Entre para seguir isso  
cachorrao

Associação de Comissões de Boxe mudam critérios

Recommended Posts

17/07/2012 19h05 - Atualizado em 17/07/2012 19h05

Associação das Comissões de Boxe muda critérios e pode afetar o MMA

http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/07/associacao-das-comissoes-de-boxe-muda-criterios-e-pode-afetar-o-mma.html

Por SporTV.com

Rio de Janeiro

A Associação das Comissões de Boxe dos EUA realizou nesta terça-feira sua conferência anual para discutir as regras que são utilizadas no esporte, e que tem impacto direto na forma de julgamento das lutas de MMA, uma vez que o boxe é uma das artes de combate mais utilizadas dentro das Artes Marciais Mistas. Ao fim do evento, algumas decisões tomadas se mostraram importantes para o julgamento de algumas situações dos combates, podendo mudar drasticamente a forma como as lutas de MMA serão analisadas pelos juízes responsáveis pela pontuação de cada competidor.

Três comissões atléticas participaram do evento, além da Organização de MMA Amador da Califórnia: a de Edmonton e Alberta (do Canadá), e as dos estados do Colorado e da Geórgia. Ficaram definidas as seguintes altterações nos critérios de julgamento:

1) A remoção da defesa efetiva como critério de julgamento - O comitê acredita que as ações ofensivas devem ser o único critério utilizado como forma de pontuar no MMA. Lutadores ofensivos são a razão de ser do MMA, e os que fazem as lutas acontecerem. A defesa já vale por si só. Um lutador que decida não usar movimentos defensivos sofrerá duras consequências. Se um lutador decide não evitar ou bloquear um golpe, se proteger de uma tentativa de finalização ou evitar uma derrubada, sofrerá os resultados diretos dessas ações ofensivas. A única função das ações defensivas é a de manter um lutador mais tempo na luta, para que ele possa executar as ações ofensivas. Ter dois lutadores atuando apenas na defesa vai contra a a razão de ser mais básica de uma luta, que é atacar o adversário.

2) Golpes e jogo de chão agora são considerados equivalentes - O sistema antigo de pontuação dava mais valor aos golpes que às tentativas de finalização. O MMA é baseado em duas ações básicas: o jogo de chão e jogo em pé. O comitê avaliou que o jogo de chão não deveria ser visto como tendo valor secundário na definição do vencedor de uma luta. O jogo de chão requer um conjunto de habilidades atléticas e capacidades ofensivas que, se usadas corretamente, podem finalizar uma luta. Por isso, o jogo de chão deve ser avaliado com o mesmo peso que o jogo em pé.

3) O termo "dano" não será mais usado como importante quando for discutida a pontuação de um round. Ele será substituído por "efetividade" - O MMa é um esporte relativamente novo, e não foi sancionado em várias jurisdições. O cimitê valiou que a palavra "dano" poderia exercer um papel decisivo para determinar futuros impedimentos ao esporte, se fosse usado fora do contexto junto a quem se opõe ao MMA como esporte. Todos os instrutores foram orientados a fazer a substituição em seu material de ensino.

Por fim, a Associação das Comissões de Boxe dos EUA tornou mais claras as definições de diversos termos das regras unificadas do MMA:

1) Golpes efetivos - Golpes mais fortes que tenham impacto visual sobre o oponente terão mais peso no julgamento dos rounds do que o número total de golpes aplicados.

2) Jogo de chão efetivo - Serão julgadas a quantidade de execuções bem sucedidas de derrubadas, reversões e tentativas de finalização.

3) Agressividdade efetiva - Mover-se para frente, marcar pontos utilizando técnicas legais ou atacar na guarda com tentativas perigosas de finalização.

4) Controle do cage, ou do ringue - Ditar o rotmo o local e a posição da luta.

Editado por cachorrao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fico pensando até quando vao mudar regras, atualizar, adicionar e tirar

e considerar que ainda é um esporte novo..

é dificil julgar um esporte que tem luta de trocação, e uma luta de chão amarrada..

o certo é colocar ex lutadores como juizes laterais..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com tudo. só com o controle do centro do ringue que eu discordo, se for, tem que ser o último dos últimos critérios de avaliação. muitos lutardores tem o estilo baseado eme não ficar no centro do cage, sempre se movimentando, então não faz muito sentido essa regra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum... será que, com a equivalência entre 'grappling' e 'striking', os juízes verão com outros olhos uma guarda agressiva?

A conferir...

Editado por Cel. Mostarda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja, vai favorecer mais ainda os wrestlers amarrões.

Não entendi como isso irá favorecer os "wrestlers amarrões".

Sobre a matéria, até que enfim irão equivaler o jogo de chão ao jogo em pé, principalmente começar a dar mais importância às tentativas de finalização. Uma luta vem rapidamente na minha cabeça quando se fala em tentativas de finalizações que poderiam ter sido melhor apreciadas e que poderiam ter mudado o resultado da mesma, Miguel Torres vs. Demetrious Johnson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja, vai favorecer mais ainda os wrestlers amarrões.

Depende...pelo oq entendi, o lutador tem q derrubar e demonstrar ofensividade e contundencia, ou seja, se o cara derrubar e dar uma d Sonnen(fazer nada por cima), caso leve um golpe forte, msm q passe 4 min por cima, perde o round...

E outra, vai dar expectativas p/ o lutadores d jiu q estão por baixo e tentar finalizar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendo a matéria original no Bloody Elbow, achei interessante o que parece ser um encorajamento ao uso do 10-8:

ANTES:

"3. A round is to be scored as a 10-8 Round when a contestant overwhelmingly dominates by striking or grappling in a round."

DEPOIS:

"3. A round is to be scored as a 10-8 Round when a contestant wins by a large margin, by effective striking and or effective grappling that have great impact on the opponent."

Espero que minha compreensão seja a mesma dos árbitros...

Por outro lado, achei uma pena eles desencorajarem mais ainda o uso do 10-10:

"1. A round is to be scored as a 10-10 Round when both contestants appear to be fighting evenly and neither contestant shows superiority by even a close margin. This score should rarely be used."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ainda falam que o 10-7 deve ser usado raramente:

4. A round is to be scored as a 10-7 Round when a contestant totally dominates by effective striking and or effective grappling, which put the opponent in great danger throughout the round. In a 10-7 round referee stoppage may be eminent. This score should rarely be used.

Ou seja, se é pra usar raramente o 10-10 e o 10-7, NÃO é pra usar raramente o 10-8 ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que toda evolução em regras buscam um meio termo, espero realmente que o jogo de chão seja analisado diferentemente porque nem sempre aquele que está por cima é o que realmente está pontuando. Espero ainda que ex lutadores sejam vistos mais vezes como arbitros laterais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja, vai favorecer mais ainda os wrestlers amarrões.

Não vejo relação direta e ainda acho o contrário.

Derrubar e enrolar infelizmente faz parte do jogo, mas nada mais justo do que equilibrar o peso da luta de chão com a luta em pé, pois não é nem striking e nem grappiling, é MMA. Não tem por que priorizar a parte em pé.

Pelo que eu entendi, além de estarem querendo aumentar o peso do jogo de chão em relação a parte em pé, estão fazendo o mesmo pra parte de tentativas de finalização (os chamados golpes) dentro do próprio jogo de chão, ou seja, estão querendo valorizar um triângulo, por exemplo, em relação a um GnP não efetivo. Justamente o contrário do que acontece atualmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso