aprender a essência do jj mesmo, os fundamentos básicos, são poucos os vídeos que dão os toques mesmo. Nos outros tópicos a galera acabou falando bastante da importância do quadril baixo sempre, postura dentro da guarda ou com os dois cotovelos fechados ou com os dois abertos, diferentes maneiras de matar o quadril na passagem de guarda... é saber essas coisas que vai te ajudar a evoluir verdadeiramente no jj, portanto sempre que pegar esse vídeos tente se apegar aos detalhes: como ele mata o quadril do adversário, onde ele deixa o dele, como ele fecha o cotovelo para dar a pressão na esgrima...

saber uma movimentação que mais ninguém sabe vai funcionar por um ou dois treinos, talvez em campeonato de cara pouco graduado, mas depois o que faz a diferença mesmo é entender o por que das coisas...

minha dica é essa: tentar entender os fundamentos básicos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha o Diekenes de sacanagem com o cara! Abuso de poder!!

hehehehehehe

Po, eu tenho algumas video-aulas de JJ.

O pessoal na academia tira sarro das video aulas, mas outro dia peguei um faixa roxa numa gravata peruana pq ele não conhecia a técnica, e como achou que eu ia pro triângulo de mão, e como eu não tinha entrado mto o braço embaixo do pescoço, ele achou que estava tranquilo.

Esse golpe é legal, pega mta gente que não conhece.

Mas to postando do trampo, então não tenho como colocar video aqui.

pois é...eu tb vou bastante pra gravata peruana...surpreende..

mas eu faço meio diferente...faço a pegada do triangulo de mão...ai junto mão com mão...e puxo pra guarda mesmo...e pega que é uma beleza!

ainda mais qndo ta por cima na meia guarda vc sede a posição e deixa o cara subir pra te raspar...mas ja sobe tomando a "guilhotina"

Uma vez peguei um parceiro de treino numa chave do mir, tambem pq o cara nao conhecia. Pulem o video pra 0:50.

http://www.youtube.com/watch?v=YNIBJ3FRzNM&hl=pt_BR&fs=1?rel=0

Sou faixa branca também, mas sou curioso! hehehe... Podem tentar essa chave num cara desavisado q entra mesmo.

essa chave que o mir finalizou o pete williams é muuuito boa!

ontem mesmo no treino quase finalizei um cara tb...ela é otima...se treinar bastante pega mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
já surgiram tópicos semelhantes aqui dá uma procurada que vc acha coisa legal!!!

eu até acho essas "vídeo-aulas" interessantes para aprender movimentação nova. Mas para aprender a essência do jj mesmo, os fundamentos básicos, são poucos os vídeos que dão os toques mesmo. Nos outros tópicos a galera acabou falando bastante da importância do quadril baixo sempre, postura dentro da guarda ou com os dois cotovelos fechados ou com os dois abertos, diferentes maneiras de matar o quadril na passagem de guarda... é saber essas coisas que vai te ajudar a evoluir verdadeiramente no jj, portanto sempre que pegar esse vídeos tente se apegar aos detalhes: como ele mata o quadril do adversário, onde ele deixa o dele, como ele fecha o cotovelo para dar a pressão na esgrima...

saber uma movimentação que mais ninguém sabe vai funcionar por um ou dois treinos, talvez em campeonato de cara pouco graduado, mas depois o que faz a diferença mesmo é entender o por que das coisas...

minha dica é essa: tentar entender os fundamentos básicos...

Concordo plenamente, o jiu-jitsu é feito de detalhes, por exemplo a mão, o quadril , cabeça e etc.....

Concordo, o básico do JJ é o mais importante. É com isso que vc vai ganhar 90% das lutas.

É só ver o Roger. Parece fácil ganhar dos caras vendo ele lutar. Trava o quadril, mata a perna, passa a guarda, estabiliza, monta e finaliza, com chave de braço ou estrangulamento.

Quanto a essa questão de manter o quadril baixo, exatamente como se aplica isso?

Li que na passagem de guarda qto mais baixo o quadril maior a pressão, mas não entendi como fazer exatamente.

Simples, se vc tentar passar a guarda de alguem com o quadril ou "a bunda" alta, ja abre espaço pra ele entrar com mao ou repor a guarda, ou seja quanto mais baixo o quadril, mais perto do chao melhor.

Meu professor sempre dizia.......cola o pinto no chao kct...kkkkkkk

Com relação a essa raspagem do 1 video, achei bem basicona, pra faiza branca funciona bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aih po, a galera q ta falando dos fundamentos, também dá pra postar vídeos em que isso fique evidente. Porque não postam uma bela passagem, bem simples, com o quadril do jeito q deve ser? Algum trecho de luta do roger, etc?

Sou faixa branca e, portanto, sou quem mais tem a aprender com esse tipo de coisa. Difícil pra mim é lembrar disso tudo na hora H.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo, o básico do JJ é o mais importante. É com isso que vc vai ganhar 90% das lutas.

É só ver o Roger. Parece fácil ganhar dos caras vendo ele lutar. Trava o quadril, mata a perna, passa a guarda, estabiliza, monta e finaliza, com chave de braço ou estrangulamento.

Quanto a essa questão de manter o quadril baixo, exatamente como se aplica isso?

Li que na passagem de guarda qto mais baixo o quadril maior a pressão, mas não entendi como fazer exatamente.

além do que zeca jj falou de quadril baixo geralmente diminuir os espaços para reposição de guarda, o seu centro de massa tbm fica mais baixo te conferindo mais estabilidade, é muito mais difícil capotar uma ferrari do que um ônibus.

Para derrubar um objeto vc precisa fazer com o que seu centro de massa saia do plano formado pelos pontos de apoio [já viu aquela aguiazinha que fica equilibrada pelo bico?? repare que as asas vão até a altura da linha do bico da águia, e o objeto inteiro é muito leve exceto a ponta das asas, onde tem chumbo para ficar mais pesado e o centro de massa ficar no ponto de apoio, o bico][é por isso tbm que ao tentar encostar a mão no chão sem dobrar os joelhos o seu qudril vai automaticamente para trás e é impossível fazer isso com as pernas e bunda coladas na parede sem perder o equilíbrio]. Deixando o quadril baixo é muito mais difícil que o seu ponto de equilíbrio saia da região que está entre seus apoios, os dois pés, pés e ombros...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou faixa branca também, mas vou falar um negócio que que ouvi que demorei um pouco pra entender, mas fez sentido pra mim e fez eu enxergar umas coisas de um jeito um pouco diferente. Não lembro exatamente das palavras, mas a idéia é mais ou menos a seguinte: O negócio não é querer aprender logo posição, e sim aprender a se movimentar. Fuga de quadril, rolamentos e outras coisas basicas. Muito cara tenta aprender umas posições avançadas sem ao menos fazer a fuga de quadril direito... tem que ir pelo básico, aí o resto vem como consequencia.

Tem uma raspagem bem simples que gosto de fazer da guarda fechada, pegando a manga oposta do oponente, mas nao acho video. Se achar, posto aqui, bem simples e funciona mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Raspagem tesoura?

Pega a manga oposta, cruza, abre a guarda, coloca uma perna no peito do cara, a outra na lateral da perna (mesmo lado da manga dominada) e faz a "tesoura"?

detalhe para essa raspagem.

coloca a mão cruzada no fundo da gola do mesmo lado que vc dominou a manga, e antes de "chutar" puxa o cara para cima de vc. Repare que ele fica bem mais leve e fácil de ser levado qdo ele descola a bunda do calcanhar.

Caso o oponente force a postura e pese para trás, chuta o joelho de para trás com a sola do pé que faz o "apoio" no chão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mesmo princípio das raspagens com gancho.

Se vc tiver mta força na perna, consegue até jogar o cara só no gancho.

Mas se trouxer ele um pouco pra cima de vc, fica mto mais fácil levantar ele nos ganchos.

semelhante, mas não exatamente igual.

na raspagem de gancho se vc se preocupa muito em puxar o cara para cima de vc as vezes vc acaba colocando as costas no chão e perde a pressão do gancho. Na raspagem de gancho eu prefiro entrar em baixo do cara e aumentar a alavanca jogando a perna livre para baixo da perna que está fazendo o gancho enquanto eu já vou caindo quase lateralmente. Até pq se o oponente tenta defender jogando o quadril pra trás fica mais fácil variar para a chave de braço reta ou omoplata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Raspagem tesoura?

Pega a manga oposta, cruza, abre a guarda, coloca uma perna no peito do cara, a outra na lateral da perna (mesmo lado da manga dominada) e faz a "tesoura"?

Não, é uma diferente. Vou tentar explicar.

Na guarda fechada, quando o cara fizer postura, ficando com o tronco reto, vc pega a manga cruzada, abre a guarda e a perna do lado do braço que vc matou fica no chão, não deixando o cara tentar fazer base e "bate o quadril" no quadril do cara, indo pra cima e usando o outro braço como apoio, postando o cotovelo no chão. Se funcionar, ja cai montado direto.

Ficou meio confuso, mas talvez tenha dado pra entender hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não, é uma diferente. Vou tentar explicar.

Na guarda fechada, quando o cara fizer postura, ficando com o tronco reto, vc pega a manga cruzada, abre a guarda e a perna do lado do braço que vc matou fica no chão, não deixando o cara tentar fazer base e "bate o quadril" no quadril do cara, indo pra cima e usando o outro braço como apoio, postando o cotovelo no chão. Se funcionar, ja cai montado direto.

Ficou meio confuso, mas talvez tenha dado pra entender hehe

Essa foi a que vc me passou no treino não foi rafael? Aprendi sentindo na pele kkk foda, muito boa técnica, valeu irmão.

O Rafael treina comigo no Barba e me passou o carro a partir dessa raspada na semana passada. devill

O que vcs acham dessa Kimura da guarda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bota algum video de técnica na qual você tenha dúvida, bambitrack

certeza que alguns vão resolver e vai contribuir pro aprendizado de outros

Se liga hein modera, te apavoro que nem faço com o Manjok... devill

Então, acho que o segredo é se ligar no básico. Essa questão do quadril como ponto de apoio é muito importante. Semana passada resolvi arriscar (prefiro fazer isso do que ficar segurando não tenho receio algum de ser finalizado) tentanto passar a guarda de um marrom na academia, dominei uma das pernas, quebrei o quadril pro lado tentando ser rápido, mas nessa fiquei sem apoio, fiquei suspenso e virei presa fácil. Quando terminou ele me passou exatamente isso, manter o quadril o mais próximo do chão e aprender a pesar em cima do oponente, trabalhando com calma e passo a passo.

No geral até que vou bem por cima, já consegui cair na meia ou nos 100 kilos de alguns mais graduados. Minha maior dificuldade é na guarda, tenho dificuldade de mantê-la, não consigo resistir por um bom tempo, por isso nos últimos treinos tenho optado em começar fazendo guarda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora