Recommended Posts

Já viu os do Kolat? É um cara conhecido no meio?

Achei os videos dele bem legais. Simples e bem didático.

Porra, O Kolat é foda! Vive para o wrestling desde sempre, all american, medalista olímpico no freestyle, hoje é head coach de uma universidade de respeito, etc.

Esse tem muita propriedade para falar de wrestling! Já entrei muito no site dele e recomendo fortemente para quem quiser aprender algo a respeito.

Pra quem se interessar, o site dele é: www.kolat.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trailer do Mundial de Wrestling da FILA 2014 no Uzbequistão que ocorrerá do dia 8 ao dia 14 de setembro:

Na expectativa enorme por esse evento, desde já na torcida para os meus ídolos Burroughs, Yazdani e Gatsalov. E torcendo para que o Ruth e principalmente o Metcalf façam um ótimo campeonato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra, O Kolat é foda! Vive para o wrestling desde sempre, all american, medalista olímpico no freestyle, hoje é head coach de uma universidade de respeito, etc.

Esse tem muita propriedade para falar de wrestling! Já entrei muito no site dele e recomendo fortemente para quem quiser aprender algo a respeito.

Pra quem se interessar, o site dele é: www.kolat.com

Legal. Já vi vários videos dele no youtube, sempre curtos e bem objetivos. Parece bobeira, mas depois que comecei a assistir, meu jogo de quedas melhorou bastante e passei a entender melhor alguns conceitos, principalmente na parte das entradas de queda. Defensivamente não cheguei a ver nada dele, mas pretendo procurar!

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém por aqui interessado no mundial de freestyle wrestling que vai acontecer semana que vem?

Tem um preview geral da FILA falando sobre os competidores e quais são os favoritos, está em inglês e estava pensando em traduzir para postar aqui, alguém realmente interessado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trailer do Mundial de Wrestling da FILA 2014 no Uzbequistão que ocorrerá do dia 8 ao dia 14 de setembro:

Na expectativa enorme por esse evento, desde já na torcida para os meus ídolos Burroughs, Yazdani e Gatsalov. E torcendo para que o Ruth e principalmente o Metcalf façam um ótimo campeonato.

Do caralho!!!

Legal. Já vi vários videos dele no youtube, sempre curtos e bem objetivos. Parece bobeira, mas depois que comecei a assistir, meu jogo de quedas melhorou bastante e passei a entender melhor alguns conceitos, principalmente na parte das entradas de queda. Defensivamente não cheguei a ver nada dele, mas pretendo procurar!

Valeu.

Pode crer, ajuda mesmo.

Alguém por aqui interessado no mundial de freestyle wrestling que vai acontecer semana que vem?

Tem um preview geral da FILA falando sobre os competidores e quais são os favoritos, está em inglês e estava pensando em traduzir para postar aqui, alguém realmente interessado?

Claro! Me passa o link em inglês aí por enquanto, que quero ler já. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro! Me passa o link em inglês aí por enquanto, que quero ler já. :D

hahaha dá uma lida aí http://fila-official.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1316:returning-freestyle-gold-medalists-bring-glitter-to-world-championships&catid=60:actualite&Itemid=100235〈=en

Pergunto porque quando vou fazer PbP de algum evento importante, só dá eu por aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha dá uma lida aí http://fila-official...=100235〈=en

Pergunto porque quando vou fazer PbP de algum evento importante, só dá eu por aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caralho, muito bom, hein! Ideal para quem não acompanha e tá afim de começar a acompanhar ficar ligado em quem são os favoritos e tal.

Pô, eu tive azar e não pude acompanhar muita coisa das últimas que rolaram por estar trampando na hora.

Farei de tudo para acompanhar esse mundial e te fazer companhia aqui. rs

Tomara que eu tenha sorte de estar livre na hora dos combates, tô muito afim de ver essa bagaça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caralho, muito bom, hein! Ideal para quem não acompanha e tá afim de começar a acompanhar ficar ligado em quem são os favoritos e tal.

Pô, eu tive azar e não pude acompanhar muita coisa das últimas que rolaram por estar trampando na hora.

Farei de tudo para acompanhar esse mundial e te fazer companhia aqui. rs

Tomara que eu tenha sorte de estar livre na hora dos combates, tô muito afim de ver essa bagaça.

Olha nobre, eu tenho quase certeza que vai ser de manhã, e vai ser segunda e terça, se você estiver por aqui a gente comenta as lutas na hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha nobre, eu tenho quase certeza que vai ser de manhã, e vai ser segunda e terça, se você estiver por aqui a gente comenta as lutas na hora.

Humm, pode crer. Valeu pela informação. Vou tentar tirar umas horas na manhã pra isso. Heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma ultima dúvida

eu sempre imaginei q os eua fossem a potência maxima do esporte, mas pelos relatos e resultados de campeonatos postados aqui, existem outras potencias no mesmo nível ou até superiores, então na opnião de voces pq não surgem tantos atletas tops no MMA oriundos do wrestling desses países top naodalidade? Posso estar postando besteira pois não estou acompanhando o ufc tão de perto ultimamente, mas a grande maioria dos wrestlers de sucesso no UFC(pra não dizer todos) são americanos. Seria o fato de ser um evento americano? A transição dos americanos é mais completa? enfim, agradeceria se alguem mais entendido nesse assunto desse seu ponto de vista!

Sua duvida é bem interessante, e eu tambem ja me vi pensando nisso muitas vezes

Acho que a transição alem da estrutura favorece os americanos nesse sentido

Realmente os EUA devem ser a quarta ou a quinta potencia do wrestling, ou seja tem muito cara bom

por ai, de outras nações que poderiam estar fazendo bonito no MMA.

Outra coisa que MMA nesses paises não são tão difundidos assim, acho que tem pouca migração, e pouca mão de obra de jiu-jitsu

Agora minha maior duvida é, sendo a Russia a potencia numero 1 do wrestling, porque 90% dos lutadores do pais vem do Sambo?

Isso que não me entra na cabeça!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O horário não ajuda mas vou tentar acompanhar a maioria das lutas esse ano no mundial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico muito bom, sempre tive vontade de entender um pouco mais de wrestling e esse tópico está servindo justamente para isso,li ele todo e quando puder irei ver os videos

Aproveitando o espaço vou perguntar sobre quatro lutadores do ufc q ainda não tiveram seus histórico nessa luta comentados aqui:

o primeiro é o matt hughes q durante um bom tempo reinou na 77 do ufc, botando geral pra baixo e controlando

o segundo é o velazques q é o jogo de quedas q mais gosto do ufc, sempre botando pressão nos adversários. Pelo q sei já foi all american da ncaa, mas não sei se ja foi campeão ou se já lutou mundial ou olimpiadas

o terceiro é o dominick cruz q mesmo não sendo aquele cara q derruba e fica controlando o adversário no chão o tempo inteiro, tem um jogo de quedas muito interessante

O ultimo é o sean sherk

Desde já agradeço a quem puder explicar sobre o background de wrestling desses 4

O Hughes foi na high school 2 vezes campeão estadual de Illinois (1991, 1992), sendo que nos 3 anos finais da high school seu cartel foi um impressionante 131-2. O americano também foi 2x NJCAA (Junior College ou JUCO) All-American, está no NJCAA Hall of Fame, e o mais importante, é 2x NCAA Division I All-American (oitavo colocado em 1996 e quinto colocado em 1997).

O Velasquez fez um cartel de 110-10 enquanto estava na High School, vencendo 2 vezes o estadual do Arizona (2000, 2001), foi campeão nacional pela NJCAA em 2002, foi bicampeão Pac-10 Conference em 2005 e 2006 e foi 2 vezes NCAA Division I All-American (quinto colocado em 2005 e quarto colocado em 2006). Cain se aventurou no freestyle wrestling, sendo campeão nacional junior da FILA em 2002 e se aventurou na Greco-Romana também, ficando terceiro no nacional (pelo que li, na high school e nos dois primeiros anos da faculdade, Cain era um dos melhores wrestlers pesados da Greco em sua categoria de idade). Pegando também sétimo lugar no nacional de freestyle das universidades em 2002 (o Cain era mais bem mais novo que a maioria dos competidores) e quinto lugar no nacional de freestyle (adulto) em 2003.

O Cruz apesar de ter sido um wrestler, não tem nenhuma conquista relevante.

O Sherk começou no wrestling com 7 anos e disse que competiu por 13 anos no wrestling, mas não competiu no college (universidade, ensino superior).

Devo ter deixado passar uma coisa ou outra, mas no geral é isso.

Uma ultima dúvida

eu sempre imaginei q os eua fossem a potência maxima do esporte, mas pelos relatos e resultados de campeonatos postados aqui, existem outras potencias no mesmo nível ou até superiores, então na opnião de voces pq não surgem tantos atletas tops no MMA oriundos do wrestling desses países top naodalidade? Posso estar postando besteira pois não estou acompanhando o ufc tão de perto ultimamente, mas a grande maioria dos wrestlers de sucesso no UFC(pra não dizer todos) são americanos. Seria o fato de ser um evento americano? A transição dos americanos é mais completa? enfim, agradeceria se alguem mais entendido nesse assunto desse seu ponto de vista!

Olha, o esporte wrestling é comumente dividido em 3 (não levando em consideração catch wrestling e outras possíveis derivações que usam submissions), os estilos internacionais (freestyle e Greco-Romana) e o college wrestling (ou folkstyle wrestling) praticado nos EUA, isso já foi explicado nesse post, recomendo dar uma olhada:

Caetano então haha, o que eu aprendi sobre wrestling foram pesquisas na internet mesmo, curiosidade sobre o esporte que está dando a melhor base para o MMA hoje em dia. Bom, primeiramente temos que diferenciar os estilos de wrestling. Há o folkstyle wrestling (college wrestling), o Freestyle wrestling e a tão famosa Greco-romana. O primeiro estilo é o wrestling que a maioria dos americanos praticam na high school e no college (universidade), o segundo e o terceiro são os chamados estilos internacionais, são as 2 modalidades de wrestling praticados nas Olimpíadas, no Pan-Americano, no Mundial da FILA, etc.

A diferença entre o folkstyle wrestling e os estilos internacionais são várias, como as regras, o foco da luta e o sistema de pontuação (esse é mais complexo e eu não conheço muito bem). O estilo folkstyle é mais focado no controle de um oponente sobre o outro, o controle físico no chão, tanto uma queda normal como uma queda mais plástica (como os “throws”, quedas que tiram o adversário do chão) é dado o mesmo número de pontos (2 pontos), a luta acontece mais no chão do que em pé (é o “mat wrestling”), e por isso que vemos vários wrestlers (com noção de submissions é claro) controlando seus oponentes no chão no MMA hoje em dia (incluindo faixas-pretas de jiu-jitsu), além de eles saberem quedar, sabem muito bem exercer esse controle, dominar o adversário no chão. Os estilos internacionais (Freestyle e Greco-Romana) são focados mais na explosão das quedas, a luta acontece mais em pé do que no chão, quanto mais explosiva uma queda for, mais pontos o wrestler ganhará (máximo de 5 pontos), algumas quedas do estilo internacionais são até proibidas no folkstyle wrestling, como o famoso “suplay” (queda que o Jon Jones aplicou no Stephan Bonnar).

Também há uma diferença entre os estilos internacionais, no Freestyle wrestling o wrestler pode tanto atacar como defender segurando nas pernas do adversário, já na Greco-Romana não é permitido o wrestler atacar partindo para as pernas do adversários, ou segurá-las tentando se defender, as quedas são todas agarrando o tronco do adversário (só acima da cintura), é o estilo com as quedas mais explosivas, que tiram o adversário do chão (é o estilo do famoso Alexander Karelin).

Lembrando que o Folkstyle wrestling é o estilo de wrestling praticado somente nos EUA, enquanto os estilos internacionais são praticados no mundo todo, com a potência máxima sendo a Rússia.

Com essa explicação, fica claro notar que as Olimpíadas são o ápice dos estilos internacionais de wrestling. No folkstyle wrestling, a NCAA Division I é o campeonato nacional (não tem internacional) mais importante, são reunidos vários wrestlers (que se classificam para o nacional) das mais variadas universidades de todo o território americano. Para o wrestler ser considerado All-American wrestler ele tem que ficar entre os 8 melhores no campeonato da NCAA (Division I nesse caso), ou seja, ele não precisa ser campeão, então, ser reconhecido como um campeão da NCAA Division I é melhor do que ser reconhecido como um All-American no UFC, pois All-American pode ser qualquer um dos 8 melhores (sim, o campeão da NCAA também é All-American).

O melhor wrestler do estilo folkstyle (estilo de wrestling predominante no MMA) lutando no MMA hoje em dia é o Ben Askren, que já foi campeão da NCAA Division I duas vezes, e classificou para as Olimpíadas no Freestyle wrestling, mas não se deu bem, pois era novo nesse estilo. Além dos 2 títulos da NCAA, ele tem vários outros títulos e condecorações no folkstyle wrestling, inclusive ganhou o troféu Dan Hodge 2 vezes (dado para o melhor wrestler do ano), feito conseguido apenas por ele e mais outro wrestler (Cael Sanderson).

O melhor do Freestyle wrestling no MMA é o Daniel Cormier, com 6 títulos nacionais, um dos Jogos Pan-Americanos e outro do campeonato Pan-Americano, além de ter ido 2x para as Olimpíadas (2004 e 2008), sendo em 2008 o capitão do time, outro wrestler desse estilo que vale a pena mencionar é o King Mo Lawal, que ganhou 3 títulos nacionais.

O melhor da Greco-Romana no MMA é o Lindland, ganhando medalha de prata nas Olimpíadas, vale a pena mencionar também o Dan Henderson, que foi 2x para as Olimpíadas (em 1992 e 1996) e o Chael Sonnen que foi 2x campeão nacional e medalhista de prata no Mundial de Greco-Romara das universidades em Tokyo.

E todos esses wrestlers que eu mencionei dos estilos internacionais também lutaram no folkstyle wrestling, mas nenhum conseguiu a façanha de ser campeão da NCAA Division I, como o Ben Askren (2x), Josh Koscheck, Brock Lesnar, Phil Davis, pra citar alguns que foram campeões.

Portanto ir e participar das Olimpíadas (ou ser campeão) e ser campeão da NCAA Division I são os cumes de estilos diferentes de wrestling, apesar das Olimpíadas ter um nome maior obviamente.

Espero que minha explicação tenha esclarecido, esse é o básico que eu sei, se alguém quiser acrescentar (deve ter bastante coisa ainda, como o sistema de pontuação) ou corrigir algo que eu falei de errado, fiquem a vontade.

Abraço.

Atualizando isso, o lutador de MMA com melhores credenciais hoje no MMA não é mais o Daniel Cormier, nem o Yoel Romero, mas sim o Henry Cejudo, medalhista de ouro olímpico. E além de Ben Askren e Cael Sanderson, outro wrestler ganhou duas vezes o Dan Hodge Trophy, David Taylor (ganhou pela segunda vez agora em 2014).

Lendo isso, poderei explicar melhor pra você, as maiores potências do Freestyle e da Greco são o Irã e a Rússia, os EUA estão logo em terceiro ou um pouco mais atrás com diversos outros países.

Os wrestlers que se dão bem nos estilos internacionais, principalmente em países como Rússia e Irã não precisam ir para o MMA para ganharem dinheiro, os wrestles de ponta desses países já tem o incentivo financeiro de suas conquistas, além do reconhecimento e da fama, portanto não precisam ficar trocando porrada.

Os wrestlers americanos (mais ou menos 95% vem do Folkstyle wrestling) migram para o MMA pois após a universidade, acabou, não dá pra dar continuidade no wrestling nesse estilo, a não ser que você faça a transição para os estilos internacionais como alguns fazem, mas não é fácil, tem que se adaptar às novas regras e ao estilo como um todo. Além disso, o folkstyle wrestling privilegia bastante o jogo de chão, o controle do wrestler que está por cima, o "mat wrestling", como já explicado acima, isso ajuda bastante também na transição para o MMA e os wrestlers desse estilo aproveitam esse conhecimento que possuem desde tenra idade.

Agora minha maior duvida é, sendo a Russia a potencia numero 1 do wrestling, porque 90% dos lutadores do pais vem do Sambo?

Isso que não me entra na cabeça!

Corrigindo, a Rússia não é a potencia número 1, Irã e Rússia estão lado a lado em primeiro lugar nos estilos internacionais de wrestling (principalmente o freestyle, que acompanho MUITO mais do que a Greco, por simplesmente gostar mais).

Acredito que a maioria dos lutadores russos que estão no MMA vem do Sambo (ou Combat Sambo), pois os campeões de Sambo não tem o mesmo incentivo financeiro e reconhecimento que um wrestler de ponta tem na Rúsia, além do fato de ser um estilo mais próximo do MMA (Combat Sambo nesse caso), mas isso é apenas o que eu acho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico muito bom, sempre tive vontade de entender um pouco mais de wrestling e esse tópico está servindo justamente para isso,li ele todo e quando puder irei ver os videos

Valeu, a intenção é essa mesmo.

Uma ultima dúvida

eu sempre imaginei q os eua fossem a potência maxima do esporte, mas pelos relatos e resultados de campeonatos postados aqui, existem outras potencias no mesmo nível ou até superiores, então na opnião de voces pq não surgem tantos atletas tops no MMA oriundos do wrestling desses países top naodalidade? Posso estar postando besteira pois não estou acompanhando o ufc tão de perto ultimamente, mas a grande maioria dos wrestlers de sucesso no UFC(pra não dizer todos) são americanos. Seria o fato de ser um evento americano? A transição dos americanos é mais completa? enfim, agradeceria se alguem mais entendido nesse assunto desse seu ponto de vista!

O Axe já falou tudo que eu iria dizer, só acho que muitas vezes não é nem questão de grana (o motivo pelo qual eles fazem a transição para o MMA) e sim o desejo de continuar competindo, de continuar sendo um wrestler. Como não existe folkstyle além da faculdade (tua carreira se encerra com 20 e poucos anos), eles simplesmente não tem a opção de continuar competindo nesse estilo, mas poderiam facilmente se manter como treinadores e conseguir tirar uma grana legal assim. Mas é foda simplesmente parar de competir tão novo, principalmente para caras tão talentosos. Aí, como o Axe disse, o cara tem que levar em conta o que compensa mais, fazer a transição para um outro estilo (freestyle ou greco) ou para uma outra modalidade (MMA). No MMA ele pode continuar sendo um folkstyler, só precisaria adicionar elementos de outras artes. Nos outros estilos ele continuaria sendo um wrestler, mas teria que modificar bastante seu jogo. E aí, muitos vão para o MMA.

E aí com relação a fazer tanto sucesso, além da óbvia questão que com um grande número de atletas as chances de alguns fazerem sucesso é maior, também tem a parada que o Axe disse, do folkstye ser um estilo que privilegia o combate no chão, que dá muito mais importância a isso que os outros estilos. Então o folkstyler tende a controlar o oponente melhor no chão, a ter mais facilidade em estabilizar as quedas e manter o cara por baixo. O Askren é um excelente exemplo disso. No wrestling ele já sobra nesse quesito, no MMA então. Uma vez quedado por ele, tu não sai de baixo nem fudendo.

Editado por nobremaia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peguei o schedule das lutas amanhã e terça e todas tem o mesmo horário, as preliminares começam 1 da manhã e as finais começam 9 da manhã, portanto quem quiser acompanhar, terá que ficar acordado ou pelo menos acordar cedo:

nobre, você já ficou sabendo da promessa no 86kg desse mundial? Abdulrashid Sadulaev:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora