magrao1980

Berimbolo: Jiu Jitsu moderno ou amarração?

Recommended Posts

Aluno do tozzi né.. o maior amarrão da historia da faixa preta.

A formação dele, se não me engano, é do Marcelão Ferreira, faixa preta antigo aqui de Campinas... mas ele ficou amarrão depois de ir pro Tozzi!

Engraçado que o Tozzi tem um bom currículo no JJ esportivo! Mas o jogo é pra lá de feio!!!!

Uma coisa curiosa... outro aluno do Marcelão Ferreira que foi pro Tozzi, mas não é nem um pouco amarrão é o Bruninho Frazatto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GRACIEMAG – Você é um dos grandes estudiosos do Jiu-Jitsu, sempre atento às novidades do esporte. Entre berimbolo, leg drag e 50/50, você acha que o Jiu-Jitsu está indo por um bom caminho? O que você acha do Jiu-Jitsu que se mostra hoje nos grandes campeonatos? Fora da sua equipe, que lutador te chama a atenção positivamente?

Gurgel - Acho que o Jiu-Jitsu se auto-conserta e evolui o tempo todo. Leg drag, 50/50, berimbolo são todas técnicas eficientes que forçam os atletas e professores a se atualizarem e descobrirem novas técnicas, seja para aperfeiçoar ou se defender das novidades. Sou particularmente contrário ao discurso de que o Jiu-Jitsu antigo era mais eficiente e que hoje esses garotos não sabem "Jiu-Jitsu"! Eles sabem muito e são os melhores de todos os tempos. O Jiu-Jitsu só anda pra frente e mesmo que às vezes empaque aqui e ali, ele esta sempre em evolução! Existem alguns atletas em outras equipes que faço questão de assistir. Rodolfo Vieira, Rafael Mendes, Marcus Buchecha e Leandro Lo, entre outros, fazem um Jiu-Jiitsu de muita qualidade!

Quem é Fábio Gurgel? não sabe de nada. kkkkkkkkkkkkkkk :bheh:

blow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GRACIEMAG – Você é um dos grandes estudiosos do Jiu-Jitsu, sempre atento às novidades do esporte. Entre berimbolo, leg drag e 50/50, você acha que o Jiu-Jitsu está indo por um bom caminho? O que você acha do Jiu-Jitsu que se mostra hoje nos grandes campeonatos? Fora da sua equipe, que lutador te chama a atenção positivamente?

Gurgel - Acho que o Jiu-Jitsu se auto-conserta e evolui o tempo todo. Leg drag, 50/50, berimbolo são todas técnicas eficientes que forçam os atletas e professores a se atualizarem e descobrirem novas técnicas, seja para aperfeiçoar ou se defender das novidades. Sou particularmente contrário ao discurso de que o Jiu-Jitsu antigo era mais eficiente e que hoje esses garotos não sabem "Jiu-Jitsu"! Eles sabem muito e são os melhores de todos os tempos. O Jiu-Jitsu só anda pra frente e mesmo que às vezes empaque aqui e ali, ele esta sempre em evolução! Existem alguns atletas em outras equipes que faço questão de assistir. Rodolfo Vieira, Rafael Mendes, Marcus Buchecha e Leandro Lo, entre outros, fazem um Jiu-Jiitsu de muita qualidade!

Quem é Fábio Gurgel? não sabe de nada. kkkkkkkkkkkkkkk :bheh:

blow

Me cite um unico atleta dele de destaque no mma. E claro que ele vai defender ja que o negocio dele sempre foi competicao, como lutador e treinador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me cite um unico atleta dele de destaque no mma. E claro que ele vai defender ja que o negocio dele sempre foi competicao, como lutador e treinador.

Ué agora o assunto é mma?..........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente, mas o assunto envolve JJ utilizado como defesa para situações reais de combate. O que mais se aproxima disso atualmente é o MMA.

Se voce ler o primeiro post que de origem ao tópico, vai ver que não é isso...maaaass...tudo bem.

Pra mim tudo se encerra com a palavra do Gurgel, quem quiser contraria que seja do contra eternamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se voce ler o primeiro post que de origem ao tópico, vai ver que não é isso...maaaass...tudo bem.

Pra mim tudo se encerra com a palavra do Gurgel, quem quiser contraria que seja do contra eternamente.

Ninguem discordou que pra competicao de Jiu Jitsu a posicao e eficiente apesar de feia e amarrona.

Para situacao real, e suicidio, nao importa o que o Fabio Gurgel diga. Pergunte ao Rickson Gracie o que ele acha dessa brincadeira de embolacao para defesa pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Larga essa porra de berimbolo. Faz o simples. Roda, roda, roda e continua por baixo ou sobe todo enroscado, vai fazer o que depois? Veja e aprenda. Mas construa seu jogo com o basico. O que ganha luta é o basico."

E esse foi um esporro que eu levei hoje de um marrom das antigas no treino, em um dos poucos momentos que eu tento essas posições mirabolantes.

Editado por Gustavowww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma coisa é jiu jitsu pra competição,outra coisa é jiu jitsu pra porrada

o jiu jitsu hoje ensinado nas academias sao voltados para competição e aí nao ha diferença se é brimbolo ou jj tradicional,a verdade é que nenhum dos dois serve pra mma

muita coisa do proprio jj tradicional ja nao serve pra mma

o foco e as situações sao completamente diferentes ,entao deve haver uma adaptação muito grande

pode reparar que a maioria dos caras do jj que se dao bem no mma é porque o jogo deles é mais facil de ser adaptado

como é que alguem vai fazer berimbolo,50-50,de la riva....até mesmo meia guarda no mma???

a meia guarda é muito ruim pra quem está por baixo,ficar levando cotovelo na cara... e o resto depende demais de pano...

jj pra mma é aquele basicao que qualquer faixa azul teria a obrigação de saber e que muitos faixa pretas nao sabem + uma adaptação pra situações de risco e em pé

vc ve aí um monte de campeao mundial de jj que nao arruma nada no mma ,que nao tem o mesmo destaque,que vence as lutas na base da porrada

hoje o campeao mundial de jj tem medo de ir pro mma porque acha que nao vai ter sucesso e vai perder o seu posto de melhor do mundo no jj

o marcelinho que é foda de pano e sem pano desistiu do mma

o andre galvao nao arruma nada no mma

o jacaré que é um dos melhores de todos os tempos nao consegue vencer um top

antigamente o cara era campeao de jj e migrava pro mma direto e era favorito a ser melhor do mundo

hoje qualquer gringo com 1 ano de treino de jj ja consegue fazer um anti jogo pros campeoes mundiais ...pq?????

1-o jogo de jj esportivo esta cada vez mais dependente do pano

2- quase nao existe mais treino de defesa pessoal - o pessoal faz um jj que nao se preocupa com situações reais de rua e a parte de defesa em pé e etc esta esquecida

3-a galera esta cada vez maios compensando a tecnica com a força

4-existe um elo perdido entre a tecnica perfeita que vem sendo perdida com o tempo sendo passada de forma errada de geração pra geração

nao é que as tecnicas de hoje estejam completamente erradas,mas o problema é que a tecnica perfeita exige muito menos força e tem a ver com o entendimento do porque das situações

nao adianta o cara saber posiçao sem entender o fundamento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soh gostaria de destacar no seu post Buda que Jacare, Marcelinho e Galvão são exemplos de kras bons de jiu-jitsu e submission mas que nao nasceram para ser porradeiros, o Jacaré é o maior exemplo disso, pq tem um jogo de quedas e um jiu-jitsu impecável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o que o Buda falou sobre o jj no MMA vale pra qualquer arte marcial, não lembro de nenhum atual campeão do UFC que tenha um currículo excepcional em determinada arte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, simplificando então, não há o que debater.

berimbolo todos concordam que é eficiente pra jiu jitsu esportivo, assim como todos concordam que não é eficiente para mma ou treta de rua..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma coisa é jiu jitsu pra competição,outra coisa é jiu jitsu pra porrada

o jiu jitsu hoje ensinado nas academias sao voltados para competição e aí nao ha diferença se é brimbolo ou jj tradicional,a verdade é que nenhum dos dois serve pra mma

muita coisa do proprio jj tradicional ja nao serve pra mma

o foco e as situações sao completamente diferentes ,entao deve haver uma adaptação muito grande

pode reparar que a maioria dos caras do jj que se dao bem no mma é porque o jogo deles é mais facil de ser adaptado

como é que alguem vai fazer berimbolo,50-50,de la riva....até mesmo meia guarda no mma???

a meia guarda é muito ruim pra quem está por baixo,ficar levando cotovelo na cara... e o resto depende demais de pano...

jj pra mma é aquele basicao que qualquer faixa azul teria a obrigação de saber e que muitos faixa pretas nao sabem + uma adaptação pra situações de risco e em pé

vc ve aí um monte de campeao mundial de jj que nao arruma nada no mma ,que nao tem o mesmo destaque,que vence as lutas na base da porrada

hoje o campeao mundial de jj tem medo de ir pro mma porque acha que nao vai ter sucesso e vai perder o seu posto de melhor do mundo no jj

o marcelinho que é foda de pano e sem pano desistiu do mma

o andre galvao nao arruma nada no mma

o jacaré que é um dos melhores de todos os tempos nao consegue vencer um top

antigamente o cara era campeao de jj e migrava pro mma direto e era favorito a ser melhor do mundo

hoje qualquer gringo com 1 ano de treino de jj ja consegue fazer um anti jogo pros campeoes mundiais ...pq?????

1-o jogo de jj esportivo esta cada vez mais dependente do pano

2- quase nao existe mais treino de defesa pessoal - o pessoal faz um jj que nao se preocupa com situações reais de rua e a parte de defesa em pé e etc esta esquecida

3-a galera esta cada vez maios compensando a tecnica com a força

4-existe um elo perdido entre a tecnica perfeita que vem sendo perdida com o tempo sendo passada de forma errada de geração pra geração

nao é que as tecnicas de hoje estejam completamente erradas,mas o problema é que a tecnica perfeita exige muito menos força e tem a ver com o entendimento do porque das situações

nao adianta o cara saber posiçao sem entender o fundamento

Eu concordo com quase tudo o que tu disse, foi um otimo post esse.

Mas eu gostaria de registrar que a descendente do Jiu Jitsu no mma tb se deve a algumas regras como proibicao de joelho/pedalada/chute no chao, juiz mandando levantar toda hora e rounds curtissimos de 5 minutos.

No antigo vale tudo nada disso existia, a estrategia do lutador de Jiu Jitsu deve ser, em caso de confronto com um oponente mais forte, a de cansar o adversario, e isso e impossivel com 5 minutos de round.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, simplificando então, não há o que debater.

berimbolo todos concordam que é eficiente pra jiu jitsu esportivo, assim como todos concordam que não é eficiente para mma ou treta de rua..

Há controversia!!! Eu ainda acho que é uma tecnica que pode ser usada no mma, visto que partindo dela, se pode buscar uma raspagem, uma finalização e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A meu ver resposta rápida e sucinta...

Eu acho que é evolução....o grande barato do jiu jitsu é que da para você "criar", "desenvolver" novas finalizações assim como novas guardas, raspagens, "quedas" enfim, é uma arte bem ampla...vejamos....por mais que digam que é amarração....quando Mestre Ricardo De La Riva criou a de la riva...quem sabia se defender? hoje é eficiente a de la riva ainda ? Sim sem duvida, mas existe maneira de "fugir" dela....mesma coisa o Berimbolo ...uma hora alguém descobre um jeito de aplicar algo bem eficiente contra ela...deixando de ser apenas amarração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tony, Ja existe algo contra o berimbolo, pode ver que o Corneluis ganhou novamente dos irmãos... o jogo de Berimbolo deles não se cria contra ele, me corrijam se eu estiver errado, mas os 2 nunca ganharam dele correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora