pipo

Ranking das lutas no UFC 273: Há muito mais do que o ouro do UFC em jogo

Recommended Posts

Uma luta de boxe faz uma noite de sábado especial. E quando há duas disputas por títulos no card de luta, isso dobra a alegria do grande evento. O UFC 273 deste fim de semana ( sábado, 22h, na ESPN+ PPV ) oferece tudo isso e muito mais. O evento de 13 lutas no VyStar Veterans Memorial Arena em Jacksonville, Flórida, está repleto de histórias e intrigas.

Há o primeiro teste top-10 para uma estrela em rápida ascensão, cujo desempenho até agora tem sido surpreendentemente dominante. Dois ex-desafiantes ao título estão no card, sem contar as duas lutas no topo da lista. Algumas lutas contarão com perspectivas do ranking da ESPN dos 25 melhores lutadores com menos de 25 anos . Também haverá dois multicampeões mundiais de jiu-jitsu e um medalhista olímpico no wrestling que está invicto no MMA.

São muitas conquistas na carreira reunidas em uma noite. Quais são os nomes ligados a eles? Você os encontrará neste ranking de lutas de sábado, listados por valor de entretenimento e grau em que seria imprudente se afastar para tomar um refresco.

1. Campeão peso galo masculino: Aljamain Sterling (c) x Petr Yan (ic)

É apenas o evento co-principal, mas há algo vertiginoso que eleva esse confronto acima de tudo no card de dança. Quantas vezes vemos um campeão como um azarão? Claro, isso acontece ocasionalmente - apenas dois meses atrás, as probabilidades de apostas estavam empilhadas contra Francis Ngannou para sua luta contra Ciryl Gane - mas Sterling-Yan tem a oferta adicional de lagniappe de ser uma revanche com uma reviravolta.

Há um ano, na primeira reunião, o mundo viu Yan no controle desde o início. No final, porém, o mundo girou na outra direção quando Sterling saiu do octógono com o cinturão. A troca de título por desqualificação foi um resultado de cabeça para baixo que não parecia uma resolução. É isso que a revanche promete proporcionar.

Yan, que desde então conquistou um cinturão interino, parecia o melhor homem em sua primeira luta em março de 2021. Mas Sterling parecia muito melhor em outras noites. Será esse o Sterling que aparece neste sábado? Isso fará diferença ou Yan está simplesmente em um nível mais alto? E quão diferentes esses lutadores ficarão depois que cada um passou um ano aprimorando seu próprio jogo e descobrindo maneiras de explorar as lacunas que encontrou no jogo do outro?


2. Campeão peso-pena masculino: Alexander Volkanovski (c) vs. Chan Sung Jung

 

 

Mesmo que a luta de peso galo que vem logo antes tenha um pouco mais de intriga, este evento principal é o tipo de confronto que parece destinado a terminar a noite com uma despedida de tirar o fôlego.

Volkanovski silenciosamente se tornou um dos maiores pesos penas de todos os tempos. Os outros candidatos a essa honra são José Aldo e Max Holloway , e Volkanovski venceu os dois - Holloway duas vezes. Não há nada de "tranquilo" nisso, exceto que o campeão continua acumulando as conquistas sem perder o fôlego se gabando delas.

O desafiante de Volkanovski no sábado é um lutador que já esteve lá. Jung lutou contra Aldo pelo cinturão em 2013, perdendo por nocaute técnico após uma lesão no ombro. Essa derrota foi seguida por uma ausência de quase quatro anos do octógono, enquanto Jung curava ferimentos e cumpria uma obrigação militar para seu país, a Coreia do Sul. Mas o jogador de 35 anos está mais uma vez em sua glória, fazendo jus ao apelido de "O Zumbi Coreano".


3. Gilbert Burns x Khamzat Chimaev

 

 

Para alguns, este é o verdadeiro evento principal da noite. Sem dúvida, há muita expectativa que não pode esperar para que isso aconteça em torno da quinta aparição de Chimaev no UFC. Ele é um ponto de interrogação audaciosamente disfarçado de ponto de exclamação.

Ao esmagar seus primeiros quatro adversários do octógono, Chimaev apresentou números que parecem coisas de um videogame. Mas essas vitórias vieram contra lutadores que estavam, na melhor das hipóteses, à margem do ranking. Agora vem seu primeiro teste de alto nível, já que Burns é um dos principais meio-médios - terceiro lugar no ranking da ESPN - que há apenas um ano estava desafiando Kamaru Usman pelo título. O brasileiro não é um cordeiro de sacrifício, mesmo que seja fácil interpretar a narrativa que levou a essa luta como retratando-o como um.

Se Chimaev pode fazer com Burns o que ele fez com todos que enfrentou até agora, ele também poderá em breve estar em frente a uma jaula de Usman.


4. Ian Garry vs. Darian Weeks

 

 

Pouco antes de Chimaev conseguir seu momento de sucesso, Garry tentará dar o próximo passo para construir o dele. Ele é invicto, vem de Dublin e é apelidado de "O Futuro", então, além de qualquer oponente à sua frente, Garry também teve que lutar contra as expectativas dos fãs que o rotulam como "o próximo Conor McGregor ". Isso pode ser hype tóxico, pesando sobre uma perspectiva, mas Garry resistiu até agora. Se ele vencer Weeks, não vai elevá-lo completamente ao peso meio-médio, mas essa luta é uma vitrine para ele demonstrar que tem o que é preciso para chegar à terra prometida. Tal emergência pode ser uma emoção para testemunhar.


5. Aspen Ladd x Raquel Pennington

Este é um daqueles raros casos em que uma substituição tardia pode muito bem representar um obstáculo mais difícil do que o original. Ladd foi escalado para enfrentar Irene Aldana , que teve que se retirar por causa de lesão e está classificada acima de sua substituta. Mas não vamos esquecer que Pennington, desde que ingressou no UFC em 2014, só perdeu para uma campeã (desafio de Amanda Nunes em 2018 ) e ex-campeãs ( Germaine de Randamie , Jessica Andrade , duas vezes Holly Holm ).

Ladd, que perdeu dois de seus últimos três, estará de volta aos trilhos entre os pesos-galos se conseguir lidar com Pennington, vencedora de três seguidas.


6. Mackenzie Dern vs. Tecia Torres

Dern tem seis vitórias dentro do octógono, quatro por finalização - a segunda maior vitória de uma mulher na história do UFC. E a hexacampeã mundial de jiu-jitsu vem completando seu jogo. Isso será testado neste confronto dos 10 melhores pesos-palha. O resiliente Torres usou a trocação versátil e defesa de finalização vigilante para construir uma sequência de três vitórias consecutivas.


7. Jairzinho Rozenstruik vs. Marcin Tybura

 

Depois de vencer suas primeiras quatro lutas no UFC, todas por nocaute, para atingir seu recorde de 10-0, Rozenstruik perdeu três das últimas cinco. Essas derrotas vieram contra o aço absoluto da divisão dos pesados: Francis Ngannou, Cyril Gane e Curtis Blaydes . Este será um teste de ajuste de nível. O durável Tybura estava em uma sequência de cinco vitórias antes de perder para o top 10 dos pesos pesados Alexander Volkov em outubro.


8. Mark O. Madsen vs. Vinc Pichel

Medalhista de prata na luta greco-romana nas Olimpíadas de 2016, Madsen tem 11 vitórias e 0 derrotas no MMA e, às vezes, parecia que poderia se tornar um competidor dos leves. Mas aos 37 anos, ele precisa acelerar o ritmo. Desde que ingressou no UFC em 2019, o dinamarquês competiu apenas uma vez por ano. E Madsen não é o único nesta luta que pode se tornar um candidato ao título. Pichel está 14-2 e é dono de uma vitória sobre Jim Miller .


9. Piera Rodríguez vs. Kay Hansen

A estreia de uma lutadora invicta no UFC é um momento de bifurcação - talvez o início de uma estrada de ouro, ou talvez o fim da estrada como ela conhecia. Rodriguez, ex-campeão da LFA por 7 a 0, não conseguiu uma primeira tarefa fácil no octógono. Hansen perdeu duas seguidas e está apenas 7-5, mas o peso-palha de 22 anos esteve duas vezes no ranking da ESPN dos 25 melhores lutadores com menos de 25 anos. Há uma bifurcação na estrada para Hansen também. Ela está (talvez) apenas começando.


10. O resto do card de luta

Se aprendemos alguma coisa acompanhando o MMA, é esperar o inesperado quando dois atletas com luvas de 4 onças se encontram no centro do cage. Muitas vezes é uma preliminar, digamos, um desconhecido contra um lutador que pensávamos ter visto dias melhores que definem a vibe para toda a noite de luta, fazendo o sangue dos fãs circular e aumentando suas expectativas para aqueles que entram no octógono depois.

Pensando nisso, confira as outras lutas do UFC 273:

Peso pesado: Aleksei Oleinik x Jared Vanderaa

Peso médio: Anthony Hernandez x Josh Fremd

Peso meio-médio: Mickey Gall x Mike Malott

Men's bantamweight: Julio Arce vs. Daniel Santos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, junior-sjc disse:

Oleinik eterno. 

O cara não para de lutar. 

e qndo dão bobeira ainda vence 

 

como que o Werdum perdeu desse cara. Pqp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Yan, que desde então conquistou um cinturão interino, parecia o melhor homem em sua primeira luta em março de 2021. Mas Sterling parecia muito melhor em outras noites. Será esse o Sterling que aparece neste sábado? Isso fará diferença ou Yan está simplesmente em um nível mais alto?"

 

Foi o mesmo Sterling de sempre, a questão é que o Yan é um animal diferente 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Timbó disse:

"Yan, que desde então conquistou um cinturão interino, parecia o melhor homem em sua primeira luta em março de 2021. Mas Sterling parecia muito melhor em outras noites. Será esse o Sterling que aparece neste sábado? Isso fará diferença ou Yan está simplesmente em um nível mais alto?"

 

Foi o mesmo Sterling de sempre, a questão é que o Yan é um animal diferente 

Verdade. Yan é duro pra caramba.

E o Sterling ė um grande lutador também. Pessoal pegou birra dele aqui no fórum por causa da desclassificação e tal mas eu não vejo nenhum absurdo se ele vencer. Um ajuste ali e ele pode vencer o Yan com o wrestling dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, junior-sjc disse:

Verdade. Yan é duro pra caramba.

E o Sterling ė um grande lutador também. Pessoal pegou birra dele aqui no fórum por causa da desclassificação e tal mas eu não vejo nenhum absurdo se ele vencer. Um ajuste ali e ele pode vencer o Yan com o wrestling dele

Cara, o Yan dominou completamente o Sterling no wrestling

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Timbó disse:

Cara, o Yan dominou completamente o Sterling no wrestling

O Sterling gastou todo o gás dele no primeiro round da luta. No primeiro round o Sterling botou pra baixo. Faltou um JJ mais efetivo ali pra estabilizar as posições.

Do segundo round em diante o Sterling morreu no gás. Por isso eu acho que com o ajuste necessário ele pode fazer frente e entregar caro a cinta para o Yan.

Yan favorito, sem sombras de dúvida, mas dar o Sterling como galinha morta é um erro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
43 minutos atrás, junior-sjc disse:

O Sterling gastou todo o gás dele no primeiro round da luta. No primeiro round o Sterling botou pra baixo. Faltou um JJ mais efetivo ali pra estabilizar as posições.

Do segundo round em diante o Sterling morreu no gás. Por isso eu acho que com o ajuste necessário ele pode fazer frente e entregar caro a cinta para o Yan.

Yan favorito, sem sombras de dúvida, mas dar o Sterling como galinha morta é um erro

1R: 3 tentativas de quedas do Sterling, 1 concluída. 2 tentativas de quedas do Yan, as 2 concluídas.

Os números seguem mostrando a superioridade do Yan mesmo com o Sterling estando nesse gás 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi um highlight das quedas do Yan no Sterling

Ele fez o americano de boneco praticamente

O pessoal costuma analisar o Yan basicamente como um boxer, mas ele tem um wrestling excepcional! Quedou até o Aldo

No Wrestling adaptado ao MMA o Yan mostrou que até nisso é superior ao Sterling

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Timbó disse:

Cara, o Yan dominou completamente o Sterling no wrestling

eu tb vi isso

o Sterling só foi bem no 1º round, depois foi passeio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 4/5/2022 at 9:53 PM, Timbó said:

Cara, o Yan dominou completamente o Sterling no wrestling

Yan é um animal raríssimo, tem um boxe de elite, um kickboxing duro, e um jogo de transição e defesa sólidos. O que eu vi na primeira luta foi uma passeio a nível de sparring, eu tava até revendo essa luta pra fortalecer minhas apostas, não espero menos que uma passada de carro do Yan. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, oxeboxing disse:

Yan é um animal raríssimo, tem um boxe de elite, um kickboxing duro, e um jogo de transição e defesa sólidos. O que eu vi na primeira luta foi uma passeio a nível de sparring, eu tava até revendo essa luta pra fortalecer minhas apostas, não espero menos que uma passada de carro do Yan. 

E o wrestling absurdo tbm, tanto que ele dominou o melhor wrestler puro da categoria nesse quesito 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 hours ago, Timbó said:

E o wrestling absurdo tbm, tanto que ele dominou o melhor wrestler puro da categoria nesse quesito 

Brincou praticamente, usou de boneco de pano. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora