JePortasio

José Aldo e Relson Gracie condenam ensino virtual de jiu-jitsu: “Falta

Recommended Posts

A ideia do Keepitplayfull é você rolar pra aprender. Desenvolver a técnica. É o mesmo que todos, repito, todos vocês defendem quando falam de "rola solto"...

É a ideia de você se deixar chegar nas posições em que você tem mais dificuldade e observar como você vai ser finalizado, ou controlado, lá. Assim, você vai adquirindo conhecimento para quando estiver nessa situação, saber o que fazer. O que adianta você lutar igual um boi brabo pra não deixar o cara montar, daí se o cara montar você não saber o que fazer por não ter se permitido aprender o que fazer nessa sistuação?

O Keepitplayfull é você treinar para o pior cenário, então quando você estiver no pior cenário você estará confortável.

A respeito do restante, bem no aguardo da resposta dos filhos do Rorion, se é que vai existir alguma. Lembrando que o Royce é participante dos vídeos que o Rorion fazia, ensinando Jiu Jitsu on tape...

Posso também ter interpretado errado, mas quando eles dizem que o sistema online é melhor, acho que eles se referem ao curriculo que pode ser desenvolvido sequencialmente, passo a passo. Enquanto que presencialmente, o aluno não pega as técnicas de forma sequencial, mas sim tudo embaralhado e só com o tempo é que as coisas vão se juntando em uma sequência lógica.

Por exemplo, na minha primeira aula, eu não aprendi upa etc. A técnica do dia era uma raspagem partindo da omoplata. Porra eu não sabia nem amarrar a faixa, quanto mais fazer omoplata e ainda raspar de lá ahauhauhauhauha... Quem me ensinou o upa foi um branca com mais tempo lá. Me ensinou tudo errado (não travava o pé do mesmo lado do braço travado, só segurava o braço e saia subindo o quadril e supinando ahuahau), cheguei em casa vi uns videos, e no outro dia já tava botando em prática e vendo funcionar. Prestei atenção nos detalhes e fui melhorando melhorando...

Então é nesse contexto, que eu acredito que eles usem a expressão de ser melhor. Pois o aluno vai seguir uma sequencia lógica de treino - primeiro isso, depois isso, depois aquilo... E a sequência vai aumentando a complexidade de acordo com os níveis em que você se encontra. Acho um argumento válido, pra muitas pessoas um método claro e coerente auxilia demais no aprendizado, enquanto que pra outras não.

Lembrando que:

1- Posso estar errado;

2- Não sou dono da verdade;

3- Não uso o sistema online deles, me baseio nos trocentos vídeos abertos do youtube que eles tem e nos materiais coletados dos sites deles;

4- Gosto de aprender e discutir saudavelmente;

When I say “keepitplayful” it is often misunderstood. Here is some insight into the movement…

When it comes time to spar, I believe that we naturally fight for the dominate position and the submission. And at all costs avoiding inferior positions where we are on the defensive and more uncomfortable.

If you watch me roll I do what I call “keepitplayful.” I might work for the dominant position but as soon or before it is established I allow myself to get into an inferior position. I also allow my training partner to go for a submission and depending on how I feel I either attempt to defend the submission early, at the half way point or late. I risk being stuck in an inferior position or getting tapped out. I’m okay with this because the information that I collect from experiencing jiu-jitsu this way is different. Due to the KeepItPlayful approach I am less concerned with “winning” and instead looking to create / allow movement while observing my partners jiu-jitsu and therefore creating a greater understanding. If you allow yourself to spend time in all positions you build comfort in all positions, and if you do this, you win.

Ryron Gracie: http://keepitplayful.wordpress.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus conhecimentos de JJ são pequenos, para mim onn line ajuda bagarai, qdo passo algum sufoco e não consigo sair chego em casa e vou procurar a solução do enrosco.

Ou qdo alguma finalização não funciona tb pesquiso pq fiz cagada e no próximo treino peça ajuda ao mestre.

Aí eu junto: pratica q não deu certo+teoria no professor Seutubo+prática ate dar certo com orientação de um graduado.

Agora fico imaginando eu na primeira aula vendo as posições no Seutubo e tentando colocar em prática com outro branca, não sei se funcionaria.

Outro ponto eh de que se vc sempre rola com o mesmo cara a sua evolução será limitada.

Mas acho válido o curso de defesa pessoal pq isso quase nenhuma academia dá.

Daí a graduar até a marrom por videos upados já acho q tem um caminho bem longo a ser seguido.

Fora que vcs acreditam mesmo que alguém vai tomar aulas por 10 anos na garagem de casa para ser faixa preta on line?

Isso vai formar um bando de azul peba e só.

Quando o cara pegar gosto e amar a arte vai atrás de desafios e de aperfeiçoamento. Inevitalvemente irá parar em uma academia onde encontrará um.monte de orelhudos com idéias semelhantes às suas.

Pode continuar com o vídeos on line mas só saberá que seu jiujitsu eh eficiente no dia que enfrentar outros caras de graduação semelhante.

sem tomar sufoco e ralar a cara no tatame contra caras maiores, mais graduados,mais pesados, maldosos, etc nunca saberá se oq treina com o bff presta ou não.

Oq o santastico faz eh uma aula estruturada com supervisão e orientacao de um faixa preta.

Eh bem diferente de treinar na garagem com seu BFF.

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado como um faixa branca com 1 grau se acha mais entendedor que uns 10 faixas pretas com mais de 15 anos de jiu jitsu.

Se eu dei a entender isso, peço desculpas. O que me incomoda é que existem muitas informações interessantes no tópico e algumas pessoas respondem sem ler, sem se informar, apenas por um conceito pré estabelecido acerca do tema. Entendo que em todos os campos de conhecimento temos de estar abertos a novas informações e experiências, senão é o começo do fim.

Para exemplificar, na minha profissão, nunca deixo de ouvir e estudar bastante novidades que aparecem nem sugestões de profissionais menos experientes. Quando eu começar a fazer, tenho certeza que estarei regredindo.

Pois é ...

Será que a lavagem cerebral é tão feia assim ?

Não há lavagem cerebral. Eu não sou estudante do método online, treino na academia física e acesso os vídeos como complemento, antes e depois dos treinos. Meu professor, faixa preta do Fidelis, migrou para este sistema, respeitando muito os dois métodos. Ele não tem interesse financeiro com o jiu jitsu, tenho certeza que esteja pagando para ter sua academia. Ele é cirurgião dentista e sua mulher médica anestesista, amantes do jiu jitsu.

Sei lá cara. Eu não desfaço de ninguém por causa de faixa. Quando treino com os brancas, sempre dou toques, deixo o cara fazer o jogo dele, se me finalizar, beleza... Mas tem horas que é foda, a gente tem que ter noção das coisas. É muita gente graduada e muita gente gabaritada dizendo que o método é bem discutível, e nego acha que é preconceito, ignorância, etc... Complicado.

Espero que o que escrevi acima tenha deixado claro meu ponto. Eu acho que não devemos desmerecer ninguém por nada, afinal, cada um pode ter um aspecto mais "evoluído" que o outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito!!!! acho que essa argumentação explana a situação

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara acho que a parada nem é desmerecer, o que ocorre e torna o jiu-jitsu mais dinâmico e interessante (pelo menos pra mim) é que a menos de dez anos o que era o berimbolo? as raspagens são infinitas, cada um desenvolve de um jeito que se adapta melhor, alem disso, tem o fato de o jiu-jitsu ser um dos poucos(acho eu ) esportes onde se premia pela insistência.

Explico:

você pode ser fenomeno, vai ajudar (porem não resolve se desperdiçar o talento)mas se você não for, pode se destacar bem sendo esforçado, treinando, inclusive por melhor que vc seja (sem comparar com os "fenomenos") se ficar um tempo sem treinar e seu amigo treinar todo dia, vc fatalmente levará sufoco.

você pode ser flexivel, perna cumprida ou curta,braço longo ou curto,alto ou baixo..enfim todas as suas caracteristicas se adaptam ao "seu jiu-jitsu"

Não vou dizer que é errado aprender pela net (desde que vc treine e use isso pra aperfeiçoar ou conhecer posições), mas não graduação..a questão é vc ter aulas on line e se graduar..

Concordo que aprender online não seja o ideal. Mas acho que seja uma boa iniciativa para ensinar jiu jitsu para pessoas que não tenham uma academia perto de casa. simples assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus conhecimentos de JJ são pequenos, para mim onn line ajuda bagarai, qdo passo algum sufoco e não consigo sair chego em casa e vou procurar a solução do enrosco.

Ou qdo alguma finalização não funciona tb pesquiso pq fiz cagada e no próximo treino peça ajuda ao mestre.

Aí eu junto: pratica q não deu certo+teoria no professor Seutubo+prática ate dar certo com orientação de um graduado.

Agora fico imaginando eu na primeira aula vendo as posições no Seutubo e tentando colocar em prática com outro branca.

Acredito que se vc sempre rola com o mesmo cara a sua evolução sera limitada.

Mas acho válido o curso de defesa pessoal pq isso quase nenhuma academia dá.

Daí a graduar até a marrom por videos upados já acho q tem um caminho bem longo a ser seguido.

Fora que vcs acreditam mesmo que alguém vai tomar aulas por 10 anos na garagem de casa para ser faixa preta on line?

Isso vai formar um bando de azul peba e só.

Quando o cara pegar gosto e amar a arte vai atrás de desafios e de aperfeiçoamento. Inevitalvemente irá parar em uma academia onde encontrará um.monte de orelhudos com idéias semelhantes às suas.

Pode continuar com o vídeos on line mas só saberá que seu jiujitsu eh eficiente no dia que enfrentar outros caras de graduação semelhante.

sem tomar sufoco e ralar a cara no tatame contra caras maiores, mais graduados,mais pesados, maldosos, etc nunca saberá se oq treina com o bff presta ou não.

Oq o santastico faz eh uma aula estruturada com supervisão e orientacao de um faixa preta.

Eh bem diferente de treinar na garagem com seu BFF.

Hall, a parte em negrito é um argumento extremamente furado. E já foi demonstrado que não é assim que se gradua. Depois que você pegar a azul, graduação só existirá pessoalmente. E se não apresentar nível não gradua.

O azul deles é um cara que sabe se defender contra um leigo. Contra um outro azul, muito provavelmente ele vai passar perreio, porque, ora bolas, o azul não é um leigo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta dizendo que os caras não são pretas, que não tem conhecimento? Puta que pariu... pra mim chega, esse tópico já deu.

Discussão de alto nível é complicada de se obter por aqui. Tá virando extensão do OFF, ou pior, da Principal...

edit: Olha o tanto de coisa que o cara fala e que já foi debatido e demonstrado não ser assim no tópico... Cara, isso tira qualquer vontade de continuar postando...

p.s.: Ninguém aqui nesse fórum treina nesse sistema, nem o Santastico que é Gracie Academy treina pelo sistema, pelo contrário ele treina na academia fisica lá de São Caetano, usa o sistema como material a mais. Deixem de pré-conceitos...

Exato.

Eu não sou o maior defensor do sistema online, mas não recrimino. Meu professor esteve recentemente com o Rener lá na California tratando do futuro da academia aqui do BR e ele disse que tanto Rener quanto Ryron são muito preocupados com a qualidade do ensino. Eles deram um passo inovador e estão o tempo todo pensando em como manter a qualidade. Como ensinar, graduar, etc. De fato que eles não estão pensando em vender faixa, isso é bobagem.

Claro que para algo inovador pode haver falhas. Normal. Mas não pode-se jogar pedra sem ter informação suficiente.

Se eu morasse num lugar onde não houvesse nenhuma academia de jiu jitsu viável para eu treinar, faria o curso online, de preferência com mais algum brother para enriquecer o treino. Eu seria do mesmo nível de um estudante de uma academia física? não. mas seria mais preparado para me deferender na rua do que um leigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hall, a parte em negrito é um argumento extremamente furado. E já foi demonstrado que não é assim que se gradua. Depois que você pegar a azul, graduação só existirá pessoalmente. E se não apresentar nível não gradua.

O azul deles é um cara que sabe se defender contra um leigo. Contra um outro azul, muito provavelmente ele vai passar perreio, porque, ora bolas, o azul não é um leigo...

Eh entendi.

Mas se vc for lá ler o site dos caras esta todo confuso.

Em uma parte fala em videos upados, outra fala em avaliação pessoal com instrutor qualificado nos testing centers.

Os graus são conseguidos em exames virtuais de videos upados sim senhor.

Somente na faixa preta eh q esta claro q tem de ir la.na gracie Academy.

Acho q nem eles sabem como vai ser a graduação além da faixa azul.

Outra coisa q eles falam eh q não dá para comparar os alunos deles com o tradicional pq eh outro foco EM TODAS AS FAIXAS.

Eles chamam de Gracie Academy jiu jitsu em detrimento do que chamam de sport jiu jitsu.

Ou seja já deixam claro no site que os alunos do sistema levarão passada de carro nos tatames de praticantes de jiu jitsu, mas dão enfase que se sairão melhores na rua.

O que eu não entendo eh pq não chamam de programa de defesa pessoal, será que eh pq o nome Gracie Jiu Jitsu vende?

Volto a falar eh improvável que alguém que more onde possua academias tradicionais vá além da faixa azul somente no sistema on line, vai acabar procurando outros orelhudos.

E Tupac maroto não desqualifique o meu post anterior gigante por uma info q não esta clara nem no site dos caras :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh entendi.

Mas se vc for lá ler o site dos caras esta todo confuso.

Em uma parte fala em videos upados, outra fala em avaliação pessoal com instrutor qualificado nos testing centers.

Os graus são conseguidos em exames virtuais de videos upados sim senhor.

Somente na faixa preta eh q esta claro q tem de ir la.na gracie Academy.

Acho q nem eles sabem como vai ser a graduação além da faixa azul.

Outra coisa q eles falam eh q não dá para comparar os alunos deles com o tradicional pq eh outro foco EM TODAS AS FAIXAS.

Eles chamam de Gracie Academy jiu jitsu em detrimento do que chamam de sport jiu jitsu.

Ou seja já deixam claro no site que os alunos do sistema levarão passada de carro nos tatames de praticantes de jiu jitsu, mas dão enfase que se sairão melhores na rua.

O que eu não entendo eh pq não chamam de programa de defesa pessoal, será que eh pq o nome Gracie Jiu Jitsu vende?

Volto a falar eh improvável que alguém que more onde possua academias tradicionais vá além da faixa azul somente no sistema on line, vai acabar procurando outros orelhudos.

E Tupac maroto não desqualifique o meu post anterior gigante por uma info q não esta clara nem no site dos caras :D

Essa eu posso responder.

Treinei na Gracie Barra Campinas, Ryan Gracie Butanta e agora no CTC GRacie Academy São Paulo. O foco é totalmente diferente. Por exemplo: Ensina-se a guarda de tal maneira a não levar porrada. Se deve controlar a cabeça e braço do adversário e colar a sua cabeça no corpo dele. Eles ensinam vários estágios da guarda: o cara totalmente na sua guarda, o cara ajoelhado tentando te bater, o cara de pé tentando te bater, o cara de pé tentando encontrar uma maneira de cair pra dentro, o cara tentando jogar seu pé pro lado pra cair por cima.....

Enfim, tudo leva em consideração que o outro pode te bater, o que geralmente não ocorre em academias focadas em competição, afinal não vale bater em campeonato. São focos diferentes.

Para finalizar, se vc pegar como o Helio dava suas aulas e o foco que dava na defesa pessoal, esse jiu jitsu é o raíz, tradicional, o mesmo ensinado pelo Helio. É muito legal explorar algumas posições no seu mais básico.

Outro exemplo: mata-leão. Eles fazem questão de explicar a mecânica do golpe, em detalhes. Demonstram a diminuição no fluxo sanguíneo pelas carótidas e como realizar o golpe sem pressa e com precisão, considerando que na rua não tem tempo e divisão por peso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar meus 50 centavos, pq acho que estamos todos concordando, e poucos estão enxergando. Vou chamar de sistema GA o deles, e de BJJ o nosso.

1 – Uma pessoa não pode obter um grande nível de proficiência em Jiu Jitsu somente com aulas teóricas de qualquer espécie, sem treino prático.

2- O treino prático “encascora” o praticamente, de maneira que ele fica física e psicologicamente mais preparado para se bater contra outra pessoa.

3- Esse sistema GA não é o sistema que conhecemos em academias normais de Jiu Jitsu (BJJ)

4- O sistema contém um currículo importante de defesa pessoal de Jiu-jitsu, que a maioria das academias BJJ não possui. Hélio Gracie considerava isso o mais importante do Jiu Jitsu.

5- O objetivo do sistema GA é bater em leigos, valendo porrada, onde vc recebe a faixa azul. Diferente do sistema BJJ onde vc ganha a azul se consegue bater em outros azuis, sem valer porrada.

6- Para pegar a azul, e os graus da azul no sistema GA, vc precisa estar com reflexos afiados no conjunto de posições básicas do sistema, e conseguir repetir isso com hipotética perfeição dentro de um tempo limitado.

7- Se um azul GA for treinar em uma academia de BJJ, só valendo chão, provavelmente apanhará como um cachorro. Em campeonato, talvez ele morra... :D

8 – Um azul BJJ, sem conhecimento no sistema GA, ou MMA, dependerá de bom senso próprio para poder vencer um leigo na rua. Já q ele não foi ensinado como se aproximar, como defender socos na guarda e vários outros conceitos importantes em briga. Uma falta de "bom-senso marcial" pode custar a vida dele, já que ele nunca foi apresentado a socos e chutes, nem como se virar com eles. Ainda assim, ele tem boa vantagem sobre um leigo, a não ser q o oponente seja um striker habilidoso.

9 – O sistema GA não condena o treino prático, inclusive estimulam vc a praticar na sua garagem com outros parceiros de treino. Vc também poderia fazer isso na academia.

10 – Os critérios para as outras faixas (roxa, marrom e preta) não estão claros, logo, é inútil ficar aqui julgando oq não existe ainda...

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae Tony!! Foi isso q entendi tb.

Pessoalmente não descarto fazer o curso de faixa azul Gracie Univetsity em paralelo à meus treinos regulares.

Só que se for graduado antes no virtual que no real não uso a faixa nem fodendo :D

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem diria hein, que o Jiu Jitsu idealizado, ensinado e defendido pelo Mestre Helio não poderia mais ser chamado de Jiu Jitsu?!

Questionar a graduação online é uma coisa, agora dizer que o que eles estão ensinando não é Jiu Jitsu (a mentalidade e as técnicas), é um salto muito grande aí. Acho que deveria ser analisada essa afirmação com mais calma. Na minha opinião, está errada.

Tem muito cara aí de 20 anos de jiu jitsu nas costas, cara que diz ter começado depois de ver uma fitinha com um magrinho de hobby branco... Qual arte marcial que ele praticava, mesmo? Pra que servia essa arte mesmo? É uma pena as raízes se perderem.

----------------------------------------------------------

Hall, o site foi criado há muito tempo, e como disse em alguns posts atrás, não sei se eles atualizaram as informações do site, porém, no vídeo de 50 minutos que eles lançaram recentemente tem a explicação de como o sistema funciona, atualmente.

Outro ponto é que eu não quis desqualificar seu post inteiro como você disse, tanto que frisei que minha resposta era em relação a parte que destaquei em negrito.

No mais, o Tony já elencou muita coisa aí...

Editado por Tupac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há lavagem cerebral. Eu não sou estudante do método online, treino na academia física e acesso os vídeos como complemento, antes e depois dos treinos. Meu professor, faixa preta do Fidelis, migrou para este sistema, respeitando muito os dois métodos. Ele não tem interesse financeiro com o jiu jitsu, tenho certeza que esteja pagando para ter sua academia. Ele é cirurgião dentista e sua mulher médica anestesista, amantes do jiu jitsu.

Agora tu explicou melhor ... ou eu entendi melhor.

Nesse caso voc6e chegou no consenso da galera aqui, e acho que todo mundo faz ... uma posição on-line refinada com professor.

Quanto aos seus argumentos da sequencia, e cronograma, vendo por esse lado achei interessante também.

Desculpa por qualquer mal entendido !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li o tópico todo, e é impressionante como o papo pra defender o método continua impávido mesmo com todos os argumentos de vários cascas daqui. As vezes parece quase uma seita. Devia se chamar TelexFaixa.

Voa Voa TelexFaixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo dia um faixa preta com um auto-perfil de ensinar em sua academia o jiu-jitsu Gracie do Helio me convidou para ir a sua enorme academia ao norte do Brasil,o que eu iria fazer lá?Recusei e ao ser perguntado do porque expliquei que tinha algumas dúvidas daquele cenário dele...

Quais dúvidas o rapaz me perguntou?

1)Tú nunca brigou nem na escola,

2)Tú nunca disputou um campeonato,

3)Tu nunca fez um treino árduo com um atleta cascudo,

4)Tú não pode ter na cintura uma faixa preta desta cheia de graus,nem tens idade para isso...

Ele nunca mais falou comigo....Aonde quero chegar em relação ao tópico?

Resposta:

- Sem ralar em um tatame você não tem valor,você não pode se avaliar,você nem tem quem possa te avaliar,você não tem o maior tesouro do jiu-jitsu....seus companheiros de treino!

Jiu-jitsu em vídeos ajudam a vender o produto jiu-jitsu,mas não te fazem um praticante de jiu-jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo dia um faixa preta com um auto-perfil de ensinar em sua academia o jiu-jitsu Gracie do Helio me convidou para ir a sua enorme academia ao norte do Brasil,o que eu iria fazer lá?Recusei e ao ser perguntado do porque expliquei que tinha algumas dúvidas daquele cenário dele...

Quais dúvidas o rapaz me perguntou?

1)Tú nunca brigou nem na escola,

2)Tú nunca disputou um campeonato,

3)Tu nunca fez um treino árduo com um atleta cascudo,

4)Tú não pode ter na cintura uma faixa preta desta cheia de graus,nem tens idade para isso...

Ele nunca mais falou comigo....Aonde quero chegar em relação ao tópico?

Resposta:

- Sem ralar em um tatame você não tem valor,você não pode se avaliar,você nem tem quem possa te avaliar,você não tem o maior tesouro do jiu-jitsu....seus companheiros de treino!

Jiu-jitsu em vídeos ajudam a vender o produto jiu-jitsu,mas não te fazem um praticante de jiu-jitsu.

Acho que já podemos fechar o tópico.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora