JePortasio

José Aldo e Relson Gracie condenam ensino virtual de jiu-jitsu: “Falta

Recommended Posts

Engraçado como um faixa branca com 1 grau se acha mais entendedor que uns 10 faixas pretas com mais de 15 anos de jiu jitsu.

Pois é ...

Será que a lavagem cerebral é tão feia assim ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é ...

Será que a lavagem cerebral é tão feia assim ?

Sei lá cara. Eu não desfaço de ninguém por causa de faixa. Quando treino com os brancas, sempre dou toques, deixo o cara fazer o jogo dele, se me finalizar, beleza... Mas tem horas que é foda, a gente tem que ter noção das coisas. É muita gente graduada e muita gente gabaritada dizendo que o método é bem discutível, e nego acha que é preconceito, ignorância, etc... Complicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá cara. Eu não desfaço de ninguém por causa de faixa. Quando treino com os brancas, sempre dou toques, deixo o cara fazer o jogo dele, se me finalizar, beleza... Mas tem horas que é foda, a gente tem que ter noção das coisas. É muita gente graduada e muita gente gabaritada dizendo que o método é bem discutível, e nego acha que é preconceito, ignorância, etc... Complicado.

Acho que a resposta mais coerente até agora foi a Nofun, pois não desmereceu o curso online e afins, mas enfatizou a importância do aprendizado "in loco", pois detalhes em como posicionar seu corpo, como desequilibrar um adversário ou fazer uma pegada adequada, só são aprendidos na prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a1f0d78fadc07b34ec68ac69dd5b74a07c805fad_m.gif

Elri!!!!!!!!!

Engraçado como um faixa branca com 1 grau se acha mais entendedor que uns 10 faixas pretas com mais de 15 anos de jiu jitsu.

Manda pagar 10 rs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha como o Rener Gracie vende a aula on line, para a Tatame:

"Algumas pessoas não entendem que o estudo online é até mais efetivo do que aprender na aula tradicional. Em uma aula presencial, há alunos de todas as faixas, e o professor dá a mesma lição para todos. Online, cada um tem sua aula específica. Algumas pessoas tentaram aprender nas aulas presenciais, mas as lições eram aleatórias, e alguns alunos tiveram dificuldade de aprender. E o que eles fizeram? Recorreram à Gracie University”

http://www.tatame.com.br/tatame-217-rener-gracie-defende-o-ensino-online-e-mais-efetivo-que-o-tradicional/

Não importa, daqui a pouco vou pra academia, vou tomar amasso, vou fazer minha força, e vou evoluindo aos poucos. Pelo Gracie aí não é a melhor opção para aprender jiu jitsu. Mas com certeza é o mais legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. Tem coisas que vc simplesmente não consegue ensinar falando/mostrando, mesmo pessoalmente, muito menos por vídeo.

Onde vc coloca a pressão, a posição do pulso, a altura da pegada, o momento que vc faz o desequilíbrio, a quantidade de força, o ângulo que vc sai o quadril... Tudo isso são coisas que vc só consegue aprender testando, errando, errando, errando, até que uma hora rola um clique e começa a funcionar.

Quem treina sabe que muitas vezes o professor passa uma posição, e aí vc vai fazer o drill dela com o parceiro deixando vc fazer, e ela não funciona. Vc viu o professor mostrando 10 vezes, pareceu simples, mas ela simplesmente não funciona. O peso do cara não está onde vc quer, sua pegada não está onde deveria, vc está fazendo muita força e não tendo resultado. Aí vc pede ajuda, ajusta os detalhes, e a posição começa a funcionar com seu parceiro deixando.

Aí vcs partem pro treino parcial, especificamente pra treinar essa posição. Aí vc passa o treino todo tentando fazer, e ela não funciona. Na hora dos rolas, vc pega um faixa branca bem cru, testa a posição, e ela sai mais ou menos. E vc vai fazendo nos cobaias faixas brancas, até que ela começa a funcionar. Vc pensa que tá bom na posição, vai testar num azul mais duro. E o cara defende como se vc fosse o maior imbecil do mundo. E aí começa de novo a sina de testar essa mesma posição nos graduados, até ela ficar automática, todos os ajustes sairem sem vc precisar pensar neles. A posição fica intuitiva, e vc começa a criar variações pra ela. "Se ele jogar o peso pra lá, eu puxo assim. Se ele pesar pra cá, eu empurro do outro jeito".

Enfim, o famoso "conhecimento empírico" (obtido ao acaso, por meio de tentativa e erro) é pra mim o mais importante no Jiu Jitsu.

Perfeito!!!! acho que essa argumentação explana a situação

Até coloquei internet de 50MB lá em casa, ao invés do Virtua 5mb.

Acho que assim vou me graduar 10 vezes mais rápido!

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Kkkk engraçado como o pre-conceito funciona. Desmerecer o do outro não torna o nosso melhor. Ryron estará no BR em breve dando seminário. É uma boa oportunidade para todos, simpatizantes e críticos.

Cara acho que a parada nem é desmerecer, o que ocorre e torna o jiu-jitsu mais dinâmico e interessante (pelo menos pra mim) é que a menos de dez anos o que era o berimbolo? as raspagens são infinitas, cada um desenvolve de um jeito que se adapta melhor, alem disso, tem o fato de o jiu-jitsu ser um dos poucos(acho eu ) esportes onde se premia pela insistência.

Explico:

você pode ser fenomeno, vai ajudar (porem não resolve se desperdiçar o talento)mas se você não for, pode se destacar bem sendo esforçado, treinando, inclusive por melhor que vc seja (sem comparar com os "fenomenos") se ficar um tempo sem treinar e seu amigo treinar todo dia, vc fatalmente levará sufoco.

você pode ser flexivel, perna cumprida ou curta,braço longo ou curto,alto ou baixo..enfim todas as suas caracteristicas se adaptam ao "seu jiu-jitsu"

Não vou dizer que é errado aprender pela net (desde que vc treine e use isso pra aperfeiçoar ou conhecer posições), mas não graduação..a questão é vc ter aulas on line e se graduar..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. Tem coisas que vc simplesmente não consegue ensinar falando/mostrando, mesmo pessoalmente, muito menos por vídeo.

Onde vc coloca a pressão, a posição do pulso, a altura da pegada, o momento que vc faz o desequilíbrio, a quantidade de força, o ângulo que vc sai o quadril... Tudo isso são coisas que vc só consegue aprender testando, errando, errando, errando, até que uma hora rola um clique e começa a funcionar.

Quem treina sabe que muitas vezes o professor passa uma posição, e aí vc vai fazer o drill dela com o parceiro deixando vc fazer, e ela não funciona. Vc viu o professor mostrando 10 vezes, pareceu simples, mas ela simplesmente não funciona. O peso do cara não está onde vc quer, sua pegada não está onde deveria, vc está fazendo muita força e não tendo resultado. Aí vc pede ajuda, ajusta os detalhes, e a posição começa a funcionar com seu parceiro deixando.

Aí vcs partem pro treino parcial, especificamente pra treinar essa posição. Aí vc passa o treino todo tentando fazer, e ela não funciona. Na hora dos rolas, vc pega um faixa branca bem cru, testa a posição, e ela sai mais ou menos. E vc vai fazendo nos cobaias faixas brancas, até que ela começa a funcionar. Vc pensa que tá bom na posição, vai testar num azul mais duro. E o cara defende como se vc fosse o maior imbecil do mundo. E aí começa de novo a sina de testar essa mesma posição nos graduados, até ela ficar automática, todos os ajustes sairem sem vc precisar pensar neles. A posição fica intuitiva, e vc começa a criar variações pra ela. "Se ele jogar o peso pra lá, eu puxo assim. Se ele pesar pra cá, eu empurro do outro jeito".

Enfim, o famoso "conhecimento empírico" (obtido ao acaso, por meio de tentativa e erro) é pra mim o mais importante no Jiu Jitsu.

Concordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dano, esse cara sem um braço ja veio pra sp competir? Qd lutei o brasileiro da cbjje em 2009 conheci um azul peso leve aí de manaus.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dano, esse cara sem um braço ja veio pra sp competir? Qd lutei o brasileiro da cbjje em 2009 conheci um azul peso leve aí de manaus.

Abs

Não ele é um pouco mais pesado rs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um ano dessas aulas, não equivalem a uma semana de treino.

Prefiro aprender a fazer uma base direito, a defender uma raspagem e sair de um 100 kg, sem dar meu pescoço e braço, do que "aprender" mil técnicas na minha cadeira, que eu não vou saber executar NENHUMA! A - mas é só sair o quadril pra cá, a perna pra lá, puxar aqui- agora vai lá e faz essa porra pra ver se funciona direito, se tu repetir no minimo umas 100,200,300 vezez... Vai deixar de aprender com uma fonte de conhecimento sinistra, que é um faixa preta de verdade, querendo passar seus conhecimentos a diante, pra sentar numa cadeira, e ver uns caras que nunca vão lá e metem a cara, te passar 10 posições e depois te dar uma faixa, que você nem suou pra conseguir? NEEEEEM A PAU.

Jiu jitsu como meu professor diz, não é só aprender a técnica,posição ou oque seja. É testar,experimentar,errar e ai sim aprender, e começar a sentir a posição, incorporar ela no seu jogo, fazer dela o seu jiu-jitsu, junto com outras 10 ou 100 que tu saiba.

É o dia dia ali no tatame, com os amigos e irmãos, são as dores, as risadas, a alegria de conseguir fazer algo certo, e depois ver que não estava tão certo assim, e tentar melhorar.

É quando você está tão vidrado no jiu-jitsu, que nem percebe que a faixa veio, e quando vem, bate o desespero de ter que treinar mais pra merecer ela e não fazer feio. E ai o tempo passa e começa tudo de novo.

Não troco isso por nada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava acompanhando esse tópico de longe, mas vou dar minha humilde opinião de bosta que sou....

1 - Eu uso videos para ver novas posições e tentar testar! Testar junto do mestre e trocar ideia com a rapaziada!

2 - O video pode ser detalhista da melhor e maior forma possível, mas se não tiver uma pessoa com mais conhecimento vendo o que você está fazendo e te corrigir você vai fazer errado achando que dá certo! A não ser que você seja uma exceção a regra .

3 - AS faixas de base são as mais importantes para o praticante de arte marcial ter um jogo no minimo solido quando tiver mais graduado, não falo nem pra ser um campeão não! Tô falando do cara não cometer erros básicos, erros ridículos!

4 - Na boa, pra galera que tá defendendo essa parada de aprender tudo via net, faça uma visita a uma academia convencional e treinem com pessoas mais ou menos com o mesmo tempo de treino real que vocês tem de virtual, só assim vocês vão saber se vale a pena!

Abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um ano dessas aulas, não equivalem a uma semana de treino.

Prefiro aprender a fazer uma base direito, a defender uma raspagem e sair de um 100 kg, sem dar meu pescoço e braço, do que "aprender" mil técnicas na minha cadeira, que eu não vou saber executar NENHUMA! A - mas é só sair o quadril pra cá, a perna pra lá, puxar aqui- agora vai lá e faz essa porra pra ver se funciona direito, se tu repetir no minimo umas 100,200,300 vezez... Vai deixar de aprender com uma fonte de conhecimento sinistra, que é um faixa preta de verdade, querendo passar seus conhecimentos a diante, pra sentar numa cadeira, e ver uns caras que nunca vão lá e metem a cara, te passar 10 posições e depois te dar uma faixa, que você nem suou pra conseguir? NEEEEEM A PAU.

Jiu jitsu como meu professor diz, não é só aprender a técnica,posição ou oque seja. É testar,experimentar,errar e ai sim aprender, e começar a sentir a posição, incorporar ela no seu jogo, fazer dela o seu jiu-jitsu, junto com outras 10 ou 100 que tu saiba.

É o dia dia ali no tatame, com os amigos e irmãos, são as dores, as risadas, a alegria de conseguir fazer algo certo, e depois ver que não estava tão certo assim, e tentar melhorar.

É quando você está tão vidrado no jiu-jitsu, que nem percebe que a faixa veio, e quando vem, bate o desespero de ter que treinar mais pra merecer ela e não fazer feio. E ai o tempo passa e começa tudo de novo.

Não troco isso por nada!

Ta dizendo que os caras não são pretas, que não tem conhecimento? Puta que pariu... pra mim chega, esse tópico já deu.

Discussão de alto nível é complicada de se obter por aqui. Tá virando extensão do OFF, ou pior, da Principal...

edit: Olha o tanto de coisa que o cara fala e que já foi debatido e demonstrado não ser assim no tópico... Cara, isso tira qualquer vontade de continuar postando...

p.s.: Ninguém aqui nesse fórum treina nesse sistema, nem o Santastico que é Gracie Academy treina pelo sistema, pelo contrário ele treina na academia fisica lá de São Caetano, usa o sistema como material a mais. Deixem de pré-conceitos...

Editado por Tupac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Royce deu a opinião dele sobre o assunto:

"é uma vergonha quando sua própria família muda os conceitos de tudo pelo que você lutou e usar seu nome para tentar convencer o mundo que é melhor aprender de uma tela do que de uma pessoa, especialmente uma arte tão técnica e complexa quanto o jiujitsu"

(depois traduzo o resto, e melhor)

"Eu imagino se os alunos da Gracie Academy que pagam $200 sabem se tudo o que precisam para ficarem bons eh se matricularem no curso online Gracie University. Eu acho irônico que palavras como Gracie e Online estão de alguma forma unidas a palavras como Helio Gracie. Eh uma vergonha quando a sua própria família muda os conceitos de tudo que vc defende e então usa seu nome para tentar convencer o mundo que eh melhor aprender en uma tela de computador do que pessoalmente, especialmente em uma arte marcial tão complexa e técnica quanto o jiujitsu. Helio Gracie tem um ditado: "quando dois homens treinam eu sinto cheiro de sangue". Helio Gracie has a saying "two men playing I smell blood" . @realroyce"

---------

Claramente Royce Gracie não eh qualificado para falar sobre o "sistema"! Quanto pré-conceito!! :D

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, não foi o Royce que escreveu isso. Foi um gringo que escreveu e marcou o Royce, que retwittou.

Mas se retwittou é porque deve concordar né hehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora