Entre para seguir isso  
cachorrao

Associação de Comissões de Boxe mudam critérios

Recommended Posts

Lendo a matéria original no Bloody Elbow, achei interessante o que parece ser um encorajamento ao uso do 10-8:

ANTES:

"3. A round is to be scored as a 10-8 Round when a contestant overwhelmingly dominates by striking or grappling in a round."

DEPOIS:

"3. A round is to be scored as a 10-8 Round when a contestant wins by a large margin, by effective striking and or effective grappling that have great impact on the opponent."

Espero que minha compreensão seja a mesma dos árbitros...

Por outro lado, achei uma pena eles desencorajarem mais ainda o uso do 10-10:

"1. A round is to be scored as a 10-10 Round when both contestants appear to be fighting evenly and neither contestant shows superiority by even a close margin. This score should rarely be used."

Acho natural que desencorajem o 10-10... Ninguem gosta de uma luta que dê empate. Nem Dana, nem quem tá assistindo. Achei interessante encorajarem a usar mais o 10-8, porque muitas vezes achei que mereciam 10-8 (Como na luta do Shogun x Henderson) e não foi dado.

Por outro lado, vejo que se os atos de derrubarem valerem igual ao de striking pode sim favorecer os wrestlers, tendo em vista que o fato de levarem pro chão (que é a especialidade deles) pontuar o mesmo que um lutador socar, mas não consigo ver nenhum juiz deixando de pontuar um round pra um cara que esteja no chão, mesmo que ele não faça nada.

Mas achei interessante o lance da efetividade. Pra mim poderia se extender para todos os rounds. Se nenhum golpe nos outros rounds foi mais efetivo que apenas 1, que esse 1 ganhe a luta, ja que foi o que mais ameaçou. Mas enfim... Acredito que no fim não mudará muita coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto boas as mudanças, quem disse que isso favorecerá amarrões, precisa melhorar a interpretação de texto !!!!!

O MEU jeito de avaliar os rounds já era assim rsrsr sempre acho q quem é mais agressivo, acerta mais golpes , merece levar o round !!!

Editado por mumm-ha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que esse critério de controle do cage bastante subjetivo, nem sempre quem controla o centro do cage ou vai mais pra cima tem maior efetividade nos golpes.

No mais, creio que se o resto for aplicado irá trazer lutas mais movimentadas e menos resultados contraditórios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui até ver a matéria do Sportv, é IMPRESSIONANTE como o zelo com a língua portuguesa é praticamente NULO numa simples notícia.

1. "altterações"

2. "cimitê ""

3. "rotmo""

Porra Sportv, que lixo!

Voltando ao tema, no item 3, vão retirar dano, e colocar efetividade. Estou errado, ou só haverá dano quando houve efetividade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui até ver a matéria do Sportv, é IMPRESSIONANTE como o zelo com a língua portuguesa é praticamente NULO numa simples notícia.

1. "altterações"

2. "cimitê ""

3. "rotmo""

Porra Sportv, que lixo!

Voltando ao tema, no item 3, vão retirar dano, e colocar efetividade. Estou errado, ou só haverá dano quando houve efetividade?

Não vão retirar dano e colocar efetividade, vão apenas trocar o termo dano por efetividade !!!

Irão fazer isso pois estar na regra a palavra dano de forma literal, poderia ser usado contra o esporte num possível processo contra o MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez essas "Comissões" mostram-se despreparadas no que estão fazendo...

Elas defintivamente não conseguem equilibrar as ações realizadas na luta e julga-las.

Se um cara é quedado e depois ele consegue se levantar pra mim ações antagonicas devem ser anuladas em relação à pontuação.

Outra, andar pra frente só deve ter méritos quando golpes são efetivados, do contrário, quem anda pra frente o oponente anda pra trás e nada muda...

Se não tiver os tais "danos" então não existirá contundência, isto significa que número de golpes valerão mais do que golpes conectados...

O grande problema das tais comissões é que eles não pontuam as técnicas de finalização (só quando efetivada) e a movimentação de chão, mas é claro que desde sempre deve-se valorizar os atacantes... (Tipo comentário chover no molhado, redundância do óbvio...)

Comissões de MMA deveriam ser realizadas por gente que pratica (ou praticou) várias artes marciais ou MMA...

Cachorrão esaqueceu o link da matéria http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/07/associacao-das-comissoes-de-boxe-muda-criterios-e-pode-afetar-o-mma.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se realmente o 10-8 passar a ser utilizado corretamente, pode mudar alguns resultados.

Mas acho que o problema maior continua sendo a interpretação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que valorizar d+ a queda já é um erro... mas é coisa da cultura americana acostumada com o wrestling.

Uma regra que seria interessante é quando acontecer a queda, o lutador que teoricamente tiver a vantagem (por cima), terá de ser efetivo em um determinado período de tempo, senão a luta se põe em pé novamente.

A atitude mais odiosa do MMA é ver wrestler derrubar e ficar dormindo por cima, pois defender os ataques do BJJ quando se está sem atacar é facílimo. Eu, quando estou vendo luta de desconhecidos em que essa situação se desenrola, mudo de canal mesmo, pois a paciência se vai rapidinho.

Editado por Veterano1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.... pode não ser perfeito.. mas pelo menos mostra a vontade política das organizações a melhorar.. isso é importantissimo....

Acho que o critério do 10 a 08, se for realmente aplicado, já vai ser um grande alento...

Os ataques da guarda e efetividade de quem tá por cima também foram claramente desenvolvidos para desencorajar os amarrões...

vai fazer com que as duas partes busquem ser mais ofensivas, deixando a luta de solo bem mais interessante....

como disseram... para ficar bom mesmo, é termos mais ex-lutadores de juizes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até que enfim igualaram o jogo de chão ao jogo em pé. Isso pode pode trazer algumas mudanças na estrategia de alguns lutadores.

E foi encorajarem o uso de 10-8, pena que pra isso vão depreciar o 10-10.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui até ver a matéria do Sportv, é IMPRESSIONANTE como o zelo com a língua portuguesa é praticamente NULO numa simples notícia.

1. "altterações"

2. "cimitê ""

3. "rotmo""

Porra Sportv, que lixo!

Voltando ao tema, no item 3, vão retirar dano, e colocar efetividade. Estou errado, ou só haverá dano quando houve efetividade?

Bro, mas aí é erro de digitação e não de português... mas concordo que faltou uma atençãozinha.

Valeu bro, editando o post. Fui noob heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho natural que desencorajem o 10-10... Ninguem gosta de uma luta que dê empate. Nem Dana, nem quem tá assistindo. Achei interessante encorajarem a usar mais o 10-8, porque muitas vezes achei que mereciam 10-8 (Como na luta do Shogun x Henderson) e não foi dado.

Eu já acho que não é por aí. Tem rounds sem ação nenhuma que merecem o 10-10. Pra rolar empate, tem que necessariamente cada um dos lutadores vencer 1 dos outros 2 rounds (ou 2 dos 4, em caso de luta de 5 rounds).

Se fosse esse o raciocínio, o juiz teria que ser desencorajado a tirar pontos quando o adversário comete falta, pois aumenta a possibilidade de haver empate. O próprio 10-8 pode causar empate também, e por aí vai.

Acho que o empate é realmente ruim para todos. Mas é uma decorrência natural do esporte. Ainda prefiro ver um empate do que uma decisão que não reflete o que aconteceu na luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu bro, editando o post. Fui noob heheheh

Relaxa Cachorrão!

Excelente trabalho teu na rádio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato Cachorrão.

O empate pode existir sim.

O MMA por ter tantos fundamentos e ainda ser arbitrado por uma comissão de boxe é claro que a coisa toda vai ter confusão ainda... kkk!

Eu vejo os comentários do Carlão Barreto e do Luciano Andrade sempre explicando os "porquês" e linkando as modalidades de luta no MMA.

Os árbitros que fazem estas pontuações nas lutas tem entender as ações, mas vemos que existe dúvida mesmo no maior evento do mundo o UFC!

Vejam esta foto e constatem como uma pontuação errada pode surpreender...

UFC-123-Quinton-Rampage-Jackson-vs.-Lyoto-The-Dragon-Machida-7.jpg

Editado por zagolee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso