Entre para seguir isso  
pipo

Os 10 pay-per-views do UFC mais vendidos de todos os tempos (e o que os tornou radicais, ruins e tristes)

Recommended Posts

 
O UFC sediou alguns dos eventos ao vivo mais vistos de todos os tempos. Aqui estão seus dez mais vendidos e o que os tornou incríveis, ruins e tristes.
 
 

 

Diga o que quiser sobre o UFC , mas não há como negar que eles têm sido a principal promoção de artes marciais mistas na maior parte do tempo em que o MMA convencional existe. Isso é demonstrado pela empresa elevando-se de cabeça e ombros sobre o pacote final quando se trata de vendas pay-per-view. Na lista dos shows de MMA com maior bilheteria de todos os tempos, o UFC domina.

Através de documentos judiciais e outras fontes, Bloody Elbow obteve números inéditos sobre vários dos PPVs mais vendidos do UFC. Esses valores são diferentes dos números divulgados anteriormente na mídia, e abaixo está uma lista daqueles que são provavelmente os dez eventos do UFC com maior bilheteria de todos os tempos.

 
 

No entanto, não estamos apenas fornecendo uma lista enfadonha aqui. Não, em vez disso, estamos analisando cada um desses programas de grande venda e contando o que os tornou incríveis, ruins e tristes. Por que essa combinação? Bom, não é esse o resumo perfeito do que é MMA de alto nível? Cada chute na cabeça sensacional (radical) tem uma conclusão triste (e possível concussão) durante metade da partida. E, infelizmente, os socos profissionais também encontrarão espaço para o mal misturado com o bom.

Confira nossa lista abaixo e conte-nos o que você lembra desses eventos nos comentários.

Tim Bissell, John S. Nash, Zane Simon, Anton Tabuena e Nate Wilcox contribuíram para este artigo. Obrigado à equipe do passado e do presente da BE pelas palavras citadas ao longo deste artigo.

 

1. UFC 229

Pôster oficial do UFC 229

Data: 6 de outubro de 2018
Local: T-Mobile Arena, Paradise, Nevada
Evento principal: Khabib Nurmagomedov x Conor McGregor
Compras de PPV: 2.400.000

Em 2018, Conor McGregor estava no auge de sua fama e reputação. Pouco mais de um ano antes, ele havia enfrentado a lenda invicta do boxe Floyd Mayweather na maior luta de “boxe crossover” da história.

McGregor não lutava MMA há quase dois anos, mas sua luta anterior de MMA o viu humilhar o campeão peso leve do UFC, Eddie Alvarez, em dois rounds no UFC 205 para se tornar campeão de duas divisões na principal promoção do MMA.

Conor também vingou sua derrota mais importante no UFC com uma vitória por decisão sobre Nate Diaz no UFC 202 .

Enquanto isso, o invicto Khabib Nurmagomedov tinha acabado de derrotar Al Iaquinta no UFC 223 para reivindicar o título que McGregor vagou em busca de fama e fortuna contra Floyd Mayweather.

 

Este cartão tão esperado atraiu muita atenção do público, em parte graças à amarga rivalidade que envolveu os headliners. Essa rivalidade iria explodir de maneiras sem precedentes na noite da luta. Essa preparação nociva para o evento resultou em uma receita recorde para a promoção. Kevin Iole relatou ter vendido 2,4 milhões de pay-per-views, tornando-o o evento de MMA mais comprado da história – de longe.

O RADICAL

MMA: UFC 229-Nurmagomedov x McGregor, 6 de outubro de 2018;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Khabib Nurmagomedov (luvas vermelhas) luta contra Conor McGregor (luvas azuis) durante o UFC 229 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Stephen R. Sylvanie-USA TODAY Sports, 06.10.2018 21:59:59, 11394153, NPStrans, T-Mobile Arena, Khabib Nurmagomedov, uau, MMA, TopPic, Conor McGregor PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 11394153 Khabib Nurmagomedov dominou Conor McGregor na luta principal do UFC 229. | Stephen R. Sylvanie / Rede USA TODAY, IMAGO

A luta no card principal foi uma bela luta, apresentando uma atuação dominante de Khabib Nurmagomedov que contribuiu muito para acabar com a aura de invencibilidade de McGregor. Infelizmente, a briga pós-luta (veja abaixo) tirou muito brilho do evento principal.

A eliminatória foi igualmente incrível, com o co-evento principal entre os principais candidatos aos pesos leves, Anthony Pettis e Tony Ferguson, recebendo elogios especiais, mas sendo interrompido prematuramente devido a uma lesão.

Dayne Fox, do Bloody Elbow, elogiou essa luta , nomeando Pettis e Ferguson como “Vencedores” em nossa coluna pós-luta de Vencedores e Perdedores.

“Não posso separar esses dois, pois pode não haver uma luta de 10 minutos mais amada do que aquela que Ferguson e Pettis acabaram de travar. Os dois trocaram socos pesados, tentativas de finalização, chutes baixos e todos os outros tipos de ofensas criativas um com o outro. Estou surpreso por não termos visto alguém da equipe de limpeza do UFC tirando a pia da cozinha da jaula.

 

Ferguson pode ter saído vitorioso, já que Pettis parece ter quebrado a mão. Embora eu tenha ficado feliz em ver Duke Roufus demonstrando preocupação com a saúde de seu lutador ao interromper a luta, uma parte de mim ficou arrasada por não vermos mais 5 minutos de carnificina. Ferguson pode ter conseguido uma vaga para a luta pelo título, enquanto Pettis provou que ainda pode estar na elite, lembrando a todos por que sempre gostamos dele na jaula.”

O MAL

MMA: UFC 229-Nurmagomedov x McGregor, 6 de outubro de 2018;  Las Vegas, Nevada, EUA;  A segurança tenta controlar a multidão após Khabib Nurmagomedov (luvas vermelhas) lutar contra Conor McGregor (luvas azuis) durante o UFC 229 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Stephen R. Sylvanie-USA TODAY Sports, 06.10.2018 22:05:29, 11394155, NPStrans, T-Mobile Arena, Khabib Nurmagomedov, MMA, Conor McGregor PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 11394155 Autoridades tentam restaurar a calma após a luta principal do UFC 229. | Stephen R. Sylvanie / Rede USA TODAY, IMAGO

A luta principal pode não ter correspondido às expectativas - que eram excessivas devido à aura de McGregor no ápice de sua fama - mas o desempenho de Khabib estabeleceu sua reputação pública em um nível que correspondia às suas realizações atléticas.

Infelizmente, a briga pós-luta envolvendo os dois lutadores e seus acampamentos tirou um pouco do brilho do desempenho de Khabib logo após. Como Tim Burke, do Bloody Elbow, escreveu na época:

“A luta em si foi cativante. Khabib foi um bruxo de luta livre desde cedo. Ele dominou amplamente os dois primeiros rounds, até derrubando McGregor com um overhand de direita. McGregor se recuperou no terceiro, mantendo Khabib longe dele e se envolvendo em uma batalha de trocação que ele provavelmente superou. Mas no quarto, ele foi derrubado, espancado e finalizado pelo melhor homem.

“Então o caos reinou.

 

“Imediatamente depois de se levantar, ele continuou a atacar McGregor. Nada demais. Mas então ele pulou a jaula, avançou contra a multidão e atacou Dillon Danis. As coisas ficaram malucas.

No final das contas, McGregor se recusou a apresentar queixa contra três associados de Nurmagomedov que foram presos logo após a briga. O surgimento de imagens mostrando McGregor dando socos antes de ser atacado também teve um papel importante.

A TRISTEZA

MMA: UFC 229-Maynard x Lentz, 6 de outubro de 2018;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Gray Maynard (luvas vermelhas) luta contra Nik Lentz (luvas azuis) durante o UFC 229 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Stephen R. Sylvanie-USA TODAY Sports, 06.10.2018 16:11:13, 11390084, NPStrans, T-Mobile Arena, Nik Lentz, Gray Maynard, MMA PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 11390084 A última luta de Gray Maynard aconteceu no UFC 229. | Stephen R. Sylvanie / Rede USA TODAY, IMAGO

O momento mais triste do UFC 229 foi a dolorosa derrota do ex-desafiante ao título dos leves, Gray Maynard, no card preliminar para Nik Lentz.

Dayne Fox resumiu na coluna “Perdedores” :

“Maynard pode estar farto de sua inteligência para protestar contra a paralisação, mas isso não prova que ele foi bom para continuar. Maynard recebeu uma punição terrível. Em vez de fazer o que as pessoas na minha posição costumam fazer – pedir que um lutador se aposente quando parece que eles deveriam pendurar as luvas – simplesmente espero que Maynard não sofra quaisquer consequências pelo resto da vida. Admito que não quero mais vê-lo lutar, mas não é minha decisão e não vou fingir que estou familiarizado com sua capacidade de ganhar dinheiro de outra forma.”

2. UFC 264

Pôster oficial do UFC 264

Data: 10 de julho de 2021
Local: T-Mobile Arena, Las Vegas, NV
Evento principal: Dustin Poirier x Conor McGregor 3
Compras de PPV: 1.600.000-1.800.000

Após uma derrota totalmente humilhante para Dustin Poirier no UFC 257, Conor McGregor procurou fazer um retorno rápido e agora incomum ao octógono, para a luta de borracha, em Las Vegas, NV. É a única vez que McGregor lutou mais de uma vez em um ano desde 2016.

Ao lado de McGregor x Poirier, o UFC 257 também foi palco de uma batalha entre os desafiantes ao título dos meio-médios Gilbert Burns e Stephen Thompson no co-evento principal, bem como uma das lutas finais da carreira de Greg Hardy no UFC. Mais abaixo nas preliminares, o ex-campeão interino dos meio-médios Carlos Condit fez sua última luta de MMA contra Max Griffin.

Apesar da relativa inatividade de McGregor nos últimos anos e de sua derrota esmagadora para Poirier apenas alguns meses antes, o cartão ainda estava entre os mais vendidos de sua carreira e uma prova do contínuo poder de estrela do irlandês, mesmo sem um título de campeão do UFC na cintura. Só para adicionar um pouco do sabor de ‘noite de calcinha vermelha’ à noite, o UFC também ofereceu bônus ‘da noite’ de até US$ 75 mil para o evento.

De acordo com fontes do Bloody Elbow , este evento atraiu algo entre 1,6 e 1,8 milhões de compras de PPV, atraindo ainda mais do que o segundo encontro de Dustin Poirier e Conor McGregor. McGregor confirmou esta estimativa em um tweet. O Sports Business Journal também divulgou esses números.

O RADICAL

MMA: UFC 264-O Malley x Moutinho, 10 de julho de 2021;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Sean O Malley acerta Kris Mountinho durante o UFC 264 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports, 10.07.2021 19:24:45, 16393449, NPStrans, T-Mobile Arena, MMA, TopPic PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 16393449 Kris Moutinho tirou o cachorro de Sean O'Malley. | Gary A. Vasquez / Rede USA TODAY, IMAGO

Infelizmente para os fãs, as maiores lutas da noite não renderam muito. McGregor quebrou a perna em um chute verificado no final do primeiro round e teve que ser expulso do octógono. Enquanto estava no co-principal, Gilbert Burns atacou Stephen Thompson para uma decisão pouco inspiradora. Felizmente, algumas das lutas menos notáveis venceram.

Tai Tuivasa absolutamente entrou em guerra com Greg Hardy em sua disputa de peso pesado, com o australiano ficando muito abalado pelo ex-astro da NFL, antes de colocá-lo para dormir com um par de contra-ganchos enormes enquanto o 'Príncipe da Guerra' corria para finalizar o trabalho.

“O card principal do PPV do UFC 264 fez uma viagem à terra dos gigantes e testemunhou o nocaute de Tai Tuivasa, o ex-jogador da NFL Greg Hardy, em 67 segundos esportivos”, escreveu Eddie Mercado, do Bloody Elbow, sobre a ação da noite . “Tuivasa cortou as pernas imediatamente, e Hardy não checou nenhuma delas. Hardy então respondeu com uma agitação saudável, com um deles parecendo balançar brevemente Tuivasa. Infelizmente para Greg, quando ele avançou, Tuivasa tinha um forte gancho de esquerda esperando por ele.

“Hardy foi pego fora de posição e o soco o fez cair no chão. Alguns ataques terrestres subsequentes ocorreram e foi tudo o que ela escreveu! É melhor você acreditar que Tai deu uma tacada dentro do octógono para comemorar sua terceira vitória consecutiva. Quanto a Hardy, esta é a terceira derrota na carreira, a segunda consecutiva e a primeira por nocaute.

Também emocionante no card, o futuro campeão peso galo Sean O'Malley acrescentou mais um degrau em sua escalada rumo ao ouro do UFC, com o que se esperava que fosse uma luta fácil contra Kris Moutinho . Moutinho entrou em cima da hora depois de Louis Smolka ter sido retirado do card devido a lesão. Na hora da luta, O'Malley estava confortável como favorito de -750.

Essa linha não era necessariamente injustificada. Afinal, 'Sugar' conquistou a vitória por uma margem bastante ampla, mas Moutinho fez uma incrível demonstração de resistência naquela noite, comendo 230 rebatidas a caminho de uma derrota por decisão que parecia que nunca o viu dar um passo para trás .

“Não direi que Kris Moutinho expôs Sean O'Malley, mas ele mostrou aos matchmakers do UFC e à divisão peso galo do UFC que O'Malley não é o assassino que diz ser”, observou Trent Reinsmith em sua coluna UFC 264 Winners & Losers . “Moutinho levou uma surra, mas mostrou muito coração e muita coragem e para alguém que o UFC contratou para ser nocauteado em destaque, Moutinho negou ao UFC seu desejo de derrotar O'Malley.

O MAL

MMA: UFC 264-Pesagem, 9 de julho de 2021;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Irene Aldana reage durante a pesagem do UFC 264 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports, 09.07.2021 16:44:43, 16390261, NPStrans, T-Mobile Arena, MMA PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 16390261 Irene Aldana estragou tudo na balança do UFC 264. | Gary A. Vasquez / Rede USA TODAY, IMAGO

Do lado menos glorioso das coisas, Irene Aldana fez uma declaração incrível ao passar por Yana Kunitskaya com facilidade. Infelizmente, grande parte dessa afirmação era 'não posso necessariamente fazer com que o peso galo limite tão bem' e 'ter uma vantagem de peso pode valer mais de 20% da bolsa de um lutador'.

Aparentemente, a perda de peso foi preocupante o suficiente para que o UFC contratasse Aldana para lutar contra Macy Chiasson no peso catch de até 140 libras. Aldana também venceu a luta, por nocaute no meio do terceiro round, garantindo como resultado uma chance pelo título dos galos. Um verdadeiro momento de 'cuidado com o que deseja' para o talento do Lobo Gym, que foi totalmente dominado por Nunes para uma vitória limpa nas cartas dos juízes, incluindo vários rounds de 10-8.

A tristeza

Sport Bilder des Tages UFC 264, T-Mobile Arena, Las Vegas, Nevada, EUA 10 7 2021 Dustin Poirier x Conor McGregor Conor McGregor é ajudado a se levantar e colocado em uma maca após uma lesão no tornozelo Conor McGregor é ajudado a se levantar e colocou uma maca após machucar o tornozelo 10 7 2021 PUBLICAÇÃOxNOTxINxUKxIRLxFRAxNZL Copyright: x INPHO TomxHoganx UFC264_533_Hoganphotos McGregor teve um comportamento repugnante após sua segunda derrota para Poirier. | Fotografia informativa, IMAGO

Não há dúvida de que o pior e mais triste momento do UFC 264 aconteceu na luta principal da noite. Depois de quebrar a perna em algum lugar ao redor do tornozelo, Conor McGregor gravemente ferido teve que assistir enquanto Dustin Poirier comemorava sua segunda vitória consecutiva sobre a super estrela de 'Notorious'. Apesar de alguma surpreendente humildade dentro do octógono, depois de experimentar a derrota, McGregor não lidou com esse momento com elegância.

“Enquanto você dorme, você está entendendo, enquanto você dorme, você está morto, você e sua senhora, ainda não acabou”, McGregor pôde ser ouvido gritando com Poirier do outro lado do octógono .

“O final da luta foi estranho e infeliz, com o tornozelo dobrado de McGregor”, escreveu Reinsmith após a luta. “É fácil entender por que McGregor estava com raiva, mas há uma linha bastante tênue entre raiva e delírio e McGregor ultrapassou essa linha durante seu discurso na jaula após o término da luta. Ele atirou na esposa de Poirier (o que lhe rendeu um pássaro de Jolie Poirier) e disse que estava vencendo a luta no primeiro round.

“O desabafo de McGregor será a última imagem que teremos dele dentro do octógono por um bom tempo e esse não foi um olhar positivo. McGregor sempre terá seus fãs cegamente fiéis, mas haverá aqueles que questionarão qual foi o seu apelo e o que os fez admirá-lo.

“É incrível ver a mudança em McGregor ao longo de seus oito anos no UFC. Compare a imagem de McGregor após sua primeira vitória no UFC com o que vimos após sua derrota no UFC 264. É realmente noite e dia e é difícil de explicar.”

3. UFC 257

Pôster oficial do UFC 257

Data: 24 de janeiro de 2021
Local: Etihad Arena, Yas Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Evento principal: Dustin Poirier x Conor McGregor 2
compras de PPV: 1.504.737

Demorou mais de 16 meses para Conor McGregor retornar ao octógono após o UFC 229. Uma série de obstáculos foram colocados em seu caminho - muitos pelo próprio McGregor - incluindo uma suspensão de seis meses por sua briga pós-luta com o Team Nurmagomedov e alguns alegações criminais que provaram ser uma distração significativa para McGregor e para o UFC .

McGregor finalmente voltou à ação no UFC 246 contra Donald Cerrone na luta dos meio-médios. Mystic Mac parecia ótimo durante os 40 segundos que levou para despachar o Cowboy, mas os fãs teriam que esperar mais um ano para ver McGregor de volta à divisão dos leves.

Uma pandemia global atrapalhou. O UFC foi um dos primeiros promotores esportivos a descobrir como realizar eventos na era COVID e, em janeiro de 2021, conseguiu realizar lutas em Abu Dhabi com a presença de alguns milhares de torcedores.

Apesar de nenhum título estar em jogo, o enredo de McGregor e Poirier provou ser potente e os fãs correram para suas TVs para ter uma ideia de uma revanche que estava acontecendo há sete anos. O próprio McGregor vazou os números reais deste evento, compartilhando um documento que mostrava o cartão sorteando 1.504.737 compras de PPV, o que é um pouco inferior aos números inicialmente relatados por outros, de 1,6 milhão. No entanto, isso ainda é bom para os três primeiros da nossa lista.

O RADICAL

MMA: UFC 257, 23 de janeiro de 2021;  Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;  Dustin Poirier dá um soco em Conor McGregor, da Irlanda, em uma luta de peso leve durante o evento UFC 257 dentro da Etihad Arena no UFC Fight Island.  Crédito obrigatório: Foto do folheto de Jeff Bottari via USA TODAY Sports, 23.01.2021 09:36:29, 15477125, NPStrans, TopPic, Irlanda, Dustin Poirier, MMA, Conor McGregor PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 15477125 Poirier finalizou McGregor em grande estilo no UFC 257. | Jeff Bottari / Rede USA TODAY, IMAGO

Ambos os lutadores entraram no evento na trilha de retorno. Dustin Poirier conquistou o título interino dos leves do UFC no UFC 236 sobre Max Holloway, enquanto Khabib Nurmagomedov cumpriu sua suspensão pós-UFC 229 e renegociou com o UFC. Infelizmente para Dustin, Khabib o finalizou em três rounds no UFC 242.

Uma vitória por decisão sobre Dan Hooker em junho de 2020 posicionou Poirier para uma revanche com McGregor.

A luta original de 2014 no UFC 178 foi típica do início da corrida de McGregor no octógono, com Poirier bastante empolgado e intimidado antes mesmo de a breve luta começar.

Veja como Patrick Wyman do Bloody Elbow falou sobre McGregor após aquela apresentação:

“O nascimento de uma estrela é um processo fascinante, irritante, confuso e, acima de tudo, raro que observamos em tempo real. McGregor é o verdadeiro negócio dentro e fora da jaula, o tipo de celebridade carismática e de próximo nível que o MMA em geral e o UFC em particular precisam para permanecer relevantes em um momento de declínio nas classificações e, presumivelmente, no interesse pelo produto. Claro, esse processo vem com uma boa dose de hipérbole, mas não deixe que isso o distraia da apoteose real que estamos assistindo. No final das contas, não posso fazer nenhum elogio maior a McGregor do que dizer que ele vale o preço da admissão.”

A revanche deles foi uma história muito diferente. E como Trent Reinsmith, do Bloody Elbow, contou a história pós-luta , Poirier tinha toda a motivação para causar a reviravolta:

“O presidente do UFC, Dana White , desrespeitou Poirier abertamente antes de sua luta contra Conor McGregor. Quando ele falou com Khabib Nurmagomedov sobre fazer com que o invicto peso leve não se aposentasse, ele disse a Nurmagomedov para imaginar os números que uma luta contra McGregor poderia atingir. Ele não mencionou o nome de Poirier. White presumiu que McGregor passaria por Poirier como fez em 2014. Isso não aconteceu.

“Poirier esteve magnífico ao finalizar McGregor. Ele estava solto e relaxado. Em alguns momentos, ele recebeu alguns grandes golpes de McGregor e apenas sorriu e balançou o dedo. A confiança de Poirier estava fora de cogitação.

“Sei que houve muitas menções sobre Poirier ser um lutador diferente desde a primeira vez que os dois se conheceram, mas acho que ninguém imaginou o quão diferente Poirier seria.

“Eu diria que este foi o melhor desempenho da carreira de Poirier, mas estou relutante em fazê-lo. Com sua vitória sobre McGregor, a confiança de Poirier estará em alta na próxima vez que ele entrar no octógono.”

O MAL

MMA: UFC 257, 23 de janeiro de 2021;  Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;  Amir Albazi, do Iraque, dá um soco em Zhalgas Zhumagulov, do Cazaquistão, em uma luta peso mosca durante o evento UFC 257 dentro da Etihad Arena no UFC Fight Island.  Crédito obrigatório: Foto do folheto de Jeff Bottari via USA TODAY Sports, 23.01.2021 04:12:17, 15475264, NPStrans, MMA, TopPic, Cazaquistão PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 15475264 Zhalgas Zhumagulov pode ter tido a pior campanha de todos os tempos no UFC. | Jeff Bottari / Rede USA TODAY, IMAGO

O momento ruim do card veio nas preliminares, quando Zhalgas Zhumagulov perdeu sua segunda luta no UFC. Como Trent Reinsmith resumiu a partida em nossa coluna Vencedores e Perdedores do UFC 257 :

“Zhumagulov foi adversário de Amir Albazi, mas foi superado em velocidade, técnica e talento. Tudo o que Zhumagulov jogou foi telegrafado e ele pagou comendo golpes.”

Mas a derrota de Zhumagulov no UFC 257 para Albazi é realmente ameaçadora apenas em retrospecto, já que o cara seguiu para uma das carreiras mais infelizes da história do UFC. Enquanto os lutadores do UFC da era Zuffa raramente podiam perder mais do que algumas lutas seguidas antes de serem cortados, na era Endeavor um lutador como Zhumagulov conseguia construir uma carreira de três anos de 1-6 no UFC, ao mesmo tempo em que suportava mais de seis lutas canceladas. lutas.

E não é só isso, Zhumagulov também se declarou polígamo “com duas esposas e seis filhos”, foi acusado de incentivar companheiros a lançar ataques racistas contra um lutador brasileiro que o espancou na jaula e encerrou sua carreira no UFC amargurado pelo que fez. sentiu que foi uma decisão injusta em sua derrota final.

“Todo mundo viu a luta, o que posso dizer? Não há nada a dizer”, disse Zhumagulov. “Essa foi minha última luta. Obrigado a todos que torceram por mim. Eu não quero mais brigar. Por um tempo eu luto – os juízes não me devolvem. Você ara, ara, faz todos os motivos – e assim mesmo. Agora, não estou dizendo isso por emoção – como é. Obrigado a todos que torceram por mim.”

A TRISTEZA

Conferência de imprensa do UFC 264, PK, Pressekonferenz T-Mobile Arena, Las Vegas, Nevada, EUA 8 7 2021 Dustin Poirier e Conor McGregor com o presidente do UFC Dana White Dustin Poirier e Conor McGregor com Dana White 8 7 2021 PUBLICAÇÃOxNOTxINxUKxIRLxFRAxNZL Direitos autorais: x INPHO TomxHoganx UFC264PC9_Hoganphotos Poirier e McGregor sempre serão como óleo e água. | Fotografia informativa, IMAGO

O momento mais triste do UFC 257 definitivamente veio quando Conor McGregor se comprometeu a doar US $ 500.000 para a instituição de caridade The Good Fight de Poirier, que ajuda comunidades carentes no estado natal de Poirier, Louisiana, contra a insegurança alimentar e alívio de desastres ambientais.

Alguns ficaram chocados quando o cheque de McGregor nunca chegou .

Os tweets contam a história.

Poirier então se desculpou por divulgar a briga, mas já era tarde demais e McGregor decidiu doar US $ 500.000 para uma instituição de caridade diferente da Louisiana, não afiliada a Poirier.

4. UFC 246

Pôster oficial do UFC 246

Data: 18 de janeiro de 2020
Local: T-Mobile Arena, Las Vegas, NV
Evento principal: Conor McGregor x Donald Cerrone
Compras de PPV: 1.353.429

Em termos de lutas significativas, o UFC 246 não teve muita coisa acontecendo. Não havia títulos em jogo, nem lutas entre os principais candidatos. Ninguém teve a chance de disputar o ouro do UFC porque venceu naquela noite na T-Mobile Arena. Na verdade, nos quase quatro anos desde a queda do UFC 246, nenhum dos vencedores daquele card teve a chance de ser um candidato ao título (embora houvesse vários ex-campeões e candidatos competindo).

O que importava, pelo menos no que diz respeito à maior promoção de MMA do mundo, era que Conor McGregor competia pela primeira vez em mais de um ano. A primeira vez desde que bateu com uma manivela no pescoço contra Khabib Nurmagomedov em sua tentativa de reconquistar o título dos leves do UFC no UFC 229.

Apesar de ter enfrentado Donald Cerrone, aparentemente 'muito feliz por estar lá', McGregor provou seu valor de bilheteria, supostamente arrecadando cerca de 1.000.000 de compras por sua destruição de 'Cowboy' em 40 segundos e pela chance de apresentar o mundo do MMA a a técnica meme de golpes no ombro.

O RADICAL

MMA: UFC 246-Modafferi x Barber, 18 de janeiro de 2020;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Roxanne Modafferi é declarada vencedora por decisão unânime contra Maycee Barber durante o UFC 246 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 18.01.2020 20:59:07, 13929801, NPStrans, T-Mobile Arena, Roxanne Modafferi, MMA PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 13929801 Uma das maiores vitórias da carreira pioneira de Roxanne Modafferi veio no UFC 246. | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

O card teve alguns destaques: um nocaute no primeiro round para Drew Dober; uma guerra absoluta entre Sodiq Yusuff e Andre Fili, e mais uma finalização no peso pesado para o 'Boa Constrictor' Aleksei Oleinik. Mas, o maior destaque para os fiéis do Bloody Elbow veio na 'preliminar' da noite entre a nossa própria Roxanne Modafferi e a tão elogiada perspectiva Maycee Barber .

Barber tentou derrubar Modafferi cedo com socos, mas achou o veterano de longa data um perfurador surpreendentemente desajeitado. Seja torcendo-se desajeitadamente no final de um dos socos de Modafferi ou durante uma prolongada luta de luta no chão, Barber machucou o joelho e se viu sendo empurrado e esgotado em seu caminho para um preocupante 30-27 perda.

“Para muitos, não foi necessariamente a vitória de Modafferi que foi surpreendente”, escreveu Dayne Fox do Bloody Elbow em sua coluna Winner's & Losers para o evento, “foi o domínio completo; boneca de pano Maycee Barber de uma maneira que ninguém previu. É verdade que Barber se machucou no segundo round, mas isso não explica como Modafferi venceu o primeiro round. A veterana de longa data fez bom uso de sua experiência, rebatendo o ataque de Barber com quedas e abalando a confiança da lutadora mais jovem desde o início.”

Junto com a grande vitória de Modafferi, o evento também marcou a ascensão de Drew Dober como lutador de ação básico do UFC. Dificilmente seu primeiro nocaute dentro do octógono, a vitória de Dober sobre Nasrat Haqparast marcou seu primeiro bônus na promoção.

Desde então, Dober ganhou mais cinco bônus de Performance/Luta da Noite do UFC. E embora tenha sofrido três derrotas nas oito lutas seguintes ao UFC 264, todas as suas cinco vitórias foram por nocaute.

“Embora as melhorias de Dober tenham sido óbvias nos últimos anos, ninguém esperava que isso resultasse em um desempenho inovador”, escreveu Dayne Fox sobre a vitória. “Bem, uma vitória sobre Nasrat Haqparast pode não ser um desempenho verdadeiramente inovador, mas foi algo que ninguém previu.

“Com sete vitórias em suas últimas nove partidas, Dober conseguiu discretamente uma das sequências mais impressionantes na divisão dos leves. Provavelmente será necessária outra vitória para Dober conseguir uma chance contra um adversário classificado, mas sua finalização rápida sobre Haqparast foi o melhor resultado possível que ele poderia ter pedido.

O MAL

UFC246 Na T-Mobile Arena - Las Vegas Holly Holm (luvas vermelhas) vs. Raquel Pennington (luvas azuis) na T Mobile Arena em Las Vegas, NV, EUA em 18 de janeiro de 2020. Foto de PX Images ABACAPRESS.COM Las Vegas NV Estados Unidos PUBLICAÇÃOxNOTxINxFRAxSPAxUKxUSAxBELxPOL Direitos autorais: xPXxImages ABACAx 716497_059 PXxImages ABACAx 716497_059 Raquel Pennington vs. Holly Holm foi um fedorento. | ABACAPRESS, IMAGO

Se o UFC 264 teve esse problema, foi muito mais pronunciado no UFC 246. Um card reservado quase exclusivamente para contar com o retorno de Conor McGregor à ação, ter uma luta principal que terminou em apenas 40 segundos parecia uma verdadeira falta de brilho perto do show. Tanto é verdade que o locutor da ESPN, Stephen A. Smith, basicamente se esforçou para chamar Donald Cerrone de vagabundo.

“O negócio é o seguinte: 15 segundos depois, 'Cowboy' Cerrone estava acabado”, disse Smith após a vitória de McGregor por nocaute técnico de 40 segundos sobre Cerrone . “Ele foi atingido com aqueles ombros no clinch e estava acabado. Parecia que ele desistiu. Foi apenas uma atuação atroz da parte dele.”

Talvez isso não parecesse um desastre tão grande se o co-evento principal tivesse sido um thriller, mas Holly Holm x Raquel Pennington nunca foi agendada para ser uma guerra de ação. E, infelizmente para os fãs que podiam ver uma dificuldade vindo a um quilômetro de distância, isso correspondeu absolutamente às expectativas.

“Os lutadores se encontraram no meio e começaram a se apalpar”, escreveu Eddie Mercado , detalhando a ação da noite. “Pennington diminuiu a distância, mas foi Holm quem a pressionou contra a jaula. Eles disputaram uma posição com muita luta manual acontecendo. Pennington simplesmente não conseguiu tirá-la da jaula e deu alguns golpes aqui e ali.

“Holm diminuiu a distância novamente no segundo round, prendendo as costas de Pennington contra a cerca. Rocky conseguiu reverter a posição algumas vezes, mas Holm continuou recuperando a posição. Pennington finalmente se libertou depois de desferir algumas boas joelhadas, mas Holm rapidamente trouxe a luta de volta para onde estava.

“A luta ficou em espaço aberto por muito mais tempo no round final, mas não aconteceu nada de especial. A luta voltou para a jaula, mas rapidamente voltou para o espaço aberto. Pennington acertou uma queda supercurta, que trouxe a luta de volta à cerca. A multidão não ficou muito entusiasmada. Não aconteceu muita coisa durante o resto da luta.

A TRISTEZA

MMA: UFC 246-Pettis x Ferreira, 18 de janeiro de 2020;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Diego Ferreira se encontra com Anthony Pettis após a luta do UFC 246 na T-Mobile Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 18.01.2020 21:30:34, 13930000, NPStrans, T-Mobile Arena, Anthony Pettis, MMA PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 13930000 Anthony Pettis sucumbiu ao mata-leão no UFC 246. | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

Bom/ruim, feliz/triste, às vezes é tudo uma questão de perspectiva. Certamente para Diego Ferreira, sua vitória na abertura do card PPV do UFC 246, sobre o ex-campeão do UFC Anthony Pettis acabou sendo um dos maiores destaques da carreira do brasileiro nos esportes de combate.

Mas, para os fãs do 'Showtime' que esperavam que um retorno ao peso leve daria um pouco mais de vida à carreira do ex-campeão de apenas 33 anos, a noite foi uma amarga decepção. Diego Ferreira invadiu totalmente o castelo de Pettis, derrubando o atleta treinado por Duke Roufus repetidas vezes, para iniciar os empates.

Claro, para Pettis, sua luta agarrada sempre foi sua arma secreta, nunca tendo sido realmente finalizada (exceto uma finalização um tanto estranha via triângulo corporal contra Dustin Poirier, em 2017). Bem, tudo isso mudou no dia 18 de janeiro de 2020. Ferreira não teve problemas para superar Pettis em todas as chances que teve. E quando o levou ao tatame no segundo round, era apenas uma questão de tempo até que ele conseguisse a vitória.

“Como esperado, Ferreira pressionou para frente, mas Pettis conseguiu lidar bem”, escreveu Eddie Mercado em sua recapitulação da luta . “Ferreira ficou na retaguarda e usou habilmente a gaiola para empurrar e levar a luta para o chão. Pettis conseguiu escapar e se levantar, mas a pressão de Ferreira permaneceu. Ferreira diminuiu a distância no segundo ato e conseguiu uma queda na cerca. Ele travou a posição superior e abriu caminho para trás. Ferreira trabalhou para o mata-leão e não pareceu travar totalmente, mas o aperto foi demais e Pettis bateu.

“Esta é a primeira derrota por finalização na carreira de Pettis, e ele está agora com 4-8 desde a vitória sobre Gilbert Melendez em 2014.”

5. UFC 196

Pôster oficial do UFC 196

Data: 5 de março de 2016
Local: MGM Grand Garden Arena, Las Vegas, NV
Evento principal: Conor McGregor x Nate Diaz
Compras de PPV: 1.317.000 – 1.355.000

O mega sucesso deste cartão só serve para mostrar que às vezes é melhor ter sorte do que bem ou que os planos mais bem traçados de Joe Silva muitas vezes deram errado, mas para melhor. A entrada da Wikipedia neste cartão explica isso muito bem, mas é uma história muito longa e épica para ser reproduzida na íntegra aqui.

Basta dizer que o card anunciado originalmente em novembro de 2015 como o UFC 197 deveria acontecer no Brasil, e contaria com a luta pelo título dos pesos pesados entre Fabricio Werdum e Cain Velasquez. Em vários momentos o card contou com Anderson Silva, Michael Bisping e/ou Vitor Belfort , mas nenhum deles deu certo.

Então o UFC seguiu para o plano B: dar ao campeão dos penas Conor McGregor uma chance no campeão dos leves Rafael dos Anjos .

Quando essa luta também não se manifestou, o UFC se contentou com uma luta de meio-médio entre Conor McGregor e o viajante de carreira Nate Diaz, que nunca havia ganhado mais do que cinco dígitos em uma luta no UFC. Esse confronto e o prelúdio do lançamento de água funcionaram, no entanto. Os fãs sintonizaram e entregaram em massa os dados de seus cartões de crédito para ver o que McGregor faria contra um oponente que não se importava com o que tinha a dizer.

De acordo com fontes do Bloody Elbow, este evento atraiu algo entre 1.317 e 1.355 milhões de compras de PPV.

O RADICAL

MMA: UFC 196-McGregor x Diaz, 5 de março de 2016;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Nate Diaz comemora após vitória no UFC 196 no MGM Grand Garden Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 05.03.2016 22:01:00, 9172343, MGM Grand Garden Arena, Nate Diaz, Diaz, MMA PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 9172343 Nate Diaz surpreendeu alguns, mas não todos, no UFC 196. | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

Nate Diaz era um grande azarão nessa luta?

Bem, os criadores de probabilidades tinham McGregor em -380 e Diaz em +290, o que, como explicamos na época, significava “McGregor é o favorito e uma aposta de $ 380 nele lhe renderá $ 100, enquanto uma aposta de $ 100 em Diaz lhe renderá $ 290”. .”

E a equipe do Bloody Elbow foi quase unânime em escolher Mystic Mac:

Equipe escolhendo Diaz: Rainer, Artem, Tim Bis
Equipe escolhendo McGregor: Nick, Victor, Anton, Mookie, Fraser, Phil, Zane, Tim, Lewis, Stephie

Bloody Elbow UFC 196 Escolhas e previsões da equipe

Então, sim, Tim Bissell sempre foi um visionário de lutas, mas nem mesmo ele previu que performance épica e histórica os fãs do UFC estavam prestes a ver.

Como Connor Ruebusch escreveu sobre a luta em sua análise pós-luta:

“Nate Diaz levantou-se, flexionando os braços em uma caricatura de bravata masculina, sua carranca característica escondida por uma máscara de sangue. O campeão mundial dos penas estava a seus pés. Conor McGregor, a força imparável, venceu.

“Não foi uma vitória fácil para Diaz. Ele havia perdido o primeiro round e absorvido uma punição considerável antes de aproveitar o impulso no meio do segundo. O esforço custou-lhe um corte sob a sobrancelha direita que vazou para o olho. O lado direito de seu rosto e pescoço exibia uma série de cortes e escoriações, cortesia da mão esquerda de McGregor, que procurava calor. Não foi nada diferente da difícil vitória de seu irmão mais velho, Nick, sobre Takanori Gomi, quase exatamente nove anos atrás.

“Mas agora não é hora para comparações fraternas. Nate sempre foi comparado ao irmão e, embora os dois compartilhem certos maneirismos e um vínculo inegável, são artistas marciais muito diferentes. Sempre haverá aspectos de cada irmão Diaz para nos lembrar um do outro, mas ao derrotar Conor McGregor Nate mostrou todas e cada uma das habilidades e talentos que o diferenciam de Nick. Foi uma performance que pode muito bem definir a carreira de Nate Diaz, e definiu perfeitamente o próprio Nate Diaz.”

Porém, um homem ficou notoriamente imperturbável, o próprio Nate Diaz, que resumiu tudo dizendo: “Não estou surpreso, mãe idiota!”

O MAL

MMA: UFC 196-Vilante x Latifi, 5 de março de 2016;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Ilir Latifi imobiliza Gian Vilante contra a jaula durante o UFC 196 no MGM Grand Garden Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 05.03.2016 20:24:52, 9161200, NPStrans, MMA, TopPic, MGM Grand Garden Arena PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 9161200 Ilir Latifi e Gian Vilante quase nos fizeram dormir. | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

Por mais famoso e lendário que este card do UFC permaneça, o card principal foi realmente muito chato, com três decisões seguidas para abrir o pay-per-view e uma luta especialmente tediosa entre os meio-pesados entre Ilir Latifi  e Gian Villante que praticamente deixou o público atordoado. articulação.

A TRISTEZA

MMA: UFC 196-Silva x Taleb, 5 de março de 2016;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Nordine Taleb dá socos em Erick Silva enquanto o árbitro Herb Dean os separa durante o UFC 196 no MGM Grand Garden Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 05.03.2016 18:14:25, 9160688, MGM Grand Garden Arena, Erick Silva, Herb Dean, NPStrans, MMA, TopPic PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 9160688 Erick Silva foi enviado ao reino das sombras por Nordine Taleb . | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

Os ex-super prospectos Erick Silva e Brandon Thatch foram humilhados no UFC 196.

Antes das lutas, Anton Tabuena, do Bloody Elbow, os descreveu como “dois meio-médios que mostraram brilho suficiente e prometem ser candidatos em potencial, mas até agora não deu certo, e esta noite os dois estão em modo de vitória obrigatória.

“Thatch entrou no UFC com muita promessa devido à sua trocação letal no Muay Thai e capacidade de finalizar lutas no primeiro round... O oponente de Thatch, Siyar Bahadurzada, não luta desde 2013 e não vence desde 2012, então ele imagina que ser superado.”

Infelizmente para Thatch, Bahadurzada não recebeu o memorando e finalizou Brandon no terceiro round. Thatch teria apenas mais uma chance de glória no octógono, perdendo para Niko Price no UFC 207 e encerrando sua carreira.

Quanto a Silva, Tabuena escreveu: “A carreira de Erick Silva no UFC é definida por três coisas: atleta explosivo, altamente divertido e frustrantemente inconsistente... Se você não está vencendo, pelo menos seja divertido, se você não é divertido, é melhor em pelo menos ganhe de forma consistente, e se você não estiver ganhando e não for divertido, então você está praticamente perdido.

Silva foi nocauteado por Nordine Taleb no segundo round do UFC 196 e, embora tenha conquistado o título de Luta da Noite e uma vitória em sua próxima luta no UFC, ele saiu da promoção no final de 2017.

MMA: UFC 196-Thatch x Bahadurzada, 5 de março de 2016;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Siyar Bahadurzada aplica um golpe contra Brandon Thatch durante o UFC 196 no MGM Grand Garden Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 05.03.2016 18:51:31, 9160874, Brandon Thatch, NPStrans, MGM Grand Garden Arena, Siyar Bahadurzada, MMA PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 9160874 Brandon Thatch não tinha nada para Siyar Bahadurzada. | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

6. UFC 202

Pôster oficial do UFC 202.

Data: 20 de agosto de 2016
Local: T-Mobile Arena, Paradise, Nevada
Evento principal: Nate Diaz x Conor McGregor 2
compras de PPV: de 1.170.000 a 1.355.000

O fato historicamente mais significativo sobre este cartão é provavelmente o que menos importava aos fãs: foi o primeiro pay-per-view do UFC sob nova propriedade depois que Zuffa vendeu a promoção para William Morris Endeavor de Ari Emanuel .

A razão pela qual os fãs ligaram foi para ver se Conor McGregor poderia vingar sua impressionante derrota no UFC 196 para Nate Diaz . Diaz entrou como substituto tardio do então campeão dos leves Rafael dos Anjos, no que foi planejado como uma oportunidade para McGregor se tornar campeão de duas divisões (peso pena e peso leve).

Em vez disso, Mystic Mac sofreu sua primeira derrota dentro do octógono e Nate Diaz de repente se tornou um superstar depois de quase uma década como um viajante colorido na promoção. O estilo colorido de Diaz em Stockton, Califórnia, significou que McGregor finalmente encontrou seu adversário à altura, não apenas como um artista marcial misto, mas também como um falador e promotor de lutas também.

Na prévia do Bloody Elbow para a luta, o analista de luta Connor Ruebusch disse : “O que começou como uma luta bastante comum e de curto prazo para o campeão peso pena Conor McGregor agora ameaça se tornar uma das melhores séries da história do esporte."

Embora os relatórios iniciais apontassem a venda de 1,6 milhão de pay-per-views, documentos adquiridos pelo Bloody Elbow mostram que na verdade isso acabou sendo muito menor, em algum lugar no meio das compras vendidas de outras lutas de McGregor no UFC 196 e UFC 205.

O RADICAL

MMA: UFC 196-McGregor x Diaz, 5 de março de 2016;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Nate Diaz (à direita) contra Conor McGregor durante o UFC 196 na MGM Grand Garden Arena.  Crédito obrigatório: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports, 05.03.2016 21:57:42, 9172313, MGM Grand Garden Arena, Nate Diaz, Diaz, MMA, Conor McGregor PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 9172313 McGregor e Diaz fazem clássico no UFC 202. | Mark J. Rebilas / Rede USA TODAY, IMAGO

Para um card com expectativas tão altíssimas, o UFC 202 mais do que cumpriu o que prometeu. As quatro primeiras lutas do pay-per-view terminaram em nocaute ou nocaute técnico nos dois primeiros rounds, com o falecido Anthony Johnson finalizando Glover Teixeira em 0:13 do primeiro.

E o evento principal? Bem, foi longe da melhor maneira possível, ganhando o título de “clássico instantâneo” de Mookie Alexander do Bloody Elbow .

Aqui está um pouco do que Mookie disse em sua análise pós-luta do UFC 202 :

“Que luta. QUE LUTA. Conor McGregor e Nate Diaz nos deram um thriller em março e nos deram algo ainda melhor do que isso esta noite. Não achei que Robbie Lawler x Carlos Condit pudesse ser eleito a Luta do Ano de 2016, mas Diaz x McGregor 2 provavelmente é o novo líder do clube em um ano repleto de lutas incrivelmente emocionantes.

“Achei que Conor McGregor tivesse terminado após o término do segundo round. Ele derrubou Diaz 3 vezes nos primeiros 7-8 minutos, mas o tanque de gasolina parecia estar vazio e Diaz estava aumentando a pressão. Eu tinha certeza de que McGregor havia terminado no final do terceiro round, quando ele estava quase se recuperando. Houve um breve momento em que parecia que McGregor seria nocauteado por nocaute técnico. Isso não aconteceu.

“O quarto round de Conor McGregor é a melhor coisa que ele já fez em sua carreira no UFC. Ele estava a caminho de 0-2 contra Diaz e cavou fundo, encontrou um pouco mais de qualidade e garantiu uma vantagem no início da quinta rodada.

Diaz claramente venceu o 5º, enquanto um Conor exausto ficava olhando para o relógio, mas o trabalho foi feito no round 4. Ou foi um empate (que foi como eu marquei, com um 10-8 no terceiro round para Diaz) ou um McGregor vencer por 48-47. Não vejo argumento para Diaz chegar ao 2º round, mesmo tendo terminado bem. Ele ainda foi enfeitado duas vezes e sua perna estava ficando salpicada. Não creio que haja qualquer chamada de roubo aqui, pessoal.

Bravo para os dois homens. Bravo. Esta foi uma luta de muito dinheiro e nos proporcionou emoção e grande drama do início ao fim.”

O MAL

MMA: UFC 187-Johnson x Cormier 23 de maio de 2015;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Anthony Johnson (luvas vermelhas) entra na arena para lutar contra Daniel Cormier (não na foto) pelo título dos meio-pesados durante o UFC 187 no MGM Grand Garden Arena.  Cormier venceu por nocaute técnico no terceiro round.  Las Vegas MGM Grand Garden Arena NV EUA, PUBLICAÇÃO SOMENTE PARA USO EDITORIALxINxGERxSUIxAUTxONLY 8578275 Anthony Johnson dormiu com Glover Teixeira no UFC 202. | Joe Camporeale / Rede USA TODAY, IMAGO

Realmente não houve um momento ruim no card, a menos que você tenha sido um dos nove lutadores finalizados por nocaute técnico, nocaute ou finalização no UFC 202 .

A TRISTEZA

LAS VEGAS, NV - 7 DE SETEMBRO: Um microfone oficial do UFC repousa no estrado durante o media day do UFC 279 em 7 de setembro de 2022, no UFC APEX em Las Vegas, NV.  (Foto de Amy Kaplan Icon Sportswire) MMA: 07 DE SETEMBRO UFC 279 Icon220907345279 Mike Goldberg deixou o estande do UFC pouco depois do UFC 202. | Ícone Sportswire, IMAGO

Houve um pequeno ponto em nossa análise pós-luta do UFC 202 que acabou tendo mais significado do que poderíamos imaginar na época: “Tenho certeza que (comentarista do UFC) Mike Goldberg estava indisposto, porque sua voz simplesmente não era lá esta noite. Muito rouco em seus comentários, foi Mike Goldberg.”

Mal sabíamos, mas Goldberg só tinha mais alguns UFC restantes em sua passagem pela promoção. Seu filho Cole revelou que Goldberg nunca recebeu um telefonema de despedida do chefe de longa data, Dana White .

“Vi tudo ao meu redor ser destruído”, disse Goldberg . “Levamos 15 anos para construir esta família maravilhosa e parecia que demoramos 15 minutos para destruí-la. E foi um momento muito difícil, e ainda pode ser difícil.”

7. UFC 251

Pôster oficial do UFC 251

Data: 11 de julho de 2020
Local: Etihad Arena, Yas Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Evento principal: Kamaru Usman x Jorge Masvidal 3
compras de PPV: 1.300.000

O UFC 251 aconteceu em momentos muito estranhos. O mundo estava a braços com a pandemia da COVID-19 e a vida tal como a conhecíamos foi interrompida em muitos aspectos. Inúmeras pessoas estavam hospitalizadas e morriam por causa do vírus e, naquela época, as vacinas pareciam muito distantes. O melhor que pudemos fazer para restringir a propagação foi manter distância e usar máscara.

A maior parte do esporte mundial entrou em pausa neste momento. Mas o UFC tinha a intenção de continuar a fazer negócios sob o pretexto de que é assim que os lutadores são pagos (o que mascara a realidade de que os lutadores não são assalariados e só podem se alimentar quando o UFC decide dar-lhes uma luta pelo dinheiro que quiserem). quero oferecê-los).

Com a maioria dos lugares nos EUA evitando grandes aglomerações, porque ninguém podia negar o quanto o vírus poderia se espalhar entre grandes grupos, o UFC recorreu a shows a portas fechadas. Inicialmente, eles aconteceram na VyStar Arena em Jacksonville, FL e nas novas instalações APEX do UFC em Las Vegas.

O UFC 251 estava programado para acontecer em Perth, na Austrália, mas a COVID deixou isso fora de questão. Em vez disso, o UFC aproveitou isso como uma oportunidade para mostrar a chamada ilha que havia garantido para sediar lutas.

Aquela 'Ilha da Luta' acabou por ser uma península artificial em Abu Dhabi.

O Sports Business Journal informou que este cartão vendeu 1,3 milhão de compras pay-per-view, o que está de acordo com a estimativa do Bloody Elbow .

O RADICAL

MMA: UFC Fight Island-UFC 251, 12 de julho de 2020;  Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;  Rose Namajunas comemora após vitória por decisão dividida sobre Jéssica Andrade, do Brasil, na luta do peso palha durante o evento UFC 251 no Flash Forum no UFC Fight Island em 12 de julho de 2020 em Yas Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.  Crédito obrigatório: Jeff Bottari Zuffa LLC via USA TODAY Sports, 12.07.2020 07:03:22, 14503754, Brasil, NPStrans, Abu Dhabi, TopPic, Rose Namajunas, MMA, Jessica Andrade, Yas Island PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 14503754 Andrade x Namajunas ganhou o prêmio de Luta da Noite no UFC 251. | Rede UFC/USA TODAY, IMAGO

Rose Namajunas seria a boa história que sairia do UFC 251. Lá ela conheceu Jéssica Andrade, um ano depois de o brasileiro a destronar como campeã peso palha do UFC. Desde então, Andrade perdeu o título para Zhang Weili.

Namajunas, que perdeu para Andrade após ser nocauteada com um slam, deveria revanche Andrade pelo título no UFC 249 (um dos shows da era da pandemia de Jacksonville), mas desistiu após a morte de familiares devido ao COVID-19 .

Namajunas entrou na luta com muita emoção, mas conseguiu canalizar isso para uma das melhores atuações de sua carreira contra o duríssimo e combativo Andrade.

Veja como Trent Reinsmith recapitulou o concurso vencedor da Luta da Noite:

“Uau, que luta. Os dois ex-campeões peso palha do UFC fizeram um confronto memorável no segundo confronto. Andrade, que confia em sua força, acrescentou muitos movimentos de cabeça e de parte superior do corpo ao seu plano de jogo na revanche. Namajunas, que disse não ter ido all-in na primeira luta, foi convocada para esta.

“O movimento de Andrade pareceu causar alguns problemas a Namajunas no início, mas assim que ela encontrou seu alcance, Namajunas usou seu comprimento para acertar o jab. Os ganchos largos de Andrade também a deixaram aberta para acertar contra-ataques de seu oponente.

“Namajunas sangrou no terceiro assalto. Seu olho estava inchado, seu nariz parecia quebrado e o sangue escorria do nariz para a boca. Se Namajunas iria quebrar, seria então. Ela não fez isso.

“Esta foi uma briga excelente e seria difícil dizer que um lutador foi um ‘perdedor’”.

O MAL

MMA: UFC Fight Island-UFC 251, 12 de julho de 2020;  Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;  Uma visão geral do Flash Forum no UFC Fight Island antes do evento UFC 251 em 12 de julho de 2020 na Ilha Yas, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.  Crédito obrigatório: Jeff Bottari Zuffa LLC via USA TODAY Sports, 12.07.2020 13:43:58, 14503095, NPStrans, Abu Dhabi, TopPic, MMA, Yas Island PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 14503095 UFC ‘Fight Island’ foi uma coisa em 2020. | Rede UFC/USA TODAY, IMAGO

O desespero do UFC para garantir que o show continue, apesar do que isso possa significar para os lutadores, seus corners e suas famílias, foi um momento ruim para o esporte. Desta vez também marcou um momento em que a promoção, através do cão de ataque de chumbo, Dana White passou a visar quem questionasse se realizar eventos no auge da pandemia era uma boa ideia. White classificou essa linha de questionamento como anti-lutador e anti-UFC.

Sua retórica radicalizou vários fãs (e lutadores) em uma febre anti-mídia, que ainda hoje é sentida. White então começou a mesclar seu produto com uma política de uma maneira que o deixaria enojado se a política não correspondesse à sua. Isso fez com que o UFC fosse um produto de direita firme e orgulhoso, que conta com o apoio de figuras como Donald Trump e Tucker Carlson.

A TRISTEZA

MMA: UFC Fight Island-UFC 251, 12 de julho de 2020;  Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;  Jiri Prochazka, da República Tcheca, dá um soco em Volkan Oezdemir, da Suíça, na luta dos meio-pesados durante o evento UFC 251 no Flash Forum no UFC Fight Island em 12 de julho de 2020 na Ilha Yas, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.  Crédito obrigatório: Jeff Bottari Zuffa LLC via USA TODAY Sports, 12.07.2020 05:41:10, 14503420, NPStrans, República Tcheca, Abu Dhabi, uau, Volkan Oezdemir, TopPic, Suíça, MMA, Yas Island PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 14503420 Volkan Oezdemir foi cronometrado no UFC 251. | Rede UFC/USA TODAY, IMAGO

Volkan Oezdemir abriu caminho na competição no meio-pesado para ganhar uma chance pelo título contra Daniel Cormier em 2020. Contra o DC, porém, ele foi exposto por ter pouco mais do que uma mão direita sólida (que ele usou com efeito devastador contra Misha Cirkunov e Jimi Manuwa anteriormente).

Após a derrota para Cormier, Oezdemir perdeu para Anthony Smith e Dominick Reyes. O lutador suíço conseguiu se reagrupar e conquistou vitórias sobre Ilir Latifi e Aleksandr Rakic (apenas) e parecia que havia vida em sua candidatura como uma ameaça ao título até 205 libras.

Aí veio o UFC 251 e com ele… Jiri Prochazka .

A maioria sabia muito pouco sobre Prochazka na época. Ele havia se afastado do RIZIN (onde foi campeão) em 2019 e esta foi sua primeira luta no octógono. Apesar da falta de atenção antes da luta, Prochazka fez uma grande declaração na 'ilha da luta' ao derrotar Oezdemir no segundo round. Aqui está a análise instantânea de Reinsmith dessa luta.

“A primeira coisa que notei no Prochazka foi que ele usava meia e tênis para entrar no octógono, algo que não se vê com frequência. A segunda coisa que notei sobre Prochazka foi que ele era um pouco estranho em seu estilo e movimento. Ele também não demonstrou medo das mãos de seu oponente, Volkan Oezdemir , o que não é algo que vemos com tanta frequência, considerando que Oezdemir entrou na disputa com 12 vitórias por nocaute.

“A abordagem de Prochazka rendeu dividendos quando ele obteve uma vitória desagradável por nocaute no segundo round. É sempre emocionante quando alguém faz barulho na divisão de 205 libras em sua estreia promocional. Será interessante ver o que vem a seguir para Prochazka, considerando que Oezdemir estava em 7º lugar no início da luta.”

Prochazka se tornaria campeão do UFC apenas em sua terceira luta no UFC. Quanto a Oezdemir, tem havido um triste declínio desde então. Ele perdeu para Magomed Ankalaev e Nikiti Krylov, mas encerrou essas derrotas com vitórias obscuras sobre Paul Craig e Bogdan Guskov.

8. UFC 100

Pôster oficial do UFC 100

Data: 11 de julho de 2009
Local: Michelob ULTRA Arena, Las Vegas, NV
Evento principal: Brock Lesnar x Frank Mir 2
Compras de PPV: 1.298.000

A era Ultimate Fighter do UFC atingiu seu auge no UFC 100. O evento foi o culminar e a celebração de tudo que Dana White e a equipe proprietária da Zuffa conquistaram desde a compra da promoção em 2001.

O card foi encabeçado por Brock Lesnar, um empate comprovado na WWE que tinha os dons físicos e o histórico legítimo de wrestling amador para ganhar o título dos pesos pesados do UFC do lendário Randy Couture em apenas sua quarta luta profissional. A capacidade da Zuffa de atrair Lesnar para o UFC testemunhou o enorme sucesso que obtiveram na promoção em pouco menos de uma década.

Lesnar estava em busca de vingança contra o campeão interino Frank Mir, que o finalizou em sua estreia no UFC, um ano e meio antes. Mir foi o campeão interino devido ao complicado histórico de negociações do UFC com o ex-campeão Randy Couture .

Couture resistiu por um ano e perdeu seu título em 2008, então o UFC reservou uma temporada do The Ultimate Fighter (na época em que o programa ainda atraía milhões de telespectadores todas as semanas na Spike TV) com Frank Mir e Antonio Rodrigo Nogueira como treinadores. e programado para culminar em uma luta pelo título interino dos pesos pesados no UFC 92.

Quando Randy Couture voltou à promoção a tempo de defender o cinturão contra Brock Lesnar no UFC 91, isso complicou um pouco as coisas. Quando Lesnar venceu Couture e depois Mir venceu Nogueira, criou-se a luta perfeita de unificação de título/vingança para ser a atração principal do UFC 100.

A combinação do sucesso surpreendentemente repentino de Lesnar no UFC, a rivalidade entre os fãs do UFC e da WWE, a rivalidade entre Dana White e o proprietário da WWE, Vince McMahon, proporcionou um calor cruzado que fez os fãs de ambas as promoções fazerem fila gritando “TAKE MY MONEY”.

O resto do cartão também ficou ótimo, como veremos a seguir.

Documentos divulgados no processo antitruste do UFC mostraram que o UFC 100 vendeu quase 1,3 milhão de pay-per-views.

O RADICAL

11 de julho de 2009: Georges St-Pierre do Canadá à esquerda e Thiago Alves do Brasil trocam socos durante a luta dos meio-médios no UFC 100 em Las Vegas, NV.  St-Pierre vence Alves por decisão unânime no quinto round.  PUBLICAÇÃOxINxGERxSUIxAUTxHUNxRUSxSWExNORxONLY Icon357090710238100 SOMENTE PARA USO EDITORIAL GSP foi intocável no UFC 100. | Ícone Sportswire, IMAGO

O co-evento principal contou com a participação do campeão meio-médio Georges St-Pierre no auge de seus poderes. Ele estava chegando depois de vencer quatro lutas consecutivas pelo título do UFC contra três ex-campeões Matt Hughes, Matt Serra e BJ Penn e o eterno candidato Jon Fitch.

E ao contrário do GSP posterior, que era famoso por vitórias cautelosas por decisão, GSP havia finalizado 13 de suas 18 lutas neste momento. Seu oponente era o então temível Thiago Alves, que vinha de uma seqüência de sete vitórias consecutivas no UFC, incluindo vitórias recentes sobre o ex-campeão Matt Hughes e os principais candidatos Josh Koscheck e Karo Parisyan.

GSP foi fortemente favorecido pelos criadores de probabilidades , mas ninguém estava preparado para o alcance do seu domínio total sobre o assustador e arrogante Alves .

O editor-chefe original do Bloody Elbow, Luke Thomas, explicou como GSP fez isso em um detalhamento técnico do Judo Chop:

“As quedas de Georges St. Pierre sobre Alves no UFC 100 são... vale a pena dar uma olhada não apenas porque ajudaram a levar St. Pierre à vitória, mas porque são uma prova da noção de que St. Pierre tem as melhores quedas em todas as artes marciais mistas. .

“Em primeiro lugar, vale ressaltar que, embora St. Pierre tenha feito uma exibição incrível de desenvoltura nas quedas, ele não derrubou Alves à vontade. O produto do American Top Team conseguiu evitar diversas tentativas de quedas ao longo da luta, o que é uma prova de sua habilidade e preparação para esta luta histórica.

“Em segundo lugar, o que torna St. Pierre tão especial é que, assim como os jogadores de Jiu-Jitsu de alto nível unem tentativas de finalização em “correntes” para aumentar a probabilidade de finalizar uma competição caso uma, duas ou mesmo três tentativas sejam evitadas, St. Pierre monta cadeias de tentativas de queda.

“É certo que outros já fazem isso no MMA profissional, mas quase sempre o fazem quando tentam derrubar um adversário que está com as costas presas na jaula. A partir dessa posição, é muito mais fácil fazer a transição de uma virilha dupla para uma virilha alta porque o oponente está sendo empurrado contra uma parede e não tem mobilidade suficiente para resistir. St. Pierre é capaz de passar de um tipo de tentativa para outro sem a ajuda de uma gaiola no espaço livre. Trabalhar em espaço aberto durante a transição exige capacidade atlética e timing impecáveis e é um indicativo do nível único de habilidade que St. Pierre traz ao MMA profissional.”

O MAL

11 de julho de 2009: Dan Henderson à esquerda acerta uma grande mão esquerda em Michael Bisping, da Grã-Bretanha, durante a luta dos pesos médios no evento UFC 100 no Mandalay Bay Events Center em Las Vegas, NV.  MMA: 11 DE JULHO UFC 100 PUBLICAÇÃOxINxGERxSUIxAUTxHUNxRUSxSWExNORxONLY Icon357090710230100 SOMENTE PARA USO EDITORIAL A bomba H. | Ícone Sportswire, IMAGO

O ponto baixo do UFC 100 - na medida em que este card histórico teve algum ponto baixo - veio quando o ex-campeão do Pride de duas divisões Dan Henderson acertou um dos nocautes brutais de todos os tempos no futuro campeão do UFC Michael Bisping e seguiu com um tiro totalmente desnecessário no chão.

Henderson e Bisping se tornaram rivais enquanto treinavam um contra o outro na 9ª temporada do The Ultimate Fighter . O jeito de falar mal de Bisping não divertiu o taciturno Henderson e ele levou a melhor no octógono. Como Tim Burke, do Bloody Elbow, descreveu alguns anos depois:

“Acho que quem assiste MMA sabe como isso terminou – com um dos nocautes mais estrondosos da história do esporte. Henderson mandou Bisping para o chão com a bomba H, depois deixou cair uma em seu rosto inconsciente também, só para garantir.

O próprio Bisping chamou-o de “o nocaute mais devastador da história do UFC”.

Bisping se vingaria de Henderson com uma vitória por decisão no UFC 204 em 2016.

A TRISTEZA

11 de julho de 2009: Georges St-Pierre do Canadá em cima de Thiago Alves do Brasil cujo nariz está sangrando durante a luta dos meio-médios no UFC 100 em Las Vegas, NV.  St-Pierre vence Alves por decisão unânime no quinto round.  PUBLICAÇÃOxINxGERxSUIxAUTxHUNxRUSxSWExNORxONLY Icon357090710243100 SOMENTE PARA USO EDITORIAL Thiago Alves nunca mais foi o mesmo depois do UFC 100. | Ícone Sportswire, IMAGO

Uma das duras realidades dos esportes de soma zero como o MMA é a natureza binária de vencedores e perdedores. Todo grande triunfo, há uma perda amarga. E às vezes um lutador nunca mais é o mesmo depois de uma derrota bastante brutal.

Foi o caso de Thiago Alves, que nunca se recuperou da derrota para o GSP. Como Mookie Alexander, do Bloody Elbow, escreveu alguns anos depois em uma coluna “onde eles estão agora” no UFC 100 :

“Com seu histórico de lesões bem narrado, Alves lutou apenas 6 vezes nos últimos 5 anos, e sua luta agendada com Jordan Mein foi cancelada após sua desistência. A única luta do Thiago em 2014 foi uma vitória por decisão da FOTN sobre Seth Baczynski.”

A entrada de Alves na Wikipedia detalha suas dificuldades após o UFC 100:

Alves estava escalado para enfrentar Jon Fitch no UFC 107 em revanche da luta no UFC Ultimate Fight Night 5. Porém, Alves sofreu uma lesão no joelho, o que o obrigou a desistir da luta. Alves estava então escalado para enfrentar Fitch no dia 27 de março de 2010 no UFC 111. Porém, no dia 25 de março, Alves foi retirado do card devido à descoberta de uma  malformação arteriovenosa  no cérebro em uma tomografia computadorizada pré-luta. Alves fez a cirurgia corretiva em 31 de março de 2010 no Hospital Roosevelt, em Nova York. Ele tirou licença, ficando em Nova Jersey com sua esposa, Melissa Farrand Alves, e deveria lutar novamente no verão de 2010.

A revanche Alves/Fitch, originalmente marcada para o UFC 107, depois para o UFC 111, depois para o UFC 115, finalmente aconteceu no UFC 117. Essa luta foi confirmada como a desafiante número um ao cinturão dos meio-médios (para enfrentar o vencedor do St- Luta Pierre/Koscheck). Alves novamente não conseguiu bater o peso, pesando 171,5 libras, o que significa que teve que abrir mão de 20% do seu bolso de luta. Alves perderia para a Fitch por decisão unânime.”

Alves iria 6-9 durante o resto de sua carreira no UFC.

9. UFC 205

Pôster oficial do UFC 205

Data: 12 de novembro de 2016
Local: Madison Square Garden, Nova York, NY
Evento principal: Eddie Alvarez x Conor McGregor
Compras de PPV: 1.170.000 – 1.195.000

O UFC 205 foi um evento histórico para o UFC, o primeiro na cidade de Nova York. No entanto, o fato de terem evitado a Big Apple não foi por escolha própria. Nova York proibiu o MMA na “era da luta de galos humanos” do esporte e não reverteu essa proibição até 2016. Anteriormente, o UFC havia realizado um evento em Buffalo, NY, em 1995.

Com o estado de Nova York de volta ao conselho, o UFC agiu rapidamente para trazer algumas de suas maiores estrelas para um dos maiores mercados dos EUA. No papel, o cartão estava empilhado, mesmo depois de algumas lutas de alto nível terem fracassado. O evento contou com três lutas pelo título e a participação principal de Conor McGregor, que na época estava no auge de seus poderes no MMA.

Apoiando Eddie Alvarez x Conor McGregor estava Tyron Woodley x Stephen Thompson pelo título dos meio-médios e Joanna Jedrzejczyk x Karolina Kowalkiewicz pelo título dos palhas. Chris Weidman , Frankie Edgar e Khabib Nurmagomedov também foram apresentados. E o evento foi um sucesso!

De acordo com documentos obtidos por Bloody Elbow , este evento atraiu algo entre 1,17-1,195 milhões de compras de PPV, o que ainda é enorme, mas um pouco menor do que os 1,3 milhões relatados anteriormente em relatórios mais antigos.

O radical

O presidente do UFC, Dana White, sobe ao pódio com os competidores no evento de imprensa do UFC 205 no Madison Square Garden em 27 de setembro de 2016 na cidade de Nova York.  O UFC 205 acontecerá no MSG em 12 de novembro de 2016. PUBLICAÇÃOxINxGERxSUIxAUTxHUNxONLY NYP20160927112 JOHNxANGELILLO O UFC fez todos os esforços para sua estreia em Nova York. | Foto UPI, IMAGO

Nova York permitir a volta do MMA ao estado foi uma decisão muito radical e levou a uma série de lutas e eventos memoráveis realizados em Nova York e além. No UFC 205, o Madison Square Garden viu muitos momentos épicos que permanecerão na história do MMA.

O principal deles é Conor McGregor derrotando Eddie Alvarez para conquistar o título dos leves do UFC, tornando-se o primeiro lutador a deter dois cinturões ao mesmo tempo (ao mesmo tempo em que cunhou o termo 'campeão-campeão').

Aqui está o comentário detalhado de Tim Burke sobre a noite em que McGregor atingiu seu potencial máximo no MMA.

“Chutes corporais de ambos os homens. Direto para a esquerda o quebrou novamente! Eddie não tem resposta para isso. Tentativa de queda de Alvarez recheada. Conor com as mãos atrás das costas agora. Chutes laterais de McGregor. Eddie finalmente acerta com a direita. Eddie está com muitas saudades. Conor o pega com um contra-ataque e o coloca sobre um joelho brevemente. Alvarez conquistando agora. É melhor tentar outra coisa. Joelho no corpo de Conor e eles se separam. A esquerda encontra um lar novamente. Combinação de quatro socos e Alvarez cai. Ele terminou. O árbitro acena. Uau. Conor McGregor dominou absolutamente o campeão dos leves. Ele agora detém dois cinturões.”

Embora McGregor afirme ver o futuro (sob o disfarce de 'Mystic Mac'), nosso próprio Victor Rodriguez mostrou grande visão ao resumir o que aconteceu no MSG e o que pode acontecer a seguir.

“Mais uma vez, o irlandês dá um grande salto para se tornar uma verdadeira lenda moderna. Ele teve um pouco de dificuldade no início com chutes nas pernas enquanto estabelecia seu alcance, mas assim que encontrou o lugar que queria, continuou a punir Alvarez o tempo todo. Ele evitou quedas de forma eficaz para se reposicionar e continuar a encontrar um lar para a mão esquerda. Agora ele é o campeão de duas divisões e continua a provar que os que duvidam estão errados ao mesmo tempo em que realiza grandes atuações. Quer você goste dele ou não, essa foi uma conquista fenomenal e muito bem merecida.

“Apreciem-no enquanto o temos, pessoal. Podemos não ver nada assim novamente.”

O MAL

12 de novembro de 2016 - Nova York, Nova York, EUA - Chris The All-American Weidman e Yoel Soldier of God Romero durante a pesagem no UFC 205 no Madison Square Garden.  MMA 2016 - UFC 205 - Pesagem - ZUMas277 20161111_shn_s277_390 Isso não terminou bem para o All-American. | Fio ZUMA, IMAGO

Um momento ruim neste evento foi Chris Weidman tomar uma decisão errada que lhe custou caro. Ele cometeu esse erro contra um dos lutadores mais implacáveis que já pisou no octógono; Yoel Romero . Romero, que vivia como um dos lutadores mais perigosos da promoção na época, terminou a luta com uma joelhada voadora, resultando em um dos nocautes mais brutais do UFC que já vimos.

Novamente, vamos ver como Tim Burke reagiu a isso em tempo real.

“Eles trocam chutes fortes ao mesmo tempo. JOELHO VOADOR DE ROMERO! WEIDMAN CAIU! Uma saraivada de socos e WEIDMAN SAIU!”

E aqui está Victor Rodriguez resumindo o que essa derrota significou para Weidman na época. Rodriguez também mencionou que Romero levava mais tempo para entrar na água entre as rodadas (uma tática de estagnação que vimos o ex-atleta olímpico usar no passado).

“Ninguém levou um golpe maior esta noite do que Chris Weidman. De ex-campeão a uma derrota como esta – em uma divisão que está se movimentando rapidamente no topo, nada menos – ele ficará em segundo plano por um tempo. Ele estava fazendo sucesso na trocação, mas optou por lutar com um dos melhores lutadores do MMA e não conseguiu.

Romero sempre teve um cardio pior à medida que a luta avança, mas seu senso de oportunidade às vezes é excelente. Não consigo pensar em outro lutador de MMA no momento que consiga virar uma luta tão rápido e com tanta intensidade. E sim, a situação da água entre as rodadas foi um problema. Assim como a luta com Tim Kennedy, cabe ao árbitro agir, e não vimos nada disso. Suspeito que teremos Herb Dean como árbitro em sua próxima luta para cuidar dessas travessuras. Caso contrário, provavelmente teremos um John McCarthy que não repetirá esse erro.”

A TRISTEZA

NFL, American Football Herren, EUA Tennessee Titans em Jacksonville Jaguars, 19 de setembro de 2019;  Jacksonville, Flórida, EUA;  A luta do UFC que Rashad Evans assiste antes do jogo entre o Jacksonville Jaguars e o Tennessee Titans no TIAA Bank Field.  Crédito obrigatório: Douglas DeFelice-USA TODAY Sports, 19.09.2019 19:13:04, 13428276, UFC, NFL, Rashad Evans, Tennessee Titans, TIAA Bank Field, Jacksonville Jaguars PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY 13428276 A carreira de Rashad Evan no UFC estava em declínio no UFC 205. | Douglas DeFelice / Rede USA TODAY, IMAGO

O UFC 205 perdeu várias lutas antes do evento. Os mais notáveis foram Rashad Evans, nativo de Nova York , contra Tim Kennedy e Robbie Lawler contra Donald Cerrone.

Lawler desistiu da luta contra Cerrone alguns dias após o anúncio (eventualmente veríamos essa luta um ano depois) e foi substituído por Kelvin Gastelum. Mas então Gastelum estragou seu corte de peso e Cerrone ficou sem parceiro de dança no MSG.

Evans foi retirado de sua luta com Kennedy depois de não ter sido liberado por um exame médico pré-luta. Kennedy também foi retirado do card. Esperava-se que a dupla lutasse alguns meses depois (fora da jurisdição de Nova York), mas isso nunca aconteceu.

Evans também não conseguiu obter autorização médica da comissão em Ontário. O motivo do fracasso de ambas as lutas foi um aparente problema neurológico.

Evans, que vinha de uma derrota por nocaute para Glover Teixeira, finalmente voltou à ação em março de 2017. Como peso médio, ele perdeu consecutivamente na decisão dividida para Sam Alvey e Daniel Kelly. Após essas derrotas o ex-campeão do UFC voltou aos meio-pesados para enfrentar Anthony Smith. Ele perdeu a luta por nocaute e depois deixou o UFC.

Evans lutou uma vez desde então, uma vitória por decisão unânime sobre Gabriel Checco no Eagle FC no ano passado.

Evans, pioneiro do UFC e da marca TUF , sofreu um declínio na carreira que foi triste de assistir para quem se lembra de suas lutas com Michael Bisping, Chuck Liddell, Tito Ortiz e Forest Griffin (e sua rivalidade com Rampage Jackson).

10. UFC 194

Pôster oficial do UFC 194

Data: 12 de dezembro de 2015
Local: MGM Grand Garden Arena, Las Vegas, NV
Evento principal: Jose Aldo x Conor McGregor
Compras de PPV: 1.050.000

O UFC 194 foi o culminar de uma ascensão vertiginosa de Conor McGregor na classificação, que o viu tirar sua passagem da obscuridade (no queixo de Marcus Brimmage) e se tornar um nome familiar no MMA e além. Ao longo deste período de sua carreira (que agora define completamente a era do esporte), McGregor fez de José Aldo seu contraponto. O mestre brasileiro dos penas era o lutador favorito do hipster do MMA e alguém que muitos acreditavam que poderia expor o impetuoso e aparentemente unidimensional McGregor.

Antes dessa luta, o UFC levou Aldo e McGregor para um tour de imprensa. McGregor adorou a atenção e usou cada segundo possível para irritar o geralmente estóico Aldo. Aldo parecia detestar a experiência e parecia estar se divertindo o mínimo possível, já que estava contratualmente obrigado a ser abusado verbalmente e trollado por seu oponente.

A preparação para o evento não foi como nada que havíamos visto antes ou que veríamos novamente, apesar da recompensa mostrar que o suco valeu a pena.

De acordo com documentos obtidos pelo Bloody Elbow, o UFC 194 atraiu cerca de 1,05 milhão de compras de PPV, valor menor do que o valor de 1,2 milhão relatado originalmente.

O RADICAL

MMA: UFC 194-Souza x Romero 12 de dezembro de 2015;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Yoel Romero enfrenta Ronaldo Souza durante o UFC 194 no MGM Grand Garden Arena.  Las Vegas MGM Grand Garden Arena NV EUA, PUBLICAÇÃO SOMENTE PARA USO EDITORIALxINxGERxSUIxAUTxONLY 8994034 Romero x Jacaré fez jus ao hype. | Gary A. Vasquez / Rede USA TODAY, IMAGO

Apesar de todo o hype, o UFC 194 não conseguiu entrar em ação. O evento principal durou 13 segundos e antes disso a maioria das lutas durou até o fim sem que nada acontecesse.

Uma das poucas exceções foi Yoel Romero x Jacaré Souza no peso médio do UFC. A luta deles foi de ida e volta, com os dois homens atacando um ao outro com tiros brutais e ameaçando um ao outro com seus jogos de luta de elite, mas díspares. Veja como Victor Rodriguez analisou suas performances :

“Yoel Romero teve alguns momentos de brutalidade na luta contra Ronaldo Souza, começando com um tremendo soco nas costas. Ele seguiu um homem que é um semideus lutador até o chão e o puniu na posição superior. Ele então gaguejou e ficou mais hesitante, tomou algumas doses sérias mais tarde e não parecia tão impressionante quanto alguns esperavam…

“Ronaldo Souza deu um passo atrás, mas não grande. Ele resistiu à tempestade e poderia ter vencido essa luta se fosse uma luta de cinco rounds, já que Romero parecia estar enfraquecendo um pouco.”

E aqui está a reação instantânea de Tim Burke à luta também:

“Yoel Romero deu a decisão mais próxima sobre Ronaldo Souza, em uma luta em que ele começou grande, mas o ímpeto mudou muito na reta final. Romero ousou se enredar com Jacaré no chão depois de derrubá-lo com o punho giratório para trás, e acertou uma série de figurões que deixaram Souza vacilante ao se levantar após o round. O segundo turno não foi nada e poderia ter acontecido de qualquer maneira. Souza derrubou no terceiro e venceu um pouco o Romero, mas não tanto quanto Romero o derrotou no primeiro.

Outros momentos radicais incluíram a manipulação magistral de Demian Maia sobre Gunnar Nelson, a vitória por nocaute técnico de Leonardo Santos sobre Kevin Lee e Warlley Alves humilhando Colby Covington com uma guilhotina.

O MAL

MMA: UFC 194-Weidman x Rockhold 12 de dezembro de 2015;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Chris Weidman reage após derrota para Luke Rockhold durante o UFC 194 no MGM Grand Garden Arena.  Las Vegas MGM Grand Garden Arena NV EUA, PUBLICAÇÃO SOMENTE PARA USO EDITORIALxINxGERxSUIxAUTxONLY 8994192 Chris Weidman não tinha uma resposta para Luke Rockhold. | Gary A. Vasquez / Rede USA TODAY, IMAGO

O UFC 194 foi uma virada clara e óbvia na carreira de Chris Weidman no UFC. Antes desta noite ele parecia imparável, com uma carreira de 13 a 0 que incluiu vitórias consecutivas sobre o peso médio GOAT Anderson Silva e defesas de título sobre Lyoto Machida e Vitor Belfort.

Contra Luke Rockhold, porém, ele perdeu o fôlego e iniciou um declínio que se tornaria mais acentuado com o passar dos anos. Essas lutas posteriores pertencem à nossa categoria triste , mas seu desempenho contra Rockhold cai na seção ruim porque resultou de uma decisão muito ruim, que está entre as piores decisões em luta de todos os tempos.

Aqui está a avaliação de Burke sobre esse grande erro.

“Chris Weidman cometeu um grande erro – um estranho chute giratório. Apenas um. E Luke Rockhold o fez pagar caro por isso – espancou-o, abriu-o e tirou-lhe o cinto. Parecia muito com a luta do Lyoto Machida. O instinto assassino de Rockhold é algo difícil de descrever. Ele é um animal por cima. Ele destruiu Weidman totalmente com as cotoveladas, e a luta poderia muito bem ter sido interrompida no terceiro. Mas não foi, então ele derrubou o lutador no quarto e o prendeu.

“Assim como Rockhold em sua entrevista pós-luta, estou tendo dificuldades para encontrar palavras para explicar o que acabei de presenciar. Foi lindo e assustador ao mesmo tempo. Parabéns a Rockhold pela vitória incrível.

“Aquele chute errado de Weidman cairá ao lado do punho giratório perdido de Chael Sonnen na infâmia.”

A TRISTEZA

MMA: UFC 194-Aldo x McGregor 12 de dezembro de 2015;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Conor McGregor avança para acertar socos e vencer por nocaute técnico contra Jose Aldo durante o UFC 194 no MGM Grand Garden Arena.  Las Vegas MGM Grand Garden Arena NV EUA, PUBLICAÇÃO SOMENTE PARA USO EDITORIALxINxGERxSUIxAUTxONLY 8994164 Últimos momentos de José Aldo como campeão peso pena do UFC. | Gary A. Vasquez / Rede USA TODAY, IMAGO

Essa foto diz tudo, não? José Aldo, um representante daquilo que tantos de nós que amávamos o MMA, amávamos no MMA, deitado em repouso sob algo novo, algo assustador, algo que iria mudar o esporte como o conhecíamos e levá-lo em direções inesperadas e bizarras.

Mas como chegamos lá?

Aldo, geralmente tão paciente e inteligente, saiu correndo de seu canto e deu um soco estrondoso que, apesar de apenas olhar para McGregor, foi forte o suficiente para tirar sangue da sobrancelha de seu adversário. Porém, a sede de sangue de Aldo (que ele saciou um pouco) teve um preço terrível para o brasileiro. Ao desferir aquele soco inicial, ele se deixou aberto para um golpe direto de esquerda que caiu em seu queixo e o fez dormir antes mesmo de seu soco acertar. Aldo então caiu no chão e foi atingido por golpes de martelo desnecessários antes que John McCarthy pudesse tirar McGregor e inaugurar a próxima era do MMA.

Aldo, que não perdia há uma década e que havia transformado os adversários em picadinho antes disso, parecia inconsolável. Foi um sentimento igualado por aqueles que achavam que McGregor era WWE demais para o UFC e estavam ansiosos para vê-lo engolir suas palavras na forma de chutes contundentes nas pernas e uma joelhada voadora no nariz contra a jaula.

No final das contas, parecia que as travessuras implacáveis de McGregor contra Aldo valeram a pena, provocando o ex-campeão a lutar de forma incomum. McGregor continuaria com essa tática no futuro, embora nem sempre funcionasse bem para ele. Desse ponto em diante, Aldo se tornou um jornaleiro e acabaria parecendo uma versão mais feliz de si mesmo, sem a pressão do título ou um adversário que te agride mentalmente muito antes do sino de abertura.

Menções Honrosas

MMA: UFC 168-Pesagem 27/12/2013;  Las Vegas, Nevada, EUA;  Chris Weidman e Anderson Silva se enfrentam na pesagem da luta pelo título dos médios do UFC, no MGM Grand Garden Arena.  Las Vegas MGM Grand Garden Arena NV EUA, PUBLICAÇÃO SOMENTE PARA USO EDITORIALxINxGERxSUIxAUTxONLY 7635961 Três lutas de Anderson Silva também renderam grandes números no PPV. | Jayne Kamin-Oncea / Rede USA TODAY, IMAGO

É importante notar que existem alguns eventos que geraram números semelhantes, e o 10º lugar nesta lista poderia muito bem pertencer a outros eventos que também tiveram mais ou cerca de 1 milhão de compras.

Um exemplo notável é o UFC 168 encabeçado por Anderson Silva x Chris Weidman 2, que supostamente quebrou a marca de um milhão.

O UFC 200 também quebrou 1 milhão de compras de acordo com fontes do Bloody Elbow, mas parece ter vendido um pouco menos que o UFC 194, que está na 10ª posição. O UFC 148, marcado pela revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen, também chegou perto da marca do milhão.

Curiosamente, enquanto as lutas de McGregor dominaram nossa lista dos 10 melhores, Anderson Silva também esteve envolvido em três dessas menções honrosas, enquanto Brock Lesnar também participou do UFC 100 e 200.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com essa lista fica " desenhado" o que o Connor representa para o UFC, isso porque nem entra nesse rank a luta dele no Boxe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Connor entregou muito dinheiro para UFC. O cara ganhou muito dinheiro, mas deu muito lucro para o UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa lista deixa o UFC como coadjuvante. 

Connor ficou maior que o evento. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resumindo, o torcedor hardcore nao e quem faz PPV, por isso o Dana insiste tanto com lutadores mais populares e nao necessariamente os melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso