Banana Maligna

Mestre Royler ganha a faixa coral

Recommended Posts

As lições de Jiu-Jitsu, raça e amor do faixa-coral Royler

Não existe jornada de maior paciência e determinação do que o caminho de um faixa-preta de Jiu-Jitsu. Talvez, só tentar cruzar a cidade do Rio de Janeiro numa sexta-feira, na hora do rush. A academia Gracie Humaitá, mesmo assim, estava com os dojôs lotados às 20h30 da noite de ontem, quando a equipe do GRACIEMAG.com chegou.

Só faltava um cara. O cara. "Quer que eu ligue para o cara de novo?", perguntou um aluno a Royler Gracie, que aguardava o irmão Rickson para iniciar a cerimônia de entrega de faixa-coral.

Royler ainda se lembrava do dia em que recebeu a faixa-preta. Foi ali mesmo, no mesmo dojô, só que na outra parede, no início dos anos 1980. "Recebi do professor Helio", diz com orgulho.

Ao receber a faixa-coral, diante da esposa Vera, da filha e dos diversos "filhos" e irmãos de Jiu-Jitsu, Royler se emociona, em especial ao falar das mulheres de sua vida, a mulher e as quatro filhas. "Fui campeão mundial com três filhas já. O que minha carreira ensina é que sempre há tempo para começar, o seu destino quem traça é você".

Mesmo aposentado, "sem vontade nenhuma de lutar mais", como nos disse, Royler ofereceu algumas lições e momentos de inspiração, agora de cintura vermelha-e-preta.

http://www.graciemag.com/pt/2012/01/as-licoes-de-jiu-jitsu-raca-e-amor-do-faixa-coral-royler-gracie/

Só um comentário: MUITO, MUITO MERECIDO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Royler já ganhou a faixa com sete graus?

Rolker-Royler-Rickson.jpg

Até onde sei, a coral começa justamente no 7o grau da preta... e mesmo que não fosse, não adianta contar um ano a mais ou a menos pra um cara como o Royler... depois de tudo o que ele já fez pro jiu e pro mma, esse cara merece demais essa faixa! Formou inúmeros craques, que saíram excelentes professores... representou o país e o esporte pelo mundo e fez bonito.

Tem um episódio na carreira, que alguns usam pra tentar manchá-la, que é a luta e a revanche contra o Eddie Bravo.... mas como já foi amplamente dito por faixas pretas muito, mas muito mais experientes que eu... a essência não está em vencer, e sim em nunca desistir de tentar! E ninguém vai tirar os méritos de tudo o que o Royler fez em anos de jiu, ninguém!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A partir do 7° grau, não há mais a faixa preta.

7° e 8° graus = Faixa coral

9° e 10° graus - Faixa vermelha

Questão importante é que nenhum ser vivo jamais chegará ao 10° grau do Jiu-jitsu, nem mesmo o Carlson chegaria nela. O 10° é reservado aos 5 irmãos Gracie pioneiros do Jiu-jitsu (Carlos, Oswaldo, Gastão Jr, George e Hélio).

P.S.: Esqueci o mais importante! Meus parabéns ao Mestre Royler! Grau (e faixa) merecidíssimos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem será o próximo? Renzo?

E a vermelha só poderia ser dada se houvesse outro vermelha vivo, é isso?

Renzo é outro que merece também... não sei quem tá controlando essas coisas, mas Rolker tá em todas as cerimônias...

Temos faixas vermelha vivos... South que o diga! A questão, ao meu ver, é que demoraria imensamente pra alguém conseguir a vermelha... por questão de tempo mesmo, não por falta de qualificação... agora, quem graduaria? Não sei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao Royler,profissional,sempre defendeu a família Gracie,bom professor e formador,espero que continue ensinando e produzindo jiu-jitsu por muitos anos.Boa sorte Royler!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Royler já deveria ter recebido essa faixa há mais tempo...

Não tem relação com o tópico, mas como vocês estão falando de faixas-vermelhas lembrei-me de um encontro a algum tempo no Rio.

Um Gracie graduado me liga numa sexta-feira e me pergunta se eu gostaria de tomar café no sábado com um veterano da Rio Branco.

- Porra, lógico que quero, você sabe como eu dou importância a essas coisas!

No sábado de manhã nos encontramos num restaurante em Copa. O veterano, faixa-preta de Hélio e preta de judô do Medhi, nos recebeu com incontida alegria! Passamos umas duas horas ouvindo as histórias daquele guerreiro, que nos contou vários episódios daqueles tempos.

Recordo-me de um em especial: segundo ele, o Mestre Armando Wriedt era um cara franzino, com um jeito absolutamente delicado. Ninguém poderia supor que aquele homem representasse perigo em uma briga ou desafio. Vejam vocês a inteligência de Hélio: Lá nos anos 50, antecipando em muito o pensamento que norteou Rórion na criação do UFC, Hélio transformou um sujeito franzino em uma máquina de combate que venceu vários parrudões que se aventuravam na academia em busca de desafios! Prova inconteste da eficiência do jiu-jitsu, que poderia modificar a vida de qualquer sujeito magrinho e medroso...

As horas se passaram, e homem desfiava suas histórias com um sorriso no rosto e o brilho característico no olhar, de quem viveu e ama suas lembranças. Depois de algum tempo, o Gracie lhe diz:

- Mestre, não podemos agradecer à altura daquilo que o senhor fez pelo Jiu-Jitsu. Mas podemos sim, fazer-lhe uma homenagem que representa a grandeza do seu significado para nós. A Confederação reuniu-se e decidiu à unanimidade graduar o senhor com a Faixa-Vermelha de Jiu-Jitsu!

O veterano Mestre recostou-se na cadeira e lágrimas rolaram pelos seus olhos. Na verdade, nesse momento nós três ficamos com os olhos marejados... o veterano Mestre balbuciava entre lágrimas: - não é preciso, eu não mereço essa honra... E nós o amparávamos com um caloroso abraço, dizendo: - merece sim! E merece muito mais do que isso!

Vivam a vida em sua plenitude meus amigos. Não descuidem de sua saúde, porque quanto mais se vive, mais oportunidades de vivenciar certas coisas que só o tempo trás. Já vi muita coisa nessa vida e espero ver outras mais.

Parabéns ao Royler, estimado Mestre e Amigo! Parabéns também aos seus Familiares e alunos! Espero viver para vê-lo receber a Faixa-Vermelha!

Um grande abraço a todos e bom treino!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bacana.. fico muito feliz vendo isso..

se deus quiser chego a preta, já estou indo para a marrom..

parabéns ao Royler, e os alunos presentes, que aproveitem o momento e se inspirem nesse camarada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora