Entre para seguir isso  
André Filho

De Belém a Curitiba: Deiveson e Jennifer Maia podem promover noite dos sonhos no UFC 255

Recommended Posts

Pesos-moscas masculino e feminino podem terminar o próximo sábado com dois cinturões brasileiros. Lutadores abrem as portas de academias para mostrar a reta final de preparação

Por ge — Belém e Curitiba

16/11/2020 10h00  Atualizado há 21 minutos

 

Deiveson Figueiredo se prepara para primeira defesa de cinturão, e Jennifer busca vencer o seu
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/06:42
 
 
 
 
 
 
 
 

Deiveson Figueiredo se prepara para primeira defesa de cinturão, e Jennifer busca vencer o seu

 

No próximo sábado, em Las Vegas, o Brasil pode ter uma noite dos sonhos. Deiveson Figueiredo defenderá o cinturão peso-mosca (até 56,7kg) do UFC diante de Alex Perez, enquanto na mesma divisão feminina Jennifer Maia tentará se tornar campeã diante da franca favorita Valentina Shevchenko. A reportagem do Esporte Espetacular foi tanto a Belém, onde mora o “Deus da Guerra”, como a Curitiba, onde vive a atleta da Chute Boxe.

Na capital paraense, o dia de Deiveson Figueiredo começa logo cedo, e a academia é o principal destino. Por lá, ele conta com uma grande equipe, onde tem a presença do técnico de wrestling Lenny Lovato. O especialista em luta olímpica já estava ao lado do brasileiro quando ele atropelou Joseph Benavidez, em julho, e conquistou o cinturão. Lovato não esconde a surpresa com a evolução de Deiveson nos últimos três meses.

- Esse cara é perigoso a cada segundo no octógono. A diferença é que ele só melhora, melhora, e mais, e mais. A cada luta fica melhor. Ele simplesmente não tem um ponto fraco, não há nenhum ponto fraco - disse.

Deiveson Figueiredo enfrentará Alex Perez na primeira defesa de título nos moscas no UFC — Foto: Reprodução / TV Globo

Deiveson Figueiredo enfrentará Alex Perez na primeira defesa de título nos moscas no UFC — Foto: Reprodução / TV Globo

Hoje, Deiveson Figueiredo é o único brasileiro homem a deter um cinturão do UFC. Mas chegar ao topo exigiu vencer as dificuldades da vida. O garoto que deixou a Ilha do Marajó para viver na periferia de Belém precisou trabalhar como pedreiro, vendedor ambulante e até sushiman. Hoje, as dificuldades são menores, mas o investimento é grande para que possa se manter no topo. Manter Lenny Lovato na equipe de técnicos foi apenas um deles. São 13 profissionais treinando três vezes ao dia.

- As pessoas pensam: 'Ah, os caras estão ricos! Não, não está rico, a gente está lutando com muita dificuldade. Aqui em Belém a gente não tem patrocínio de nada. A gente corre atrás com nossos próprios meios, tira do próprio bolso para comprar suplemento para treinador e sparring, porque todos precisam (...). As dificuldades são grandes - disse José Carlos “Maizena”, técnico de boxe do lutador.

- Faço cerca de três treinos por dia. Nessa reta final, tive uma semana fazendo quatro treinos - disse Deiveson, 32 anos, dono de um cartel com 19 vitórias e apenas uma derrota.

Deiveson Figueiredo mantém equipe com 13 pessoas na preparação para defender seu cinturão — Foto: Reprodução / TV Globo

Deiveson Figueiredo mantém equipe com 13 pessoas na preparação para defender seu cinturão — Foto: Reprodução / TV Globo

Nos treinos presenciados pelo Esporte Espetacular, tanto Deiveson quanto sua equipe optaram por não usar máscara. O campeão e alguns membros da equipe já foram infectados pelo novo coronavírus, mas não existe nenhuma certeza médica de que estão imunes e não poderiam contrair o vírus novamente.

- A presença de um anticorpo não necessariamente garante que o atleta esteja imune de novas infecções. A grande discussão que existe ainda é por quanto tempo aquelas pessoas que têm a imunidade comprovada pelo teste de sorologia se permanece, sendo assim a recomendação ainda é para que você tome os cuidados necessários para que o risco de uma reinfecção ocorra - explicou o médico Jean Kley.

Quanto à luta, Deiveson avisa que o norte-americano Alex Perez assistirá um adversário ainda mais bem preparado do que o que conquistou o cinturão em julho. O rival é o atual quarto colocado no ranking, e soma 24 vitórias e cinco derrotas na carreira.

- Perez tem que estar bem preparado, porque sou um cara que não brinco em serviço. O público, meus fãs, a galera que acompanha meu trabalho sabe quem sou, e sabe que vou entrar para nocauteá-lo. Esse cara não passa do primeiro round. Vou mostrar que sou superior a ele, e pode ter certeza de que vou trazer esse cinturão do UFC.

Deiveson Figueiredo conquistou o cinturão em julho ao bater Joseph Benavidez — Foto: Getty Images

Deiveson Figueiredo conquistou o cinturão em julho ao bater Joseph Benavidez — Foto: Getty Images

Deiveson, no entanto, tem mantido em alerta uma grande preocupação: bater o peso. Em fevereiro, o brasileiro chegou a vencer Benavidez num primeiro encontro, mas estourou o limite da divisão até 56,7kg e não levou o cinturão. Só pegou quando bateu o peso na segunda luta entre eles.

 

Jennifer Maia faz a luta da vida

 

Enquanto Deiveson toma cuidado, outra brasileira também está de olho no peso. Jennifer Maia também precisa pesar no máximo 56,7kg no UFC 255. Ele tenta destronar a campeã Valentina Shevchenko.

- É uma luta que acho que vou ter que buscar round a round, por ela ser uma atleta muito dura, muito inteligente, então vou ter que pressioná-la o tempo todo, não a deixando gostar da luta. Mas, quem sabe se a minha mão entrar ali e a luta pode acabar antes de deixar nas mãos dos juízes?!

Jennifer Maia enfrentará a campeã Valentina Shevchenko no peso-mosca — Foto: Reprodução / TV Globo

Jennifer Maia enfrentará a campeã Valentina Shevchenko no peso-mosca — Foto: Reprodução / TV Globo

Valentina é campeã dos moscas há quase dois anos e nunca perdeu nessa categoria. Quando lutava no peso-galo (até 61kg), sofreu duas derrotas, ambas para a brasileira Amanda Nunes, para que, Jennifer foi pedir ajuda.

- Pedi a ela algumas dicas por já ter essa experiência, e ela foi super simpática comigo, me mandou várias dicas pela experiência que tem, não só pelas lutas com a Valentina, mas por ela ser a campeã de duas categorias. Foram dicas muito favoráveis para mim, onde já consegui colocar em prática no treino - relatou a lutadora de 32 anos, que soma 18 vitórias, seis derrotas em um empate na carreira.

Por conta da pandemia, Jennifer treinou com equipe de técnicos e sparrings reduzida para minimizar os riscos de contágio da Covid-19. Jennifer não quer correr o risco de não poder disputar a mais importante luta da carreira até aqui.

- Estou treinando dentro de todos os cuidados necessários que precisam. Tenho uma equipe reduzida que treina comigo, não estou treinando com todos os atletas como o normal seria. Então, têm atletas específicos que vêm treinar comigo, que estão se cuidando também, para a gente tomar todos os cuidados possíveis e não acontecer de ninguém ficar doente, nem eu e nem a minha equipe.

Jennifer Maia conquistou o direito de disputar o título em agosto, quando finalizou Joanne Calderwood ainda no primeiro round, se colocando como a próxima desafiante ao título de Valentina.

Jennifer Maia vem de vitória contra Joanne Calderwood, em agosto — Foto: Jason Silva

Jennifer Maia vem de vitória contra Joanne Calderwood, em agosto — Foto: Jason Silva

O Combate transmite o "UFC 255" ao vivo, na íntegra e com exclusividade neste sábado, com o “Aquecimento Combate” a partir de 20h (de Brasília), e o início das lutas a partir de 20h30. O Combate.com e o SporTV 3 mostram as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC 255
21 de novembro de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Alex Perez
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Jennifer Maia
Peso-meio-médio: Mike Perry x Tim Means
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Cynthia Calvillo
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Paul Craig
CARD PRELIMINAR (20h30, horário de Brasília):
Peso-mosca: Brandon Moreno x Brandon Royval
Peso-mosca: Antonina Shevchenko x Ariane Lipski
Peso-meio-pesado: Roman Dolidze x John Allan
Peso-meio-médio: Alan Jouban x Jared Gooden
Peso-pesado: Kyle Daukaus x Dustin Stoltzfus
Peso-meio-médio: Nicolas Dalby x Daniel Rodriguez
Peso-médio: Joaquin Buckley x Jordan Wright
Peso-meio-médio: Louis Cosce x Sasha Palatnikov

Fonte:https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/de-belem-a-curitiba-deiveson-e-jennifer-maia-podem-promover-noite-dos-sonhos-no-ufc-255.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito, mas a Maia é zebraça! Poderia apostar minha casa na Valentina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Valentina tá num nível bem acima, se a Jennifer ganhar vai ser a maior zebra da história do mma feminino, muito maior do que foi a Holm contra a Ronda. Não consigo nem imaginar uma estratégia pra ela ganhar, mas vou ficar na torcida. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso