pipo

As 11 maiores lutas do UFC/WEC de José Aldo, classificadas

Recommended Posts

 

 

 

(Nota do editor: esta postagem foi publicada pela primeira vez em setembro de 2022.)

No mundo das artes marciais mistas, termos como “pound for pound” e “lenda” são constantemente mal utilizados ao descrever as habilidades ou conquistas de um lutador. Mas no caso de Jose Aldo , não poderia haver descritores mais perfeitos para uma verdadeira lenda pound-for-pound.

Aldo, que recentemente pediu para sair de seu contrato com o UFC citando sua aposentadoria, reivindicou uma das mais impressionantes sequências invictas que este esporte já viu quando venceu dezoito lutas consecutivas de 2005 a 2015, defendendo seu título peso-pena nove vezes consecutivas no WEC e no UFC. Além do impressionante reinado do título do brasileiro, Aldo também ajudou a elevar o jogo do MMA como um todo por meio de uma superioridade técnica feroz e uma dedicação à defesa que poucos podem igualar.

Abaixo, faço o meu melhor para destacar algumas das evoluções técnicas que Aldo trouxe à tona enquanto revisito e classifico suas maiores vitórias no WEC e no UFC.

 

11
Jose Aldo derrotou Rolando Perez no WEC 38 – 25 de janeiro de 2009

Embora Rolando Perez tenha sido superado desde o início, o americano fez uma boa defesa no início quando tentou dar jabs em Aldo e contra-atacar com seus chutes nas pernas.

Infelizmente para Perez, Aldo, apesar de ter apenas 23 anos, já mostrava capacidade de fazer leituras e contra-ataques (o que acabou se tornando uma característica do jogo do brasileiro).

WEC 38, 25 de janeiro de 2009

José Aldo derrota Rolando Perez
por nocaute técnico (joelhada e socos) aos 4:15 do 1º round #MMA pic.twitter.com/HNqoj8LmGH

— Ocelot MMA (@Ocelot_MMA) 29 de novembro de 2021

 

Aldo também foi muito mais ativo com os joelhos durante esse período de sua carreira, já que joelhadas – tanto no corpo quanto na cabeça – contribuiriam para suas próximas três vitórias por finalização após essa aparição no WEC 38.

 

 

10
José Aldo derrotou. Pedro Munhoz no UFC 265 – 7 de agosto de 2021
jose-aldo-pedro-munhoz-ufc-265-15.jpg

7 de agosto de 2021; Houston, Texas, EUA; Jose Aldo (luvas vermelhas) luta contra Pedro Munhoz (luvas azuis) durante o UFC 265 no Toyota Center. Crédito obrigatório: Troy Taormina-USA TODAY Sports

Bem mais de cem pay-per-views do UFC desde sua estreia promocional no UFC 129, Aldo ainda se viu em confrontos relevantes no co-evento principal contra desafiantes famintos como Pedro Munhoz.

Aldo havia descido para o peso galo a essa altura de sua carreira, o que foi um movimento que foi altamente questionado por muitos durante sua incursão inicial em 135 libras. No entanto, apesar de todos os desafios e momentos instáveis que teve em seus três primeiros casos de peso galo, Aldo foi capaz de se recompor contra Munhoz no que foi uma aula magistral de verificações de perna e habilidade com a mão de liderança.

Na verdade, se você realmente quer entender minha frustração com estatísticas enganosas neste esporte, então sugiro que você compare todas as vezes que Aldo defende ou desvia de chutes nas pernas com o número de acertos de perna que o UFCstats.com credita a Munhoz (já que eles creditam grosseiramente a Munhoz 37 de suas 42 tentativas).

A defesa do chute de Aldo na panturrilha está no ponto pic.twitter.com/F1Ivtus7V7

— Frank (@IamFrankJr123) 22 de novembro de 2021

 

Aldo ainda conseguiu anular as posses de bola percebidas por Munhoz ao estabelecer seu próprio recorde pessoal no departamento de ataques significativos, conseguindo 114 ataques, o melhor da carreira, com uma precisão de 51%.

 

 

9
Jose Aldo derrotou Cub Swanson no WEC 41 – 7 de junho de 2009

Embora esta seja uma disputa que eu queria muito ver acontecer várias vezes ao longo de suas carreiras, eu seria negligente se deixasse de fora a vitória de Aldo em oito segundos sobre Cub Swanson.

Um OG na cena do sul da Califórnia, Swanson era a escolha perfeita para testar um Aldo em rápida ascensão quando eles se conheceram em junho de 2009. Infelizmente para Swanson, o então lutador de 25 anos se esquivou de uma joelhada voadora que quebrou sua órbita e encerrou sua noite em apenas oito segundos de luta.

7 de junho de 2009

WEC 41

Aldo nocauteia Cub Swanson com uma joelhada voadora
em 8 segundos. pic.twitter.com/DwBV4c8RhM

— Ocelot MMA (@Ocelot_MMA) 19 de setembro de 2022

 

Pode ter sido rápido, mas foi mais do que suficiente para Aldo ganhar uma chance de ouro no WEC.

 

 

8
Jose Aldo derrotou Frankie Edgar no UFC 200 – 9 de julho de 2016
jose-aldo-frankie-edgar-ufc-200.jpg

José Aldo e Frankie Edgar no UFC 200.

Embora essa revanche tenha ocorrido em um momento estranho tanto na divisão quanto em suas respectivas carreiras, senti que a segunda luta de Aldo com Frankie Edgar no UFC 200 merecia algum destaque nesta lista.

O MMA pode ser inerentemente um esporte ofensivo, mas uma ótima defesa costuma ser um ingrediente essencial em masterclasses, já que a arrogância defensiva de Aldo é absolutamente inegável.

“Aldo não tem defesa de queda” ok explique isso
pic.twitter.com/0pNuE1ORpP

– Rei Malokai (@kingmalokai) 17 de junho de 2021

 

Seja empurrando a cabeça para baixo para sair de lutas simples ou separando pegadas enquanto troca os quadris, a defesa de queda de Aldo é algo que todos os jovens lutadores de MMA deveriam estudar.

 

 

7
Jose Aldo derrotou Uriah Faber no WEC 48 – 24 de abril de 2010

Embora você possa facilmente argumentar que essa luta está mais acima na lista, a vitória memorável de Aldo sobre Uriah Faber garante a mim uma sólida posição no 7º lugar.

Dito isto, este foi um grande evento na época.

O WEC 48 seria o único evento pay-per-view na história da promoção, que contou com nomes notáveis como Joe Rogan e Mike Goldberg narrando a ação.

Rogan foi um pouco crítico com Aldo por não finalizar Faber no round final (algo que seria tema dos comentários de Rogan sobre o início da carreira de Aldo no UFC), mas o brasileiro deu uma aula magistral de MMA na arte dos chutes nas pernas que nenhum de nós esqueceria tão cedo.

Aqui está uma compilação de chutes na perna de Jose Aldo contra Urijah Faber

Preciso dessa versão de Aldo vs Pedro Munhoz 🙏🏼 pic.twitter.com/HHHeFUE7uM

— 𝘼𝙡𝙚𝙭 🔰 (@Ataman_MMA) 7 de agosto de 2021

 

 

 

6
Jose Aldo derrotou Mike Brown no WEC 44 – 18 de novembro de 2009

O breve reinado de Mike Brown no WEC nunca recebeu o amor que merece, e é provavelmente por isso que coloquei essa luta em uma posição tão alta na lista.

Mas, deixando meu amor por Brown de lado, esta foi realmente uma performance completa de Aldo que não é mencionada o suficiente.

Não só temos um ótimo vislumbre da defesa de quedas e dos golpes de Aldo, mas o brasileiro usa seu estilo discreto de trabalho corporal para derrotar Brown e acabar com o ex-campeão peso-pena com um jiu-jitsu excelente no chão.

18 de novembro de 2009

WEC 44

Aldo derrota Mike Brown por nocaute técnico na segunda rodada

Torna-se o campeão peso pena do WEC pic.twitter.com/bec6OaaRSA

— Ocelot MMA (@Ocelot_MMA) 16 de agosto de 2022

 

 

 

5
Jose Aldo derrotou Jeremy Stephens no UFC on FOX 31 – 28 de julho de 2018

André Pederneiras e José Aldo

Apesar de esta ser a primeira luta sem título na carreira de Aldo no UFC, sua vitória sobre Jeremy Stephens tem muito peso considerando o contexto da época.

Depois de duas paradas devastadoras de Max Holloway, não estava claro se Aldo conseguiria ou não retornar à forma nesta fase do jogo.

Stephens pode ter sido um lutador do UFC com nota 0,500 no papel, mas o cão de ferro-velho da promoção estava aparentemente aprendendo a lidar com sua própria corrente naquele momento de sua carreira, acumulando uma impressionante sequência de três vitórias.

Aldo pareceu ter sido picado por Stephens no início da luta, o que só encorajou o americano a avançar com mais força contra os contra-ataques do ex-campeão.

Depois de ganhar algum respeito, Aldo disparou uma combinação que terminou com um gancho de esquerda no corpo que acabou paralisando Stephens. As emoções de Aldo depois mostram quanta pressão e dúvida ele estava carregando para a luta, o que faz com que isso ressoe tanto comigo.

Jose Aldo fez isso com Jeremy Stephens há 4 anos hoje. Essa foto do corpo foi uma coisa linda
pic.twitter.com/Q14kPu2zNS

— Jason Williams (@jasoneg33) 29 de julho de 2022

 

 

 

4
Jose Aldo derrotou Frankie Edgar no UFC 156 – 2 de fevereiro de 2013
jose-aldo-frankie-edgar-featured.jpg

José Aldo e Frankie Edgar antes do UFC 156.

No que foi uma das minhas performances favoritas de Aldo, eu teria dificuldade em deixar sua primeira luta com Edgar fora desta lista.

Havia muita empolgação para Edgar fazer sua tão esperada estreia nos 145 libras antes do UFC 156, preparando este para ser um clássico instantâneo.

Aldo sempre teve fintas e footwork sólidos, mas sua ênfase no jab – particularmente de forma defensiva – permitiu que o peso-pena controlasse o ritmo com segurança e limitasse os alvos de Edgar. Se você está procurando exemplos sólidos de jabs no MMA, essa luta definitivamente vale a pena revisitar.

José Aldo vs. Frankie Edgar no #UFC156 pic.twitter.com/zywvzkOX6T

-Dan Tom (@DanTomMMA) 26 de maio de 2021

 

 

 

3
Jose Aldo derrotou Chad Mendes no UFC 142 – 14 de janeiro de 2012
jose-aldo-chad-mendes-ufc-142.jpg

José Aldo e Chad Mendez antes do UFC 142.

No que foi o retorno da Zuffa ao mercado brasileiro pós-UFC 134, Aldo foi escalado para enfrentar o invicto lutador americano Chad Mendes.

Mendes, um produto da Equipe Alpha Male, estava abrindo caminho no ranking na categoria de 145 libras e era considerado o teste de estilo mais difícil de Aldo naquele ponto de sua carreira.

No entanto, logo após o início da luta, ficou claro que Mendes precisava levar as coisas para o reino do grappling. Pressionando o então campeão contra a grade, Mendes trabalhou diligentemente para quedas enquanto Aldo tentava desesperadamente se defender (saindo com um cage grab em um certo ponto).

Mas depois de alguns avisos do árbitro, Aldo conseguiu separar as pegadas de Mendes antes de se virar para ele e aplicar uma contrajoelhada perfeitamente colocada. E, claro, quem poderia esquecer a comemoração icônica depois?

14 de janeiro de 2012

UFC 142

Aldo nocauteia Chad Mendes com uma joelhada na Rd 1

Ele exibe sua melhor defesa de quedas e a pontua violentamente.

Abraça a galera depois. Rei do Rio pic.twitter.com/xZPTpa6Rt7

— Ocelot MMA (@Ocelot_MMA) 16 de agosto de 2022

 

 

 

2
Jose Aldo derrotou Rob Font no UFC on ESPN 31 – 4 de dezembro de 2021
jose-aldo-rob-font-ufc-on-espn-31-3.jpg

LAS VEGAS, NEVADA – 04 DE DEZEMBRO: (RL) José Aldo do Brasil dá um soco em Rob Font na luta peso galo durante o evento UFC Fight Night no UFC APEX em 04 de dezembro de 2021 em Las Vegas, Nevada. (Foto de Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Talvez seja porque eu seja um grande fã da vitória de Roberto Duran sobre Iran Barkley no final da carreira, mas a atuação de Aldo após o auge, contra Rob Font, está no topo da minha lista.

Font era um peso galo grande e perigoso que estava em uma sequência de quatro vitórias na época, enquanto Aldo era um veterano envelhecido encarregado de mais uma luta de cinco rounds.

O ritmo e a resistência de Aldo já haviam sido questionados em lutas anteriores, tornando o volume de golpes de Font uma ameaça real. No entanto, apesar de tecnicamente ser superado por 149 a 86, de acordo com as estatísticas, Aldo claramente acertou os golpes mais impactantes em cada round (provando o quão tolas estatísticas de golpes significativos podem ser no grande esquema das coisas).

Semelhante ao Duran mencionado anteriormente, a experiência e o QI de luta de Aldo o ajudaram a dar golpes poderosos e conter a mão de liderança de Font durante toda a luta. Como a Ocelot MMA coloca perfeitamente abaixo, esta é uma das melhores vitórias pós-prime no MMA.

4 de dezembro de 2021

Aldo derrota Rob Font por UD em cinco rounds.

Font lutou muito bem, mas não conseguiu parar ou controlar o poder de Aldo.

Uma das melhores vitórias pós-prime no MMA. pic.twitter.com/9YyfVIC99E

— Ocelot MMA (@Ocelot_MMA) 16 de agosto de 2022

 

 

 

1
Jose Aldo derrotou Chad Mendes no UFC 179 – 25 de outubro de 2014
jose-aldo-ufc-179.jpg

25 de outubro de 2014; Rio de Janeiro, Brasil; Jose Aldo (luvas vermelhas) luta contra Chad Mendez (luvas azuis) durante o UFC 179 no Ginásio do Maracanazinho. Crédito obrigatório: Jason Silva-USA TODAY Sports

Naquela que é facilmente a melhor luta de pesos-pena de todos os tempos, a revanche de Aldo com Mendes no UFC 179 deve estar no topo de qualquer lista em que esteja.

Seja você um fã casual de luta ou um analista hipster do mais alto nível, não há como assistir novamente a esta guerra de cinco rounds e não sair impressionado. Você não só tem ação em ritmo insano por 25 minutos, mas Aldo-Mendes 2 também é carregado com uma série de ajustes técnicos e táticas de alto nível que valem a pena estudar, seja você um lutador ou um fã.

Semelhante ao exemplo de Duran-Barkley na seleção anterior, Aldo também é forçado a se ajustar a um gancho de esquerda que aparentemente tem seu nome nele cedo e frequentemente. Mas como o comentarista Brian Stann afirma em sua chamada da luta,
"você quer fazer o campeão trabalhar; é assim que ele trabalha."

Feliz aposentadoria para José Aldo. Um dos lutadores que me fez virar fã de MMA. Aqui estão os destaques das minhas lutas favoritas de todos os tempos, Aldo vs Mendes 2. Vida longa ao Rei do Rio.. #MMA #JoseAldo #UFC pic.twitter.com/51a9lcbvPk

— Sweet Pugilsm (@DreamsR4Real999) 19 de setembro de 2022

 

Menções honrosas (não do UFC ou WEC)

José Aldo derrotou Aritano Barbosa (12 de maio de 2005) e José Aldo derrotou Anderson Silverio (9 de julho de 2005) para aqueles que são fãs de chutes de futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

trouxe esse tópico pra gente "lembrar" do Aldo

ontem me peguei de como esquecemos nossos ídolos. O cara vai lutar agora e ngm fala o nome dele

triste isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutes ago, pipo said:

trouxe esse tópico pra gente "lembrar" do Aldo

ontem me peguei de como esquecemos nossos ídolos. O cara vai lutar agora e ngm fala o nome dele

triste isso!

Concordo amigo Pipo, o mais triste é que ele originalmente estava no card preliminar, e estão dando adversários aleatórios pra ele, eu tava me pegando pensando no porquê o Aldo voltou a lutar, não tem necessidade sendo bem sincero, ele é muito maior do que ficar fazendo luta em card preliminar com desconhecidos. Mas também fica aquela questão, o marketing hoje em dia é extremamente importante, se o lutador não investe em criar sua imagem de gigante, vai ficar esquecido com o tempo mesmo, infelizmente os fãs casuais que são a sua maioria, tem memória curta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, oxeboxing disse:

Concordo amigo Pipo, o mais triste é que ele originalmente estava no card preliminar, e estão dando adversários aleatórios pra ele, eu tava me pegando pensando no porquê o Aldo voltou a lutar, não tem necessidade sendo bem sincero, ele é muito maior do que ficar fazendo luta em card preliminar com desconhecidos. Mas também fica aquela questão, o marketing hoje em dia é extremamente importante, se o lutador não investe em criar sua imagem de gigante, vai ficar esquecido com o tempo mesmo, infelizmente os fãs casuais que são a sua maioria, tem memória curta. 

se era pra continuar lutando, que pegasse grandes nomes. O Aldo hoje é o 10º ai o UFC da o 11º pro cara

 

não entendo mesmo isso 

melhor pegar o Cruz que é o 14º mas tem nome

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, pipo disse:

trouxe esse tópico pra gente "lembrar" do Aldo

ontem me peguei de como esquecemos nossos ídolos. O cara vai lutar agora e ngm fala o nome dele

triste isso!

PIPO o pessoal de hoje só acompanha quem está em alta e na mídia. Aldo é uma lenda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 hours ago, pipo said:

melhor pegar o Cruz que é o 14º mas tem nome

Concordo plenamente 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, pipo disse:

trouxe esse tópico pra gente "lembrar" do Aldo

ontem me peguei de como esquecemos nossos ídolos. O cara vai lutar agora e ngm fala o nome dele

triste isso!

Aldo é monstro mesmo!

Não sei porque, mas a luta contra o Mark Hominick no WEC me marcou bem (acho que pelo tamanho do alien que formou já testa dele).

Inclusive o encontrei pessoalmente depois. Bem gente boa e humilde; disse que realmente o Aldo era um completo extra-classe.

Pra mim o Aldo deu umas conduzidas mal de carreira depois que explodiu. O filme dele foi bem precipitado, e perder pro McGregor tirou bem o hype. Era um atleta pra ser completamente ovacionado por onde quer que passasse, e sinto que infelizmente ele não parece ter este prestígio todo junto ao "público comum".

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Hags disse:

Aldo é monstro mesmo!

Não sei porque, mas a luta contra o Mark Hominick no WEC me marcou bem (acho que pelo tamanho do alien que formou já testa dele).

Inclusive o encontrei pessoalmente depois. Bem gente boa e humilde; disse que realmente o Aldo era um completo extra-classe.

Pra mim o Aldo deu umas conduzidas mal de carreira depois que explodiu. O filme dele foi bem precipitado, e perder pro McGregor tirou bem o hype. Era um atleta pra ser completamente ovacionado por onde quer que passasse, e sinto que infelizmente ele não parece ter este prestígio todo junto ao "público comum".

 

verdade

muito do brilho parece que morreu ali. Aquela cena dele apagado em 10 segundos foi foda. Até o UFC "escanteou" ele

outra que me deixou puto foi contra o Merab. Aquela luta se ele quisesse ter lutada teria vencido. O cara entrou com o foda-se ligado. Ai se vence aquela, estaria hoje em outro lugar. Mas resta saber também se ele queria ainda ta figurando entre os tops

acho que as vezes muitos km rodados, o cara tb pode ta cansado e só querer descansar, treinar menos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora