ironmax

Ufc vc Pride

Recommended Posts

ufc é sem graça, tem card que nem vale a pena ligar a tv.

Pois é. Tem gente que reclama de Fedor x Zulu, Bustamante x Hendo... Mas quem aguenta uma luta "MAIN EVENT" de um GSP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, Maverick, acho que nessa você deu uma boa forçada de barra pra não dar o braço a torcer, hein! Heheheh. Enfim, não sei se você acompanhava o esporte na época, mas muitas das coisas que você falou não condizem com a expectativa geral das pessoas.

Até entendo a sua argumentação e acho que ela até se aplica a alguns eventos do Pride, mas com certeza não é o caso do Pride Shockwave de 2005, que foi um baita evento tanto na expectativa quanto nas lutas em si.

Avaliar depois é fácil, na época Hunt era iniciante no MMA (e os resultados eram fracos, diga-se de passagem).

Não se trata nem do fato de o cara ser novato em MMA ou não. Na época, essa luta teve uma grande expectativa, justamente pelo fato de os dois terem uma história (já se enfrentaram no K1) e pelo estilo do Crocop (trocador letal) com o Hunt, um queixo de pedra com a mão pesada.

Nada mais do que aquela velha máxima “estilos fazem lutas”. Olhando pelo cartel dos dois, o croata seria amplo favorito, mas na prática as coisas não necessariamente seriam assim. E não foram, tanto é que o Hunt venceu a luta.

Aquela época permitia um pouco mais esse tipo de casamento de luta. O próprio Crocop, ainda totalmente cru pro vale-tudo, pegou o Wanderlei, campeão do Pride, e fez uma luta bastante parelha. Hoje em dia isso é mais inimaginável, porque todos os lutadores são mais completos, mas naquela época fazia bastante sentido.

Quanto a Henderson vs. Bustamante, na boa, gosto do Murilo mas não é uma luta que me deixaria empolgado, assim como Hendo x Renzo, pelo simples fato de que eu não vejo esses dois caras vencendo o Hendo nunca! O jogo não casa! Além disso, o Hendo na época não era a lenda que é hoje. Pra mim, imperdível mesmo só Wand vs. Arona.

Como disse o nosso amigo “Oi, eu luto” (que tem um nick quase tão estranho quanto o meu :D), acho que agora foi você quem tirou essa luta de contexto. O Hendo não era tão lendário, mas já era uma das maiores pedreiras do esporte, respeitadíssimo por todas as batalhas que tinha feito, e em pesos diferentes. Pegou o Minotauro (vencendo uma, inclusive), Wanderlei, Arona, Ninja... A mão pesada dele já tinha fama e ele era um dos lutadores mais temidos e respeitados da época.

O Bustamante também tinha muito nome. Saiu em alta do UFC (onde abriu mão do cinturão) e se reencontrou no Pride quando voltou a lutar no peso até 84 kg. O estilo dele não era dos melhores para o Henderson, mas o status que o Bustamante tinha na época o fazia não ser descartado contra nenhum oponente. E a luta acabou sendo muito, muito parelha.

Sem contar, claro, que aquela era a final do GP do Pride. Isso por si só já dava certa importância para a luta. Claro, a luta pode não atrair a você, mas, como eu disse, essa não era a mentalidade geral na época.

De novo: entendo a sua argumentação, mas ela não se aplica a esse Pride Shockwave de 2005. Aquele foi um evento gigantesco, um dos maiores que o Pride já produziu – mesmo avaliando pelo contexto da época.

Note que você tá avaliando depois, se a gente for fazer assim, hoje um UFC fight night 29 da vida não vale muita coisa. Mas e se Demian vira campeão e faz uma revanche milionária com Shields? E se o Erick deixa de ser a eterna promessa e se consagra? E se Chris Cariaso e Iliarde viram lendas do esporte? Você pode dizer que isso não vai acontecer mano, mas pode acontecer! Talvez não com esses aí mas talvez alguns UFCs que hoje são de desconhecidos no futuro possam ser avaliados como hoje avaliamos o Pride.

Quem era Jon Jones quando enfrentou Bonnar ou Jake O'Brien? Ninguém! Hoje é um candidato forte a GOAT, aí tu vê os evento que ele enfrentou Bonnar e O'Brien e vê q são digno de qualquer Pride.

Mas esses eventos (UFC 92 e UFC 100) também são um ponto fora da curva. Foram dois dos maiores eventos que o UFC já realizou. Independentemente do Jones ou não, eles seriam baita eventos de qualquer forma, com BJ Penn x GSP no SuperBowl ou as duas disputas de cinturão no evento de número 100.

E, mais importante que isso: você construiu essa argumentação partindo de uma premissa equivocada (de que os eventos do Pride só são grandiosos quando avaliados com o contexto atual, e não com o contexto da época). Isso não é verdade. Esse Pride de 2005 gerou uma expectativa tão grande para o mundo do MMA quanto o UFC 168. A diferença é que não tinha o mesmo apelo popular para aqueles que não são fãs do esporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, Maverick, acho que nessa você deu uma boa forçada de barra pra não dar o braço a torcer, hein! Heheheh. Enfim, não sei se você acompanhava o esporte na época, mas muitas das coisas que você falou não condizem com a expectativa geral das pessoas.

Até entendo a sua argumentação e acho que ela até se aplica a alguns eventos do Pride, mas com certeza não é o caso do Pride Shockwave de 2005, que foi um baita evento tanto na expectativa quanto nas lutas em si.

Não se trata nem do fato de o cara ser novato em MMA ou não. Na época, essa luta teve uma grande expectativa, justamente pelo fato de os dois terem uma história (já se enfrentaram no K1) e pelo estilo do Crocop (trocador letal) com o Hunt, um queixo de pedra com a mão pesada.

Nada mais do que aquela velha máxima “estilos fazem lutas”. Olhando pelo cartel dos dois, o croata seria amplo favorito, mas na prática as coisas não necessariamente seriam assim. E não foram, tanto é que o Hunt venceu a luta.

Aquela época permitia um pouco mais esse tipo de casamento de luta. O próprio Crocop, ainda totalmente cru pro vale-tudo, pegou o Wanderlei, campeão do Pride, e fez uma luta bastante parelha. Hoje em dia isso é mais inimaginável, porque todos os lutadores são mais completos, mas naquela época fazia bastante sentido.

Ok mano, questão de opinião de quem viveu a época, de repente até provocou expectativa mesmo. Deixei claro em diversas passagens que era minha opinião e deixei claro tb que não queria nem quero convencer ninguém.

Como disse o nosso amigo “Oi, eu luto” (que tem um nick quase tão estranho quanto o meu :D), acho que agora foi você quem tirou essa luta de contexto. O Hendo não era tão lendário, mas já era uma das maiores pedreiras do esporte, respeitadíssimo por todas as batalhas que tinha feito, e em pesos diferentes. Pegou o Minotauro (vencendo uma, inclusive), Wanderlei, Arona, Ninja... A mão pesada dele já tinha fama e ele era um dos lutadores mais temidos e respeitados da época.

O Bustamante também tinha muito nome. Saiu em alta do UFC (onde abriu mão do cinturão) e se reencontrou no Pride quando voltou a lutar no peso até 84 kg. O estilo dele não era dos melhores para o Henderson, mas o status que o Bustamante tinha na época o fazia não ser descartado contra nenhum oponente. E a luta acabou sendo muito, muito parelha.

Sem contar, claro, que aquela era a final do GP do Pride. Isso por si só já dava certa importância para a luta. Claro, a luta pode não atrair a você, mas, como eu disse, essa não era a mentalidade geral na época.

De novo: entendo a sua argumentação, mas ela não se aplica a esse Pride Shockwave de 2005. Aquele foi um evento gigantesco, um dos maiores que o Pride já produziu – mesmo avaliando pelo contexto da época.

Respeitadíssimo? Peraí né? Vinha de uma derrota pro Minoto, uma vitória pro Ryo Chonan e uma vitória pro Gono. Era um bom lutador mas nem de longe a lenda que se tornou depois! Até porque o grande triunfo sobre o Ninja foi numa luta que pelo que eu lembro foi bem apertada.

Quanto ao Busta, ok, era ex-campeão de um evento bom e foi pro melhor evento da época. Assim como fizeram Lombard, Rockhold, Stann, Pettis em relação ao UFC. O problema é que vendo de hoje tudo parece maior e mais romântico! Esse é o meu ponto! Sei lá se daqui a 10 anos o bel4 e o Luke não tem sido campeões do UFC, estarão no hall of fame e as pessoas estarão dizendo: "Tu lembra de Rockhold vs. Belfort? PQP! Que evento! Hoje em dia não se fazem mais eventos assim!" Pode acontecer? Pode. Vai acontecer? Realmente não sei...

Mas esses eventos (UFC 92 e UFC 100) também são um ponto fora da curva. Foram dois dos maiores eventos que o UFC já realizou. Independentemente do Jones ou não, eles seriam baita eventos de qualquer forma, com BJ Penn x GSP no SuperBowl ou as duas disputas de cinturão no evento de número 100.

E, mais importante que isso: você construiu essa argumentação partindo de uma premissa equivocada (de que os eventos do Pride só são grandiosos quando avaliados com o contexto atual, e não com o contexto da época). Isso não é verdade. Esse Pride de 2005 gerou uma expectativa tão grande para o mundo do MMA quanto o UFC 168. A diferença é que não tinha o mesmo apelo popular para aqueles que não são fãs do esporte.

Peraí, aí tu tá forçando! Primeiro que meu principal exemplo foi o UFC fight night 29, depois falei nas lutas do Jones só pra mostrar como o fato de o cara se consagrar depois contribui pra engrandecer o evento! E o que eu disse foi "digno de qualquer Pride" eu nem disse que foi melhor!

Essa premissa aí é coisa da tua cabeça! Eu não disse que "os eventos do Pride são grandiosos quando avaliados com o contexto atual" se tu entendeu isso paciência, mas eu não disse! O que eu disse e digo de novo foi que o tempo faz parecer melhor do que era, a gente lembra das qualidades e esquece dos defeitos! Eu fiz diversos elogios ao Pride inclusive disse que no auge tinha lutadores melhores que os do UFC.

Na boa, tu distorceu o que eu disse nessa daí! Um evento que tinha o Arona só ser melhor depois que o tempo passa? WTF?

De qqer forma vou reforçar de novo, é questão de gosto e de opinião e eu não quero mudar a de ninguém!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok mano, questão de opinião de quem viveu a época, de repente até provocou expectativa mesmo. Deixei claro em diversas passagens que era minha opinião e deixei claro tb que não queria nem quero convencer ninguém.

Claro, cara. Também não quero convencer ninguém, mas nós só estamos debatendo, trocando uma idéia sobre o assunto. ;)

Respeitadíssimo? Peraí né? Vinha de uma derrota pro Minoto, uma vitória pro Ryo Chonan e uma vitória pro Gono. Era um bom lutador mas nem de longe a lenda que se tornou depois! Até porque o grande triunfo sobre o Ninja foi numa luta que pelo que eu lembro foi bem apertada.

Sim, ele era respeitadíssimo. Por mais que ele ainda não tivesse vitórias sobre Shogun, Fedor e etc, ele já a fama de ser uma baita pedreira, que engrossava o caldo contra qualquer lutador, independentemente do peso. O Wanderlei, bicho papão da época, saiu com a cara deformada da batalha que eles fizeram. O Minotauro, outro bicho papão, só tinha perdido para o Henderson além do Fedor. Ele já era muito, muito temido.

Por isso que eu te perguntei, com todo o respeito, se você acompanhava MMA na época, porque o que você está fazendo é analisar cartel. Isso não dá certo, seja naquela época ou seja hoje. Essa derrota pro Minoto que você citou talvez tenha sido o grande feito da carreira do brasileiro até hoje, junto com a vitória sobre o Rashad. Por isso eu falo sem medo de errar: o Henderson era, sim, respeitadíssimo.

Quanto ao Busta, ok, era ex-campeão de um evento bom e foi pro melhor evento da época. Assim como fizeram Lombard, Rockhold, Stann, Pettis em relação ao UFC.

Você só está se esquecendo de um detalhe: o UFC era, em 2005, muito mais relevante do que era WEC, Bellator e Strikeforce. Ser campeão do UFC não era o mesmo do que ser campeão do Pride, mas era um status bom, muito bom. Principalmente no caso do Bustamante, que tinha um currículo rico, com grandes lutas contra Tom Erikson, Chuck Liddell e Matt Lindland. Antigamente, havia essa rixa entre UFC e Pride, sendo que o próprio Pride estimulava isso. Hoje, o Bellator mal consegue fazer cócegas no UFC. O domínio do UFC para com os rivais hoje é muito maior do que era o domínio do Pride para com o UFC.

O problema é que vendo de hoje tudo parece maior e mais romântico! Esse é o meu ponto! Sei lá se daqui a 10 anos o bel4 e o Luke não tem sido campeões do UFC, estarão no hall of fame e as pessoas estarão dizendo: "Tu lembra de Rockhold vs. Belfort? PQP! Que evento! Hoje em dia não se fazem mais eventos assim!" Pode acontecer? Pode. Vai acontecer? Realmente não sei...

Concordo com você que há um romantismo excessivo. As pessoas sempre tendem a se lembrar das partes positivas de algo do passado, ignorando totalmente os defeitos. O Pride tinha muitos defeitos, sim, e não eram poucos. Assim como o UFC tem hoje.

Mas é nesse ponto que eu digo que você parte de uma premissa errada. Você mesmo disse que Belfort x Rockhold poderá ganhar uma maior "importância", digamos assim, daqui a 10 anos. Mas o Pride não precisou disso. Esse Pride Shockwave de 2005 já era enorme mesmo para os padrões da época, e é essa a minha linha de argumentação. Como eu disse, aquele evento gerou tanta expectativa com os fãs de MMA quanto o UFC 168. A diferença é que não tinha mais apelo popular fora do nicho.

Peraí, aí tu tá forçando! Primeiro que meu principal exemplo foi o UFC fight night 29, depois falei nas lutas do Jones só pra mostrar como o fato de o cara se consagrar depois contribui pra engrandecer o evento! E o que eu disse foi "digno de qualquer Pride" eu nem disse que foi melhor!

Essa premissa aí é coisa da tua cabeça! Eu não disse que "os eventos do Pride só são grandiosos quando avaliados com o contexto atual" se tu entendeu isso paciência, mas eu não disse! O que eu disse e digo de novo foi que o tempo faz parecer melhor do que era, a gente lembra das qualidades e esquece dos defeitos! Eu fiz diversos elogios ao Pride inclusive disse que no auge tinha lutadores melhores que os do UFC.

Na boa, tu distorceu o que eu disse nessa daí! Um evento que tinha o Arona só ser melhor depois que o tempo passa? WTF?

De qqer forma vou reforçar de novo, é questão de gosto e de opinião e eu não quero mudar a de ninguém!

Cara, aqui eu me perdi um pouco, então vou tentar me explicar de novo.

Eu digo que você partiu de uma premissa errada pelo seguinte motivo. Você afirmou, indiretamente, que o Pride Shockwave 2005 só é lembrado com muita nostalgia quando visto com os olhos de agora. Que uma luta do Dan Henderson só é mais marcante por conta do que o Dan Henderson se tornou, e não pelo que o Dan Henderson era na época. Ou seja, você parte de uma premissa que o Dan Henderson era "apenas um bom lutador" em 2005, e a luta dele (e consequentemente o evento) ganharam importância só por causa do que ele é hoje. Mas isso não é verdade. Para os padrões da época, aquele já foi um evento grandiosíssimo, que fazia o PVT virar de cabeça para baixo.

E o detalhe é que Henderson x Bustamante foi apenas uma das lutas daquela noite... Wanderlei x Arona, Hunt x Crocop, Gomi x Sakurai...

Fedor x Zuluzinho, que foi uma baita luta freak, mas que despertou a curiosidade do público, tava lá, jogada no meio do card, mesmo que o Fedor fosse o rei da época, que tinha acabado de bater o Crocop em uma das lutas que até hoje é uma das maiores de história. Dá pra imaginar, por exemplo, o Velasquez abrindo um card principal do UFC, mesmo que ele enfrentasse um freak?

Entenda: eu sei que você não disse que o Pride foi uma porcaria ou algo do tipo, mas sim que ele ficou mais importante, mais valioso quando visto com os olhos de agora. Mas é exatamente isso que eu quero refutar.

Essa comparação com o UFC Fight Night 29 é completamente descabida. Mesmo que dê a louca no Shields e ele bata o Hendricks, Weidman, Jon Jones e Velasquez e se consagre como o melhor p4p da história, isso não vai mudar o que o evento foi. No contexto em que o evento (Fight Night 29) foi realizado, o apelo foi de mediano para bom. Já o Pride Shockwave 2005 (estou usando esse como exemplo, mas poderiam ser outros) foi grandiosíssimo também quando avaliado no contexto da época. Simplesmente não tem comparação.

O Jon Jones se tornou um monstro hoje, com um potencial gigantesco de se tornar o GOAT do MMA. Mas, na época do UFC 94 (e não 92, me confundi no post anterior) , ele era só um garoto desconhecido. O mesmo era no UFC 100. Na verdade, o Jones só ganhou respeito bem depois, talvez só quando tenha ganhado o cinturão do Shogun. É uma situação completamente diferente do Henderson de 2005, quando ele, apesar de não ser a lenda que é hoje, já era respeitadíssimo e com um currículo recheado. O mesmo se refere ao Bustamante.

O UFC 94 e o UFC 100 só são "marcantes" (escrevo com aspas porque nem sei se é o caso) porque, no contexto da época, os eventos criaram muita expectativa. O primeiro teve o campeão dos leves contra o campeão dos meio-médios, além de Thiago Silva x Lyoto (dois invictos). Já o segundo teve duas disputas de cinturão, incluindo os populares GSP e Brock Lesnar. Se os eventos são lembrados com certa nostalgia hoje (nem sei se é o caso), não sei se o Jon Jones tem papel nisso, até porque ele nem lutou no card principal do UFC 100.

"Um evento que tinha o Arona só ser melhor depois que o tempo passa? WTF?" - Aqui, sinceramente, não entendi o que você quis dizer.

De novo, eu não quero mudar a opinião de ninguém, muito menos querer parecer o dono da verdade, mas só acho que algumas coisas eram pertinentes de serem citadas na conversa. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro, cara. Também não quero convencer ninguém, mas nós só estamos debatendo, trocando uma idéia sobre o assunto. ;)

Sim, ele era respeitadíssimo. Por mais que ele ainda não tivesse vitórias sobre Shogun, Fedor e etc, ele já a fama de ser uma baita pedreira, que engrossava o caldo contra qualquer lutador, independentemente do peso. O Wanderlei, bicho papão da época, saiu com a cara deformada da batalha que eles fizeram. O Minotauro, outro bicho papão, só tinha perdido para o Henderson além do Fedor. Ele já era muito, muito temido.

Por isso que eu te perguntei, com todo o respeito, se você acompanhava MMA na época, porque o que você está fazendo é analisar cartel. Isso não dá certo, seja naquela época ou seja hoje. Essa derrota pro Minoto que você citou talvez tenha sido o grande feito da carreira do brasileiro até hoje, junto com a vitória sobre o Rashad. Por isso eu falo sem medo de errar: o Henderson era, sim, respeitadíssimo.

Você só está se esquecendo de um detalhe: o UFC era, em 2005, muito mais relevante do que era WEC, Bellator e Strikeforce. Ser campeão do UFC não era o mesmo do que ser campeão do Pride, mas era um status bom, muito bom. Principalmente no caso do Bustamante, que tinha um currículo rico, com grandes lutas contra Tom Erikson, Chuck Liddell e Matt Lindland. Antigamente, havia essa rixa entre UFC e Pride, sendo que o próprio Pride estimulava isso. Hoje, o Bellator mal consegue fazer cócegas no UFC. O domínio do UFC para com os rivais hoje é muito maior do que era o domínio do Pride para com o UFC.

Concordo com você que há um romantismo excessivo. As pessoas sempre tendem a se lembrar das partes positivas de algo do passado, ignorando totalmente os defeitos. O Pride tinha muitos defeitos, sim, e não eram poucos. Assim como o UFC tem hoje.

Mas é nesse ponto que eu digo que você parte de uma premissa errada. Você mesmo disse que Belfort x Rockhold poderá ganhar uma maior "importância", digamos assim, daqui a 10 anos. Mas o Pride não precisou disso. Esse Pride Shockwave de 2005 já era enorme mesmo para os padrões da época, e é essa a minha linha de argumentação. Como eu disse, aquele evento gerou tanta expectativa com os fãs de MMA quanto o UFC 168. A diferença é que não tinha mais apelo popular fora do nicho.

Cara, aqui eu me perdi um pouco, então vou tentar me explicar de novo.

Eu digo que você partiu de uma premissa errada pelo seguinte motivo. Você afirmou, indiretamente, que o Pride Shockwave 2005 é lembrado com muita nostalgia quando visto com os olhos de agora. Que uma luta do Dan Henderson é mais marcante por conta do que o Dan Henderson se tornou, e não pelo que o Dan Henderson era na época. Ou seja, você parte de uma premissa que o Dan Henderson era "apenas um bom lutador" em 2005, e a luta dele (e consequentemente o evento) ganharam importância só por causa do que ele é hoje. Mas isso não é verdade. Para os padrões da época, aquele já foi um evento grandiosíssimo, que fazia o PVT virar de cabeça para baixo.

E o detalhe é que Henderson x Bustamante foi apenas uma das lutas daquela noite... Wanderlei x Arona, Hunt x Crocop, Gomi x Sakurai...

Fedor x Zuluzinho, que foi uma baita luta freak, mas que despertou a curiosidade do público, tava lá, jogada no meio do card, mesmo que o Fedor fosse o rei da época, que tinha acabado de bater o Crocop em uma das lutas que até hoje é uma das maiores de história. Dá pra imaginar, por exemplo, o Velasquez abrindo um card principal do UFC, mesmo que ele enfrentasse um freak?

Entenda: eu sei que você não disse que o Pride foi uma porcaria ou algo do tipo, mas sim que ele ficou mais importante, mais valioso quando visto com os olhos de agora. Mas é exatamente isso que eu quero refutar.

Essa comparação com o UFC Fight Night 29 é completamente descabida. Mesmo que dê a louca no Shields e ele bata o Hendricks, Weidman, Jon Jones e Velasquez e se consagre como o melhor p4p da história, isso não vai mudar o que o evento foi. No contexto em que o evento (Fight Night 29) foi realizado, o apelo foi de mediano para bom. Já o Pride Shockwave 2005 (estou usando esse como exemplo, mas poderiam ser outros) foi grandiosíssimo também quando avaliado no contexto da época. Simplesmente não tem comparação.

O Jon Jones se tornou um monstro hoje, com um potencial gigantesco de se tornar o GOAT do MMA. Mas, na época do UFC 94 (e não 92, me confundi no post anterior) , ele era só um garoto desconhecido. O mesmo era no UFC 100. Na verdade, o Jones só ganhou respeito bem depois, talvez só quando tenha ganhado o cinturão do Shogun. É uma situação completamente diferente do Henderson de 2005, quando ele, apesar de não ser a lenda que é hoje, já era respeitadíssimo e com um currículo recheado. O mesmo se refere ao Bustamante.

O UFC 94 e o UFC 100 só são "marcantes" (escrevo com aspas porque nem sei se é o caso) porque, no contexto da época, os eventos criaram muita expectativa. O primeiro teve o campeão dos leves contra o campeão dos meio-médios, além de Thiago Silva x Lyoto (dois invictos). Já o segundo teve duas disputas de cinturão, incluindo os populares GSP e Brock Lesnar. Se os eventos são lembrados com certa nostalgia hoje (nem sei se é o caso), não sei se o Jon Jones tem papel nisso, até porque ele nem lutou no card principal do UFC 100.

"Um evento que tinha o Arona só ser melhor depois que o tempo passa? WTF?" - Aqui, sinceramente, não entendi o que você quis dizer.

De novo, eu não quero mudar a opinião de ninguém, muito menos querer parecer o dono da verdade, mas só acho que algumas coisas eram pertinentes de serem citadas na conversa. ;)

Mano, na boa, eu não disse "só"! Isso é coisa da tua cabeça, tu tenta fazer parecer que eu tô diminuindo o Pride e não é isso, na boa, leia meus posts no tópico!

Tu na época já achava o Hendo pica das galáxias, eu não. Só tem um jeito de saber quem tá certo, pesquisar na mídia da época. Sempre que acho nos sebos eu compro Tatames e Gracies Magazines da época, não vou procurá-las agora, mas de cabeça, o que lembro é que ele era um lutador duro mas andava longe de ser o mito que é hoje! È o que falei, naquele tempo, quem esperava que ele fosse campeão numa categoria que tinha Wand, Shogun e Arona no auge?

Tu se prende ao Shockwave mas se tu analisar bem foi um dos exemplos que eu dei e tu exagerou ele até quase tornar uma discussão unicamente sobre o Shockwave! WTF?

Eu também não disse que os eventos são lembrados com nostalgia por causa do Jon Jones, eu disse que a consagração posterior dele valoriza mais ainda os eventos se vistos de hoje!

Seguinte, nem lê o que já escrevi, vou resumir toda a minha argumentação:

1. O Pride era foda, maior evento do mundo.

2. O Pride (assim como o UFC) não tinha só estrelas, também tinha caras desconhecidos.

3. Em termos de Show o UFC está anos luz atrás do Pride.

4. Em termos de esporte o UFC é bem superior, mas o que ele é hoje de certa forma já tava no Pride (minha discussão com o winstrol).

4. O passar do tempo e a saudade faz com que a gente romantize os efeitos, lembre das coisas boas e esqueça as ruins.

5. Isso aconteceu com o Pride e pode acontecer com o UFC.

6. O mesmo passar do tempo e a consagração do atleta depois engrandece ainda mais o evento quando a gente olha do futuro.

7. Arona é Deus!

Se tu concorda ou não, é contigo, mas por favor não diga que eu disse coisas que eu não disse, ok?

P.S. Se eu disser que o Shockwave foi o maior evento da história do universo desde o big bang, tu vai ficar feliz? :)

Editado por MV8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só sei que Pride e UFC coexistiram, e enquanto coexistiram PRIDE >>>>>>>>>>>>>>>>>>>....

Os lutadores hj de modo geral são melhores, mas o Pride ja foi embora a quase 7 anos, se tivesse continuado muitos dos lutadores tops de hj estariam lá, assim como era na época.

Lutadores de hj serem melhores (não todos) não tem nada a ver com os eventos, é apenas a natural evolução do esporte.

O clima daquela época era foda.

é tipo copa do mundo, hj os times são mais organizados, os jogadores são mais atletas mas ja nao tem o glamour de outrora...

Eu gosto do UFC, ja não imagino mais o mma em rigues, mas quem acompanhou aquela época sabe o que acontecia com os nervos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, cara. Tô quase desistindo aqui. Eu falo, falo, explico o meu ponto de vista, mas você insiste que eu estou distorcendo a sua opinião, quando, na verdade, é você que tá fazendo isso.

Eu entendi seu ponto perfeitamente, mas eu apenas discordo. Mas vou tentar mostrar isso mais uma vez.

Aqui, você negritou a parte errada (tô colocando em formato de texto em itálico porque passei do limite de número de quotes):

"Eu digo que você partiu de uma premissa errada pelo seguinte motivo. Você afirmou, indiretamente, que o Pride Shockwave 2005 só é lembrado com muita nostalgia quando visto com os olhos de agora. Que uma luta do Dan Henderson só é mais marcante por conta do que o Dan Henderson se tornou, e não pelo que o Dan Henderson era na época.

Entenda: eu sei que você não disse que o Pride foi uma porcaria ou algo do tipo, mas sim que ele ficou mais importante, mais valioso quando visto com os olhos de agora. Mas é exatamente isso que eu quero refutar."

Ou seja, sou eu quem te digo: quer discordar, fique à vontade, mas não diga que eu distorci o que você disse. Já mostrei que entendi perfeitamente, mas que discordo com o que você escreveu.

"Tu na época já achava o Hendo pica das galáxias, eu não. Só tem um jeito de saber quem tá certo, pesquisar na mídia da época. Sempre que acho nos sebos eu compro Tatames e Gracies Magazines da época, não vou procurá-las agora, mas de cabeça, o que lembro é que ele era um lutador duro mas andava longe de ser o mito que é hoje! È o que falei, naquele tempo, quem esperava que ele fosse campeão numa categoria que tinha Wand, Shogun e Arona no auge?"

Não entendi. Você diz que não achava o Hendo pica das galáxias (eu nunca afirmei isso, mas ok), mas, pra saber quem está certo você quer ver revistas da época? Como assim? Ou você achava ou não achava, pô! :D De novo: por isso que eu perguntei se você acompanhava MMA na época. Não quero usar o argumento baixo da linha de "só sabe o que o Pride era quem acompanhou na época", mas sim pra entender melhor o que tá acontecendo aqui.

Eu estou dizendo a impressão que se tinha na época era que ele era um cara muito duro e respeitado, um dos maiores do MMA na época. Ele não era só um cara bom. Sinceramente, acho bem difícil medir isso com base em reportagens de revista. A imprensa brasileira hoje de MMA ainda está longe do nível ideal, imagina naquela época. Mas enfim, vamos continuar.

"Tu se prende ao Shockwave mas se tu analisar bem foi um dos exemplos que eu dei e tu exagerou ele até quase tornar uma discussão unicamente sobre o Shockwave! WTF?"

Mais uma vez você mostrando que não leu patavina nenhuma do que escrevi. Mas, novamente, vou tentar explicar de novo.

Eu entendo sua argumentação, e até mostrei concordar que ela se aplica a alguns eventos do Pride. Porém, a primeira coisa que escrevi nesse tópico foi que você forçou uma barra danada na argumentação, justamente pra não dar o braço a torcer.

O colega “Oi, eu luto” citou esse Shockwave de 2005 como um exemplo. Você, em vez de dizer algo na linha “aquele evento foi foda, mas foi exceção”, você preferiu ver os pontos negativos, dizendo que “o Hendo era bom, mas não era lenda”, “o Hunt era novato no MMA”, “Bustamante x Henderson não era interessante”, ou seja, coisas que não condiziam com a realidade da época. Ali eu acho que você se perdeu na argumentação.

Estou me prendendo a este evento somente por isso, porque você mesmo fez uma análise meio furada pra tentar manter o seu ponto de vista. Citando um negócio que eu coloquei na minha primeira participação no tópico:

Até entendo a sua argumentação e acho que ela até se aplica a alguns eventos do Pride, mas com certeza não é o caso do Pride Shockwave de 2005, que foi um baita evento tanto na expectativa quanto nas lutas em si.

Seguindo.

"Eu também não disse que os eventos são lembrados com nostalgia por causa do Jon Jones, eu disse que a consagração posterior dele valoriza mais ainda os eventos se vistos de hoje!"

Outra coisa que eu entendi o que você quis dizer, mas que eu discordo. Imagino que simplesmente ninguém (ou quase ninguém) se lembra de cabeça do Jon Jones nesses eventos, principalmente no UFC 100 onde ele lutou no card preliminar.

O que você está fazendo é olhando sob uma perspectiva “sherdoguiana” (:D), ou seja, clicando no evento e vendo os nomes que lá atuaram. Sinceramente, acho que pouquíssima gente faz isso e analisa aquele evento sob a perspectiva do Jon Jones de hoje. Ninguém que acompanhava MMA na época, imagino eu, acha o UFC 94, por exemplo, um evento mais grandioso por causa do que o Jon Jones virou. Se acham grandioso, foi por causa das grandes lutas para a época, como BJ e GSP e Lyoto x Thiago Silva.

E, na minha opinião, especialmente com relação ao Pride, o que acontece é exatamente o contrário. As pessoas que não acompanhavam MMA na época vêem o Fedor que perdeu pro Pezão, Werdum e Hendo, o Wand que perdeu pro Leben, o Shogun que perdeu do Sonnen, para dar uma desqualificada no que foi o Pride. Não é à toa que, na seção principal deste fórum, a gente vê um monte de gente tirando pra nada o que Fedor, Shogun, Minotauro e etc fizeram.

Ou seja, a tendência é que as pessoas que não acompanhavam o esporte na época desvalorizem um pouco o que aconteceu, porque uma hora ou outra todos aqueles lutadores, sem exceção, caíram.

“Fedor x Crocop? O Fedor que perdeu do Pezão, Werdum e Hendo, contra o cara que perdeu várias no UFC e que recentemente foi finalizado por um desconhecido na Rússia? Essa é a maior luta de todos os tempos?” Acho que é mais provável as pessoas irem nessa linha.

1. O Pride era foda, maior evento do mundo.

2. O Pride (assim como o UFC) não tinha só estrelas, também tinha caras desconhecidos.

3. Em termos de Show o UFC está anos luz atrás do Pride.

4. Em termos de esporte o UFC é bem superior, mas o que ele é hoje de certa forma já tava no Pride (minha discussão com o winstrol).

4. O passar do tempo e a saudade faz com que a gente romantize os efeitos, lembre das coisas boas e esqueça as ruins.

5. Isso aconteceu com o Pride e pode acontecer com o UFC.

Concordo com tudo isso.

6. O mesmo passar do tempo e a consagração do atleta depois engrandece ainda mais o evento quando a gente olha do futuro.

Discordo, especialmente no caso do Pride Shockwave de 2005, que foi usado de exemplo nesse tópico. Entendi o que você quis dizer, mas discordo. No caso do Pride, acho que acontece exatamente o contrário.

Fedor x Zuluzinho, por exemplo. Se você visse a expectativa do pessoal para essa luta antes dela acontecer e comparar com o que o pessoal escreve sobre ela agora, nem parece que se trata da mesma luta. Mas não vou me alongar muito nisso.

7. Arona é Deus!

Lógico que concordo. :D

P.S. Se eu disser que o Shockwave foi o maior evento da história do universo desde o big bang, tu vai ficar feliz? :)

Não precisa de tanto, cara. É só diminuir um pouquinho a má vontade que já ajuda. :D

Entendo que o Pride tinha muitos problemas, eventos ruins, casamento de lutas descabidos e proteção descarada a alguns atletas. Mas esse Shockwave foi um dos maiores eventos que já existiram. Ele não precisa ser visto com as expectativas de hoje pra se chegar a essa conclusão. Se foi exceção ou não é uma outra história, mas ele simplesmente não se aplica à sua linha de argumentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, na boa, eu não disse "só"! Isso é coisa da tua cabeça, tu tenta fazer parecer que eu tô diminuindo o Pride e não é isso, na boa, leia meus posts no tópico!

Tu na época já achava o Hendo pica das galáxias, eu não. Só tem um jeito de saber quem tá certo, pesquisar na mídia da época. Sempre que acho nos sebos eu compro Tatames e Gracies Magazines da época, não vou procurá-las agora, mas de cabeça, o que lembro é que ele era um lutador duro mas andava longe de ser o mito que é hoje! È o que falei, naquele tempo, quem esperava que ele fosse campeão numa categoria que tinha Wand, Shogun e Arona no auge?

Tu se prende ao Shockwave mas se tu analisar bem foi um dos exemplos que eu dei e tu exagerou ele até quase tornar uma discussão unicamente sobre o Shockwave! WTF?

Eu também não disse que os eventos são lembrados com nostalgia por causa do Jon Jones, eu disse que a consagração posterior dele valoriza mais ainda os eventos se vistos de hoje!

Seguinte, nem lê o que já escrevi, vou resumir toda a minha argumentação:

1. O Pride era foda, maior evento do mundo.

2. O Pride (assim como o UFC) não tinha só estrelas, também tinha caras desconhecidos.

3. Em termos de Show o UFC está anos luz atrás do Pride.

4. Em termos de esporte o UFC é bem superior, mas o que ele é hoje de certa forma já tava no Pride (minha discussão com o winstrol).

4. O passar do tempo e a saudade faz com que a gente romantize os efeitos, lembre das coisas boas e esqueça as ruins.

5. Isso aconteceu com o Pride e pode acontecer com o UFC.

6. O mesmo passar do tempo e a consagração do atleta depois engrandece ainda mais o evento quando a gente olha do futuro.

7. Arona é Deus!

Se tu concorda ou não, é contigo, mas por favor não diga que eu disse coisas que eu não disse, ok?

P.S. Se eu disser que o Shockwave foi o maior evento da história do universo desde o big bang, tu vai ficar feliz? :)

No meu estilo, simples e direto, vai a resposta:

1. O Pride era foda, maior evento do mundo.

R: E quanto a isso ninguém tem dúvidas.

2. O Pride (assim como o UFC) não tinha só estrelas, também tinha caras desconhecidos.

R: Sim. A diferença é que, apesar de ser difícil fazer, se medirmos o % de desconhecidos em um card de UFC e um card de Pride, qual tem mais? Seja honesto.

3. Em termos de Show o UFC está anos luz atrás do Pride.

R: Concordo.

4. Em termos de esporte o UFC é bem superior, mas o que ele é hoje de certa forma já tava no Pride (minha discussão com o winstrol).

R: Concordo, mas não acho que encaixar o MMA na categoria ESPORTE seja algo bom pras ARTES MARCIAIS.

4. O passar do tempo e a saudade faz com que a gente romantize os efeitos, lembre das coisas boas e esqueça as ruins.

R: Concordo.

5. Isso aconteceu com o Pride e pode acontecer com o UFC.

R: COncordo.

6. O mesmo passar do tempo e a consagração do atleta depois engrandece ainda mais o evento quando a gente olha do futuro.

R: Depende. Verdade com alguns e não se aplica com outros.

7. Arona é Deus!

R: Não. Não porque eu sou ateu. Ele é mestre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, cara. Tô quase desistindo aqui. Eu falo, falo, explico o meu ponto de vista, mas você insiste que eu estou distorcendo a sua opinião, quando, na verdade, é você que tá fazendo isso.

Eu entendi seu ponto perfeitamente, mas eu apenas discordo. Mas vou tentar mostrar isso mais uma vez.

Aqui, você negritou a parte errada (tô colocando em formato de texto em itálico porque passei do limite de número de quotes):

"Eu digo que você partiu de uma premissa errada pelo seguinte motivo. Você afirmou, indiretamente, que o Pride Shockwave 2005 só é lembrado com muita nostalgia quando visto com os olhos de agora. Que uma luta do Dan Henderson só é mais marcante por conta do que o Dan Henderson se tornou, e não pelo que o Dan Henderson era na época.

Entenda: eu sei que você não disse que o Pride foi uma porcaria ou algo do tipo, mas sim que ele ficou mais importante, mais valioso quando visto com os olhos de agora. Mas é exatamente isso que eu quero refutar."

Mano, na boa ou tu não entende o que eu falou ou não quer entender, em quaisquer casos é inútil discutir dessa forma. Se você entendeu porque incluiu esse "só"? Eu não disse que só ficou importante depois, eu disse que o tempo, a saudade e outros fatores contribuem.

Tanto tu não entende ou não quer entender que eu fico tendo que desenhar o que eu disse, isso é um saco:

Eu disse: "Tu na época já achava o Hendo pica das galáxias, eu não. Só tem um jeito de saber quem tá certo, pesquisar na mídia da época."

Isso significa:

a) Você entende que na época o Hendo já era uma das maiores pedreiras do esporte, respeitadíssimo.

b) Eu acho que ele não era tudo isso.

c) Acho que tem um jeito só de tentar ver quem tá certo: pesquisar a mídia da época.

Mas tu prefere entender que eu me contradisse ou sei lá o quê... Isso deve ser uma falácia do espantalho ou outra dessas coisas que as pessoas usam quando não querem debater o conteúdo e sim a forma como se está dizendo... Enfim, não tenho interesse nesse tipo de coisa, por isso só olhei por cima até ver que vc concorda com meu resumo, então se vc concorda, não tem discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu estilo, simples e direto, vai a resposta:

1. O Pride era foda, maior evento do mundo.

R: E quanto a isso ninguém tem dúvidas.

2. O Pride (assim como o UFC) não tinha só estrelas, também tinha caras desconhecidos.

R: Sim. A diferença é que, apesar de ser difícil fazer, se medirmos o % de desconhecidos em um card de UFC e um card de Pride, qual tem mais? Seja honesto.

3. Em termos de Show o UFC está anos luz atrás do Pride.

R: Concordo.

4. Em termos de esporte o UFC é bem superior, mas o que ele é hoje de certa forma já tava no Pride (minha discussão com o winstrol).

R: Concordo, mas não acho que encaixar o MMA na categoria ESPORTE seja algo bom pras ARTES MARCIAIS.

4. O passar do tempo e a saudade faz com que a gente romantize os efeitos, lembre das coisas boas e esqueça as ruins.

R: Concordo.

5. Isso aconteceu com o Pride e pode acontecer com o UFC.

R: COncordo.

6. O mesmo passar do tempo e a consagração do atleta depois engrandece ainda mais o evento quando a gente olha do futuro.

R: Depende. Verdade com alguns e não se aplica com outros.

7. Arona é Deus!

R: Não. Não porque eu sou ateu. Ele é mestre!

2. Mas aí voltamos à questão do plantel, do número de categorias e de eventos. Sobre isso eu respeito sua opinião mas a minha é outra, eu prefiro eventos frequentes com boas lutas, independentemente de os caras serem conhecidos ou não... tlvz isso se relacione até à questão esporte x artes marciais. UFC é esporte mesmo. Só não sei se o Pride realmente era tão "arte marcial"... Os caras botavam Bob Sapp, Dos caras Jr. e Giant Silva pra lutar po! :D

6. Eu acho que se o cara se consagra, essa é a tendência, mas enfim...

7. Herege! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, na boa ou tu não entende o que eu falou ou não quer entender, em quaisquer casos é inútil discutir dessa forma. Se você entendeu porque incluiu esse "só"? Eu não disse que só ficou importante depois, eu disse que o tempo, a saudade e outros fatores contribuem.

Tanto tu não entende ou não quer entender que eu fico tendo que desenhar o que eu disse, isso é um saco:

Eu disse: "Tu na época já achava o Hendo pica das galáxias, eu não. Só tem um jeito de saber quem tá certo, pesquisar na mídia da época."

Isso significa:

a) Você entende que na época o Hendo já era uma das maiores pedreiras do esporte, respeitadíssimo.

b) Eu acho que ele não era tudo isso.

c) Acho que tem um jeito só de tentar ver quem tá certo: pesquisar a mídia da época.

Mas tu prefere entender que eu me contradisse ou sei lá o quê... Isso deve ser uma falácia do espantalho ou outra dessas coisas que as pessoas usam quando não querem debater o conteúdo e sim a forma como se está dizendo... Enfim, não tenho interesse nesse tipo de coisa, por isso só olhei por cima até ver que vc concorda com meu resumo, então se vc concorda, não tem discussão.

Ah, velho, que coisa. Eu tô tentando debater na boa, tentando ser respeitoso, mas você insiste em usar esse tom revoltado quando contrariado e se apega a coisas que já foram esclarecidas. Realmente é inútil ficar discutindo dessa forma.

O engraçado é que é você que está fazendo exatamente o que está me acusando de fazer. Você é que não está entendendo que eu entendi o que você falou, e que, em nenhum momento eu distorci o que você escreveu. Deixei claro em quase todos os posts que fiz nesse tópico.

E é você quem está "evitando debater o conteúdo, e sim a forma como se está dizendo". Você está se apegando àquele "só" que eu coloquei no meu post (que admito que deu um sentido ambíguo), sendo que, em diversas outras vezes, eu deixei claro que entendi seu ponto.

Eu sei que você não disse em momento algum que o Pride era uma droga, ou que ele só é bom quando visto hoje em dia. Eu sei. O que eu disse, mais de uma vez, inclusive, é que você exagerou na análise.

E eu não falei que você se contradisse em nenhum momento, mas sim que usou um argumento do qual eu discordo. E eu expliquei, respeitosa e pacientemente, o porquê. Poxa, cara, se discorda de mim, debata, dê argumentos, mas não fique com essa choradeira de que eu "distorci o que você disse e assim não dá pra debater", porque isso eu não fiz em momento algum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é. Tem gente que reclama de Fedor x Zulu, Bustamante x Hendo... Mas quem aguenta uma luta "MAIN EVENT" de um GSP?

assisti luta do GSP UMA UNICA VEZ pra nunca mais, ainda ligo a tv se tiver algum lutador que eu goste, mas assistir luta dele? deus me livre, pior campeao de todos os tempos, lutador de regra, faz ponto e cozinha o galo até acabar.

olhei aqui no wikipedia, de 19 lutas no UFC tem apenas 11 lutas por decisão de juiz kkkkkkkk

Editado por Igor Vovchanchyn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, velho, que coisa. Eu tô tentando debater na boa, tentando ser respeitoso, mas você insiste em usar esse tom revoltado quando contrariado e se apega a coisas que já foram esclarecidas. Realmente é inútil ficar discutindo dessa forma.

O engraçado é que é você que está fazendo exatamente o que está me acusando de fazer. Você é que não está entendendo que eu entendi o que você falou, e que, em nenhum momento eu distorci o que você escreveu. Deixei claro em quase todos os posts que fiz nesse tópico.

E é você quem está "evitando debater o conteúdo, e sim a forma como se está dizendo". Você está se apegando àquele "só" que eu coloquei no meu post (que admito que deu um sentido ambíguo), sendo que, em diversas outras vezes, eu deixei claro que entendi seu ponto.

Eu sei que você não disse em momento algum que o Pride era uma droga, ou que ele só é bom quando visto hoje em dia. Eu sei. O que eu disse, mais de uma vez, inclusive, é que você exagerou na análise.

E eu não falei que você se contradisse em nenhum momento, mas sim que usou um argumento do qual eu discordo. E eu expliquei, respeitosa e pacientemente, o porquê. Poxa, cara, se discorda de mim, debata, dê argumentos, mas não fique com essa choradeira de que eu "distorci o que você disse e assim não dá pra debater", porque isso eu não fiz em momento algum.

Mano, vc distorceu no momento que disse que eu tinha falado o "só", eu esclareci e vc ainda fez de novo (eu destaquei no quote, tá lá no post).

Acho que o único moment que vacilei é que so vi agora que vc não concordou com o "6", eu realmente não tinha visto antes.

Sobre o 6, perceba que o Zuluzinho não se consagrou. Se aquela luta do Fedor tivesse sido, por exemplo, com o Hendo ou o Page (que se consagraram ainda mais depois do Pride) é claro que isso daria um brilho a mais pro evendo olhando da perspectiva de hoje! E isso engrandeceria mais ainda o Fedor que em vez de ter pego um "freak" teria pego um "cara que seria campeão do UFC!"

Por isso eu disse: "6. O mesmo passar do tempo e a consagração do atleta depois engrandece ainda mais o evento quando a gente olha do futuro."

Zuluzinho NÃO se consagrou.

Vou dar outro exemplo que é semelhante que o caso do Zuluzinho: A luta do Minota com o Sapp foi uma batalha foda, Sapp na época tratorizava... Tenho uma Gracie Mag da época que fala que o Minota foi atropelado por 2 caminhões! :D

Com o passar do tempo o Sapp passou a aparecer só pela grana (pra ajudar o Big Daddy) e esse que seria um grande momento do Minota nem parece mais tããão fantárdigo como pareceu na época. Agora imagina se o Sapp tivesse vindo pro UFC e sido campeão HW, já pensou? Isso daria ainda mais brilho à vitória do Minota. É isso que eu quero dizer.

Aí quando eu digo que tu não entende/distorce, tu fica com raiva e ainda vem dizer que eu tô com má vontade...

Enfim. Vc é obrigado a concordar com meu modo de vista? Claro que não! Mas é como eu acho que funciona, dentre outras razões porque já vi comentários assim aqui no PVT e porque depois de refletir eu mesmo passei a perceber que também penso assim. Eu mesmo já disse sobre o Sapp: "PQP e pensar que esse cara ganhou do Host!" Eu acho que não diria isso se o Sapp tivesse valorizado a carreira. Mesmo que tivesse acumulado derrotas (tipo Wand ou Shogun), se lutasse sério, eu não diria isso.

Eu posso estar errado? A maioria pode pensar de outra forma? Claro! Mas acredito que tenho boas razões pra pensar assim...

Enfim, deixa isso pra lá mano. Pelo andamento da conversa, meus argumentos pelo jeito não vão te fazer mudar de ideia, tu vai continuar sem entender o que eu digo e eu vou continuar ficando biased com isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2. Mas aí voltamos à questão do plantel, do número de categorias e de eventos. Sobre isso eu respeito sua opinião mas a minha é outra, eu prefiro eventos frequentes com boas lutas, independentemente de os caras serem conhecidos ou não... tlvz isso se relacione até à questão esporte x artes marciais. UFC é esporte mesmo. Só não sei se o Pride realmente era tão "arte marcial"... Os caras botavam Bob Sapp, Dos caras Jr. e Giant Silva pra lutar po! :D

6. Eu acho que se o cara se consagra, essa é a tendência, mas enfim...

7. Herege! :D

2: Pois é. Aí é gosto pessoal, e gosto pessoal não dá pra discutir. A verdade é que tem MUITO evento de UFC que é bem chatinho, e Pride você conta LUTAS ruins, porque dizer que um EVENTO do Pride foi ruim, é difícil. Sobre os freaks, verdade. Tinham esses e outros, mas o UFC também tem seus bizarros, tem seus John Does e Juanitos Mendes. Só não tem luta freak porque é totalmente regulado por órgãos ESPORTIVOS que limitam os pesos. Se bem que pelo seu conceito de freak, o UFC também já teve MUITA luta freak, né?

7: Todo mundo zoava o Arona de amarrão. Aí vem o UFC e me sagra campeão GSP, mostrando que quando você acha que a luta de um cara é chata, tem sempre alguém pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora