Entre para seguir isso  
Guga Noblat

"Dragão" Machida mais perto do cinturão do UFC

Recommended Posts

coluna desta sexta do Terra Magazine:: http://terramagazine.terra.com.br/interna/...rao+do+UFC.html

"Dragão" Machida mais perto do cinturão do UFC

Por Guga Noblat:

O filho do imigrante japonês Yoshizo Machida, mestre em Caratê Shotokan, tem tudo para ser o próximo campeão meio-pesado (até 93kg) do torneio de maior prestígio do mundo das lutas, o Ultimate Fighting Championship (UFC).

Lyoto Carvalho Machida, um soteropolitano de 30 anos de idade radicado em Belém desde os três meses de vida, está a uma luta do cinturão da categoria mais disputada do vale-tudo, esporte chamado no mundo todo de mistura de artes marciais (Mixed Martial Arts- MMA).

O poderoso-chefão do UFC, Dana White, já prometeu a Lyoto essa luta. Mais que isso, "O Dragão", como Lyoto é chamado pelos seus fãs, enterrou no último domingo (dia 1 de fevereiro) o principal obstáculo que o impedia de ser alçado ao posto de desafiante número um de sua categoria: a má impressão que seu estilo de luta causara nos norte-americanos.

A um segundo do fim do primeiro round de seu combate no domingo passado, Lyoto acertou um soco no rosto do também brasileiro Thiago Silva, que acabou nocauteado. Foi o fim da invencibilidade de Silva, até então com 13 lutas, e a 14ª vitória de Lyoto, que permanece invicto.

Nunca duvidaram do excelente nível técnico de Lyoto, menos ainda seu histórico de combates, vide suas vitórias frente três campeões do UFC: Rich Franklin, Tito Ortiz e B.J Penn. O problema de Lyoto é que seu estilo de luta não impressionou a platéia norte-americana, em especial em suas primeiras aparições no UFC.

As três primeiras lutas de Lyoto nos Estados Unidos foram vencidas na decisão dos juízes. Apesar de todas serem incontestáveis e de ter agradado aos fãs brasileiros, a platéia americana vaiou as três lutas. E parte dos críticos dos Estados Unidos passou a taxar o estilo do Lyoto de, pasmem, fujão e pouco excitante para a audiência.

Mas Lyoto não sucumbiu às criticas estrangeiras e menos ainda diante de seus adversários. Em sua quarta luta no UFC, Lyoto aplicou um golpe chamado triângulo de mão (que corta a oxigenação do cérebro) no camaronês e judoca faixa-preta Rameau Thierry Sokoudjou, até então temido por ter nocauteado duas estrelas do vale-tudo, os brasileiros Rogério Minotouro Nogueira e Ricardo Arona.

O Dragão ainda derrotou Tito Ortiz na despedida dele do UFC. A vitória de Lyoto diminuiu a importância da saída de Ortiz do evento, como calculou Dana. Mas, pela quinta vez em seis lutas nos Estados Unidos, foi uma vitória conquistada por pontos.

Dana e Joe Silva, os dois responsáveis por casar as lutas do UFC, estavam numa encruzilhada. Queriam e sabiam que Lyoto merecia uma chance de disputar o cinturão, mas tinham receio do pouco retorno financeiro que um campeão impopular nos Estados Unidos poderia gerar.

Tudo mudou no sábado passado. Ao fim do combate contra Thiago Silva, a platéia de 14 mil espectadores que lotou o MGM Arena, em Las Vegas, ovacionou de pé a Lyoto por ele ter conquistado o único nocaute numa noite onde ocorreram dez lutas. O brasileiro, com seu inglês ainda tosco, mas falando a língua deles, agradeceu o carinho dos fãs e disse que se sentia em casa lutando ali.

Parte dos críticos americanos que enxergava no caratê de Lyoto um estilo de luta, pasmem, fujão, e pouco excitante para a audiência, passou a escrever artigos durante esta semana com elogios rasgados ao carateca.

Lyoto é um lutador que bate e sai da área de ação do oponente sem quase ser atingido ou derrubado. Ele adaptou o caratê para o vale-tudo de maneira primorosa, como ninguém nunca tinha feito antes.

Em suas lutas de vale-tudo, Lyoto sempre usa o estilo do caratê, inclusive com trocas de base, perna esquerda na frente e direita atrás, e vice e versa. Confunde a cabeça do rival. É um estrategista que aguarda um golpe para entrar no contra-golpe. "Luta em pé não é loteria", ensina Lyoto.

Para Dana, a vitória de Lyoto não poderia ter sido melhor. O brasileiro vinha bem no UFC e tava ficando feio para o evento deixá-lo de fora de uma luta pelo cinturão. Dana sabia que se ele batesse Thiago Silva o UFC não teria mais desculpas para limá-lo de um combate pelo título. Ou então o torneio americano poderia até ser taxado como um evento onde os campeões são escolhidos e fabricados.

Agora Lyoto acumula seis vitórias seguidas no UFC e catorze no cartel, algumas diante de estrelas do vale-tudo. Duas lutas foram vencidas por submissão do adversário e quatro via nocaute/técnico. Outras oito foram por pontos. Além do cartel invejável, Lyoto parece estar caindo nas graças do público americano, para alívio de Dana.

Na contramão dos americanos que apenas agora passaram a dar valor a Lyoto, os críticos brasileiros nunca duvidaram do carateca. Carlão Barreto, comentarista do canal de lutas Premiere Combate e ex-lutador de vale-tudo, é um dos que sempre apostou nele.

Dias antes da luta do Lyoto contra o talentoso Thiago Silva, perguntei a Carlão quem venceria o combate? Ele não só apostou em Lyoto como disse que ele está "mais completo e preparado para ser campeão" meio-pesado do UFC. Palavras de Carlão, um arguto observador da cena do vale-tudo:

- Será um combate bem interessante, acho o Lyoto mais completo e preparado para ser um campeão mundial, mas esse garoto o Thiago tem muito "sangue nos olhos", ele é agressivo e não se intimida, hoje está treinando em uma das melhores e bem estruturadas equipes do mundo, então esse combate tem tudo para ser um clássico. Fazendo uma análise do cartel destes dois invictos bazucas, enxergo uma pequena vantagem para o Lyoto.

Lyoto começou a treinar caratê ainda menino, aos 4 anos de idade, com seu pai. Aos 13 anos já era faixa-preta. E aos 24 anos tinha no currículo três campeonatos brasileiros e um Pan americano.

Começou a treinar jiu-jítsu aos 15 anos com seu amigo Carlos Caju e depois com o professor Alexey Cruz ( De La Riva). Ainda adolescente aprendeu sumô e chegou ao segundo lugar no campeonato nacional. Ao longo da juventude venceu inúmeras competições de submission - lutas agarradas.

Depois de entrar na equipe de vale-tudo do senador japonês Antonio Inoki, Lyoto passou pela Tailândia, Estados Unidos e Japão, onde fez algumas lutas e ganhou fama.

A depender do resultado da luta entre Quinton Rampage Jackson e Keith Jardine, Lyoto será o próximo a desafiar o atual campeão meio-pesado Rashad Evans. Se Rampage vencer, ganhará o direito de ser o primeiro desafiante. Se perder, Lyoto, que já ta na fila há muito tempo, ganha sua chance.

Até o fim do semestre, diante de Rampege ou Evans, o Dragão Lyoto terá a oportunidade de entrar para o seleto grupo de campeões do UFC e de transformar-se de vez num dos ícones do vale-tudo moderno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li o texto todo agora

Nessa ultima Lyoto calou a boca de geral mesmo

bom saber que alguns estao mudando de opiniao sobre ele.

Agora Lyoto acumula seis vitórias seguidas no UFC e catorze no cartel, algumas diante de estrelas do vale-tudo.

será que o Lyoto consegue bater o numero de vitorias do Fitch e Royce?

ta indo bem mas agora virao as superpedreiras

Editado por Dóki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente Doki, eu acredito que ele possa conseguir, mas vai ser dificil, a partir de agora so tem luta durissima.

Curioso pra ver o que vai aconeter com essa categoria, mts cara bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
será que o Lyoto consegue bater o numero de vitorias do Fitch e Royce?

ta indo bem mas agora virao as superpedreiras

Tô torcendo pra isso tb!!

Bela matéria, hein?!

[Alguém me explica pq o pessoal da imprensa insiste em escrever Caratê em vez de Karate? Por acaso se escreve Jiujítisu? Ou Uréstlingue? Aiquidô? Cunguefú? Saco... angel1 ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom texto. Ainda esbarrando na falta de alguns conhecimentos específicos, como "triângulo de mão" ao invés de katagatami, mas a qualidade da exposição foi muito boa e clara, o que ajuda a se fazer entender junto ao público mais leigo.

Concordo que Lyoto está no caminho, e o inglês dele (ainda "tosco", hehe) é o sinal de que ele está se esforçando para se tornar um ídolo. Ele já até está conseguindo compreender a pergunta toda do Joe Rogan sem a ajuda do interprete, hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tô torcendo pra isso tb!!

Bela matéria, hein?!

boa

gostei.

a hora ta chegando...

se pelo menos ele for campeao ja estarei satisfeito, ja vai ter feito história.

defender depois são outros capitulos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

p/ mim, os únicos q seriam pedreira ms p/ o Lyoto são, Rashad, Rampage, Liddell e Shogun(mas o Shogun da época do Pride, cheio d gás)...mas msm assim apostaria no Lyoto em tds essas lutas se acontecesse!!!

[Alguém me explica pq o pessoal da imprensa insiste em escrever Caratê em vez de Karate? Por acaso se escreve Jiujítisu? Ou Uréstlingue? Aiquidô? Cunguefú? Saco... ppunkk ]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...tô chorando d rir aqui!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Shaolin B. Navigtor

eh ta na hora do brazuca mesmo..., o pedido ja faz parte até de minha assinatura...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma Cha de cadeira no Lyoto. O Rampage vai levar, e o Lyoto vai ficar sem lutar ate o fim do ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[Alguém me explica pq o pessoal da imprensa insiste em escrever Caratê em vez de Karate? Por acaso se escreve Jiujítisu? Ou Uréstlingue? Aiquidô? Cunguefú? Saco... <_< ]

Pois eles conhecem o dicionário e essa é uma palavra que tem tradução para o português.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora o Lyoto só vai lutar contra tops é só esperar. Excelente texto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loucura a obcessão pelo dinheiro. Nem sempre eles são justo (podiam pelo menos fingir que dão prioridade ao esporte e aos atletas). Vários chegaram no UFC e disputaram a cinta com muito menos. Só por causa da mídia o Brock que tem 3 ou 4 lutas, já disputou a cinta e é campeão. Acho que já está disproporcional. Se o estilo do Lyoto não agrada, isso não importa, o que importa é se ele tem capacidade de ganhar dos melhores, pelos meios legais e tem o tratamento de merecimento que todos têm.

Acho que quando o Lyoto pegar a cinta, o Dana vai ficar desesperado querendo que ele perca logo, e deve colocá-lo em disputas a cada dois ou três meses rsrsssss. (Ou vai passar a fazer a manipulação da mídia, para o povo aceitar ele e investir, pois saberá que terá retorno).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso