Scolfield

Empresário de Shogun aposta: "A luta não passa do terceiro round&

Recommended Posts

Empresário de Shogun aposta: "A luta não passa do terceiro round"

Marcelo Alonso

7478425_fotoGr.jpg

Empresário dos irmãos Mauricio Shogun e Murilo Ninja, Eduardo Alonso entrou no mundo das lutas como repórter, até que, anos depois, tornou-se agente dos atletas. Depois de acompanhar toda a preparação de Shogun para o confronto contra Lyoto Machida, que acontece neste sábado, Eduardo falou com o Portal do Vale Tudo sobre o combate, os momentos de maior pressão na carreira de Shogun e muito mais.

Como iniciou sua carreira como repórter no mundo da luta?

Eu já gostava de assistir luta desde os primeiros UFCS, quando o Sportv começou a transmitir lá por 1994, 1995. Com o tempo fui passando a me interessar e acompanhar mais e mais, e em meados de 1998 a freqüentar fóruns de discussão gringos, como o "Underground Forum". Em meio a participar e freqüentar, fui convidado pelo Kirik Jenness, dono do site, para moderar uma sessão em português, e decidi que não queria apenas me limitar a moderar, mas também contribuir de uma forma mais ativa. Como sempre gostei de escrever, e estava prestando vestibular pra Jornalismo na época, resolvi que seria interessante entrevistar o Royce Gracie, que na tinha sido meu primeiro ídolo no vale tudo. Corri atrás de conseguir a entrevista com a cara e a coragem, e acabou que eu gostei da brincadeira e resolvi entrevistar o Wanderlei Silva, que na época vinha despontando e era o meu lutador favorito da época. Descobri o telefone de uma academia aonde o Wanderlei dava aulas, e conversei com ele e marquei a entrevista. Gravamos umas quase 4 horas de conversa, e a entrevista acabou saindo no ADCC News, que na época era um site importante de noticias. Cedi o material de graça, mas pedi a divulgação do meu nome, e a entrevista acabou chamando muita atenção, porque o Wanderlei era um mistério pros gringos até então. Repeti a mesma coisa com o Vitor Belfort e o Zé Mario Sperry, e acabou que a Full Contact Fighter, então uma revista de prestigio no MMA no exterior, gostou do meu trabalho e me contratou, e aí não parei mais e fiquei por pouco mais de uns sete anos trabalhando como jornalista de MMA.

E a amizade com o Shogun, como passou a ser empresário dele?

Na época de repórter, ainda muitos anos atrás, eu comecei a viajar pra cobrir eventos, fazer entrevistas, e fiquei amigo do Wanderlei Silva, que também era muito amigo do Murilo Ninja, e logo começamos a fazer amizade. Devido a proximidade de idade, etc, começamos a virar amigos pessoais e o Murilo (Ninja) me apresentou o Mauricio (Shogun), que então ainda estava pra estrear em lutas profissionais. Com o tempo, minha amizade com a família foi ficando muito forte e me tornei amigo tanto do Ninja como do Shogun. Começamos a trabalhar juntos em alguns projetos, como seminários e workshops pelo mundo, e eu fui me tornando uma espécie de conselheiro. Quando eles saíram da Chute Boxe, escola aonde aprenderam muito e que com certeza vão sempre carregar essa raiz com orgulho, acabou sendo uma transição natural, e acredito que a confiança foi o fator principal que levou à esse trabalho. É importante dizer, pra quem não me conhece, que eu já tenho uma longa história no meio da luta, e busquei experiência em diversas áreas do meio, aprendendo a enxergar o business por todos os aspectos. Desde os tempos de repórter, passando por promotor e produtor de eventos de MMA, trabalhando em eventos de terceiros, freqüentando academias e treinamentos de atletas de alto nível por anos e anos, viajando o mundo em seminários, etc. Eu costumo dizer que na luta eu fiz de tudo um pouco, a única coisa que não fiz foi competir, mas tive o privilégio de conviver sempre com atletas de altíssimo nível, grandes treinadores, e aprender muito com eles, ligando isso a visão que ganhei pelo lado do "Business" da coisa também, foi um longo preparo pra chegar nessa posição.

É mais fácil ou mais difícil ser manager de um amigo?

Nem mais fácil, e nem mais dificil. Eu diria que é diferente, e com certeza muito melhor. A relação que eu tenho com os atletas com quem trabalho, que são poucos, e principalmente os irmãos Rua, é uma relação muito forte de amizade, e isso torna o trabalho um pouco peculiar e além do trabalho tradicional de um empresário. Por isso gosto de referir a minha função como de "Manager", na acepção correta da palavra, porque não passa só por agenciar lutas ou patrocínios, mas uma parceria e gerenciamento de diversos detalhes, com os quais estou sempre aprendendo muito e procurando ensinar algo também aos atletas. A amizade às vezes pode levar ao desgaste de ambas as partes, mas acredito que a chave é ter a cabeça aberta e estar sempre buscando evoluir em algum aspecto, por menor que seja, e a relação de amizade só torna o comprometimento maior, na minha opinião, porque você realmente se importa com aquelas pessoas e o futuro delas, e elas com o seu também, além de tornar a convivência muito melhor e mais agradável.

Você e o Sérgio Cunha tiveram importância capital no resgate do "velho Shogun do Pride", quando você decidiu levá-lo para São Paulo antes da luta contra o Chuck Liddell. Como esta a preparação dele hoje em Curitiba?

Eu considero, sem exagero, o Mauricio "Shogun" o atleta mais talentoso que eu ja vi treinar em todos esses anos. O Vitor Belfort também foi um cara que me impressionou no talento, mas o Mauricio tem uma condição emocional e psicológica que tornam ele o atleta mais incrível que já vi trabalhar. Logo, trabalhar com ele é um prazer, torna tudo mais fácil. Eu acho sinceramente que o Shogun bem treinado ganha de qualquer um da categoria sem sustos. Infelizmente, a carreira de qualquer atleta tem contusões, e ele sofreu um pouco com isso, é muito difícil manter o alto nível sempre, mas ele é muito jovem e, na minha opinião, ainda não atingiu seu ápice. Na época da luta com Chuck Liddell, a UDL estava passando por reformulações, com mudança de diretoria, professores, etc, e isso criou uma situação de emergência. O Mauricio confiou em mim, e juntos montamos uma equipe que fez um ótimo trabalho. Acho que o Cunha foi muito feliz também, em ter a cabeça aberta e acreditar numa ideia, e saber extrair o melhor proveito do que foi oferecido, usando a experiência que adquiriu no exterior, e a disciplina que aprendeu na escola onde foi formado. E, como eu disse, aí fica tudo fácil, porque o mérito maior é do talento fora do comum, tanto técnica como fisicamente, do Shogun. Hoje o Mauricio é um atleta experiente, e essa experiência é de extrema valia, e foi fundamental pra ajudar o trabalho feito pelo Cunha, por mim, e todos os profissionais que foram importantíssimos, como o preparador físico Eric Haddad, o Lucas França no Boxe, Renato Roma no Wrestling, Demian Maia e seu pessoal no Jiu Jitsu, Paulo Manzini, além, é claro, do Murilo Ninja, entre outros. Tenho consciência que dei minha parcela de contribuição num momento chave da carreira do atleta, e foi um grande prazer ter trabalhado com esses profissionais, alem de um prazer maior ainda ter contado com a confiança do Mauricio no trabalho e sua ajuda. Passada essa fase, os problemas de mudança de direção na UDL foram resolvidos e a academia se reformulou, contando com uma estrutura ótima, incluindo um octógono das dimensões do UFC, que faz toda diferença na preparação do atleta, e foi uma batalha pessoal do Shogun. Os treinos são ótimos e o André Dida foi uma revelação pra mim como treinador de Muay Thai, mostrando maturidade e seriedade, apesar de ainda novo, e um grande potencial, coisa que já mostrou na primeira luta contra o Lyoto. Além disso, outros treinadores como João Raphael "Simpson" no Jiu Jitsu, Fabinho no Wrestling, o apoio de sempre do João Paulo "Tuba" e a participação do Ninja, mantém o treinamento em um nível muito bom, e fazem com que o Mauricio se sinta seguro e confiante, que é algo fundamental para um atleta.

Como os americanos receberam o Shogun como ídolo do Pride quando ele foi para o UFC?

Na verdade o fã do UFC nos EUA vive num mundo um pouco a parte do aficionado de MMA. O famoso fã "hardcore" já conhecia o Shogun do Pride e aguardava ansiosamente sua estreia no UFC, mas o fã americano, que conheceu o esporte através do TUF, não o conhecia tão bem, então houve a necessidade de conquistar esse público, ainda mais depois do revés diante do Forrest Griffin, e da volta ao ritmo contra o Mark Coleman. Quando lutou com o Chuck Liddell, lembro que foi a primeira vez que vi na carreira o Mauricio sendo vaiado por parte do publico, e sem receber apoio nenhum da torcida. Foi a maior pressão que vivi com um atleta, e acredito que até o Mauricio concorde que foi uma das maiores pressões que ele viveu na carreira. Após aquela vitória tudo mudou nos EUA da água pro vinho, e a luta contra o Lyoto no UFC 104 só melhorou ainda mais essa imagem. Hoje, a gente nota a olhos vistos a diferença da recepção do público do UFC com o Shogun, tão grande quanto ou maior a idolatria no Japão nos áureos tempos do Pride.

O que você acha que faltou para o Shogun vencer o Lyoto da última vez e não faltará desta vez?

Melhores jurados julgando a luta? (risos) Olha, sinceramente falando, eu acho que o Lyoto Machida é um grande lutador, com um estilo de luta muito peculiar, o que torna a luta parelha e com poucos oportunidades de nocaute ou finalização. Até a luta no UFC 104, ele era tido como intocável e ninguém teve capacidade de montar uma estratégia eficiente contra ele. Acho que o Mauricio e a nossa equipe tiveram um grande mérito em montar uma estratégia que se mostrou altamente competitiva, e na minha visão suficiente pra ganhar a luta. Ali ao lado do octógono, no corner, a gente tem uma visão diferente de quem vê em casa, e enxerga melhor o que o atleta esta sentindo, como ele está reagindo aos golpes, as dificuldades e ao desenrolar do jogo. A sensação ali foi de vitória do Shogun, mas é claro que sou suspeito pra falar e nada disso importa agora, já que a revanche esta aí e agora o que resta é trabalhar. Acredito que hoje, numa luta parecida, os juízes teriam outra leitura, e acho que o Lyoto virá com alguma ideia diferente na estratégia, e a nossa equipe também trabalho nesse sentido. É outra luta, outra história.

O que você espera desta segunda luta?

Espero os dois atletas muito motivados, e com a sensação que faltou provar algo, não para os jurados, e nem para o publico, mas para si mesmos. Ambos são muito competitivos e querem botar um ponto final em qualquer duvida. Espero uma estratégia um pouco diferente do Lyoto, e imagino que ele pode fazer. O Mauricio trabalhou pra todas as situações possíveis, e tem um psicológico muito forte, que cresce demais nos momentos de pressão. Acredito que essa luta vai ser empolgante pro publico e não passe do terceiro round.

Depois daquela primeira luta com o Lyoto, você está sentindo uma diferença de tratamento da mídia?

Com certeza. Já após a luta contra o Chuck Liddell sentimos uma grande diferença, mas agora o interesse e a procura pelo Mauricio é ainda maior. Eu inclusive tento filtrar e deixar o Shogun fora da mídia o máximo possível nessa época, porque os convites são muitos. É uma ironia, eu que já fui repórter pensar assim, mas as coisas mudam (risos). De toda forma o Mauricio é um cara de excelente índole e ta sempre querendo atender a imprensa o máximo possível, mas do jeito que a popularização do esporte vai, em breve não vai ser possível atender todo mundo senão o atleta não treina mais! É incrível e muito gratificante o crescimento do MMA no Brasil nesse ano de 2010.

Você deve ter um bom contato com o Dana White, e pelo que conversa com ele, acredita que o UFC virá para o Brasil em breve?

Conversei com o Lorenzo Fertitta e o Dana White sobre isso no final do ano passado, e já tínhamos conversado sobre esse assunto no começo de 2009. Eles inclusive aproveitam sempre que há oportunidade pra colher opiniões do Shogun, e acredito que de outros atletas de alto nível brasileiros, bem como dos managers, sobre o mercado brasileiro e afins. Pelo que senti, eles realmente tem essa vontade, mas não vão acelerar as coisas fora de hora e cometer uma loucura. Eles estão investindo forte em mídia no Brasil, e estudando o mercado, encomendando pesquisas, pra avaliar os potenciais de rendimentos, não só com o evento em si, mas com produtos a médio e longo prazo. O objetivo maior é um acordo de televisão mais forte no país, o que faria toda a diferença. Eu acredito que o UFC venha pro Brasil, mas só em meados de 2012. Torço para que venha antes, é claro, e com o crescimento do país, isso parece quase que inevitável.

Você acredita que a influencia de um agente possa mudar o resultado de uma luta?

Não acredito. Acho que a influencia do marketing, do inconsciente coletivo, da ideia que é vendida e massificada ao publico, seja pelo evento, por agentes, etc, pode influenciar o resultado de uma luta. Mas o simples agente no MMA ainda não acredito. Não chegamos, felizmente, ao ponto que o Boxe chegou, aonde agentes se misturam com promotores e aí a coisa fica completamente comprometida. o MMA é um esporte que, por incrível que pareça, ainda guarda princípios éticos mais fortes. Eu mesmo, quando me tornei oficialmente manager, larguei a carreira de repórter porque acreditava que não seria correto continuar, além de financeiramente nada interessante. Acho que os jurados e árbirtros do MMA tem que ser educados a respeito do esporte e assim as injustiças vão diminuir. Quando você tem um jurado com toda sua vida dedicada ao Karate, julgando a luta Lyoto Machida x Shogun Rua, e que diz publicamente que chutes na perna não valem muita coisa, após todo o marketing feito em cima do Lyoto, e como ele representou quase que uma ressurreição ao Karate dentro do MMA, fica difícil acreditar que esse cidadão estava realmente em uma condição emocional imparcial pra analisar uma luta tão importante. Que qualquer episódio de injustiça sirva pra profissionalizar mais o julgamento no MMA, para que o prejuízo pra carreira de um atleta, que é irreparável, não seja em vão.

http://www.portaldovt.com.br/pt/?channel=2&id=1656

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

assim espero... não torcerei por ninguém...

só quero que role um KO... pra não ter mais choradeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa entrevista.O Eduardo Alonso parece ser um cara muito centrado e competente.Passa uma impressão bem melhor que o Ed Soares hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente do resultado: Será o maior prazer assistir a luta!!!!

Só espero que até sábado não fiquemos ouvindo ataques grátis de torcedores a qualquer um dos 2.

A primeira luta foi muito equilibrada, mas a chance de resolver a questão está aí...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado ANDERSON-FORTALEZA

desligue o caps

Editado por MiniCraque

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande entrevista do Eduardo Alonso. O cara é muito bom com as palavras e não colocou nenhuma lenha na fogueira, até por que essa luta já está pegando fogo a tempos.

Pramin acho que não tem condições dessa luta acabar antes do quarto round... Acho muito, mas muito difícil o Shogun derrubar o Lyoto antes disso do 3º round. No 4º e 5º, com o carateca mais desgastado, sem muitas condições de movimentação, ai sim, creio que possa rolar um KO ou TKO.

Já da parte do Lyoto, não creio que derrubará o Shogun. Acredito que ele possa vencer de forma BEM contundente na UNANIMOUS DECISION.

Dia 8 ta chegando meu povooooooooooo..........

^^

É..ELE TA CERTO COM CERTEZA NAO PASSA DO TERCEIRO ROUND.

KO BY MACHIDA.

LYOTO VAI NOCAUTEAR ESSE FALADOR E DEPOIS CERTAMENTE ELE VAI DIZER Q O RESULTADO FOI INJUSTO POR QUE ... BLA BLA BLA...E DAI VAI CHORAR NOVAMENTE COM ESSE SEU AGENTE E COM O MURILO NINJA DO FUNK QUE NUNCA LUTOU NADA.

Só um toque: se você é torcedor do Lyoto, atacar o Shogun e seu irmão dessa maneira só denigre a imagem do grande lutador que é o Lyoto Machida, associando o lutador a fã (náticos) como você. Fica a dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DALHE SHOGUN... REPRESENTANDO A RAÇA DA PORRADA DE CURITA...PASSA O CARRO NESSE KARATECA AI... EH NÓISSSSS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É..ELE TA CERTO COM CERTEZA NAO PASSA DO TERCEIRO ROUND.

KO BY MACHIDA.

LYOTO VAI NOCAUTEAR ESSE FALADOR E DEPOIS CERTAMENTE ELE VAI DIZER Q O RESULTADO FOI INJUSTO POR QUE ... BLA BLA BLA...E DAI VAI CHORAR NOVAMENTE COM ESSE SEU AGENTE E COM O MURILO NINJA DO FUNK QUE NUNCA LUTOU NADA.

agora o Ninja tambem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É..ELE TA CERTO COM CERTEZA NAO PASSA DO TERCEIRO ROUND.

KO BY MACHIDA.

LYOTO VAI NOCAUTEAR ESSE FALADOR E DEPOIS CERTAMENTE ELE VAI DIZER Q O RESULTADO FOI INJUSTO POR QUE ... BLA BLA BLA...E DAI VAI CHORAR NOVAMENTE COM ESSE SEU AGENTE E COM O MURILO NINJA DO FUNK QUE NUNCA LUTOU NADA.

VEM FALA ISSO AQUI... VC VAI CHORAR SE PASSAR NA MINHA FRENTE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado ANDERSON-FORTALEZA

desligue o caps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz 3 apostas, todas 3 votei em Shogun - tko - 3r

ate no bolão daqui ja esta votado

ciclonesurf

3

tko

Rua

Koscheck

Stout

Mitrione

Belcher

Lawlor

Davis

Hendricks

Beltran

Yoshida

MacDonald

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É..ELE TA CERTO COM CERTEZA NAO PASSA DO TERCEIRO ROUND.

KO BY MACHIDA.

LYOTO VAI NOCAUTEAR ESSE FALADOR E DEPOIS CERTAMENTE ELE VAI DIZER Q O RESULTADO FOI INJUSTO POR QUE ... BLA BLA BLA...E DAI VAI CHORAR NOVAMENTE COM ESSE SEU AGENTE E COM O MURILO NINJA DO FUNK QUE NUNCA LUTOU NADA.

Segura a emoção fera !!!!

:lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa entrevista.O Eduardo Alonso parece ser um cara muito centrado e competente.Passa uma impressão bem melhor que o Ed Soares hehe

[2]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora