Entre para seguir isso  
Daniel Mendoza

[UFC FN 148] Stephen Thompson vs. Anthony Pettis - Luta Completa

Recommended Posts

Em 3/21/2019 at 7:28 AM, Raphael Rezende disse:

Tá aí uma luta que eu apostaria um dedo da mão em um dos lutadores...

Não vejo como o Anthony Pettis possa vencer esse combate!

Quase fica sem dedo em mano kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Wand Forever disse:

Ele disse que vai voltar aos leves. Pediu o Edson Barbosa, se nao me engano.

Garfield, só vou discordar da parte que o Pettis anulou todos os ataques, eu acho que estava perdendo os 2 rounds, acho que o Thompson acertou mais. Mas foi foda mesmo o Pettis, foi pra dentro, e mostrou a diferenca de um porradeiro com muito mais experiencia, tem que respeitar esses caras. Thompson me lembrou o Rockhold contra o Bisping, estava se achando, e dormiu bonito.

Eu me expressei mal, até falei depois que apanhou mais depois anulou os ataques de perna que era o maior perigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Wand Forever disse:

Quase fica sem dedo em mano kkkkkk

Porra, me surpreendeu...

Anthony Pettis entrou relaxado, sem a menor pressão... Claro que isso não garante vitória, mas lutar (ou praticar qualquer outra ação) assim te deixa muito mais confortável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, MMS disse:

Thompson estava fazendo o jogo dele de sempre: tentando ser elusivo. Pettis não estava oferecendo muito, a única coisa que ele estava fazendo era o feijão com arroz tentando usar chutes tanto embaixo como em cima para tentar plantá-lo para golpear ou acertar um golpe depois que ele boqueasse um chute. A mesma estratégia que outros usaram. Mas Pettis usou sua criatividade para vencer, o que é diferencial nesse tipo de luta. O Grande problema desses jogos elusivos é que para o lutador ser mais rápido que o adversário, ser mais rápido que o golpe do adversário (go no sen), mudar de ângulo e de base, ele precisa se manter sempre com a base solta, o quadril com pouco "peso" além de trocar de base constantemente. Caso saiba usar, como é o caso dele, é um jogo muito bom mas têm dois grandes defeitos: o primeiro é que quando você recebe um golpe na cabeça a energia não espalha, o segundo é que quando recua, apesar de mais rápido, a projeção das pernas te deixa numa posição desfavorável. Um soco voador como aquele que veio fora da visão não deu tempo de movimento. Observem como se encontrava seus pés na hora.

Eu confesso que fico com pé atrás às vezes com usuários novos, por conta de alguns usuários que tinham clones que estão voltando e que sabidamente fizeram outros perfis (o que espero que não seja o seu caso). Mas de qualquer forma, gosto muito desses tipos de comentários e os seus já me chamaram a atenção algumas vezes. Independente de concordar ou não, são comentários que são bons para discutir.

Acho que o Pettis estava fazendo um bom jogo, esperando a oportunidade, incomodando a perna e o corpo com chutes fortes, colocando alguns retos. Sem se expor muito aos contra golpes. A ferramentas que ele tinha possibitava que isso mais eficiente que a maioria.

Estou de acordo com o que disse sobre a desvantagem do lutador que usa muito a movimentação como defesa, mas repare que houve um erro de movimentação do Thompson. Ao menos no boxe quando vc se movimenta, vc leva o pé da diretação que está indo primeiro.

InfatuatedImmediateDromaeosaur-size_rest

Repare que ele tira a perna da frente e a de trás fica parada, isso impede ele de tirar a cabeça da reta mesmo tentando esquivar com o tronco. Quando está em uma distância segura esses detalhes podem não ser tão determinantes se o oponente não tive ruam movimentção muito boa, mas na média e curta eles fazem toda a diferença. Se ele fizesse a movimentação correnta, (impulssionando com o pé da frente e tirando o pé de trás primeiro, antes do da frente) o tronco dele iria junto e possivelmente ele iria ter desviado do golpe ou ter tido minimamente mais base para receber quando deslocasse o tronco. No momento que ele recebe o golpe ele está com a ponta do pé no chão, isso faz com que a força do soco não se dissipe mesmo, se ele se movesse arrastando o pé. Mas se ele tivesse feito uma movimentação correta, ele poderia ter deixado esse cruzado que ele tentou ao sair e talvez ter conseguido se esquivar.  Deixar esse cruzado ao meu ver foi outro erro, ele é muito bom em sair deixando golpes retos, não cruzados.

Ali eu acho que se ele tivesse feito uma movimentação correta, com o pé de trás indo primeiro, antes do pé da frente, acho que já não teria pego em cheio. Não sei no kickboxing americano, mas no boxe e no kickboxing holandês ao menos a técnica de movimentação é assim. E torna essa evasão muito mais eficiente, ao meu ver, diminuindo essas potenciais fraquezas que vc aponto. Mesmo com a movimentação correta vc pode ser pego em um golpe no meio do caminho e está sem base para receber, fazendo a movimentação errada então, vc fica mais lento e mais suscetível.. 

Agora, por outras lutas dele eu ACHO que ele pode ter retirado essa perna com medo de um chute baixo. Pq normalmente ele se movimenta de forma correta, se não me engano. Mas eu acho que não, pq acho que ele não responderia um chute baixo com um cruzado. Mas pode ser por já estar sentindo.

Bem, a motivação eu não sei, possivelmente nem o Thompson deve lembrar, mas o fato é que houve um erro técnico na movimentação dele que o deixou muito mais vulnerável.

E somado a isso a base típica dele, do kixkboxing americano, é muito lateral, isso também acho que atrapalha quanto a posição dos pés, de dá mais velocidade e agilidade nesse 'entra e sai', ajuda nesse tipo de chute que ele muito, que usou antes de tomar o KO, mas de deixar com menos força na base para receber golpe, como as do thai e kick boxing. Repare que na movimentação ele está com os pés paralelos, por conta dessa base dele, um boxer ou um kickboxer dificilmente ficam com os pé juntos e paralelos quando evadindo para trás assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Porra, me surpreendeu...

Anthony Pettis entrou relaxado, sem a menor pressão... Claro que isso não garante vitória, mas lutar (ou praticar qualquer outra ação) assim te deixa muito mais confortável.

Com certeza, psicologico é tudo. Mas o Pettis sempre sentiu quando o pressionaram, como nao é o estilo do Thompson isso o favoreceu tb. 

Mas acho que ele tá certo em voltar para os leves, meio médio tá muito casca, cheio de wrestlers... Acho que ele nao teria chance nao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Daniel Mendoza disse:

Eu confesso que fico com pé atrás às vezes com usuários novos, por conta de alguns usuários que tinham clones que estão voltando e que sabidamente fizeram outros perfis (o que espero que não seja o seu caso). Mas de qualquer forma, gosto muito desses tipos de comentários e os seus já me chamaram a atenção algumas vezes. Independente de concordar ou não, são comentários que são bons para discutir.

Acho que o Pettis estava fazendo um bom jogo, esperando a oportunidade, incomodando a perna e o corpo com chutes fortes, colocando alguns retos. Sem se expor muito aos contra golpes. A ferramentas que ele tinha possibitava que isso mais eficiente que a maioria.

Estou de acordo com o que disse sobre a desvantagem do lutador que usa muito a movimentação como defesa, mas repare que houve um erro de movimentação do Thompson. Ao menos no boxe quando vc se movimenta, vc leva o pé da diretação que está indo primeiro.

InfatuatedImmediateDromaeosaur-size_rest

Repare que ele tira a perna da frente e a de trás fica parada, isso impede ele de tirar a cabeça da reta mesmo tentando esquivar com o tronco. Quando está em uma distância segura esses detalhes podem não ser tão determinantes se o oponente não tive ruam movimentção muito boa, mas na média e curta eles fazem toda a diferença. Se ele fizesse a movimentação correnta, (impulssionando com o pé da frente e tirando o pé de trás primeiro, antes do da frente)o tronco dele iria junto e possivelmente ele iria ter desviado do golpe ou ter tido minimamente mais base para receber quando deslocasse o tronco. No momento que ele recebe o golpe ele está com a ponta do pé no chão, isso faz com que a força do soco não se dissipe mesmo, se ele se movesse arrastando o pé. Mas se ele tivesse feito uma movimentação correta, ele poderia ter deixado esse cruzado que ele tentou ao sair e talvez ter conseguido se esquivar.  Deixar esse cruzado ao meu ver foi outro erro, ele é muito bom em sair deixando golpes retos, não cruzados.

Ali eu acho que se ele tivesse feito uma movimentação correta, com o pé de trás indo primeiro, antes do pé da frente, acho que já não teria pego em cheio. Não sei no kickboxing americano, mas no boxe e no kickboxing holandês ao menos a técnica de movimentação é assim. E torna essa evasão muito mais eficiente, ao meu ver, diminuindo essas potenciais fraquezas que vc aponto. Mesmo com a movimentação correta vc pode ser pego em um golpe no meio do caminho e está sem base para receber, fazendo a movimentação errada então, vc fica mais lento e mais suscetível.. 

Agora, por outras lutas dele eu ACHO que ele pode ter retirado essa perna com medo de um chute baixo. Pq normalmente ele se movimenta de forma correta, se não me engano. Mas eu acho que não, pq acho que ele não responderia um chute baixo com um cruzado. Mas pode ser por já estar sentindo.

Bem, a motivação eu não sei, possivelmente nem o Thompson deve lembrar, mas o fato é que houve um erro técnico na movimentação dele que o deixou muito mais vulnerável.

E somado a isso a base típica dele, do kixkboxing americano, é muito lateral, isso também acho que atrapalha quanto a posição dos pés, de dá mais velocidade e agilidade nesse 'entra e sai', ajuda nesse tipo de chute que ele muito, que usou antes de tomar o KO, mas de deixar com menos força na base para receber golpe, como as do thai e kick boxing. Repare que na movimentação ele está com os pés paralelos, por conta dessa base dele, um boxer ou um kickboxer dificilmente ficam com os pé juntos e paralelos quando evadindo para trás assim.

Amigo, obrigado pela resposta. Na verdade, a" movimentação correnta, (impulssionando com o pé da frente e tirando o pé de trás primeiro, antes do da frente)" não chega a ser absolutamente correta...rsrs. Quero dizer, esse tipo de movimentação geralmente aprendemos quando estamos iniciando no boxe. O motivo? Ele é o que vai te dar mais equilíbrio e segurança caso for golpeado, e nisso você está certo. Quando estamos aprendendo ou fazemos apenas o "feijão com arroz" realmente é isso que usamos. Mas na verdade a movimentação específica depende de uma série de fatores como o tipo de base usada e em qual perna o peso do quadril está fixo ou variando. Tudo tem suas vantagens e desvantagens; fazer a passada ou recuo clássico é muito bom para uma base mais plantada, mas ela tem a desvantagem de te deixar mais lento, sem contar em qual lado seu quadril está no momento. Vejam o caso do Gomi por exemplo quando chegou no UFC: para evitar quedas ele deixava o peso do seu quadril em massa na perna da frente, toda vez que ele precisava recuar ele demorava uma década, isso por que ele precisava ajustar sua gravidade antes de recuar. Sendo a base do Thompson do Kempo, e assim como bases semelhantes como Taekwondo, a distancia, movimentação e giro são fundamentais e, por isso, o quadril deles  nunca fica "pesando" muito tempo de algum lado e até mesmo os "pulinho" servem para deixar os pés leves para dar mais velocidade e deixar o quadril "flutuando" . Neste caso, movimentar a perna de trás se tona um problema muitas vezes, pois como você está "flutuando", para movimentar uma perna primeiro você precisa dar uma certa "plantada" para tal. Experimentem ficar do jeito que o Thompson fica e tentem, nem que for lentamente, movimentar a perna de trás primeiro. Vocês vão ver que ficar pouco natural fazer isso. Em casos de base assim, você precisa de uma movimentação "no timing", geralmente com uma leve batida na frente quase simultânea com a de trás. Esse vídeo abaixo mostra esse tipo de treinamento: 

Percebam que , no caso, o peso do quadril do garoto está na perna de trás e, para um controle de distância, ele necessita movimentar a perna da frente levemente na frente da de trás. No caso de bases como do Thompson, isso se torna regra. É possível ver que Stephen faz isso constantemente na luta.

Agora, tirando o fato do impulso da grade que o Pettis teve, concordo muitíssimo contigo que ele errou ali. Na minha humilde opinião de dois modos:

- o primeiro é que esse tipo movimentação nunca é eficiente quando o adversário está de costas pra grade, pois a tendência é a distância encurtar e o oponente sempre querer sair dali, nestas condições o recuo nunca vai ser rápido o suficiente, sendo necessário usar mais passadas laterais e mudar de ângulo para deixar o adversário sem torque no tronco(esse é outro ponto, esse tipo de movimentação só serve para o centro do ringue);

- O segundo é que, realmente, ele exagerou e errou enormemente o impulso com a perna da frente que deve ser muito mais simultâneo mas, de novo, tudo tem vantagens e desvantagens e provavelmente o erro persistiria.

Não quero mostrar que algo é mais certo ou mais errado, só quero dizer que: depende! Usar uma coisa ou outra depende do "todo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra clarificar o que quero dizer é quem dos grandes lutadores vocês conhecem seguem à risca os ensinamentos clássicos de boxe? Não muitos, isso se deve que ele vai adaptando as diversas situações que aparecem. Não existe uma receita geral para tudo que acontece dentro do ringue, o que existe é um "campo neutro" para quem está iniciando. Se você chegar nas primeiras aulas de boxe e tentar lutar como Roy Jones muito provavlmente você vai se machucar. Mas se você for bom, você fica imbatível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, MMS disse:

Amigo, obrigado pela resposta. Na verdade, a" movimentação correnta, (impulssionando com o pé da frente e tirando o pé de trás primeiro, antes do da frente)" não chega a ser absolutamente correta...rsrs. Quero dizer, esse tipo de movimentação geralmente aprendemos quando estamos iniciando no boxe. O motivo? Ele é o que vai te dar mais equilíbrio e segurança caso for golpeado, e nisso você está certo. Quando estamos aprendendo ou fazemos apenas o "feijão com arroz" realmente é isso que usamos. Mas na verdade a movimentação específica depende de uma série de fatores como o tipo de base usada e em qual perna o peso do quadril está fixo ou variando. Tudo tem suas vantagens e desvantagens; fazer a passada ou recuo clássico é muito bom para uma base mais plantada, mas ela tem a desvantagem de te deixar mais lento, sem contar em qual lado seu quadril está no momento. Vejam o caso do Gomi por exemplo quando chegou no UFC: para evitar quedas ele deixava o peso do seu quadril em massa na perna da frente, toda vez que ele precisava recuar ele demorava uma década, isso por que ele precisava ajustar sua gravidade antes de recuar. Sendo a base do Thompson do Kempo, e assim como bases semelhantes como Taekwondo, a distancia, movimentação e giro são fundamentais e, por isso, o quadril deles  nunca fica "pesando" muito tempo de algum lado e até mesmo os "pulinho" servem para deixar os pés leves para dar mais velocidade e deixar o quadril "flutuando" . Neste caso, movimentar a perna de trás se tona um problema muitas vezes, pois como você está "flutuando", para movimentar uma perna primeiro você precisa dar uma certa "plantada" para tal. Experimentem ficar do jeito que o Thompson fica e tentem, nem que for lentamente, movimentar a perna de trás primeiro. Vocês vão ver que ficar pouco natural fazer isso. Em casos de base assim, você precisa de uma movimentação "no timing", geralmente com uma leve batida na frente quase simultânea com a de trás. Esse vídeo abaixo mostra esse tipo de treinamento: 

Percebam que , no caso, o peso do quadril do garoto está na perna de trás e, para um controle de distância, ele necessita movimentar a perna da frente levemente na frente da de trás. No caso de bases como do Thompson, isso se torna regra. É possível ver que Stephen faz isso constantemente na luta.

Agora, tirando o fato do impulso da grade que o Pettis teve, concordo muitíssimo contigo que ele errou ali. Na minha humilde opinião de dois modos:

- o primeiro é que esse tipo movimentação nunca é eficiente quando o adversário está de costas pra grade, pois a tendência é a distância encurtar e o oponente sempre querer sair dali, nestas condições o recuo nunca vai ser rápido o suficiente, sendo necessário usar mais passadas laterais e mudar de ângulo para deixar o adversário sem torque no tronco(esse é outro ponto, esse tipo de movimentação só serve para o centro do ringue);

- O segundo é que, realmente, ele exagerou e errou enormemente o impulso com a perna da frente que deve ser muito mais simultâneo mas, de novo, tudo tem vantagens e desvantagens e provavelmente o erro persistiria.

Não quero mostrar que algo é mais certo ou mais errado, só quero dizer que: depende! Usar uma coisa ou outra depende do "todo".

Eu que agradeço a resposta e a oportunidade de aprender com as suas colocações. Eu entendo e concordo com a maioria das suas colocações, mas ao meu ver, essa junção dos pés é um erro de movimentação neste contexto de 'evasão' ante um golpe naquela distância, mesmo quando se puxa o pé da frente antes deixando um golpe de contra golpe vc não junta tanto os pés e mantém uma distância ali mantendo uma base. A vantagem da movimentação para defesa é vc poder evadir seu tronco, o que ele fez ali, puxando tanto pé da frente e deixao o de trás estático impossibilitou isso. Entendo que pela técnica que ele costuma usar isso pode ocorrer, mas não deixa de ser ao meu ver, em um sentido prático, um erro naquele contexto. Até porque, mesmo quando ele move primeiro o pé da frente ele o faz com passo curto para impulsionar o de trás. E mesmo em outros momentos dele lutando vc não vê ele fazendo aquilo, talvez por conta do chute, não sei, por isso cheguei a pensar no receio do chute na perna... 

Mas todas as técnicas e formas de se movimentar possuem sim vantagens e desvantagens, tanto que fora daquele contexto até comentei que esse tipo de movimentação que ele usa demais, que descreveu muito bem, possuem vantagens em outros contextos. Nesses eu concordo que são opções viáveis, e que não dá para chamar de erro. Mas não consigo ver de nenhuma forma, dentro daquele quadro, como ela não foi uma ""opção"" errada. Entendo que está introjetado nele, não é exatamente uma opção, mas me refiro a erro nesse sentido, a forma com a qual ele executou o movimento, a técnica ali, ao meu ver, foi um erro. Talvez não seja a melhor expressão que ele usou a técnica errado por não se poder dizer isso já que existem diferentes técnias em diferentes artes, mas que não era a melhor opção e o deixou vulnerável. 

Estou de acordo que o fim de uma luta é vencer, não a execução da forma "correta" de quaisquer movimento. Mas nesse caso, certas formas de executar algumas coisas em determinadas situações trazem um prejuízo quanto as possibilidades de vitória. Nesse caso, eu acho que isso foi determinante ali para que o golpe do Pettis tenha entrado. A forma que ele executou a movimentação para evadir não permitiu que o tronco dele saísse do lugar inicial a tempo, por isso um "erro".

Quis dizer mais nesse sentido, não do de hierarquização de artes e técnicas. Apesar de eu pensar que é possível sim se fazer uma seleção de técnicas com maiores vantagens no sentido de chances de sucesso em determinados contextos mais realistas de combate. E apesar da problemática do conceito de 'certo' e 'errado', podemos classificar como melhores e piores opções considerando os riscos e retorno que o uso delas trazem. Mas como vc bem disse, tudo depende do "todo", e o "todo" no MMA é gigantesco devido as diversas variáveis, o que torna essa seleção uma seleção bem ampla.

1 hora atrás, MMS disse:

Só pra clarificar o que quero dizer é quem dos grandes lutadores vocês conhecem seguem à risca os ensinamentos clássicos de boxe? Não muitos, isso se deve que ele vai adaptando as diversas situações que aparecem. Não existe uma receita geral para tudo que acontece dentro do ringue, o que existe é um "campo neutro" para quem está iniciando. Se você chegar nas primeiras aulas de boxe e tentar lutar como Roy Jones muito provavlmente você vai se machucar. Mas se você for bom, você fica imbatível.

Nesse ponto eu discordo, pelo que me lembro a grande maioria dos kickboxers de alto nível e de boxers de alto nível seguem certos preceitos "clássicos" de movimentação na maioria absoluta do tempo. Dificilmente vc vê pés cruzados, pés juntos e paralelos, etc... Digo, claro que vc tem adaptação, contextos, trejeitos pessoais, momentos de exceção, mas alguns fundamentos básicos ali não são básico por serem 'para iniciantes', mas por serem a 'base' por vezes das técnicas e um fundamento da arte. Alguns lutadores fora da curva conseguem executar movimentações próprias com muito sucesso, mas de forma geral esses ensinamentos clássicos se sobressaem desconsiderando esses pontos fora da curva, e a genialidade está muitas vezes em conseguir aplicar eles com perfeição. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas mesmo com ela, talvez pelo impulso da grade, o Pettis o tivesse pego do mesmo jeito... a aproximação foi muito mais rápida que ele esperava. Mas acredito que se ele conseguiu dar o passo com a perna da frente, talvez ele tivesse conseguido se impulsionar para trás com a perna da frente e saído do golpe ou ao menos amenizado o poder destrutivo dele... 

Mas aí teria que ser um outro lutador, com outros trejeitos e 'vícios' de movimentação... Sei que não é muito justo no sentido prático julgar um lutador para além das capacidades dele. Todos são 'limitados', pq a condição humana de aprendizado o é, ainda mais em um esporte como o MMA que lida com técnias de diversas artes. Mas de qualquer forma, na discussão teórica e hipotética, para a apreciação de quem gosta, nos é permite fazer isso como um exercício de discussão de diferentes visões e desfechos possíveis. hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso