Recommended Posts

Então ... aí estamos num paradigma ...

Para defender passagem sentado, o Tony passou um esquema bem legal no primeiro seminário dele, que você mantém as mãos a frente dos seus joelhos, para evitar as pegadas. E girando junto com o adversário.

A chave pra isso (acredito eu) é evitar pegadas, e para evitá-las, tem que girar ou se mexer.

Agora se a ótica da defesa, for amarrar, a defesa da toreada perde o propósito. Quando penso em travar com o adversário em pé, tentando passar, eu dou uma perna como armadilha e tento puxar. Primeiro manga ... mas o mais importante ... buscar lapela. A partir do momento que você trouxe uma lapela ... não existe mais passagem toureando, e teoricamente, ela está defendida.

Tem mais 500 passagens que você pode tomar depois dali, mas, aí é outra história.

Tenta sempre procurar lapela e trazer o adversário pra você, não sei se isso vai funcionar, pois confesso que essa puxada que faço, é bem de jagunço, uso muita força, e talvez não seja a ideal ... mas, se eu pego a lapela e puxo, ninguém me passa mais toureando. Fatalmente eu trago pra minha fechada, ou meia na pior das hipóteses.

fefo, pelo que eu entendi o cara está em pé, buscando pegada pra torrear, certo? Eu costumo fazer uma das quatro coisas: 1) posição de levantada técnica, dedos pra trás e vou rodando com o cara.2) quando tenho a chave de pegar gola ou triceps, armdrag ou goladrag. 3) se a lapela estiver solta, combino 1 com a lapela e jogo no fio dental. 4. quando estou cansados machucado, deixo o cara vir com a mao direita na minha perna esquerda, estouro a pegada e já puxo pra meia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fefo, pelo que eu entendi o cara está em pé, buscando pegada pra torrear, certo? Eu costumo fazer uma das quatro coisas:

1) posição de levantada técnica, dedos pra trás e vou rodando com o cara.

2) quando tenho a chave de pegar gola ou triceps, armdrag ou goladrag.

3) se a lapela estiver solta, combino 1 com a lapela e jogo no fio dental.

4. quando estou cansados machucado, deixo o cara vir com a mao direita na minha perna esquerda, estouro a pegada e já puxo pra meia...

1) Foi a que o Tony passou no primeiro seminário dele ... muito efetiva ...

2) Mais ou menos o que eu tentei explicar, e você deu mais detalhes/possibilidades, show !!!

3 e 4 ... nunca tinha pensado nisso ...

Ótimas observações !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aprendi mais uma defesa boa da toreando, não sei explicar.... mas tudo se resume as pegadas....

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Foi a que o Tony passou no primeiro seminário dele ... muito efetiva ...

2) Mais ou menos o que eu tentei explicar, e você deu mais detalhes/possibilidades, show !!!

3 e 4 ... nunca tinha pensado nisso ...

Ótimas observações !!!

valeu feffo. pelo que eu tinha entendido da 1, o cara ficava sentado defendendo as duas barras da calça. O foca disso é que se o cara te empurrar na testa tu desabas pra trás. Com a mão pra trás tu ganhas velocidade na movimentação e base. Mas o importante sempre é os dedos ficarem pra trás, pra ter alavanca...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o Jiu Jitsu pra mim se resume a pegadas e dominio...

Nelson, eu segui isto por muito tempo, mas quando envelheci de vez eu incorporei outra coisa ao jogo, pra poder jogar com menos desgaste físico: as esgrimas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nelson, eu segui isto por muito tempo, mas quando envelheci de vez eu incorporei outra coisa ao jogo, pra poder jogar com menos desgaste físico: as esgrimas.

Qualquer praticante que tenha começado sem kimono tem muita mais noção da importância da esgrima na luta (no início). A ideia que eu tenho é que o pessoal que começa logo com kimono foca demais na pegada e acaba por esquecer outros conceitos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nelson, eu segui isto por muito tempo, mas quando envelheci de vez eu incorporei outra coisa ao jogo, pra poder jogar com menos desgaste físico: as esgrimas.

Sim com certeza temos que colocar as esgrimas, na verdade quando digo dominio, isto tb inclui as esgrimas e ganchos...

Editado por NelsonMMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o Jiu Jitsu pra mim se resume a pegadas e dominio...

E se sair na porrada na praia, ambos de sunga?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se sair na porrada na praia, ambos de sunga?

Ai só tendo as aulas on line do Rick e Rener :D

Editado por Hall

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem tem uma dica pra defender a toreando?

Cara, vi uma vez o Lo falar sobre defesa de toreadas e ele falou um negocio que eu nunca tinha pensando. Quando se está fazendo pé no biceps e o cara ja jogou as pernas de lado, em vez dele insistir na pegada nas mangas, ele abandona e vai ficando de lado, tentando fazer pegadas na altura dos joelhos do cara e virando de barriga pra baixo. Dessa forma, se o cara chegar do lado, pode até ficar perpendicular, mas não se aproximara por causa da alavanca criada (os braços devem ficar esticados) e assim vc consegue ir ficando de 4 apoios pra depois sentar de frente de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer praticante que tenha começado sem kimono tem muita mais noção da importância da esgrima na luta (no início). A ideia que eu tenho é que o pessoal que começa logo com kimono foca demais na pegada e acaba por esquecer outros conceitos.

sem entrar no mérito de qual é o melhor caminho pra formar alguém (já que o Gi dá inúmeras outras virtudes), neste ponto eu concordo com você. O pano satisfaz aquele instinto natural de segurar o oponente. Mas, por outro lado, pelo que eu vejo na gurizadinha aqui, eles logo perdem esta prática (principalmente assim que começam a aprender a trabalhar com o antebraço no pescoço). O que eu vejo que eles levam MUITO mais tempo é a jogar de cotovelo fechado pra DEFENDER as entradas de esgrima. E aprender isso talvez seja até mais difícil no NoGi.

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora