Caliani

A cola pra vencer o Shogun 100%

Recommended Posts

Esse é um post mais abrangente sobre o jogo do Shogun, mas aborda principalmente os defeitos dele, embora não fale necessariamente quais defeitos o Gus deve explorar (nos dois sentidos). O Jack vai postar outro desses amanhã pra falar do sueco, e a minha ideia seria compilar os posts, mas como aqui o pessoal só se importa com o Shogun, vou postar aquele (na quarta ou quinta) separadamente caso alguém se interesse. :rolleyes:

O post do BJ que eu tinha prometido trazer ficou meio mais ou menos, achei que não vale o esforço de traduzir. Mas ele ainda deve falar mais do BJ qualquer dia desses, daí eu faço o serviço.

Boa leitura!

Cheat_sheet_Shogun.png

Maurício Rua, mais conhecido como “Shogun”, é um lutador sobre o qual eu já venho escrevendo há bastante tempo, mas continua sendo um dos lutadores mais requisitados para uma análise técnica. Muitos fãs acham Shogun incrivelmente confuso porque ele pode vencer em pé lutadores como Chuck Liddell e Lyoto Machida com firmeza e estilo, e swingar como um amador contra Dan Henderson e Brandon Vera. É claro que com Shogun sempre devemos considerar as suas lesões do joelho e como elas afetaram seu condicionamento físico, mas condicionamento e joelhos trôpegos não fazem um lutador desaprender completamente a lutar.

No cheat sheet de hoje eu tentarei amalgamar algumas das análises que já fiz sobre Shogun anteriormente, e usá-las-ei para esboçar algumas dificuldades que tanto ele quanto Alexander Gustafsson possivelmente causarão ao outro no UFC on Fox 5, no dia 8 de Dezembro.

O cruzado de Shogun como contragolpe

Vocês que estão familiarizados com os meus primeiros artigos se lembrarão das análises que escrevi no Cross Counter e de como pode ser o contragolpe mais eficiente por aí (e depois talvez o direto de direita como resposta a um gancho de esquerda que Badr Hari usou para derrubar Alistair Overeem). O cruzado como contragolpe é um gancho de direita inclinado para a esquerda mas não é um overhand. O overhand é simplesmente um swing no oponente e é o tipo de golpe que nos acostumamos a ver muito frequentemente nos lutadores de MMA – Leonard Garcia em particular tem um histórico notório de agressão ao ar em torno dele. Um cruzado de contragolpe é um soco de contragolpe jogado com antecipação no oponente empenhado em um soco. Normalmente este soco será o jab (porque é com ele que a maioria dos lutadores ataca) e o cruzado de contragolpe fará a trajetória sobre o jab e atacará o jabber na têmpora, daí o nome [cross, no inglês, que deriva de across (sobre, através de)]. O mesmo movimento funcionará de maneira igualmente boa, ou talvez ainda melhor, contra um oponente que ataca com um power punch – porque eles encurtarão e estarão mais empenhados em bater com o peso do corpo. Aqui vão dois exemplos de Shogun usando seu cruzado de direita para contra-atacar seus oponentes vindo para a frente.

Shogun_Counters_medium.jpg

Nos dois quadros do topo, Shogun se esquiva para dentro do direto de esquerda de Machida (que é um canhoto então esse é basicamente o mesmo procedimento de se esquivar de um jab para contragolpear com cruzado) e o atinge em sua têmpora com uma direita arqueada enquanto o próprio soco de Machida atravessa o ombro de Shogun. Nos quadros de baixo, Shogun contra-ataca imediatamente a tentativa de mão direita de Forrest Griffin. Executado no tempo certo, este soco é quase uma garantia de causar dano.

Shogun adere a mesma metodologia utilizada por Glover Teixeira – anda para a frente procurando uma brecha para contra-atacar ou ataca com o gancho de direita em toda oportunidade. Assim como Glover, quando os oponentes de Shogun conseguem aguentar os primeiros socos, ele rapidamente começa a ficar sem ideias do que fazer e se mostra muito limitado. Lembre-se – em qualquer momento que Shogun ataca com uma mão direita e não se trata de uma resposta a um soco do adversário, não é um contragolpe, é um pirocóptero selvagem. Segundo o que eu escrevi em As Fraquezas de Shogun:

Isso deveria ser óbvio para muitos dos que assistem a Shogun lutar, mas para aqueles que nunca perceberam, Shogun não possui um jab. Um gancho de esquerda excelente, um gancho de direita avassalador e um uppercut de direita brutal fazem parte das excelentes armas no arsenal de Shogun, mas elas sempre serão naturalmente mais lentas que o jab. Mauricio Rua raramente já usou um jab e mesmo quando o fez, não o usou de maneira eficiente; mais como um adendo de algo que ele deveria estar usando enquanto procura soltar seus grandes chutes, joelhadas e socos. Shogun pode jogar um jab, como evidenciado nos vídeos dele com luvas, manopla de Muay Thai ou até fazendo sparring; mas ele parece não entender a importância do jab na hora da luta.

A vontade de Shogun de atacar com a mão direita em toda oportunidade tem sido responsável por ele ter lutado mal nas suas duas últimas performances muito mais do que o seu condicionamento. Como Shogun cresceu no esporte e está acostumado em ser mais rápido e mais agressivo que qualquer um que ele enfrenta, jamais aprendeu estratégia básica de trocação ou até mesmo a usar um jab. Contra Dan Henderson, ficou evidente a confiança que Shogun depositou na sua velocidade natural que simplesmente não existe mais. Veja este gif!

Shogun_Hendo_1.jpg

Perceba que Shogun, no primeiro minuto de sua luta com Dan Henderson, está tentando acertar Hendo com seu uppercut enquanto a cabeça de Hendo está fora da linha reta e abaixada na sua postura agachada. Shogun e Hendo param no primeiro quadro, e no segundo Shogun pisa com seu pé esquerdo para frente e tenta jogar um uppercut de direita, comendo um gancho seco de direita de Henderson como contragolpe. Isso também não foi simplesmente um erro, Shogun tentou atacar com o uppercut de direita várias vezes durante a luta – até conectando um em um Henderson exausto, momentos depois.

***

Atacar com uppercut da mão da frente é de uma forma extremamente pobre, é o que treinadores de boxe (treinadores bons, diga-se) abominam porque é uma técnica de tão alto risco e pouca recompensa. Shogun usou isso durante toda a sua carreira e realmente, machucou Forrest Griffin com isso, mas Forrest Griffin não é um puncher rápido, nem perigoso e nem técnico. Henderson é, e é por isso que ele imediatamente castigou Shogun por uma tentativa tão tola e insensata. Shogun tentou atacar com o uppercut de direita momentos depois no mesmo round e foi acertado com um jab pesado quando sua mão direita estava abaixada na altura do joelho.

Shogun_Hendo_2.jpg

O jab existe porque há uma porção de espaço significativa na frente de um lutador, o qual pode obter êxito somente ao atacar com a mão da frente quando completamente estendida. As insistentes tentativas de Shogun de entrar com a mão direita na ofensiva (ao invés de usá-la como um contragolpe) geralmente o levaram a percorrer esse espaço e ser acertado primeiro.

É válido notar que Alexander Gustafsson consegue ser o mais eficiente quando seus oponentes o caçam com trocação destrambelhada, como o sempre empolgado Thiago Silva rapidamente descobriu em sua luta quando ele caçou Gustafsson com um overhand de direita e comeu um uppercut bonito que o deixou em perigo. Eis um gif saboroso desse momento.

Gus_1_medium.png

O cheat punch

Ao que parece, venho falando muito sobre cheat punches nessa semana e eu recebi algumas solicitações para esclarecer o que quero dizer com isso. Um cheat punch é um soco jogado com a mão da frente, ao combinar-se com um passo para frente com o pé de trás. Isto altera a postura e torna o que era o jab num soco da mão de trás, enquanto coloca o agressor numa nova posição em relação ao adversário. Alistair Overeem usa essa técnica diversas vezes, assim como usava o grande e saudoso Benny Leonard numa variação conhecida como “The Drop Shift” (mas essa história fica pra outro dia).

A variação de Shogun do cheat punch é quase única no sentido de ser um gancho de esquerda jogado com o braço completamente estendido. Normalmente Shogun usa isso pra correr atrás de um chute, como ele fez inúmeras vezes diante de Lyoto Machida. Note como Shogun pisa com seu pé direito para frente enquanto sua mão esquerda manda o gancho, e depois pisa seu pé esquerdo para frente novamente para chutar. Aqui vai outro gif para você.

Shogun_Dash_medium.jpg

Você pode ser perdoado por pensar que toda a intenção deste soco foi para servir como distração, mas a luta de Shogun com Chuck Liddell certamente provou que ele pode conduzir o peso do corpo no seu soco quando ele quer. Veja este gif umas duzentas vezes como eu gosto de fazer.

Shogun_Hook_medium.jpg

Este cheat punch é um pilar no jogo de Shogun e serve muito bem para armar seus chutes. Eu anteriormente descrevi Alexander Gustafsson como o “primo pobre” de Machida em suas tentativas de chamar o adversário para si (embora ele tenha um boxe muito mais variado) – se um Shogun inteligente aparecer na luta, poderemos ver ele usar o cheat punch para combinar seus chutes baixos e acertar as pernas de Gustafsson.

Conclusões e os chutes

Shogun teve uma das carreiras mais dramáticas na história do MMA e tornou-se um dos mais queridos pelos fãs. Isso o levou a uma tendência similar à de BJ Penn quando qualquer um dos dois perde – a tendência de dar desculpas sobre Shogun ser preguiçoso ou de não ter gás ao invés de atribuir o problema às falhas técnicas e estratégicas que ele possui.

Shogun na sua melhor forma superou Ricardo Arona no chão e bateu Lyoto Machida – embora na sua pior forma tenha entrado na mão de Dan Henderson várias e várias vezes. Na verdade, Alexander Gustafsson pode ser o cara a fazer Shogun voltar aos trilhos – em pé ele não é nada que Shogun não tenha encarado antes. Se o Shogun que caçou Machida e castigou suas pernas durante cinco rounds aparecer, Gustafsson estará em perigo, mas se o Shogun que teve dificuldades de trocar com Brandon Vera e swingou como bêbado contra Dan Henderson aparecer, Gustafsson poderá colocar uma grande vitória em seu cartel.

O que nos interessa nessa luta é saber se o Shogun pode usar os chutes que ele infelizmente não aproveitou tanto em sua carreira – ou se ele tentará “boxear” Gustafsson como ele fez com Henderson.

Shogun_Kicks.jpg

O UFC on Fox 5 pode muito bem ser o dia em que deixaremos de falar sobre Mauricio Rua como um meio-pesado de elite. A idade chegou para ele, acudida pelas suas lesões, e ele não é mais rápido o suficiente para lutar atabalhoado e ainda arrancar uma vitória contra competição de ponta. Para continuar sendo relevante, Shogun precisa reavaliar a sua técnica e lutar com estratégia porque o luxo de ter a vantagem de velocidade não está mais do seu lado.

http://www.bloodyelbow.com/2012/12/3/3721308/jack-slacks-cheat-sheet-mauricio-shogun-rua

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelentes as análises ,parabéns por mais um ótimo post que esmiuça com riqueza de detalhes as lutas anteriores do Mauricio e as probabilidades da próxima .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente o texto, valeu pela tradução Caliani, vale muito a pena ler.. Acho que um do BJ ficaria bem legal também, BJ ataca muito usando o jab ao se esquivar do jab do adversário, ele fez isso em varias e varias lutas, um erro dele é que ele fica meio perdido quando o adversário entra com jab e direto forte, como o GSP faz muito bem, e utilizou muito bem dessa arma na segunda luta contra o BJ. Quando ele recebe golpes ele fica meio perdido, para de se movimentar, mas não estamos aqui pra falar do BJ né, e sim do Shogun. Sobre a luta de sabado, o Shogas deve conseguir fazer o que ele fez contra o Lyoto na primeira luta nos dois primeiros rounds, depois acho que ele cansa um pouco, ai o Sueco deve levar vantagem no ultimo round!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente o texto, valeu pela tradução Caliani, vale muito a pena ler.. Acho que um do BJ ficaria bem legal também, BJ ataca muito usando o jab ao se esquivar do jab do adversário, ele fez isso em varias e varias lutas, um erro dele é que ele fica meio perdido quando o adversário entra com jab e direto forte, como o GSP faz muito bem, e utilizou muito bem dessa arma na segunda luta contra o BJ. Quando ele recebe golpes ele fica meio perdido, para de se movimentar, mas não estamos aqui pra falar do BJ né, e sim do Shogun. Sobre a luta de sabado, o Shogas deve conseguir fazer o que ele fez contra o Lyoto na primeira luta nos dois primeiros rounds, depois acho que ele cansa um pouco, ai o Sueco deve levar vantagem no ultimo round!

Então, é que o texto dele só fala nisso e na mudança da postura ao longo da carreira. O boxe do BJ é simples mas tem mais coisa pra falar, quando ele fizer um post mais elaborado eu vou traduzir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otimo texto..

Valeu Caliani pelo texto, detalhou o shogas.

Se o shogas fosse um cara inteligente, seria mais foda ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O UFC on Fox 5 pode muito bem ser o dia em que deixaremos de falar sobre Mauricio Rua como um meio-pesado de elite. A idade chegou para ele, acudida pelas suas lesões, e ele não é mais rápido o suficiente para lutar atabalhoado e ainda arrancar uma vitória contra competição de ponta. Para continuar sendo relevante, Shogun precisa reavaliar a sua técnica e luta com estratégia porque o luxo de ter a vantagem de velocidade não está mais do seu lado.

Muito bom!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra variar, concordo totalmente com o JackSlack. Inclusive venho falando algumas coisas que ele disse há algum tempo aqui. O forte do Shogun são os chutes e as combinações chute + soco, seu boxe é bem previsível e tem sérias limitações técnicas. Além de que ele não se movimenta, luta plantado. Seu boxe é o ponto fraco de seu striking, não dá para ele basear inteiramente game plans em "lutar muay thai só com socos". O Shogun que lutou com o Lyoto venceria e bem o Gustafsson, mas infelizmente depois das lutas com o Hendo e o Vera, não acredito que o joelho do Shogun o permita se apresentar daquela maneira novamente. Acho que ele só tá lutando da maneira que tá por limitações físicas. E o Shogun que lutou contra o Hendo e o Vera, toma um pau do Gustafsson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra variar, concordo totalmente com o JackSlack. Inclusive venho falando algumas coisas que ele disse há algum tempo aqui. O forte do Shogun são os chutes e as combinações chute + soco, seu boxe é bem previsível e tem sérias limitações técnicas. Além de que ele não se movimenta, luta plantado. Seu boxe é o ponto fraco de seu striking, não dá para ele basear inteiramente game plans em "lutar muay thai só com socos". O Shogun que lutou com o Lyoto venceria e bem o Gustafsson, mas infelizmente depois das lutas com o Hendo e o Vera, não acredito que o joelho do Shogun o permita se apresentar daquela maneira novamente. Acho que ele só tá lutando da maneira que tá por limitações físicas. E o Shogun que lutou contra o Hendo e o Vera, toma um pau do Gustafsson.

Isso só ratifica o que ele afirma e eu concordo, exceto na crença de que chutando ele venceria. Posso estar redondamente enganado, mas Gus não é o tipo de lutador que se deixa chutar facilmente pela distancia que toma, além de circular bastante (ao contrario do Lyoto que vive andando pra trás).

O que eu não vejo ninguem comentar é que o Gus é muito mais rápido que o "Slowgun" e esse será o grande diferencial na minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só ratifica o que ele afirma e eu concordo, exceto na crença de que chutando ele venceria. Posso estar redondamente enganado, mas Gus não é o tipo de lutador que se deixa chutar facilmente pela distancia que toma, além de circular bastante (ao contrario do Lyoto que vive andando pra trás).

O que eu não vejo ninguem comentar é que o Gus é muito mais rápido que o "Slowgun" e esse será o grande diferencial na minha opinião.

Pois é, e é basicamente o que venho dizendo aqui há algum tempo para explicar o porque deu achar que o Gustafsson vence essa luta.

Mas discordo da parte em negrito. Não é algo que ele costumeiramente faz, mas de vez em quando o Gustafsson anda para trás sim. Pra mim o pior defeito dele é justamente esse, confiar demais na envergadura e as vezes simplesmente esticar os braços e andar pra trás para restabelecer a distância quando pressionado. Isso seria uma ótima abertura pros chutes do Shogun e seria um erro fatal contra o Jones por exemplo, que tem bem mais envergadura que ele e chuta bem. O Shogun poderia sim explorar os chutes, até porque com alguns bem encaixados, a movimentação do Gustafsson fatalmente seria bem prejudicada. Mas como disse antes, não boto mais fé que esse Shogun volte a lutar.

Quanto a diferença de velocidade, realmente será mais um trunfo a favor do Gustafsson.

Editado por nobremaia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caliani está de parabens pela tradução.

Realmente, os uppers em "lead" contra o Hendo foram lamentáveis.

Alguem que tem contato poderia mandar essa análise para o Dida. Não sei se ele concordaria com tudo, e não sei se está totalmente certa, mas seguramente é uma análise muito lúcida, uma opinião que pode ajudar.

As vezes alguem de fora, isento, que não tá preocupado em agradar nem com medo de ofender (como o Jack Slack), acha os pontos fulcrais dos problemas de estratégia que dentro da equipe ninguem mais consegue ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado colegas.

Sobre o AS dele ja tem um monte, vai entrar na fila... To aguardando ansiosamente pela analise de Cerrone vs Pettis tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caliani está de parabens pela tradução.

Realmente, os uppers em "lead" contra o Hendo foram lamentáveis.

Alguem que tem contato poderia mandar essa análise para o Dida. Não sei se ele concordaria com tudo, e não sei se está totalmente certa, mas seguramente é uma análise muito lúcida, uma opinião que pode ajudar.

As vezes alguem de fora, isento, que não tá preocupado em agradar nem com medo de ofender (como o Jack Slack), acha os pontos fulcrais dos problemas de estratégia que dentro da equipe ninguem mais consegue ver.

Poh, excelente animus.

segue aí o site do shogun, não tenho twitter,quem tiver pode mandar o artigo pra ajudá-lo na luta contra o Gustafsson.

http://www.mauricioshogun.com.br/Home.aspx site

http://twitter.com/shogunrua twitter

O problema nesse camp do Shogun está sendo justamente a falta de um treinador de boxe de alto nível,ele poderia chamar o Lucas França pra treinar ele, ou o Ulisses.

Editado por UDL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poh, excelente animus.

segue aí o site do shogun, não tenho twitter,quem tiver pode mandar o artigo pra ajudá-lo na luta contra o Gustafsson.

http://www.mauricioshogun.com.br/Home.aspx site

http://twitter.com/shogunrua twitter

O problema nesse camp do Shogun está sendo justamente a falta de um treinador de boxe de alto nível,ele poderia chamar o Lucas França pra treinar ele, ou o Ulisses.

Quero que o Shogas finalize o sueco e ganhe uma revanche com o Hendo para nocautear o americano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero que o Shogas finalize o sueco e ganhe uma revanche com o Hendo para nocautear o americano.

Seria d+ outra luta do Shogun contra o Hendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora