Recommended Posts

Eu acho que o maior problema é o código de ética, como estava falando para o South Pitbull onde eu treino, esse lance do mata leão é amplamente aceito, conversado antes e instruido (queixo é obstáculo, faça bater!) é quase uma ordem do mestrão, então se está todo mundo nessa filosofia, ja sabe das regras antes, tanto que é avisado até para visitantes, galera de fora que vem treinar ANTES de começar os rolas. Acho justo, agora o cara dar uma justificativa esdrúxula é osso.\

Mas no geral acho que toda academia/equipe tem seus poréns, faz parte da modalidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É cara, eu no começo discordei da questão de estrangular queixo por ser grosseria e machucar. Na real, continuo achando grosseria, e que existem caminhos mais técnicos pra encaixar o estrangulamento. Mas tenho que respeitar a posição do faixa preta responsável pelo tatame.

E até tem uma certa lógica essa instrução dele, pq em campeonato ou na porrada ninguém vai ficar preocupado se seu queixo tá no caminho ou não. Então o certo é o cara já saber que não tem que defender desse jeito no seu treino, ou pelo menos "só" desse jeito. Baixar o queixo pra ganhar tempo com outra defesa é válido.

E se todo mundo sabe e aceita que a regra é essa, o cara não tem que reclamar mesmo.

Com certeza, vc pode usar o queixo como defesa, desde que se mexa, porque se vacila lá nego vai pegar.

Esse é o ponto abordado, o mestre sempre fala "meu falecido mestre Marcelo e o mestre Flavio faziam a gente treinar assim, e é esse o método", ou seja todos sabem, e acho válido, principalmente que o foco de muitos treinos é um combate duro, respeitando as regras, mas duro. Ex: montada com mão na cara de quem ta embaixo..entre outros. Mas tudo é avisado antes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo isso aí irrita, mas o pior é o "cansaço seletivo".

Se o cara está num posição de vantagem tudo está lindo e maravilhoso, se for raspado ou percebe que pode levar um estrangulamento ou chave, diz: "Poww cara, to cansado, vamos parar..."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo isso aí irrita, mas o pior é o "cansaço seletivo".

Se o cara está num posição de vantagem tudo está lindo e maravilhoso, se for raspado ou percebe que pode levar um estrangulamento ou chave, diz: "Poww cara, to cansado, vamos parar..."

Verdade, se for pedir pra parar, que ao menos seja em um momento que esteja em posição de vantagem.

Essa é uma regra de boas práticas.

Aliás, valia até a pena fazer um livrinho de boas maneiras para jiu-jitsu. :lol:

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo isso aí irrita, mas o pior é o "cansaço seletivo".

Se o cara está num posição de vantagem tudo está lindo e maravilhoso, se for raspado ou percebe que pode levar um estrangulamento ou chave, diz: "Poww cara, to cansado, vamos parar..."

Isso quase nunca acontece :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas "dicas" Fair play PVT

1- Fazer pegada sem arrancar a pele do colega de treino junto.

2- Não segurar dedos ou puxa-los quando colega de treino estiver fazendo pegada,

3- Não morder ou arranhar.

4- jamais falar " vamos rolar solto" se não aceita levar raspagem, passagem de guarda ou finalizações

5- Estrangulamento tem esse nome porque "estrangula" o adversario e não porque entorta ou raspa a cara do colega de treino.

6- NUNCA, repito NUNCA passar a guarda com o joelho no saco do amigo

( continuem kkkkk )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, isso é foda. VOlta e meia eu to já morto, e naquele último gás consigo uma raspagem ou passagem. Ou então ataco uma finalização e me mato pra pegar, e o cara defende.

Aí dá aquela vontade de pedir arrego, mas não dá, é mto antiético. Então eu fico ali na merda aguentando do jeito que der.

Parabens, voce segue uma regra importante do fair play kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora