Fabri

Entrevista com Luiz Azeredo

Recommended Posts

e1f5b3c90a48a0f6c33fb5af41763557_M.jpg

Em maio deste ano completou 15 anos da primeira derrota de Anderson Silva no MMA. O responsável pelo feito atende pelo nome de Luiz Azeredo. Atualmente com 39 anos de idade, o paulista está radicado em Nova Iorque, EUA, onde lidera a sua filial da tradicional academia Chute Boxe. Longe dos cages desde abril de 2011, ele se dedica atualmente ao trabalho de construir novos campeões, o que é uma especialidade Chute Boxer. Além de apresentar o gosto amargo da derrota para aquele que é considerado o melhor lutadores de todos os tempos, Azeredo também formou Diego Lima, que hoje comanda a principal filial da Chute Boxe no Brasil, ou seja, é parte fundamental da manutenção da equipe em eventos de alto nível, como o UFC.

A PVT Mag deste mês inaugurou, a partir da página 39, a seção “Por onde andam os cascas grossas do passado”, e o primeiro convidado foi Luiz Azeredo. Confira abaixo o bate-papo na íntegra:

PVT: O que você lembra do duelo contra o Anderson Silva?

Luiz Azeredo: Eu sabia que estava lá para lutar contra um dos melhores lutadores de muay thai da categoria, e isso para mim era um grande desafio. Lembro que pensei: “eu vim para ser o melhor do mundo”. Essa era a minha cabeça na época. Sabia que era uma boa oportunidade para mostrar para o Brasil todo que eu tinha um grande talento, que eu era um grande lutador e estava pronto para representar o Brasil e mostrar para ao mundo que aqui temos um povo batalhador e guerreiro. Eu sabia que o Anderson Silva ia ser uma grande entrada, uma grande porta, e por isso eu aceitei, independentemente da diferença de peso. No dia da pesagem ele bateu 82kg em uma categoria até 80kg, enquanto eu pesei 76kg. Falei: “beleza. Tem problema não. Vamos lutar”. Quanto maior o desafio, maior a glória, né.

PVT: O que a luta lhe rendeu em relação a oportunidades?

media_center.jpg

Luiz Azeredo: Após a minha luta no Meca contra o Anderson Silva, eu tive a oportunidade de lutar no Japão e mostrar o meu trabalho. O convite para a Chute Boxe foi como um namoro. A gente começou a se conhecer ali na luta contra o Anderson. Me deram a oportunidade de lutar no Japão, e eu sabia que o nosso jiu-jitsu de São Paulo era forte, mas na parte de muay thai não tinha muitos atletas profissionais para uma grande evolução. Foi quando Jorge Patino Macaco e eu fizemos contato com o mestre Rudimar. Aí eu comecei a transição para a Chute Boxe. Eu sabia que, para evoluir meu jogo, eu tinha que buscar uma equipe formadoras de campeões, e lá tinha Anderson Silva, Wanderlei, Shogun chegando, Ninja. A gente levava nosso conhecimento de jiu-jitsu e acrescentava o conhecimento de muay thai deles.

PVT: Como surgiu a oportunidade de treinar e morar nos Estados Unidos?

Luiz Azeredo: A oportunidade apareceu quando o Felipe Sertanejo veio lutar no evento UCC. Aqui começaram a aparecer oportunidades. Pintaram umas lutas, passei a lutar por aqui, venci umas três lutas, estava invicto, mas acabei perdendo uma disputa de cinturão em uma luta bem parelha. Passei em ajudar o Macaco em uma academia que ele tinha aqui em New Jersey, na qual fiquei tomando conta por uns dois anos. Eu treinava na academia, treinava os alunos dele. Aproveitei a oportunidade para continuar por aqui mesmo.

PVT: Qual equipe você representa nos EUA?

Luiz Azeredo: Eu aqui trabalho como treinador. Dou aulas em duas academias - uma no Brooklyn e outra em Upstate. O nome do meu time é Luiz Azeredo Chute Boxe USA, que eu uso no muay thai e no MMA. Quando eu vou lutar, uso o apelido de “Joker” (palhaço), que é o meu estilo, pois luto feliz, alegre e agressivo. E é assim que tem que lutar. Tem que estar feliz, tem que estar alegre, para fluir, para não gelar, não travar, além da agressividade. Falou em luta, falou em agressividade.

PVT: Como anda a equipe?

Luiz Azeredo: Venho treinando a base do pessoal no muay thai, no jiu-jitsu, venho formando atletas para lutarem muay thai,, outros para lutarem jiu-jitsu, depois eu transfiro eles para o MMA. Então é um trabalho demorado, que leva de três a quatro anos, pois quando você vai para o MMA você tem que estar com todos os fundamentos afiados, tem que saber lutar bem em pé e no chão.

PVT: Quais atletas seus que você aponta para a galera ficar de olho?

mediaw.jpg

mediawLuiz Azeredo: Tem o Oluwale Bamgbose que estreou agora no UFC contra o Uriah Hall. Ele é muito criativo, muito rápido e muito forte. Ele luta no peso natural, não desidrata, então não tem essa de ficar fraco. Antes de entrar no UFC ele estava com cinco lutas e cinco vitórias por nocaute no primeiro round. É uma grande promessa. Faixa preta de taekwondo e treina muay thai e jiu-jitsu comigo há três anos. Outro atleta que venho trabalhando aqui é o peso pesado Plínio Cruz. Ele é brasileiro e vem trabalhando comigo desde que eu cheguei aqui, ou seja, há uns cinco anos. Conquistou o cinturão do CFFC, mas perdeu emu ma revanche muito dura e agora deve fazer uma trilogia. Ele deve entrar no UFC logo mais. São esses dois que eu aposto por enquanto.

PVT: Você está focado em formar campeões. Apesar disso, pretende lutar ainda?

Luiz Azeredo: Eu pretendo lutar sim ,e eu quero e eu sinto em meu coração isso. Mas as propostas não me motivam para isso. Eu lutei com grandes nomes, ganhei, perdi, mas eu nunca me entreguei. Se vai ganhar de mim, tem que me desligar, porque eu nunca desisto. Eu só quero uma boa oportunidade em um bom evento. Eu continuo em treino mantendo meu estilo e minha técnica afiada porque eu sou um lutador e professor, não só um lutador apenas. Eu vim para construir campeões.

PVT: Qual a sua opinião sobre a criação de uma divisão de veteranos?

Luiz Azeredo: Eu acho bem interessante esta ideia, porque um lutador de verdade não quer se aposentar. Nós lutadores precisamos de estímulo para viver, e quando você tem um objetivo ou uma luta marcada, um compromisso como este, isso te mantém vivo, te dá força para avançar e, independentemente disso e da idade, se você é um verdadeiro guerreiro, você quer morrer lutando (risos). Está é a filosofia.

PVT: E sobre a possível volta do Pride?

Luiz Azeredo: Seria uma honra fazer parte deste show. Eu gosto muito do povo japonês. Eles sabem como fazer um excelente show de artes marciais.

PVT: Qual a sua análise sobre uma possível luta entre Cris Cyborg e Ronda Rousey?

Luiz Azeredo: Esta seria uma luta muito esperada por todos nós fãns de luta. Ronda vem provando que não é só um rostinho bonito no meio da luta e vem mostrando talento, raça e muita agressividade em suas lutas, e quanto mais tempo demora para acontecer está luta, mais ela vem buscando a evolução na trocação, ficando mais perigosa para a Cris. A Cyborg é minha amiga, já treinei muito com ela e eu estava com ela quando ela ganhou o cinturão de Gina Carano, e sei que ela é uma das únicas que tem condições de tirar este cinturão dela. Mas a primeira batalha para Cris é bater o peso e depois a adversária. Não é uma missão fácil para a Cris. Sendo assim, acho que Cris pode ser considerada como uma super estrela tipo a Ronda porque não tem mulher para ganhar dela também em sua categoria. O UFC tem que promover a Cris como promove a Ronda. Enquanto isso, estamos na espera pela grande luta delas.

PVT: Você formou o Diego Lima, que hoje lidera uma das principais equipes de MMA do Brasil, além de manter vivo o nome Chute Boxe. O que você tem a dizer sobre isso?

Luiz Azeredo: Com certeza eu fico muito feliz de ter proporcionado isso para o Diego Lima. Ele se encontrou na vida e achou o que foi predestinado a fazer aqui. Nós podemos ver que ele é muito dedicado no seu trabalho como treinador construindo excelentes lutadores. Ele tem liderança e caráter, por isso chegou onde chegou. Estou junto com ele e vamos fazer muito mais barulho. Mas agora chegou a hora dele de mostrar para o mundo seu potencial como treinador. Nem todos nós somos lutadores e nem todos nós somos treinadores. Ele tem este dom de treinador e eu posso ver meus ensinamentos sendo passado para frente e evoluindo de uma geração para outra. Este é um reconhecimento de um bom trabalho que iniciei e não tem dinheiro que pague o reconhecimento disso.

PVT: Por falar na Chute Boxe Diego Lima, o que você tem a dizer sobre Thomas Almeida?

Luiz Azeredo: Thominhas, como chamamos ele, conheço é um dos alunos mais dedicados que conheço. Rapaz de família, focado, determinado, anda sempre pelo certo, Ele vai ser campeão da categoria. Já estou concretizando isso porque não tem como ninguém parar um garoto que acredita nos seus sonhos desde criança, e não se desvia do caminho. Tenho dois faixas pretas de muay thai: um é o Diego Lima e o outro é Marcos Tragante. Este foi meu aluno mais agressivo e com um grande potencial de lutador, de caráter muito forte, homem de honra. Não seguiu a carreira como lutador por situação da vida, mas acredito que ele vai acordar como um gigante adormecido e mostrar seu potencial para o mundo como lutador . Ele foi o primeiro professor do Thominhas. Ele que construiu este guerreiro sólido desde criança. Mas quando Thomas começou a cair nas competições, foi treinar com o Lima, por ter muitos contatos com os eventos e muita facilidade de promover isso tudo, e claro, ser um excelente treinador. Mas como uma equipe, o que eu sempre sonhei foi sermos como uma família. Nós fazemos os lutadores, mas precisamos do talento de cada um para construirmos um império. O Lima é nosso administrador, relações públicas , treinador e manager. O Marcos Tragante é lutador e treinador. Eu sou treinador e mestre deles, e assim criamos uma grande família, e com a Chute Boxe, onde me filiei para podermos evoluir no nosso muay thai, porque lá é uma grande fábrica de campeões onde crescemos nosso estilo e evoluímos mais ainda. Nós não somos uma só estrela, e sim, uma constelação.

http://portaldovaletudo.com.br/br/novidades/item/3058-luiz-azeredo-em-a-primeira-derrota-de-anderson-silva-e-o-papel-fundamental-na-manuten%C3%A7%C3%A3o-da-chute-boxe-no-mma.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um cara que eu quero trocar uma ideia pessoalmente um dia,acho o azeredo demais,um cara que eu adorava ver no pride,pela garra,raça,determinação,e principalmente a alegria que ele sempre mostrava,nunca vou esquecer da ultima luta dele com o takanori gomi,aonde ele perdeu os 2 dentes da frente e no intervalo estava no corner e passou os dentes para o mestre rafael e disse segura essa parada ai que depois nos resolve isso kkkkkkkkkkk grande luizinho heyyyyyyyyyy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou grande fã dele, quem é das antigas sabe o quão ele luta bonito e pra frente... nas derrotas para o Gomi ele estava lutando muito bem, mas o Gomi tinha um puch animal e isso acabava que fazia a diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O MMA evoluiu demais do Meca para cá.

Lembrando que o Rei do Pride na categoria dele era o Gomi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O MMA evoluiu demais do Meca para cá.

Lembrando que o Rei do Pride na categoria dele era o Gomi.

O que você quis dizer com isso?? Que Azeredo não teve seu valor, foi isso??

O "Rei do Pride", Takanori Gomi, venceu o brasileiro nas duas oportunidades em que se enfrentaram, mas passou um sufoco em ambas!! Na dúvida, busque em www.YouTube.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou grande fã dele, quem é das antigas sabe o quão ele luta bonito e pra frente... nas derrotas para o Gomi ele estava lutando muito bem, mas o Gomi tinha um puch animal e isso acabava que fazia a diferença.

Falando nisso, o que seria do Gomi hoje no UFC caso repetisse o mesmo ato na luta contra Azeredo... iam esquecer até do Toco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adorava ver o Luiz lutar , perdendo ou ganhando ele dava a alma e o sangue em todas as suas lutas .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você quis dizer com isso?? Que Azeredo não teve seu valor, foi isso??

O "Rei do Pride", Takanori Gomi, venceu o brasileiro nas duas oportunidades em que se enfrentaram, mas passou um sufoco em ambas!! Na dúvida, busque em www.YouTube.com.br

Todo lutador de MMA tem o seu valor.

Eu acompanhei o pride. Tenho a grande maioria das lutas gravadas na minha memória.

Editado por FlavioRJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As lutas do Azeredo eram mto movimentadas, especialmente as que fez com o Gomi. Era pau pra todo lado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora