Entre para seguir isso  
Scolfield

Broca: “Lyoto é melhor do que o Shogun no chão”

Recommended Posts

Broca: “Lyoto é melhor do que o Shogun no chão”

Marcelo Alonso

6073196_fotoGr.jpg

Ex-parceiro de treinos de Minotauro e atual treinador de jiu-jitsu de Lyoto Machida, Walter Broca recebeu a PVT Mag em Belém. Na reportagem de capa da PVT Mag 5, você vai ver a opinião dele, a de Lyoto e de seus principais treinadores sobre a aguardada luta contra Mauricio Shogun. A entrevista abaixo é só uma entrada para a revista que fica pronta amanhã:

Qual seu nome completo e seu cartel de lutas?

O meu nome completo é Walter Pinho da Silva. O meu cartel no MMA é de 7 lutas e 1 derrota que tive na revanche contra o Mondragon.

Como é treinar junto com o Mondragon agora que vocês estão ajudando o Lyoto?

Na verdade, ele veio aqui uma vez pra treinar e é tudo profissional. Não existe nenhuma rivalidade, é só lá dentro mesmo. É a evolução do esporte.

Você como faixa preta vem ajudando o Lyoto há quanto tempo?

Na verdade, eu que dei a faixa marrom e preta para o Lyoto. Ele falou do Alexey, que foi o mesmo professor que eu, mas ele viajou e aí a gente continuou tendo contato e treinando jiu-jitsu juntos. Até hoje, além da nossa amizade, fora o lado profissional, a gente sempre mantém contato e trocamos idéia de chão e wrestling.

Você já treinou seu chão também com o Minotauro?

Já, a gente foi da mesma escola, que é a De La Riva, quando o Minotauro começou a carreira dele no Pride. Eu fiz muito sparring com ele e treinamos muito tempo juntos. Além da amizade, é outro cara que mora no meu coração.

Quais foram os seus principais títulos no jiu-jitsu?

Na faixa preta eu fui campeão da Copa do Mundo da CBJJO, vice-campeão internacional máster e campeão brasileiro sem quimono no absoluto.

Tem muita gente que questiona o jiu-jitsu do Lyoto. O que você tem a dizer dele, do seu chão e de ele ser um faixa preta?

É impressionante falar sobre isso. O Lyoto é um cara completo em tudo. O mundo não conhece todo o potencial dele. Ele ainda não explorou tudo e já é o campeão do UFC, então ainda tem ainda uns 30% para ele dar e mostrar para o mundo que ele é muito bom de chão, muito bom de wrestling, e na trocação não precisa nem falar.

Qual o forte dele no chão? O que você diria que ele tem de diferencial?

Tudo. O Lyoto é um cara que sempre procura aprender guarda, passagem, queda e finalização, ou seja, é um cara completo. Ele tem facilidade em qualquer área. Eu que sou um cara que tenho um bom nível de chão posso falar. Eu treino com ele e sei como ele é duro em qualquer área.

Dizem que o Shogun tem vantagem sobre ele no chão. Você concorda?

Não concordo. O Shogun tem um chão bom, eu já o vi lutando, mas como eu falei, o Lyoto se botasse o quimono estaria nas cabeças entre os tops mundiais de jiu-jitsu.

Você acha que se a luta for pro chão não tem essa de o Shogun ter vantagem?

Eu acho que o Lyoto tem vantagem em cima, no chão e no wrestling. É só ele saber explorar no tempo certo da luta.

Você acha que ele vem mais bem preparado para esta luta do que estava na outra?

Com certeza. Foi sua primeira defesa de título, então sempre pesa um pouquinho. Agora ele já está acostumado e, assim como o Shogun conhece o jogo dele, ele também conhece o do Shogun. Com isso vai ficar mais fácil de ele explorar os pontos fracos.

http://www.portaldovt.com.br/pt/?channel=2&id=1554

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chão melhor q do Shogun??? ai não né meu chapa...forçou a barra nessa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só pode ser piada né

nao que o lyoto nao possa ter um chao superior ao do shogun,nao duvido disso,mas o cara falar que se o lyoto lutasse de pano ele seria um dos melhores,pelamor,é muita pretensao ou puxassao de saco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não concordo

no pano pode ser,mas o submission do shogun acho um dos melhores do mma

não sei porque mas ja vi caras que lutam muito no jiu jitsu,no mma não consegue adaptar bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa discursão vai render..

eu particularmente prefiro o chão do Shogum, e ele ja mostrou que sabe muito..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara deu a faixa preta a ele, era de esperar um comentário deste nível.

O outro lá não falou super bem do Júnior, irmão da Sandy...Lyoto Vs Júnior no quimono já!

hauihuahuihauia

Sem zueira agora, mas o Shogun já mostrou muito mais JJ que o Lyoto...Lyoto quase foi finalizado pelo Tito no fim da luta...Shogun passou uma luta quase inteira na guarda do Minoto e conseguiu trabalhar bem o gnp, Shogun chegou próximo de finalizar o Arona, finalizou o Randleman...Lyoto só mostrou algo de JJ quando finalizou o Sokoudjou...

Shogun só tem uma finalização também, mas já mostrou muito mais JJ ofensivo e defensivo...

WAR SHOGUN

Editado por William Oliveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

huahuahua

Começaram os tópicos Lyoto x Shogun 2 !!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Manda o Lyoto levar a luta pro chão então, Shogun vai adorar essa "estratégia"... rsssss

Rapaz, eu tava pensando a mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engracado que todos os treinadores falam que o atletas deles sao melhores na especialidade que eles ensinam. Quando o atleta perde eles encontram uma razao pela derrota, mas nunca é prq o atleta deles era inferior tecnicamente ou a estrategia do adversario era melhor...é dor de barriga, nao dormiu bem, estava doente antes de lutar, tinha problemas familiares, bateu de cabeca na lona...etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vindo do treinador do Lyoto ele diria isso mesmo ué, na minha opinião pelo o que mostrou até hoje o Shogun é melhor no chã.

Para tirar a dúvida é só puxar o Shogun para guarda ou fazer a luta no chão..rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é melhor ainda não vimos, mais mesmo porque o cara deu a faixa preta para o Lyoto ele tem razões de falar bem se o cara não fosse, mesmo porque não daria se não merecesse. Agora o jogo do Lyoto é mais trocação, vamos ver na hora que for preciso mostrar o máximo se vai ser comprovado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Green Lantern
Broca: “Lyoto é melhor do que o Shogun no chão”

Marcelo Alonso

6073196_fotoGr.jpg

mas como eu falei, o Lyoto se botasse o quimono estaria nas cabeças entre os tops mundiais de jiu-jitsu.

http://www.portaldovt.com.br/pt/?channel=2&id=1554

Só pode ser piada...

Editado por Green Lantern

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opinião tendenciosa não vale nada.

...

Mas o Shogun já foi finalizado pelo Forrest.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que é desvantagem pro Lyoto se a luta for pro chão, falou isso para ''botar medo''

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso