ciclonesurf

Debate: Rickson em xeque

Recommended Posts

Olha o Rickson não querer lutar na época com o coleman, kerr, etc, eu até aceito, pois existia uma diferença de peso muito grande e seria um risco desnecessário para ele.

Já contra o Ruas que cansou de desafiá-lo, posso até aceitar o argumento de que não pagaram a bolsa pedida pelo Rickson.

Mas não aceitar lutar contra o sakuraba não tem desculpa para mim. Ao não aceitar luta com o sakurabar ele perdeu todo o respeito que eu tinha com ele, em relação ao MMA. O sakuraba vinha ganhando de todos os lutadores do jj da época, enfileirando:marcos "conam" silva ,alan goes,vitor belfourte, etc. Passando a seguir a desafiar e ganhar dos gracies:royler, renzo, rayan e royce, ganhando até o apelido de exterminador dos gracies. Desafiou o Rickson várias vezes e o cara afinou. Nesta ocasião estava em jogo o nome da família, o adversário era do tamanho dele e o cara se mancou.

Naquele momento caiu o mito Rickson para mim, até então eu acreditava que o ricksom era um fenômeno, mas apartir dai passei a encará-lo apenas como um bom lutador que possui o melhor marketing do meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
So discordo no seguinte. Wanderlei so pegou 3 pedreiras na vida, o Belfort(perdeu), o Arona(perdeu 1 e pra mim perdeu tb a segunda) e o Rampage(venceu). Nao me venham falar que o sakuraba eh pedreira, afinal o sakuraba teoricamente eh 1 categoria abaixo do wanderlei silva, se o pride pois eles pra lutar 3x dai ja n eh comigo.

Olha só a contradição aqui: No mesmo post o cara diz que o Vitor é pedreira, e o Sakuraba não é. Caso não se lembre, o Sakuraba escovou o Vitor (entre outros).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2000, ele já tinha 39 anos.

Só que o fato de o cara ser inteligente e capitalizar o nome dele não o torna uma farsa.

Tinha 39, mas falava que fazia e acontecia. Além disso, a forma pela qual ele "capitalizava o nome" era falando mal e desrespeitando os lutadores que estavam colocando na reta naquele período, o que é totalmente dispensável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha o Rickson não querer lutar na época com o coleman, kerr, etc, eu até aceito, pois existia uma diferença de peso muito grande e seria um risco desnecessário para ele.

Já contra o Ruas que cansou de desafiá-lo, posso até aceitar o argumento de que não pagaram a bolsa pedida pelo Rickson.

Mas não aceitar lutar contra o sakuraba não tem desculpa para mim. Ao não aceitar luta com o sakurabar ele perdeu todo o respeito que eu tinha com ele, em relação ao MMA. O sakuraba vinha ganhando de todos os lutadores do jj da época, enfileirando:marcos "conam" silva ,alan goes,vitor belfourte, etc. Passando a seguir a desafiar e ganhar dos gracies:royler, renzo, rayan e royce, ganhando até o apelido de exterminador dos gracies. Desafiou o Rickson várias vezes e o cara afinou. Nesta ocasião estava em jogo o nome da família, o adversário era do tamanho dele e o cara se mancou.

Naquele momento caiu o mito Rickson para mim, até então eu acreditava que o ricksom era um fenômeno, mas apartir dai passei a encará-lo apenas como um bom lutador que possui o melhor marketing do meio.

Um post sensato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Deixa eu elucidar meu ponto de vista.

A época do Rickson mesmo foi da luta com o Zulu até 95, 96.

Em 2000, ele já tinha 39 anos.

Final de carreira.

Não se aposentou até hoje oficialmente porque sempre pode ter alguém que banque uma volta milionária dele.

Só que o fato de o cara ser inteligente e capitalizar o nome dele não o torna uma farsa.

Acho uma idiotice falar isso.

Eu discordo, pra um cara q se diz preparado sempre, 39 anos não é desculpa. Veja o Couture, Coleman, Severn...

Vc podia usar essa desculpa de idade pra qualquer lutador, menos pro Rickson.

Aliás, em 98, qdo o Rickson teria 37 anos, Vochanchyn já despontava, assim como o Kerr, Coleman e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha o Rickson não querer lutar na época com o coleman, kerr, etc, eu até aceito, pois existia uma diferença de peso muito grande e seria um risco desnecessário para ele.

Já contra o Ruas que cansou de desafiá-lo, posso até aceitar o argumento de que não pagaram a bolsa pedida pelo Rickson.

na boa...sou muito fa do Rickson...entendo q ele nao queira ter lutado contra o Coleman, o Ker q sao bem mais pesados...mais contra o Marco nao tem essa de bolsa nao...pra mim, nesse caso especificamente, ele correu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu discordo, pra um cara q se diz preparado sempre, 39 anos não é desculpa. Veja o Couture, Coleman, Severn...

Vc podia usar essa desculpa de idade pra qualquer lutador, menos pro Rickson.

Aliás, em 98, qdo o Rickson teria 37 anos, Vochanchyn já despontava, assim como o Kerr, Coleman e etc.

Na época em que o Sakuraba enfileirou a família Gracie, foi quando faleceu o Rockson, filho do Rickson.

Não ouso afirmar que ele teria lutado caso isso não tivesse acontecido. Particularmente acho que não, mas vejo da seguinte maneira.

Pelo que fez nas décadas de 80 e 90, ele adquiriu um status de mito entre os praticantes de artes marciais, mais ou menos como os argentinos vêem MAradona e Fangio, mesmo aposentados ou falecidos, são cada vez melhores.

E o fato é que ele aproveitou essa onda, soube capitalizar. Se ele foi realmente invencível, ou se permaneceu invicto por uma série de fatores, não se sabe.

Na minha opinião, o cara aos 39 anos estava se preparando pra por as barbas de molho, uma carreira no cinema, muitos seminários, quer dizer, ganhar dinheiro sem ter mais que subir no ringue, o que provavelmente é o que Wanderlei , Shogun e Arona vão querer fazer no futuro.

Na hora que o Sakuraba apareceu, ele meio que ficou numa sinuca de bico, que só acabou quando a série de brasileiros do japa parou no Wanderlei.

Vamos aos pontos controversos. Ele fala demais? Fala, da mesma maneira que o Pelé de vez em quando se mete a criticar técnicos, jogadores e times...coisa que ele pode fazer por ser O PELÉ, e estar aposentado. Ninguém pode dizer pra ele "vem pro campo tentar fazer melhor".

Então, por que o Rickson não se aposenta, e faz como o Pelé, critica os outros de cima do pedestal de ex-melhor do mundo? Porque aí as discussões sobre ele não vão mais ser intermináveis e provocar tanta polêmica, parando de inflar o ego dele e afastando definitivamente a possibilidade de que alguém venha a pagar a bolsa milionária que ele pede. Vale tudo também é um negócio, e aí eu vou entrar no meu próximo argumento.

Tem vários lutadores de 38, 39 , 40 anos que lutam com tops? Tem.

Zé Mário, Couture, Murilo Bustamante e Dan Henderson são exemplos. Todos eles lutam, com caras bem mais novos e no auge da forma do que eles. Tirando o respeito que devemos ter pro caras que Pôem a cara a tapa como eles, não podemos esquecer de duas coisas.

1 - Murilo e Zé Mário, por exemplo , lutaram muito pouco vale tudo quando estavam no auge da carreira, e por isso estão fazendo o pé de meia agora, coisa que o Rickson não precisa, porque já está rico.

2 - Todos esse lutadores, a despeito de suas qualidades, já perderam lutas pra caras que são bons, mas na minha opinião, olhando a carreira como um todo, não chegam aos pés deles, em função da diferença de idade.

Por exemplo quem é mais lutador?

Couture ou Barnett e Ricco Rodrigues? Bustamante ou Nakamura?

Então, não valia, como não vale a pena pro Rickson arriscar perder a sua invencibilidade pra um lutador no auge da forma só pra agradar os detratores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que fez nas décadas de 80 e 90, ele adquiriu um status de mito entre os praticantes de artes marciais, mais ou menos como os argentinos vêem MAradona e Fangio, mesmo aposentados ou falecidos, são cada vez melhores.

na boa, o Maradona e o Fangio estavam declaradamente aposentados. O Rickson não apenas estava na ativa, como dizia que encarava qualquer um e ainda ficava falando mal e apenas apontando defeitos no estilo de jogo dos adversários. Coisa que aqueles dois também não fizeram.

Se ele está na ativa, diz que enfrenta qualquer um e em todas as oportunidades que tem fala que os outros são merda, então tem que subir no ringue encarar.

Se não quer lutar com nenhum deles então que não fale nada, ou diga que não dá mais pra ele mesmo, ou se aposente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, não valia, como não vale a pena pro Rickson arriscar perder a sua invencibilidade pra um lutador no auge da forma só pra agradar os detratores.

Quem fala que ganharia é ele próprio, e assim vai desrespeitando grandes lutadores e desmerecendo os campeões atual. Esse Rickson temmais que calar a boca ou dar opiniões sensatas e não ficar falando merda. Ele que se coloca em situação de confronto e depois amarela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
na boa...sou muito fa do Rickson...entendo q ele nao queira ter lutado contra o Coleman, o Ker q sao bem mais pesados...mais contra o Marco nao tem essa de bolsa nao...pra mim, nesse caso especificamente, ele correu

Na verdade o Marco é praticamente do mesmo peso que o Kerr e o Coleman, mas ele tem a mesma idade do Rickson. Além do mais o Rickson sempre falava que lutava com qqer um independentemente do peso, e era rápido pra falar mal desses caras, então acho que não tinha desculpa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dois posts iguais coma mesmaopinião, não sei onde o Alvaro tirou que o Rickson é unamidade. Maradonna e Fangio foi foda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que estão falando que o Rickson tá velho e blá, blá, blá... vamos ver se o Rudimar Fedrigo aceita uma lutinha....

Vamos ver se os fanáticos chuteboxeanos ganham... hehehe!!

velho por velho, sou mais o mestre Rickson Gracie...

Na boa, até Mestre Hélio bate no Rudimar ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, não valia, como não vale a pena pro Rickson arriscar perder a sua invencibilidade pra um lutador no auge da forma só pra agradar os detratores.

Pra quem é guerreiro, "Samurai" como ele mesmo se considera, não tem essa de proteger a invencibilidade, quer sim é enfrentar os melhores. Se perder uma luta, grande coisa, ninguém é invencível. O problema é que ele tem um ego do tamanho do mundo, pra ele não basta ser lembrado como um grande lutador e competidor, tem que ser eternizado como um Super-Herói (coisa que só mané vai acreditar).

O Couture se aposentou como lenda, apesar de todas as derrotas. Ele ficava quieto e apenas fazia o trabalho dele, lutava com qualquer um q colocassem na frente. ganhava, perdia, mas estava sempre na dele. O trabalho do lutador é lutar, dar o melhor de si. Cabe a imprensa e aos fãs enaltecer, endeusar ou odiar tal lutador.

Mas com o Rickson não é assim, ele busca ativamente construir o próprio mito. Assim como o seu irmão Rorion, quer ganhar o mundo na base da propaganda, da falastrisse e da apelação. Acontece que ele não fez por merecer a fama de samurai que tanto almeja, isto é apenas uma ilusão que só ele e um bando de trouxas continuam a acreditar.

Vale dizer que a cada dia que passa, o culto ao Rickson diminui. Pra quem acredita que ele será um mito mundial daqui a mais alguns anos, abram os olhos...há uma década atrás ele era quase uma unanimidade, hoje em dia a maioria dos fãs e da mídia o questionam(excetuando-se obviamente os caseiros: Tatame e Graciemag), pra não falar coisa muito pior. Talvez ele não perceba o que está acontecendo:

Azar, King for a day, fool for a lifetime....

Editado por ED209

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FlavioRJ Postado em Feb 13 2006, 07:14 PM 

O Rickson é o único lutador que dizia por exemplo: “vou finalizar com um mata leão”, ia lá e fazia mesmo.

Nada ... o Arona diz: "Vou amarrar a luta toda", e vai lá e faz mesmo :D <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que o rickson nao volte, do mesmo jeito que acredito que esses debates nao vao terminar nunca.. é como pelé.. ele foi e sera eternamente o melhor jogador de todos os tempos... assim como rickson.. gostem ou nao.. será o melhor de todos os tempos.. se fizessemos uma enquete, como todos os praticantes e amantes de luta do mundo todo, rickson ia ganhar disparado...

só que nos dias de hj, o debate é sobre ele voltar a lutar... mais isso é a toa.. duvido que acontece...

então, se ele ganharia dos tops hoje eu nao sei, mais que será o melhor lutador de todos os tempos eu nao tenho dúvidas... já é folclóre, lenda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora