Entre para seguir isso  
victorrsantoss

Fedor e sua força, corpo, idade

Recommended Posts

Galera, o objetivo deste tópico é analisar a mudança de força do Fedor nos últimos anos. Tanto aparente, a qual se observa através de fotos, vídeos ou medidas, quanto a força "real", que ele tem demonstrado nas lutas. Eu sou da opinião de que ele está mais fraco. Mais experiente e técnico, mas, mais fraco. E acho que essa fraqueza (relativa) é tanto notável por fotos ou vídeos, quanto por algumas de suas lutas recentes (apesar de ter sempre ganhado). O que proponho aqui é a discussão desse assunto da maneira mais rica possível, mostrando-se fotos, evidências em vídeos, etc, se for o caso.

Eu começo falando da dificuldade de se mostrar que ele está mais fraco através de fotos. Isto é, é muito difícil mostrar objetivamente que ele tem menos músculos na atualidade do que em 2003-2005 (época tratada, aqui, como auge). Várias tentativas de se demonstrar isso são imprecisas. Por exemplo, em uma delas, em um tópico, se mostrou esta foto recente:

fedor.jpg

comparou-se esta foto com fotos antigas, do "auge". o problema é que em todas as fotos antigas em que ele realmente parecia mais forte, era depois da luta, ele já estava aquecido, etc. naturalmente estaria mais inchado do que num momento de pesagem.

Por exemplo, nesta foto do "auge", também de pesagem (contra cro cop), ele parece tão forte quanto na foto atual (ou talvez parece até mais fraco):

0fedor_280x390_525983a.jpg

Olhando estas duas fotos acima, e considerando que são ambas de momentos similares, de desaquecimento, eu chego a conclusao de que ele NÃO está mais fraco hoje em dia

É importante, assim, frisar que as fotos a seres comparadas devem ser de momentos similares (aquecido ou desaquecido) e devem estar em angulos semelhantes! A comparação acima não é tão satisfatória porque as fotos estão em angulos diferentes. Seria melhor as duas fotos de frente.

Agora, nesta seguinte foto, também da pesagem contra o cro cop, o angulo já é mais similar - e o fedor já parece mais forte. Vocês conseguem notar mais musculos, mais força, do que naquela primeira foto, recente? Parece a mesma coisa né?

16336.jpg

Contudo, o angulo ainda não é tão similar, a foto poderia ser mais de frente. Se acharem fotos recentes de pesagem, em ângulo similar a este, gostaria que comparassem e comentassem.

Mas eu tenho uma comparação que me convence de que ele já foi mais forte, ambas de momentos iguais, antes da luta, PORÉM peca porque os angulos das fotos são bem diferentes! A seguir:

"auge":

5828.jpg

atual:

20080723022614_IMG_1278.JPG

Nota-se na foto atual pescoço mais fino, peitoral mais mole e caído, barriga idem, braços mais finos. CONTUDO, como já disse, isso pode ser um engano - apesar de eu achar q nao -, pq pode ser uma falsa impressão por causa do angulo da foto.

Gostaria muito se encontrassem uma foto recente, num momento desaquecido, em um angulo bem simular ao da primeira foto (do auge), para podermos comparar. Ou quaisquer fotos, uma antiga e outra recente, boas para comparar.

Enfim. Será que o corpo do Fedor realmente mudou? Podemos perceber isso em fotos? Mudou por causa da idade? Ou será que ele já tomou alguma coisa em alguma época e pareceu mais forte? Esta postagem é apenas o início da discussão e tentou mostrar a dificuldade de se comprovar por fotos que ele está mais fraco, menos musculoso. Eu realmente ACHO que está sim. Eu acho que o corpo dele não mudou tanto, mas ele era mais rígido antigamente.

Quem concorda e quem discorda q ele está fisicamente mais fraco?

(Bem... Sobre a força demonstrada na luta fica pra uma outra oportunidade, por enquanto dei prioridade a aparência física. mas se quiserem falar das demonstrações em luta, pode ser)

Valeu galera!

Editado por victorrsantoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu concordo contigo o shape do fedor piorou esses anos, no auge contra cro cop, minotauro, ogawa a criança tinha mais musculos nas costas, triceps, peitoral e trapezio.

sobre a força eu nao sei se mudou, parece que ele agora está com mira laser na mão, acerta o queixo dos adversários muito bem oq facilita o KO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os pontos fortes do Fedor nunca foram relacionados ao porte físico, pelo contrário...A maioria das lutas o Fedor era mais fraco fisicamente, exceto contra freaks, lutadores mais leves e o Minotauro...Uma lista de lutadores que tinham mais força física que ele foram derrotados: Coleman, Randleman, Fujita, Cro Cop, Sylvia, Arlovski, Rogers...Ele pode até ter ficado mais fraco do que ele era nos tempos de ouro do Pride, mas ele nunca precisou de tanta força pra vencer as lutas...O que o gordinho mais contou para suas vitórias: Técnica apurada, estratégia de luta, ser completo, velocidade, explosão, coração, gás, punch, mantém a calma em qualquer situação durante a luta, experiência...Os pontos fracos sempre foram os mesmos. Se corta com facilidade, perde em força física para muitos HW, não é tão bom de costas pro chão (porém os únicos que conseguem colocar ele nesta posição não têm técnica suficiente para segurar ele no chão nem finalizar, e ainda deixaram o braço pra ele. Não acho que seria diferente com o Lesnar ou o Velasquez por exemplo)...Sua força física não é das melhores, mas compensa na técnica e no coração...Ainda vejo o Fedor como o nº 1 e não acho que estes caras atuais venceriam ele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse fácil assim, quem tem o braço mais grosso soca mais forte...

Veja o Pudzianovski, soco fraco. O que mais conta para o soco é a velocidade e não a massa.

E = m.v²/2

Veja que a velocidade está ao quadrado, a massa não.

Isso explica como eu, lá pelos anos de 2000, com 18 anos, 1,82m e 63 kilos, soquei mais forte que um bombadinho lá que tinha mais ou menos 1,80 e 85 kilos, naquelas máquinas de socar que tem em fliperama.

É claro que a força não é usada somente no soco. Mas continuando com o exemplo do Pudzianovski, o Sylvia defendeu muito bem as tentativas de queda do "Homem mais forte do mundo"

Além disso, os maiores nocautes da carreira do Fedor ocorreram justamente nas 2 últimas lutas, Arlovski e Rogers. Acho que em toda a carreira o único que apagou mesmo foi o Arlovski, lembrando que o bielorrusso pulou em direção ao Fedor, que nunca foi nocauteador.

8 (T)KOs ( 25.81 %)

16 Submissions ( 51.61 %)

7 Decisions ( 22.58 %)

Se eu disse alguma besteira, corrijam-me!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Caique Macedo

Fedor tem características físicas privilegiadas como gás e punch incrível (nem fujita e vov batiam tão forte quanto ele), mas seu diferencial é a inteligência.

nunca teve um lutador tão inteligente quanto ele.

sempre 10 passo a frente de qualquer adversário.

E ele não corre da área de atuação do oponente como muitos dizem.

ele acabou com o mirko em pé e detonou o minotauro no chão.

a diferença q ele acha brechas no jogo oposto como ninguém e luta exatamente em cima delas

fora a calma alienigena de nunca perder o controle em qualquer situação adversa.

maior lutador de mma q ja pisou na terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação ao físico o problema do Fedor é igual a qualquer um que saiu do Japão para o EUA, teve que ciclar diferente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu irmao os gordinhos sao o sucesso dos pesados, Nelsao, Russow e Fedor, fora o Geleia que quase matou o Marius bombado, enfim os gordinhos sao mais eficientes, quanto ao shape do Fedor acredito que ele decaiu mesmo, obviamente a idade vai chegando, mas o que importa e que ele luta muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O próprio Fedor já disse que trocou os pesos por um treinamento funcional mais old school. Força por força o Hong Man Choi caiu por cima nas quedas do Fedor. Agora em questão de punch ele tem acertado cada pedrada, Sylvia, Arlovsky e Rogers. Ele continua rápido com muita explosão e aquela calma assustadora.

17_view.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Zizou

Já falei aqui várias vezes de uma entrevista do treinador de boxe do Fedor (que está com ele basicamente desde que o Fedor começou a lutar MMA), da época da luta com o Rogers, que pra mim é a mais significativa e relevante sobre o assunto, afinal, quem melhor pra falar a respeito das mudanças físicas do Fedor do que um cara que tá todo dia com ele? Ele disse que Fedor está mais lento mesmo comparado aos tempos de Pride, mas logo em seguida disse também que ele está mais preciso nos golpes, o que equilibra as coisas.

Em questão de aparência, qualquer pessoa com um pouco de percepção pra essas coisas nota sim que ele perdeu tônus muscular e o BF aumentou um pouco, mas as mudanças estão de acordo com a idade, afinal lá se vão 10 anos desde as primeiras lutas do Fedor no Rings.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é muito claro que ele mudou fisicamente(não só o bronzeado kkk) mas esse lance da precisão e punch é bem interessante de se analisar.

Overeem provavelmente está no seu auge físico(acho que tem 28 anos) e está gigante, não lembro claramente se ele acertou algum golpe em cheio trocando, mas venceu o Rogers de costas no chão e levando GNP, porém o Fedor praticamente nocauteou o Rogers em pé com 1 soco.

Nos últimos tempos o holandês estava nocauteando nego em pé seja no K1 ou MMA e ele parece ter pegada com esse peso e como disseram, nem nos tempos anteriores Fedor nocauteava oponente com 1 golpe.

Antigamente o Fedor parecia touro desgovernado, o cara partia para cima sem receio nenhum e explodia muito em sequência, quedava, trocava, socava no gnp, caçava o oponente. Hoje ele parece mais reativo nos combates, espera o oponente tomar a iniciativa e espera uma brecha para definir a luta sem se expor.

Sem dúvida nenhuma ele mudou fisicamente, mas isso é normal de qualquer ser humano, o próprio Shogun que é o único lutador até hoje que eu vejo que tem características parecidas(Fedor Saiyajin4 e Shogun SaiyajinJ2) também mudou fisicamente com o tempo e até o jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em relação ao físico o problema do Fedor é igual a qualquer um que saiu do Japão para o EUA, teve que ciclar diferente

Discordo, porque essa mudança vem de tempos, se você pegar as primeiras lutas no Rings até as ultimas do Pride, ele já tinha mudado o shape também, e ambas eram totalmente abertas ao doping.

No Rings ele tinha há pouco tempo largado o treinamento para massa muscular e trocado por um para MMA, o qual tem até hoje, a diferença de físico foi então gradativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Discordo, porque essa mudança vem de tempos, se você pegar as primeiras lutas no Rings até as ultimas do Pride, ele já tinha mudado o shape também, e ambas eram totalmente abertas ao doping.

No Rings ele tinha há pouco tempo largado o treinamento para massa muscular e trocado por um para MMA, o qual tem até hoje, a diferença de físico foi então gradativa.

É foi mal generalizei, na verdade era para ser que a mudança física fosse por causa da nova ciclagem que talvez pudesse estar fazendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os pontos fortes do Fedor nunca foram relacionados ao porte físico, pelo contrário...A maioria das lutas o Fedor era mais fraco fisicamente, exceto contra freaks, lutadores mais leves e o Minotauro...Uma lista de lutadores que tinham mais força física que ele foram derrotados: Coleman, Randleman, Fujita, Cro Cop, Sylvia, Arlovski, Rogers...Ele pode até ter ficado mais fraco do que ele era nos tempos de ouro do Pride, mas ele nunca precisou de tanta força pra vencer as lutas...O que o gordinho mais contou para suas vitórias: Técnica apurada, estratégia de luta, ser completo, velocidade, explosão, coração, gás, punch, mantém a calma em qualquer situação durante a luta, experiência...Os pontos fracos sempre foram os mesmos. Se corta com facilidade, perde em força física para muitos HW, não é tão bom de costas pro chão (porém os únicos que conseguem colocar ele nesta posição não têm técnica suficiente para segurar ele no chão nem finalizar, e ainda deixaram o braço pra ele. Não acho que seria diferente com o Lesnar ou o Velasquez por exemplo)...Sua força física não é das melhores, mas compensa na técnica e no coração...Ainda vejo o Fedor como o nº 1 e não acho que estes caras atuais venceriam ele...

concordo com tudo isso! mas eu não disse que força física fosse sua principal arma, apenas disse que acho que ele piorou um pouco neste quisito. mas, mesmo assim, ele continua detonando, o que só mostra que o cara é um mito msmo! arlovski, tim sylvia e brett rogers, ele ganhou com apenas um ataque (brett demorou um pouco mais até entrar).

Eu acho que é muito claro que ele mudou fisicamente(não só o bronzeado kkk) mas esse lance da precisão e punch é bem interessante de se analisar.

Overeem provavelmente está no seu auge físico(acho que tem 28 anos) e está gigante, não lembro claramente se ele acertou algum golpe em cheio trocando, mas venceu o Rogers de costas no chão e levando GNP, porém o Fedor praticamente nocauteou o Rogers em pé com 1 soco.

Nos últimos tempos o holandês estava nocauteando nego em pé seja no K1 ou MMA e ele parece ter pegada com esse peso e como disseram, nem nos tempos anteriores Fedor nocauteava oponente com 1 golpe.

Antigamente o Fedor parecia touro desgovernado, o cara partia para cima sem receio nenhum e explodia muito em sequência, quedava, trocava, socava no gnp, caçava o oponente. Hoje ele parece mais reativo nos combates, espera o oponente tomar a iniciativa e espera uma brecha para definir a luta sem se expor.

Sem dúvida nenhuma ele mudou fisicamente, mas isso é normal de qualquer ser humano, o próprio Shogun que é o único lutador até hoje que eu vejo que tem características parecidas(Fedor Saiyajin4 e Shogun SaiyajinJ2) também mudou fisicamente com o tempo e até o jogo.

perfeito! é exatamente isso que eu acho. antes ele tinha mais força, mais gás. a luta dele tinha mais volume, ele atacava mais, batia mais, partia pra cima. contra o arlovski, por exemplo, ele não tava conseguindo trocar, até entrar aquele soco. agora, é difícil falar com certeza, pq contra todos recentes a luta acabou relativamente rápido. então é algo que eu ACHO, mas é difícil dizer com certeza.

contra o rogers, uma luta que durou mais, eu acho que ele mandou muito bem naquele jogo dele, de dar um golpe e derrubar, ele fez isso duas vezes. porém, em uma o rogers se levantou e na outra o fedor não foi agressivo no GnP e o rogers invertou. ai o fedor tomou aquele GnP. Foi uma falha, mas acontece. Depois, já no segundo round, ele deu uma sequencia de socos que me pareceram meio fracos (relativamente) e que foram todos bloqueados. e depois demonstrou grande cançasso abaixando a guarda e respirando com a boca aberta. quase sofreu um contra-ataque ali. mas ai logo após entrou o golpe certeiro. são alguns sinais que talvez signifiquem alguma piora, mas talvez não. posso estar viajando.

então eu tenho a impressão de q ele está mais fraco e com menos gás. como o colega acima lembrou q o treinador dele admitiu, porém está mais certeiro. mas é difícil ter certeza pq as lutas não tem durado tanto. talvez esta luta do werdum mostre q estou errado, ou certo. mas só lembrando: o cara é meu lutador predileto, acho ele mto foda, um genio da luta! só acho q a idade (com seus efeitos) está chegando.

Editado por victorrsantoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso