Sign in to follow this  
Gurkha

Documentario " Entre Lobos "

Recommended Posts

Posted (edited)

Nao sei se este e' o local para postar isto, mas a questao da seguranca e' urgente no Brasil inteiro. Um documentário bem pertinente nesta epoca em que vivemos. Aqui vao algumas pequenas partes:

Edited by Gurkha

Em 8/12/2022 at 9:00 AM, afterforever disse:

Brasil Paralelo é muito interessante,vale a pena

Com certeza amigo, este e' um dos ultimos e me chamou a atencao  

1 hora atrás, Gurkha disse:

Com certeza amigo, este e' um dos ultimos e me chamou a atencao  

Esse eu não vi... Parece bom... Já acompanhava alguns vídeos no Youtube mas agora virei membro e vejo pelo aplicativo tbm! Muito conteúdo legal... Até sobre Tolkien e agora terá um novo original Brasil Paralelo que falará sobre ele tbm... A Guerra do Imaginário... Tolkien,Lewis e Chesterton (esse eu nem conhecia)

O conteúdo de História da Brasil Paralelo é totalmente revisionista e a história que contam ignora os estudos da historiografia brasileira, usam apenas a narrativa que os convém. Criam uma narrativa história, não fazem pesquisas de história de verdade. Ignoram diversas pesquisas. Os documentários que fizeram sobre a história do Brasil foi bizarro. 

Houve até mesmo uma carta de repúdio de dezenas e dezenas de pesquisadores e historiadores sérios sobre passarem esses documentários na TV Cultural ou TV escola, não lembro, por conta do conteúdo revisionista, ignorarem as pesquisas sobre o assunto e a falta de rigor científico nos conteúdo que pregam ser historiográficos. Mas se quiserem cair no papo de 'todos os intelectuais são de esquerda, só por isso criticam', uma fala muito útil para desacreditar na seriedade de toda uma área de conhecimento acadêmica que é revista e testada por diversos pesquisadores, para acreditar no Brasil paralelo, bem, aí cada um decide em qual fonte confiar. Sugiro que desconfiem de toda fonte que disser que é "absolutamente independente, apartidária, despida de viés ideológico", pq isso não existe. Academicamente, tem MUITO tempo que isso não existe mais, é sempre importante se saber de qual viés se está partindo. E existe muita, mas muita autocrítica mesmo, neste ponto, quanto as pesquisas. Pesquisa acadêmica é algo muito sério. Metodologia também. Tanto que os trabalhos ruins ou que não possuem esse rigor, não vão para frente ou não ganham qualquer reconhecimento. E os que ganham, são bombardeados de críticas, etc., pq esse é o papel mesmo. Mas críticas não necessariamente tiram a qualidade dos trabalhos, podem até mesmo melhorá-los, essa é a ideia da ciência. As pessoas não conhecem bem a particularidades das ciências humanas, e erroneamente a compara com as ciências naturais, mas é outra pegada.  

Os trabalhos acadêmicos, TODOS, falam quais autores usaram na sua pesquisa, o viés que estão tomando, etc.. Quem fala que na academia só se produz conhecimento "esquerdista" disfarçado, é coisa de quem nunca leu uma dissertação de mestrado ou tese de doutorada da área de humanas de universidades, pq todas, absolutamente todas, deixam clara e explícita quais os autores que usam e qual a metodologia usada nas pesquisas, até pq, isso é julgado por dezenas de outros e ponto fundamental para qualquer pesquisa ser ou não levada a sério, pelo rigor científico, e não pelo autor que se usa. E quem acha que a história brasileira é marxista, está no mínimo umas quatro décadas desatualizados das discussões e pesquisas historiográficas brasileira. Claro que tem os marxistas e neomarxistas, Marx é UM DOS autores fundamentais para se entender a sociedade, mas são minoria hoje em dia. E o problema, como eu disse, não é ter um viés, as pesquisas históricas nunca escondem sua base teórica, isso é um "crime" científico, são sempre explícitas. Não caiam nesse papo que na academia existe uma "conspiração esquerdista", isso é muito papo de quem quer desacreditar quem passa a vida pesquisando os assuntos. 

Brasil paralelo possui um viés claramente de direita e conservador. Em alguns pontos de extrema direita até, e contém muitas inverdades e manipulações de fatos em muito de seus conteúdos. Mas vendem a ideia de imparcialidade. "Todo mundo é ideológico, menos a gente, nós somos A verdade que sempre te esconderam". Bem estranho as pessoas que vem viés ideológico em tudo, não enxergar ele em si mesmo. Sugiro que pesquisem sobre a Brasil Paralelo.

Segue a nota da Associação Brasileira de História (Anpuh) sobre: https://anpuh.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=5585:nota-de-alerta-2019 

Não dar continuidade na discussão sobre os tópicos, pq certamente aparecerão os defensores e críticos dos acadêmicos, intelecutais brasileiros, etc., etc., e já foi-se o tempo que eu tinha paciência para debater sobre aqui. Mas achei importante deixar esse contra ponto. Como eu disse, as pessoas podem escolher em quais fontes acreditar, nos pesquisadores sérios de História, ou no Brasil Paralelo e Olavo de Carvalho da vida com suas teorias conspiratórias...