Entre para seguir isso  
smd

Kron Gracie - Eficiência do Jiu-jitsu

Recommended Posts

Pessoal, não sou lutador, mas acompanho lutas desde o UFC1, só não acompanhei a época do Pride.

Os primórdios do UFC mostram que no confronto puro de estilos, o Jiu-jitsu era superior, ao ponto do Royce, mais fraco fisicamente, sobressair sobre lutadores mais fortes. Depois, todos passaram a estudar o Jiu-jitsu e fazer, ao menos, a defesa.

Os lutadores de sambo me pareciam mais completos, bons de trocação e bom conhecimento de wrestling, com um cardio diferenciado. Mas não lembro de lutas deles nos primordios do UFC. Acredito que eram os que poderiam em menor tempo estarem mais refinados para o MMA.

Essa conversa é bacana mas é história, tipo futebol, não tem mais jogo fácil.

Mas se formos pegar as viradas improváveis, a grande maioria aconteceu em um golpe de Jiu-jitsu .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2/12/2024 at 2:19 PM, afterforever disse:

Pega um Charles que é do jiu-jitsu e compara com o Kron... Não tem jeito! Kron seguiu a tradição e era jiu jitsu puro por décadas.... Charles começou no jiu-jitsu e logo foi fazendo boxe, kickboxing, wrestling... Desenvolveu uma capacidade de ser perigoso trocando pancada,sendo eficiente em quedas e no chão até por baixo muitas vezes o adversário não fica confortável! Kron praticamente embola e puxa pro chão,limitado nas quedas e muito cru na trocação... Muito se fala sobre ele ter parado no tempo mas os Gracie no anos 80 e 90 buscava quedas em sua maioria de forma bem mais eficiente que o Kron....

Na verdade Kron praticamente não anda e nem treina com Gracie, foi criado nos US e anda com a galera do Nate, que apesar de ser faixa preta do César, a distância é enorme por causa da idade e mentalidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2/10/2024 at 5:38 PM, Ultimate Fighter disse:

Eu acho que a transição que um lutador de jiu-jitsu precisa fazer para lutar MMA, que é trocar, encurtar e cinturar pra derrubar não é algo muito difícil, alguns lutadores de Jiu-jitsu tem dificuldade pq não levam jeito mesmo pra coisa, não é culpa do Jiu-jitsu, nem se eles treinassem sambo combat resolveriam essa deficiência.

Mas supondo esse combate das duas modalidade que vc especulou, eu acho que existe uma grande chance do lutador de jiu-jitsu levar vantagem contra o cara do sambo combate, o nível de chão de um lutador de jiu-jitsu faria muita diferença.

Um exemplo meio tosco mas foi o único que achei, foi o combate entre o Arona e o Fedor no Rings, Arona tinha uns 90kg na época, fedor uns 109kg, quase 20kg de diferença, em pé não teve muitos riscos pro brasileiro, e no chão o brasileiro dava muito mais giro, montou, acho que pegou as costas, já o fedor não fez muito mais do que conseguir se encolher na guarda do Arona e dar alguns socos em sua barriga.

O pessoal se apega muito as derrotas de atletas de Jiu-jitsu no MMA profissional pra botar em cheque a sua eficiência, mas esquecem que a maioria das derrotas do Jiu-jitsu são para atletas tops, atletas esses que foram obrigados a incorporar o  Jiu-jitsu em seus treinamentos para conseguirem fazer ao menos o anti-jogo, do contrário não sobreviveriam, eu não vejo muito atleta adicionando combat sambo nos camps pra MMA, a maioria mescla três modalidades que geralmente é: na trocação o Muay Thai/karatê/boxe e  no corpo a corpo o  Jiu-jitsu/judô/wrestling.

O pessoal do sambo geralmente são os russos, mas o próprio Andrey falou que os caras do sambo usam finalizações do Jiu-jitsu que não tem na sua arte pra ganhar suas lutas, o Khabib se não me engano tinha m um mestre de Jiu-jitsu que se não me engano era brasileiro.

 

O que contava pontos era exatamente esses socos no corpo, ainda que sem efetividade. Isso pq no Rings não era permitido socos no rosto quando os lutadores estavam no chão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Andrey disse:

Na verdade Kron praticamente não anda e nem treina com Gracie, foi criado nos US e anda com a galera do Nate, que apesar de ser faixa preta do César, a distância é enorme por causa da idade e mentalidade.

No livro do Rickson fica meio explícito que a relação dele com o Kron sempre foi mais distante, o filho preferido sempre foi o Rockson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso