marceloL

Pesquisa revela que leite hidrata mais que a água

Recommended Posts

Pesquisa revela que leite hidrata mais que a água

Pesquisadores de Campinas mostram que o leite pode substituir o copo de água gelado depois das atividades físicas. O leite tem uma digestão mais lenta e isso facilita a hidratação.

Após praticar exercícios é comum recorrermos a um copo de água bem gelado, mas pesquisadores de Campinas, no interior de São Paulo descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida no treinamento.

Mais do que vontade, o nosso corpo sente a necessidade de repor o líquido perdido durante os exercícios.

Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que o leite magro é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais.

A professora de nutrição da Unicamp explica porque isso acontece. “O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo a quantidade de liquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estomago e melhore a hidratação com um todo”, diz Maria Teresa Bertodo, pesquisadora Instituto de Alimentos.

A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo lesionado durante a atividade física.

“A função dele é ser um caçador de radicais livres. Ele vai no organismo e vai seqüestrando os radicais livres que estão circulando na corrente sanguínea e com isso vai evitar uma série de danos para o organismo”, explica a pesquisadora.

Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício. De acordo com os pesquisadores todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.

O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja, por ele manter por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura.

Marcelo Camargo Tella, ex-atleta toma quase um litro de leite todos os dias. O ex-atleta não sabia dos efeitos apontados pela pesquisa. A bebida agora vai ser bem mais saborosa.

“Sabendo disso com certeza vou ser um maior adepto a tomar leite”, fala.

A pesquisadora citou os radicais livres. Eles são os vilões do nosso organismo porque atacam as células e promovem doenças como o câncer.

fonte: globo.com

Olha eu não sei não, e vcs o q acham???????? eu particularmente evito tomar leite, pois eu sinto q qdo to bem e tomo leite da uma embaçada no visual.

Prefiro mandar pós treino meu whey+dextroxe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheco um amigo meu que falou que leite engrossa a pele por isso ele nao toma. Obvio que so pode ser loucura da cabeca dele, mas alguem ja ouviu falar disso? Ehheaha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um complemento, tem gente q diz q naum bebe leite pq tira a definição, inclusive dizem q tomam whey com água, ao invés de leite, por conta desse motivo.

Só digo uma coisa, tenho um amigo q tá com 4% de BF, naum to zuando... o cara ta rasgado (ate levei um susto qdo vi), e forte pra cacete, não só em tamanho de músculo como tb em puxar peso (tava fazendo série de força pra biceps - 3 a 4 repetições - com 38 quilos cada lado) e adivinhem qual é a base da alimentação do cara?.... LEITE DESNATADO.

Sem sacanagem, mas ele toma uns 3 litros de leite por dia.

Ok, ok, ele é xíita, naum come gordura nem nada.... mas um cara q toma tanto leite não devia ter um BF tão baixo e uma aparência de estar tão rasgado segundo os defensores dessa tese (ao meu ver absurdo) de q o leite tira a definição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só um complemento, tem gente q diz q naum bebe leite pq tira a definição, inclusive dizem q tomam whey com água, ao invés de leite, por conta desse motivo.

Só digo uma coisa, tenho um amigo q tá com 4% de BF, naum to zuando... o cara ta rasgado (ate levei um susto qdo vi), e forte pra cacete, não só em tamanho de músculo como tb em puxar peso (tava fazendo série de força pra biceps - 3 a 4 repetições - com 38 quilos cada lado) e adivinhem qual é a base da alimentação do cara?.... LEITE DESNATADO.

Sem sacanagem, mas ele toma uns 3 litros de leite por dia.

Ok, ok, ele é xíita, naum come gordura nem nada.... mas um cara q toma tanto leite não devia ter um BF tão baixo e uma aparência de estar tão rasgado segundo os defensores dessa tese (ao meu ver absurdo) de q o leite tira a definição.

eu não defendo, to dizendo q é um efeito q acontece em mim, mas diz e os anabólicos q o cara toma???? tem q ver todos esses fatores e o restante da alimentação dele, e só 4%???? isso aí é coisa de fisiculturista em época de competeção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, para os novatos da seção, existe a guerra do leite! Quem toma versus quem não toma...heheheh

Eu não tomo mais, mas já cheguei de tomar quase 2 litros por dia, principalmente no meu 1 ano de musculação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala isso pra qm tem intolerencia a lactose hehehehe um copo de leite e eu mijo pelo cu o dia todo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só um complemento, tem gente q diz q naum bebe leite pq tira a definição, inclusive dizem q tomam whey com água, ao invés de leite, por conta desse motivo.

Só digo uma coisa, tenho um amigo q tá com 4% de BF, naum to zuando... o cara ta rasgado (ate levei um susto qdo vi), e forte pra cacete, não só em tamanho de músculo como tb em puxar peso (tava fazendo série de força pra biceps - 3 a 4 repetições - com 38 quilos cada lado) e adivinhem qual é a base da alimentação do cara?.... LEITE DESNATADO.

Sem sacanagem, mas ele toma uns 3 litros de leite por dia.

Ok, ok, ele é xíita, naum come gordura nem nada.... mas um cara q toma tanto leite não devia ter um BF tão baixo e uma aparência de estar tão rasgado segundo os defensores dessa tese (ao meu ver absurdo) de q o leite tira a definição.

conheço um cara que come bolo TODO DIA e tem gomos no abdomem sem fazer cardio nunca

podemos portanto concluir que bolo não engorda quando não se faz cardio

certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu não defendo, to dizendo q é um efeito q acontece em mim, mas diz e os anabólicos q o cara toma???? tem q ver todos esses fatores e o restante da alimentação dele, e só 4%???? isso aí é coisa de fisiculturista em época de competeção.

Não toma NADA, nem suplementação... e não to zuando.

Antigamente ele tomava, hj não, e ele alega q suplementação não vale a pena, primeiro pq ele não confia nos produtos, acha q tem muita mistura e q não correspondem a propaganda q fazem, e segundo, pq ele considera q se vc pode retirar as substâncias diretamente do alimento, melhor.

Eu acompanhei todo o desenvolvimento do cara... ele é o dono da academia.

Veja só, uma época ele queria ficar grande... ai ele ficou enorme, mas misturando músculo e gordura.... depois emagreceu... depois engordou... e por ai vai.

Ate o dia em q ele resolveu q ia secar.... velho, o cara é total bitolado... naum to zuando, é meu camarada, mas é meio doido.

Ele ficou praticamente 2 anos sem sair de casa pra tomar umas... nada... ele naum saia de casa nos fds... tudo pra, segundo ele, não se corromper... :blink:

Enfim... ele entrou num regime xíita de treinos e alimentação.

Como ele é o dono da academia, ele treina a hora q quer, inclusive de madrugado (na maioria das vezes).

Ele treina TODO dia... e corre TODO dia.

Ele faz o sguinte, puxa ferro, e logo depois faz esteira por 20 minutos (intercalando corrida rápida com caminhada). Acho q só domingo q ele não treina.

A alimentação dele é algo q muitas poucas pessoas se submeteriam....pra vcs terem uma idéia, ele deixou de comer frango pra baixar mais o BF.

Ele só come é sardinha, leite (muito, mas muuuito leite), nescau, ricota, pão integral, muuuuuuuita salada e legumes (cenoura, alface, brócolis, beterraba e etc) e outras coisas mais... a alimentação dele não é como a nossa (ao menos a minha), q comemos arroz, feijão, carne bovina e de frango, macarrão e etc.... e ele não come praticamente NADA q contenha gordura.

Pois então, o cara chegou a 4% de BF... absurdo mesmo... tipo, ele não é grande como um fisiculturista, longe disso, mas ele ta forte e muuuuito rasgado. Ele tem 1,80 e uns 80 quilos, não sei ao certo.

E segundo ele, o LEITE é a alimentação básica dele.

conheço um cara que come bolo TODO DIA e tem gomos no abdomem sem fazer cardio nunca

podemos portanto concluir que bolo não engorda quando não se faz cardio

certo?

Só com esses dados não podemos concluir NADA.

Tudo depende do gasto calórico q ele tem no dia a dia, o qto ele treina, como ele treina, o q ele come, qual a genética dele e etc...

Editado por FCB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Sizemore

Na guerra do leite minha posicao eh neutra...Mas por EUpirismo quando parei de tomar vi uma melhora na definicao,e como apesar de ser uma fonte proteica boa,nao me faz muita falta,evito exageros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não toma NADA, nem suplementação... e não to zuando.

Antigamente ele tomava, hj não, e ele alega q suplementação não vale a pena, primeiro pq ele não confia nos produtos, acha q tem muita mistura e q não correspondem a propaganda q fazem, e segundo, pq ele considera q se vc pode retirar as substâncias diretamente do alimento, melhor.

Eu acompanhei todo o desenvolvimento do cara... ele é o dono da academia.

Veja só, uma época ele queria ficar grande... ai ele ficou enorme, mas misturando músculo e gordura.... depois emagreceu... depois engordou... e por ai vai.

Ate o dia em q ele resolveu q ia secar.... velho, o cara é total bitolado... naum to zuando, é meu camarada, mas é meio doido.

Ele ficou praticamente 2 anos sem sair de casa pra tomar umas... nada... ele naum saia de casa nos fds... tudo pra, segundo ele, não se corromper... :D

Enfim... ele entrou num regime xíita de treinos e alimentação.

Como ele é o dono da academia, ele treina a hora q quer, inclusive de madrugado (na maioria das vezes).

Ele treina TODO dia... e corre TODO dia.

Ele faz o sguinte, puxa ferro, e logo depois faz esteira por 20 minutos (intercalando corrida rápida com caminhada). Acho q só domingo q ele não treina.

A alimentação dele é algo q muitas poucas pessoas se submeteriam....pra vcs terem uma idéia, ele deixou de comer frango pra baixar mais o BF.

Ele só come é sardinha, leite (muito, mas muuuito leite), nescau, ricota, pão integral, muuuuuuuita salada e legumes (cenoura, alface, brócolis, beterraba e etc) e outras coisas mais... a alimentação dele não é como a nossa (ao menos a minha), q comemos arroz, feijão, carne bovina e de frango, macarrão e etc.... e ele não come praticamente NADA q contenha gordura.

Pois então, o cara chegou a 4% de BF... absurdo mesmo... tipo, ele não é grande como um fisiculturista, longe disso, mas ele ta forte e muuuuito rasgado. Ele tem 1,80 e uns 80 quilos, não sei ao certo.

E segundo ele, o LEITE é a alimentação básica dele.

Só com esses dados não podemos concluir NADA.

Tudo depende do gasto calórico q ele tem no dia a dia, o qto ele treina, como ele treina, o q ele come, qual a genética dele e etc...

Nada disso faz o menor sentido .

Victor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nada disso faz o menor sentido .

Victor

Faz não, eu to inventando só pra ver no q dá.... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pra mim o leite está vendendo pouco e ai lá vem a mídia impulsionar o mercado novamente.

Quanto a "guerra do leite" que o pessoal falou ai, eu não vivo sem, mantenho meu BF abaixo de 10 numa boa e sem ele eu não bateria as 2gxkg corporal por dia nem fudendo, mas enfim...

Vou esperar o Martok se pronunciar a respeito!

Sem mais.

fala isso pra qm tem intolerencia a lactose hehehehe um copo de leite e eu mijo pelo cu o dia todo

:lol: :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, pra mim o leite está vendendo pouco e ai lá vem a mídia impulsionar o mercado novamente.

Quanto a "guerra do leite" que o pessoal falou ai, eu não vivo sem, mantenho meu BF abaixo de 10 numa boa e sem ele eu não bateria as 2gxkg corporal por dia nem fudendo, mas enfim...

Vou esperar o Martok se pronunciar a respeito!

Sem mais.

:D :chuva:

o victorbr vai falar q isso não faz o menor sentido.... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem 1,80m com 80Kg na verdade o cara é magro sem ser magrelo, trabalhei com um cara que tem pouco mais que isso de altura e quase isso de peso, é magrelão ossudo e se entrar numa academia pra levar a sério possivelmente ficaria como seu amigo aí.

O que eu quero dizer com isso é que este seu amigo é ecto e pra engordar como vc disse eu duvido que não tenha tomado nada na época. Nem vc pode saber disso, já que ele pode mentir sobre ter usado.

Mas enfim, eu não vivo sem leite e tomo pelo menos 1,5L a cada 2 dias, a única coisa que acho realmente foda nisso é o chocolate que vai junto e isso sim deve engordar bagarai.

Pro seu amigo aí FCB, recomende leite de bufala. É forte até dizer chega e aí sim vai servir como um "quase suplemento", já tomei qd era moleque e o lance é foda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi hoje na Televisão...

A questão não é do leite engordar secar acumular engrossar nem deixar um cara magro com 4% de BF. A questão é dele HIDRATAR mais eficientemente doque água ou isotônico dps de algum exercício, ou seja, repor os líquidos perdidos.

Eu até acredito na pesquisa, mas falta mais detalhe. Com certeza quando tu beber água depois do exercício vc vai urinar, ja percebi isso, mas eai se tu beber 1 litro d'agua? vou urinar um litro?

Ja fiz um teste comigo mesmo. Quando jogava bola de quarta-feira (6 da tarde) eu ia pesando uns 80kg, voltava sem comer nem beber nada, pesava uns 79,0... Ai bebia bastante água até jantar e depois da janta e antes de dormir me pesava ja batia mais de 80kg.

Ou seja, até acredito que o leite hidrate maais que a água, mais em suas respectivas quantidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.