fernando_gracie

Protesto contra o jornalista do Canal Combate(Desligue o CAPS)

Recommended Posts

O texto abaixo foi extraído do site da federação de luta livre submission, é um debate entre o mestre de Luta livre, Daniel D'Dane e o comentarista, e também praticante de jiu-jitsu, Luciano Andrade, do canal combate.

PROTESTO CONTRA O JORNALISTA DO CANAL COMBATE LUCIANO ANDRADE

Tentei amigavelmente falar com o Luciano Andrade, comentarista do Canal Combate, sobre o fato de estar prejudicando a nossa modalidade com seus comentários passionais e parciais, mas ele me tratou de forma preconceituosa e arrogante e mostrando total falta de informação sobre as origens das artes marciais as quais ele comenta.

Vou postar na integra toda a nossa tentativa de entendimento com o emails trocados entre nós:

Caro Luciano Andrade,

Meu nome é Daniel D'Dane, sou Presidente da Federação de Luta Livre Submission do estado do Rio de Janeiro, estou recebendo desde o ano passado inúmeros emails e telefonemas dos nossos cadastrados, sobre a forma passional dos comentários que voce faz nos torneios de artes marciais mistas e de grappling-submission no Canal combate, como estou sempre viajando tinha pouico tempo para averiguar isso, mas fiquei um tempo no Rio e realmente detectei que os cadastrados tinham razão, não sei se por causa da falta de informação que voce tem sobre a nossa modalidade ou se é mesmo por passionalidade, voce comenta absolutamente que todas as técnicas de submissão são do Jiu-Jitsu brasileiro, e segundo nossos cadastrados isso está desmoralizando e dando um prejuízo enorme para as nossas academias, me pediram para acionar o Canal Combate juridicamente por causa desse prejuízo, mas prometi a eles que iria conversar com os reporteres do Canal antes de tomar qualquer atitude jurídica, lembre que meu intuito é apaziguar na medida do possível mas, senão tiver jeito vou ser obrigado a entrar na justiça no que se refere ao prejuízo da nossa modalidade, simplificando segue abaixo o email que eu escrevi para o Canal Combate na ìntegra, para que voce possa entender melhor do que se trata, lembrando que os comentários do Paulo Borracha eram mais idôneos e menos passionais.

Espero que voce compreenda o nosso problema e medite sobre seus próximos comentários sobre artes marciais mistas.

Estou aberto para qualquer esclarecimento sobre a história da Luta Livre.

Vai abaixo a carta na íntegra:

A Federação de Luta Livre Submission do Estado do Rio de Janeiro, registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Estado do Rio de Janeiro, da República Federativa do Brasil, sob o nº 229092 e com publicação no Diário Oficial da Prefeitura do Município de Estado do Rio de Janeiro, em 08 de maio de 2008, C.N.P.J. sob o número de inscrição - 10.384.031/0001-47.

Vem por meio desta carta, expor nossa indignação pelos comentários feitos em todas as transmissões de artes marciais mistas que os distintos jornalistas expõem no Canal Combate.

Respondendo à inúmeras solicitações dos membros e simpatizantes da modalidade vigente em nossa Federação, a Luta Livre Submission, nos sentimos ignorados, menosprezados e totalmente indignos quando os distintos jornalistas e comentaristas expõem de maneira passional e parcial em seu programa inverdades sobre as técnicas utilizadas nos torneios de artes marciais mistas e de luta de chão. Esses jornalistas e comentaristas dizem serem absolutamente técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro, lembrando que tal modalidade tem na sua tradição e história a sua indumentária chamada de “Quimono†e que em quase sua totalidade de refinada técnica usa de tal artifício para aplicá-las.

A Luta Livre Submission, chamada anteriormente de “Luta Livre Esportiva†com sua origem no Rio de Janeiro desde os anos 20, utiliza as técnicas “sem quimono†de finalização em combates, como atualmente a grande maioria dos lutadores utilizam em torneios de Artes Marciais Mistas, lembrando que os lutadores profissionais oriundos do Jiu-Jitsu Brasileiro também treinam nossas técnicas sem quimono com nossos professores e mestres cadastrados na Federação, então seria muito injusto que em todos os comentários, seus comentaristas dizerem que todas essas técnicas são do Jiu-Jitsu Brasileiro.

Nos primórdios dos torneios oficiais nos Estados Unidos da América, o verdadeiro representante do Jiu-Jitsu Brasileiro chamado Royce Gracie utilizava o quimono e suas técnicas, desse sim, poderia se dizer que utilizava as técnicas de Jiu-Jitsu Brasileiro, atualmente os lutadores oriundos do Jiu-Jitsu Brasileiro competem sem quimono, logo não se pode dizer que estejam utilizando técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro.

Os comentários feitos sobre tais técnicas de forma equivocada traz uma repercussão muito ruim para a imagem das academias de Luta Livre que recebem indoutos para treinarem e comentam que as técnicas utilizadas são meras imitações do Jiu-Jitsu Brasileiro porque ouvem seus comentaristas dizerem sempre que tais técnicas utilizadas nesses torneios são do Jiu-Jitsu Brasileiro.

Por isso pedimos encarecidamente a direção do Canal Combate que peça aos seus jornalistas um pouco de imparcialidade, idoneidade e justiça ao comentarem as técnicas usadas em tais torneios dizendo que são técnicas de luta de chão e não absolutamente que são técnicas de Jiu-Jitsu Brasileiro para que não possamos ter futuramente algum problema jurídico com tal injustiça.

Atenciosamente,

Daniel Januário de Macedo (Daniel D’Dane)

1ª RESPOSTA DO LUCIANO ANDRADE,

Nao concordo. Estou na faculdade d direito. Ao chegar em casa vou t responder nos minimos detalhes. so p deixar bem claro: tenho um historico d 15 anos trabalhando com lutas e sempre dei oportunidades, em tv e em midia escrita, aos praticantes d luta livre, inclusive tendo q muitas vezes brigar p conseguir este espaco (na minha epoca da tatame, visto q se acreditava la dentro q "abrir" p luta livre iria "espantar" o publico do jj, q sustentava a revista). Mas, enfim, hj a noite responderei em detalhes, ponto a ponto.

Ps.: eu tenho acesso às mensagens q o canal recebe a meu respeito, com certeza tem gente q nao gosta do meu trabalho, mas, sem querer ser arrogante, digo q a minha aprovacao é bem alta e a principal qualidade q as pessoas apontam no meu trabalho é justamente a imparcialidade. Na verdade vc pode confirmar isto no meu blog, onde eu aprovo todas as mensagens, inclusive as criticas mais duras à minha pessoa. Quer dizer, so nao aprovo as q tem palavroes...

Por outro lado sei q a minha popularidade nao e alta entre atletas, fruto justamente da minha imparcialidade; inclusive ja tive problemas neste sentido ate com meus companheiros d treino...

Abs.

Bom, estou em casa, na verdade nem vou me prolongar muito, mas vamos lá...

Eu digo q alguém é do jj ou da luta livre baseando-me na modalidade q o próprio atleta diz q pratica. Portanto, se por ex. o atleta é fx marrom d jj, se ele se diz lutador d jj, não faz sentido, quando ele aplica uma chave d calcanhar, eu afirmar q ele usou a técnica dele d luta livre. Iria agradar a vcs, mas o atleta não iria gostar nem um pouco. E tb me acusaria d "parcial"...

Sempre q o atleta vem da luta livre, eu ressalto a origem dele; se vc puder assistir a mais eventos vai perceber isto. Inclusive, em alguns casos, mesmo o atleta sendo do jj eu afirmei q o golpe "era mais típico, comum, na luta livre", ou algo assim.

C/ relação às origens das lutas, na verdade o "Gracie JJ" é mais antigo do q a modalidade d vcs. Pelo menos mais do q a "luta livre esportiva brasileira". A ênfase do jj é no quimono, mas os treinos sem quimono existem desde a época d Carlos e Helio Gracie.

Mas ok, vamos dizer q o pensamento d vcs esteja correto. Então, eu não deveria falar em "técnicas d jj ou d luta livre", mas sim de JUDÔ, afinal todas estas chaves e torções, mesmo não sendo permitidas pelas regras do judô, são originárias da modalidade japonesa, ou, mais correto ainda, do "ju-jitsu" ou "jujustu" nipônico.

Vou além: se é correto eu falar "técnica d luta livre" quando um lutador q se diz do jj aplicar uma chave d calcanhar, então é mais correto ainda eu falar em "técnica d SAMBÔ" quando um lutador d luta livre aplicar o mesmo tipo d chave. Afinal, o sambô russo é mais antigo do q a nossa luta livre como ela é conhecida.

C/ relação à minha consciência, ela está 100% limpa, visto, q, como falei, sempre dei oportunidades às pessoas da luta livre (muitas delas recusadas, diga-se d passagem, afinal "dá trabalho" ir em algum lugar distante conceder uma entrevista).

Quando ninguém queria saber d vcs, eu fui lá e consegui espaço p/ caras como Hugo Duarte, Eugênio Tadeu e outros (se quiser, pode perguntar aos mesmos) na mídia escrita e televisiva.

Aliás, fui eu quem indicou o Márcio Cromado p/ ser comentarista do Combate, visto q, apesar d eu confiar na imparcialidade da equipe, eu achava importante ter um cara ligado à outra luta no canal (tanto q indiquei tb o Artur Mariano).

C/ relação a eu ser parcial, vai d cada um... é até engraçado, eu cansei d ler na internet q eu "puxava a sardinha" pros caras do Joinha e até mesmo q ele é meu chefe(!!!). No entanto, é justamente entre os lutadores do Joinha q eu tenho os meus maiores "haters". Boa parte da equipe dele não gosta dos meus comentários e nem da minha pessoa... talvez seja justamente pq eu sou imparcial e critico quando acho q é o caso.

É mais ou menos assim q funciona: quando a gente é verdadeiramente imparcial, agrada mais aos telespectadores, mas, mais ou cedo ou mais tarde, acaba desagradando à maioria dos técnicos, lutadores etc. Tanto é assim q, como falei, já tive q ouvir reclamações d gente da minha própria academia.

D resto, como falei, estou tranquilo c/ a minha consciência, e acho q vc deve seguir a sua.

ps.: da minha parte, a relação "jornalista-luta livre" não vai mudar em nada. Sempre batalharei espaço p/ vcs quando achar q é o caso. Espero tb q vc não leve o e-mail pro lado pessoal, pois não tem nada d pessoal na minha resposta. É meramente a minha opinião; procuro responder a todos c/ argumentos.

Abs.

MINHA RESPOSTA,

Bem, vamos por partes; independente de que um ou outro atleta diz que pratica APENAS uma modalidade você como jornalista não deveria se privar de comentar a verdade, já que é sabido que NENHUM atleta profissional atualmente pratica apenas uma modalidade e creio que você não entendeu exatamente o que nós propomos na carta, não disse que você deve dizer que tal técnica é da Luta Livre ou não, seria mais honesto dizer “...sua técnica de chão...†como dizia o antigo comentarista Paulo Borracha, esse sim idôneo, imparcial e conhecedor profundo das artes marcias já que ele é faixa preta da maioria das modalidades protagonistas dos eventos, que não é o teu caso. E vê-se realmente que você tem uma pesquisa equivocada das artes marciais

Sinceramente de todos os comentários que eu pesquisei Jamais vi você falar sobre técnicas de Luta Livre, se você tiver alguma filmagem por favor me envie.

Você está equivocado sobre a origem do Gracie jiu jitsu, a Luta livre é praticada aqui desde 1904 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_livre ) logo, a mais tempo do que o Gracie jiu jitsu que começou a ser praticado aqui desde 1915 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu_brasileiro )

Independente de que pessoas oriundas do jiu jitsu treinem sem kimono, não quer dizer que sua técnica é jiu jitsu se eles estão treinando ou lutando sem sua indumentária, os patriarcas do jiu jitsu treinavam sem kimono mas não quer dizer que isso seja jiu jitsu porque eles são praticantes de jiu jitsu, já que em sua história e tradição usam tal indumentária, eles na verdade imitavam os praticantes de Luta livre, já que se praticava Luta livre antes de tais patriarcas chegarem aqui no Rio de Janeiro.

Outro equivoco; chaves e torções são originárias do PANKRATION grego que tem origem oficial em 648 A.C. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pancr%C3%A1cio ) logo, BEM MAIS ANTIGO do que o Judô que tem origem oficial em 1882 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4 ), como voce bem disse na verdade o Gracie jiu jitsu é Judô, porque o Conde Koma (Mitsuyo Maeda) que ensinou aos patriarcas da família Gracie era judoca da Escola Kodokan de Jigoro Kano fundador do Judô ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsuyo_Maeda ), por isso jamais o jiu jitsu brasileiro entrará nas olimpíadas, porque na verdade ele já é praticado nas olimpíadas como Judô. Creio que o teu desconhecimento sobre as origens das modalidades lhe faz um comentarista equivocado, porque jamais se teve conhecimento de algum professor de Sambo no Rio nessa época e o nosso patriarca o Tatu usa chaves de pé desde os anos 20, vê-se claramente o teu preconceito com a nossa modalidade, preferindo comentar que nossas técnicas são do Sambo que na verdade, o Sambo tem raízes na própria Luta livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Samb%C3%B4 )

Como você falou em argumentos, aqui eu postei argumentos de que todo o seu conhecimento sobre artes marciais está equivocado.

Como estou vendo a sua teimosia contumaz em querer desprestigiar a nossa modalidade, que é reconhecida pelo governo Brasileiro, A ÚNICA MODALIDADE QUE TEM ORIGEM NO RIO DE JANEIRO, vamos partir para o processo legal de indenização por parte do Canal Combate por está prejudicando a nossa modalidade e as academias de Luta livre, por causa dos comentários preconceituosos e parciais dos seus jornalistas.

Por favor não entenda mal o nosso protesto, sou presidente da Federação de Luta livre Submission e tenho que zelar pela modalidade em si. E mais uma coisa, tenho que te lembrar que “submission†não é modalidade e que somos históricamente a única modalidade que tem direitos sobre o submission.

Somos pioneiros NO MUNDO INTEIRO a fazer eventos de técnica de chão sem kimono com pontuação, desde os anos 80, nem o jiu jitsu brasileiro, nem nenhuma outra modalidade de grappling fazia isso nos anos 80, logo não existe modalidade "submission", estão nos imitando em todos os detalhes.

Segue anexo a carta oficial da Federação na qual vamos dar entrada no processo por perdas e danos causados as nossas academias de Luta Livre no Brasil, para que você tenha conhecimento do processo, e também vai anexado no processo, os nossos emails para que seja mais uma prova cabal que tentamos amenizar o problema.

Atenciosamente,

Daniel D’Dane

RESPOSTA DO LUCIANO ANDRADE,

C/ relação ao meu txt, creio q a sua exegese está equivocada (por ex.: em nenhum momento falei q tivemos sambô no RJ; eu falei q o sambô é anterior à luta livre esportiva e q já continha os principais golpes q vcs utilizam).

Conheço o "pancrácio", conheço cultura grega, sei q existem lutas mais antigas dos q as citadas por mim, mas só as citei (sambô, judô, jujutsu) como exemplos d q as técnicas "d luta livre esportiva" (e do jj tb) vieram d outras modalidades. Como, por exemplo, o jj brasileiro veio do judô, o judô veio do "jujutsu", o jujutsu bebeu em outra fonte, e assim por diante...

"Nada se cria, tudo se transforma".

ps.: no e-mail anterior, vc afirmou q a luta livre é da década d 20 ("com sua origem no Rio de Janeiro desde os anos 20"), e agora disse q é d 1904. Há um conflito aí...

ps. 2: a Wikipedia pode ser alterada por qq um a qq tempo, destarte não é fonte segura d nada.

ps. 3: acho extremamente injusto vc dizer q eu deprecio a sua modalidade. Se vc se der ao trabalho d verificar vais constatar q fui um cara q sempre deu muito espaço à luta livre (tanto na TV como na mídia impressa).

Não tornaremos a nos comunicar.

Abs.

MINHA RESPOSTA,

Caro Luciano, vejo que você tem problema de compreensão de texto, o Sambo não é anterior à Luta livre, já que segundo a história, a Luta livre precedeu o Sambo e outra, morei 10 anos na Europa e conheço o jiu jitsu tradicional e não tem nada a ver com o Gracie jiu jitsu que é Judô, apenas enfatizado com as técnicas de chão do Judô chamada NE-WAZA, a maior prova de que o Gracie jiu jitsu adquiriu técnicas de outras lutas aqui no Brasil é o fato de que a grande maioria das técnicas são conotadas em português, como por exemplo a levantada técnica e a baiana que foram sugadas da capoeira. Tirando a grande maioria das outras técnicas do Judô como por exemplo triangulo que no Judô se chama SANKAKU JIME, e da própria Luta livre americana como CHAVE AMERICANA E ARM LOCK. Outras modalidades que vieram para o Brasil como o Judô, e o Tae know do, tem seus golpes chamados com suas linguagens de origem.Sei bem que as fontes da Wikipédia não são fontes seguras, apenas citei tais fontes porque datam em absoluto com fontes em sites mais credíveis, que posso futuramente te mostrar e anexar no processo que moveremos contra vocês do Canal Combate, por informação equivocada nos causando perdas e danos. Mas as tuas informações que você citou sobre as datas das modalidades NÃO TEM NENHUMA FONTE HISTÓRICA CREDÍVEL, mostrando a tua total falta de informação sobre as origens das artes marciais.

Sobre a origem da luta livre não existe conflito nenhum sobre as datas; existe comprovação histórica de que a Luta livre começou a ser praticada em 1904 da forma bruta como no PANKRATION, mas a forma “esportiva†começou a ser desenvolvida no Rio de Janeiro pelo nosso patriarca Tatu nos anos 20, tem recortes de jornais originais ainda com a filha dele que vamos anexar no processo de perdas e danos que moveremos contra vocês.

Vamos nos tornar a nos comunicar sim através da justiça pela tua falta de informação como jornalista, pela tua arrogância e preconceito com que fala da nossa modalidade e por causa das perdas e danos as nossas academias em todo o Brasil, ludibriando os telespectadores em vantagem sobre a modalidade da qual você pratica que é o jiu jitsu brasileiro

LUCIANO ANDRADE,

Só mais uma coisinha...

Em resumo: quando um lutador d jj, q se diz d jj, q treinou a vida inteira numa academia dita d jj, estiver lutando MMA vc quer q o comentarista fale q ele faz "luta d chão", e não jj...

Eu acho q vc não parou p/ refletir sobre o teor antidemocrático do seu pedido.

ps.: não precisa me responder.

Abs.

MINHA RESPOSTA,

Caro Luciano Andrade,

Voce como comentarista de artes marciais negligencia o fato de que atualmente ABSOLUTAMENTE nenhum atleta de origem do jiu jitsu brasileiro, treina a"a vida inteira" somente jiu jitsu brasileiro, como voce conotou, ele está competindo em evento de MMA, só pra te lembrar vou traduzir essa sigla, ARTES MARCIAIS MISTAS.

Eles além de Boxe tailandes, Boxe ingles e INCLUSIVE Luta livre, que eles de forma preconceituosa usam o termo em Ingles "WRESTLING", voce obviamente como seria justo, teria que chamar "TÉCNICA DE CHÃO" e não técnica de jiu jitsu já que tal atleta treina várias modalidades de grappling...ISSO É DEMOCRATICO Sr. Luciano Andrade, segundo pesquisei com os nossos cadastrados, voce RARAMENTE pronuncia Luta Livre em seus comentários, em contradição com o que voce cisma em dizer.

Ah !

Ia me esquecendo, voces se dizem tão democráticos, mas vemos em toda a grade dos seus programas, propagandas de quase todas as artes marciais, mas não vemos nenhuma alusão à nossa modalidade a Luta Livre ??????

o que me diz disso ?

RESPOSTA DO LUCIANO ANDRADE,

Minha fonte "não credível" é uma representação do gov. russo, ou seja, trata-se d "fonte primária" (se não é garantido q seja 100% correta, é das mais confiáveis q se possa encontrar).

A luta livre bras. tem praticamente a mesma idade do sambô, mas d q isto importa se existem lutas mais antigas q já continham os golpes praticados na sua luta livre?

C/ relação ao jiu-jítsu tb sou da corrente d q Helio G. praticava "basicamente" o judô d Jigoro Kano. A meu ver, a grande mudança veio c/ Rolls Gracie, q levou elementos d luta olímpica etc ao jiu-jítsu e, fora isso, realmente "inventou" coisas novas c/ a inteligência q tinha. Posteriormente, c/ o advento da CBJJ, o jiu-jítsu deu um novo salto d qualidade.

C/ relação ao espaço dado, tudo é feito c/ base em pesquisas, d acordo c/ a vontade dos assinantes. Se 90% pede a cobertura d uma modalidade, a mesma terá cobertura equivalente. Se 1% pede d outra modalidade, idem.

Se as pesquisas algum dia indicarem q ninguém quer ver jiu-jítsu, o mesmo simplesmente sairá da grade.

E sim, fui praticante d jiu-jítsu. Aprendi jiu-jítsu, q me foi ensinado por um professor d jiu-jítsu, numa academia d jiu-jítsu.

Do mesmo modo fui praticante d judô (inclusive ne-waza), q me foi ensinado por um professor d judô, numa academia d judô.

Não foi luta livre ou "jujutsu" o q eu aprendi.

Caso eu tivesse feito uma luta d MMA e a luta fosse p/ o chão, eu estaria praticando jiu-jítsu e não iria gostar nem um pouco se algum comentarista não falasse isto.

No caso d um praticante d luta livre, vale o mesmo.

Se for o Demian Maia lutando, vou falar q ele está aplicando o jiu-jítsu dele.

Se for o Luciano Azevedo, vou falar q ele está aplicando os seus conhecimentos d luta livre.

Como sempre foi.

C/ relação à referida ação, t aconselho a ler a CF d 88, o Código Civil d 2002 e o Código d Processo Civil d 1973. Pode ser bem esclarecedor.

Creio tb q vc deva processar todo lutador d MMA q falar q usou ou vai usar o seu "jiu-jítsu" nas lutas.

Minotauro, Minotouro, Vitor Belfort, Demian Maia, BJ Penn, Rafael Feijão, Maurício Shogun, Lyoto Machida, Feijão etc. Afinal, d acordo c/ as suas afirmações, todos estão mentindo.

Nem sei nem pq voltei a t responder, mas realmente encerro por aqui.

Att.

MINHA RESPOSTA,

Caro Luciano Andrade,

Mais uma vez agradeço mais uma oportunidade de mais uma resenha, pensei que você não fosse mais responder.

A propósito nossa resenha está dando resultado já que agora você resolveu entrar fundo nas pesquisas sobre a origem das artes marcias para não mais se equivocar, já resolveu mais um equívoco seu de que o Sambo é predecessor da Luta Livre, você chegou a conclusão de que Sambo e Luta Livre têm praticamente a mesma idade.

Muito bem você está me dando razão ao dizer que o grande Rolls Gracie que eu conheci pessoalmente quando treinei no Carlson Gracie entre 1978 e 1982, acoplou técnicas da Luta Livre no jogo do jiu jitsu brasileiro dando um salto de qualidade, mais uma vez enfatizo com esse teu argumento de que não são técnicas ABSOLUTAMENTE do jiu jitsu e seria mais justo você dizer que são TÉCNICAS DE CHÃO, para não prejudicar a cultura da Luta Livre.

Vou explicar de novo porque parece que você tem uma dificuldade enorme em interpretação de texto, me admira muito você ter se formado em jornalismo com tal dificuldade.

Eu JAMAIS disse que o Canal combate tenha que dar cobertura à nossa modalidade, não precisamos disso, a mídia televisiva sempre lutou contra nós, porque sempre puxam sardinha para o jiu jitsu, mas mesmo com esse revéz ao longo dos anos estamos sobrevivendo cada vez mais forte sem ajuda nenhuma da mídia, aliás o maior veículo de propagação da nossa modalidade, são os próprios lutadores profissionais oriundos do jiu jitsu que estão treinando e lutando sem o kimono, vou voltar a explicar de novo de forma sintetizada e simplória pra que você de uma vez por todas entenda.

Nossos cadastrados reclamam de que somos motivos de chacota quando indoutos procuram as nossas academias de Luta Livre, vêem nossos treinos e dizem que estamos imitando o jiu jitsu, porque escutam a todo momento os seus comentários na televisão dizendo que todas as técnicas utilizadas em eventos de MMA e Submission são do jiu jitsu, sendo que tais lutadores treinam também nossas técnicas, então seria mais justo dizer que são técnicas de chão, para não servirmos de chacota entre os indoutos que nos visitam. Não desejamos de maneira nenhuma que vocês nos apóiem ou digam que são técnicas da Luta Livre (EMBORA NA VERDADE SEJAM), porque se existe uma modalidade de cultura de submissão sem kimono, e algum lutador de jiu jitsu que treina sem kimono “inventa†alguma técnica, essa técnica culturalmente é da Luta Livre, que nasceu e tem tal doutrina de lutar SEM ARTIFÍCIO DE PANO.

De maneira nenhuma queremos macular a tua jactância exaltando as nossas técnicas mas ao mesmo tempo exigimos que não nos prejudiquem. Luta de chão com pano é jiu jitsu, luta de chão sem pano é LUTA LIVRE, não temos culpa se o mundo inteiro atualmente quer treinar luta de chão sem kimono, MAS É NOSSO DIREITO DE TERMOS PRIORIDADE NESSA CULTURA PORQUE NASCEMOS ASSIM.

A mídia não pode usurpar nosso direito e nossa cultura.

Engraçado !!! vi todas as lutas que você comentou sobre o Luciano Azevedo e não vi EM NENHUM MOMENTO você comentar que ele usou as técnicas de Luta Livre, somente de que ele era oriundo da Luta Livre.

Todos esses atletas que você comentou fazem o cross-training, treinam várias modalidades de luta INCLUSIVE A LUTA LIVRE, como você comentou sobre o Rolls Gracie. Teu compromisso como jornalista formador de opinião não é agradar um ou outro atleta e sim DIZER A VERDADE.

Exemplo disso e volto a comentar de novo, na luta do Matt Hughes contra o Ricardo Cachorrão, voce afirmou que Matt Hughes finalizou o Cachorrão com um golpe de jiu jitsu sendo que o Matt Hughes é lutador de Wrestling (LUTA LIVRE EM INGLES).

Quer dizer, seus comentários são sempre tendenciosos favorecendo a modalidade que você pratica em detrimento da nossa.

Com relação aos teus códigos de leis não estou interessados neles, estou interessado em que vocês comentam JUSTIÇA nos próximos comentários e parem de prejudicar a gente.

Atenciosamente,

Daniel D’Dane

RESPOSTA DO LUCIANO ANDRADE,

Claro, afinal os lutadores oriundos da luta livre esportiva são a imensa minoria. E, se estão em menor número, a luta vai ser menos citada tb. É a lógica.

Já q vc é conhecedor d lutas d origem grega, deveria parar p/ ler um pouquinho sobre outras coisas q Grécia Antiga legou à humanidade.

Wrestling não é "luta livre esportiva", e sim "luta livre olímpica", q é outra modalidade (vc sabe disso).

Quando o atleta treina "wrestling", nós falamos. E falamos o tempo inteiro, visto q são maioria nos eventos internacionais d MMA.

Na minha academia, todos (ou quase todos) treinam jiu-jítsu e "luta livre olímpica", não sei d ninguém q treina "luta livre esportiva".

Se eles vão pro chão, fazem questão d dizer q estão fazendo "jiu-jítsu".

Se derrubarem num double leg, aplicaram c/ eficiência o q aprenderam num treino d "wrestling".

Veja no UFC: Minotauro, Minotouro, Shogun, Lyoto, Paulo Thiago, todos se declaram praticantes d jiu-jítsu, portanto, se forem p/ o chão, eu vou falar "estão usando o jiu-jítsu" (ou a "técnica d solo", como falo às vezes, mas sempre vou citar o jiu-jítsu).

Já se for o Cacareco, obviamente eu vou dizer q ele é oriundo da luta livre, e q foi aluno do meu amigo Hugo Duarte (a origem dele).

Se for o Besouro, idem.

Se for o Milton Vieira, vou falar q ele treina os dois, ou já treinou os dois (pergunto p/ ele antes p/ dirimir qq dúvida).

Etc.

Creio q vc deva expor as suas teorias p/ atletas d jiu-jítsu d todo o Brasil. Aliás, creio q vc tem muita gente - e muitos veículos d mídia - p/ processar...

Att.

MINHA RESPOSTA,

Claro que somos imensa minoria sempre foi assim porque não temos ajuda nenhuma da mídia, não estou interessado em cultura grega.

Você se equivoca de novo, a Luta Livre Olímpica, é uma vertente da Luta Livre original, você devia estudar mais cultura grega pra conhecer isso (rsrsrs).

Somos descendentes direitos do Wrestling free style americano que tem finalizalções, o que seus protegidos treinam é wrestling free style com finalizações e não Luta Livre Olímpica, você realmente anda mal informado, eles não disputam Luta olímpica, disputam MMA esqueceu ?

O ícone da Luta Livre Olímpica no Brasil é o Grão-mestre Leitão que é coordenador da nossa Federação, a Luta Livre Olímpica é uma variação da Luta Livre Original, com regras para embate olímpico, como vocês querem fazer com o jiu jitsu olímpico.

Vou repetir de novo porque você cisma nessa conclusão; NÃO QUEREMOS QUE VOCE NOS AJUDE citando a Luta Livre, mas não queremos que você nos prejudique, dizendo que todas as técnicas de chão são do jiu jitsu, como fez com o Mat Hughes por exemplo, na tua academia eles treinam Luta Livre e não Luta Livre Olímpica, se você não sabe Luta Livre Olímpica não tem finalização e TENHO CERTEZA que vocês treinam isso sem kimono, as finalizações são sem kimono, é engraçado esse treino rsrsrsrs...vou treinar as quedas da Luta Livre mas, quando eu for pro chão vou botar o kimono para usar as técnicas do jiu jitsu, rsrsrsrsrs. Caro amigo um pouco de senso não faz mal a ninguém ! vou ressaltar de novo; A LUTA LIVRE É TÉCNICA DE SUBMISSÃO SEM KIMONO E O JIU JITSU É TÉCNICA DE SUBMISSÃO COM KIMONO, com certeza quando vocês vão pro chão não encostam as escápulas no chão para submeter o oponente usam técnicas sem kimono de submissão...ISSO É LUTA LIVRE, para o teu conhecimento.

Vamos processar quantos veículos de mídia for possível que estejam nos causando danos você pode ter certeza.

Atenciosamente,

Daniel D’Dane

RESPOSTA DO LUCIANO ANDRADE,

Como falei, quem manda no conteúdo do canal, através d pesquisas, são os assinantes.

Eles querem mais? Aparece mais. Querem menos? Aparece menos. O muay thai, por exemplo, tem mais espaço do q o jiu-jítsu, pode reparar.

C/ relação aos eventos, tem outro fator q conta, q são as negociações. Mas disto não sei nada. Às vezes se quer um evento, mas não se consegue.

Daniel, pq vc não expõe as suas opiniões num site como o da Tatame? O debate ficará público, ou seja, mais "democrático" impossível. Solte o verbo se vc acha q está certo.

Att.

ps.: tá bom por aqui, né? Seus e-mails vão ser marcados como spam a partir d agora.

MINHA RESPOSTA,

Porque voce como comentarista não propõe isso ?

teríamos o imenso prazer em debater isso inclusive com os patriarcas do jiu jitsu.

Fonte: www.lutalivresubmission.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Queria ouvir a opinião dos nobres colegas de Fórum, enfatizando que sobre o caso do Matt Hughes finalizando o Cachorrão ficou evidente o equívoco do Luciano Andrade em dizer que era um golpe de jiu-jitsu.

No Brasil temos a Cultura do BJJ e por isso muitas vezes não entendemos declarações como do Fedor em dizer que não precisa treinar BJJ, esse texto ajuda a entender isso!

Editado por fernando_gracie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado drissjj

Nem li totalmente o tópico, mas só de ver que vc ta falando que Jiu-jitsu é uma técnica de submissão com quimono, no meu ver ja esta totalmente errado.. O jiu-jitsu sem quimono é fato e ja faz parte da história do BJJ, e o cara hj pra conseguir se dar bem em um campeonato de submission, tem que saber BJJ pois senão não vai arranjar nada. Parem de guspir no prato que vcs comem, pois esta parecendo que ja estão querendo desvincular as técnicas do BJJ sendo que é isso que usam no tatame, independente de estar com quimono ou sem, todos nós sabemos que até a luta livre que teve grandes lutadores desde a década de 80, sempre introduziu o BJJ senão nunca iria arranjar nada nos camps de submission. Não é a toa que o Pequeno e o Cacareco chegaram onde chegaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Facame o favor amigo...luta livre mais antiga do que o Gracie Jiu Jitsu???? Quer que diga que o lutador de jiu jitsu esta aplicando uma tecnica de luta livre quando vai pra chave de calcanhar???

Pegaram carona no sucesso do jiu jitsu inventando uma modalidade cheia de lacunas e ainda vem querer reclamar de um dos melhores comentaristas do canal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado drissjj
Facame o favor amigo...luta livre mais antiga do que o Gracie Jiu Jitsu???? Quer que diga que o lutador de jiu jitsu esta aplicando uma tecnica de luta livre quando vai pra chave de calcanhar???

Pegaram carona no sucesso do jiu jitsu inventando uma modalidade cheia de lacunas e ainda vem querer reclamar de um dos melhores comentaristas do canal...

Concordo plenamente !! primeiro que não existe lutador de Submission.. submission é uma modalidade de campeonato, vejo muito professor querer se promover, metendo uma faixa dizendo que da aula de submission e isso ja é um absurdo por si só.

Ou o cara luta BJJ ou Luta Livre, e todos os golpes e técnicas de solo de ambas as artes poderia se atribuir a tal modalidade, então não tem erro nenhum o cara falar que um golpe tipo "triangulo de mão" é do BJJ pois essa generalização não deixa de ser falsa, mesmo talvez não sendo a arte de origem do lutador que pode ter sido luta livre por exemplo.. Mas todo golpe de solo existente, pode ser classificado como um golpe de Jiu-jitsu ou Luta Livre, que não esta sendo mentira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

leiam os dois últimso parágrafos

onde ele diz que o Matt Hugghes que veio da luta livre finalizou e o Luciano disse que era técnica do JJ e não de luta livre ou de chão

(isso nas palavras do cara dos e-mails)

o colega Daniel não foi mt bem nos e-mails

Editado por Pacotez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
leiam os dois últimso parágrafos

onde ele diz que o Matt Hugghes que veio da luta livre finalizou e o Luciano disse que era técnica do JJ e não de luta livre ou de chão

(isso nas palavras do cara dos e-mails)

o colega Daniel não foi mt bem nos e-mails

Essa na minha opiniao e a unica parte em que o cara esse da luta livre que criou o topico tem certa razao. O estrangulamento que o Hughes aplicou e uma posicao de wrestling, e inclusive ja ocorreu de atletas dormirem em meio a lutas de wrestling naquela posicao. Mas como wrestling nao tem finalizacao, o que acontece? Se espera o atleta recuperar e continua a luta. Nao e feito pra pegar se e que vao entender o que esotu dizendo.

E essa tentativa de aproximacao que o pessoal da luta livre tenta fazer com o Wrestling e descabida. A luta livre brasileira foi "criada" por quem nao tinha acesso ao jiu jitsu antigamente, por ser esta uma arte altamente elitizada. E basicamente jiu sem kimono, o que torna a luta, em minha opiniao, cheia de incompletitudes e lacunas. Eu jamais treinaria luta livre tendo o jiu jitsu a disposicao.

E, bem, quanto a eficacia de cada uma, vimos o que acontece no distante ano de 1991 no desafio Jiu Jitsu x Luta Livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar minha opiniao sincera.

Já tive discussoes intermináveis com o Daniel D´Dane na comunidade oficial do rickson gracie no orkut, e por ele ser representante da luta livre, ele fala as coisas com fanatismo. Tambme nao li a discussao inteira(bíblia) mas o pouco que li ja vi ele desmerecendo o jiu-jitsu, coisa que ele fazia com frequencia na comunidade do rickson no orkut, alias comunidade o qual eu fui expulso e ele virou moderador(prova de que o dono da comunidade n entende do assunto e provavelmente nunca ouviu falar na rivalidade passada das lutas). Pra vcs terem uma ideia, o Daniel na comunidade chegou a falar inclusive que um faixa azul de LLE havia vencido o Behring numa luta casada.

Cm o proprio comentarista diz ai, ele diz nomes dos golpes com referencia a q modalidade o atleta pratica, se o kra eh faixa preta de jiu-jitsu e finaliza seu adversario o Daniel quer q o comentarista diga que aquela chave eh da luta livre?

Essa reclamacao q ele ta fazendo n tem o MENOR nexo, ate pq com a evolução das lutas, hj em dia tanto LLE usa golpes de Jiu-Jitsu como Jiu-Jitsu usa golpes da LLE.

E ate parece que as academias de LLE estao ficando vazias por causa disso, pra mim o kra ta qrendo fazer este tipo de reclamacao para se promover.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ate parece que as academias de LLE estao ficando vazias por causa disso, pra mim o kra ta qrendo fazer este tipo de reclamacao para se promover.

Se isso ta rolando, esvaziamento de academia de luta livre, e pelo mesmo motivo que eu disse antes, e pelo jeito tem mais gente que concorda: eu jamais vou trienar luta livre tendo jiu jitsu a disposicao. Nao faz sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tornar uma troca de e-mails pública, onde são citadas diversas pessoas estranhas ao problema, é no mínimo uma falta de consideração com seu interlocutor.

Além do mais, o autor do "manifesto" utiliza premissas equivocadas para questionar o Luciano. Acompanho quase todas as transmissões do combate e jamais ví qualquer desrespeito ou menosprezo da parte do Luciano Andrade em face da luta livre e seus atletas. Tá fazendo tempestado em copo d'água e se quiser "levar para a Justiça", corre risco de tomar uma cacetada boa.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara até tem o direito de defender a sua modalidade, mas com todo respeito a luta livre, todas as técnicas de finalização que conheço são oriundas do antigo Judo.

Não acredito que ele ou a confederação tenham criado alguma finalização nunca vista antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim beira o ridiculo essa troca de e-mails.. o cara querer processar o canal combate ?? queria ver a cara do juiz quando for ver o motivo..

Editado por Vitaao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou lutador de jj desde 8 anos de idade,comecei com João Alberto Barreto,treinei com o Mansour que tinha uma ligação com o Barradas,pronto começou em minha vida de praticante de jj uma relação com a ll.Estamos juntos nisso,competíamos contra a equipe do Barradas(o velho,sua academia era chamada Conde Koma se não estou enganado) de kimono,mas os caras eram lutadores de ll também,fui aluno do Hugo Melo,meu amigo Hugo Melo,era faixa vermelha sétimo dan de judo,era lutador de ll,foi aluno do Tatu,treinava sem kimono com o velhinho e ele era duro,muito bom de chão,ele foi lutador de vale tudo e telecatch e tinha orgulho disso,vale lembrar que todos que treinam na NU tem uma ótima relação com o Professor Leitão,da ll,sempre aprendemos coisas com ele,outro dia ele demonstrou uma posição para todos que estavam no tatame da NU sábado retrasado em meu filho uma posição denominada por ele Genesis,fantástica...não vou falar sobre ela que é sigilo do professor Leitão que vai mostrar para todos quando quiser.Mas estou postando aqui para tentar somente demonstrar que estamos juntos neste barcojj e ll,certamente se treino sem kimono qualquer um que conheça chão vai ver um cara do jj fazendo um treino sem kimono,eu luto como um lutador de jj,eu exerço minha técnica como lutador de jj,fui aluno de Rolls entre 72 e 76,nunca demos um treino sem kimono(o Helio Gracie exercia esta postura creio eu),só porrada era sem kimono,valia tudo,os socos eram de mão aberta para não dar merda.|Voltando ao sem kimono que adoro fazer,sempre treino com o Maurício e o Ronaldo lá na academia,Maurício preta de jj,eu preta de jj e Ronaldo preta de ll,sou um lutador de jj fazendo um sem kimono,cometendo erros que o Ronaldo Jibóia se aproveita para me fuder,mas eu sobrevivo,Maurício inclusive se adaptou e treina com mais requinte com mais especificidade ou refinamento como queiram de detalhes que só a ll tem.Devemos ser humildes e aprender de tudo.Nem entro em uma discusão acima relatada mas certamente quando vocês virem um treino sem kimono do Alvaro Miragaya vocês vão dizer:

"Olha aquele velhinho treinando jj sem kimono"!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandou mau em botar troca de emails publica.

O email foi de um homem pro outro, e assim devia permanecer. De homem pra homem!

No fundo acho que o camarada ai pode até ter certa razão nas suas reclamações,.... Mas a decadencia da LL não se deu por maldade por parte do Luciano.

E outra se o pobre Luciano tiver essa força toda, pra derrubar ou prejudicar uma arte marcial como a LL, o mundo tá perdido. LITERALMENTE!

Acho que o presidente da LL devia fazer eventos, botar seus atletas em eventos grandes e pedir que eles falem da LL, da importancia da LL, e não o querer conseguir isso na marra.

Eu tb não curto muito os comentarios do Luciano e nem o Barretão.... Mas eu tenho escolha? Não!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A moda agora (já não é de hj) é ficar discutindo a origem das lutas e das técnicas... O JJ é o Ne-Waza do Judo... O submission é a LL que é o pankration que vem do tacape-na-cabeça da idade da pedra... Sinceramente, não tenho muito saco pra isso... De resto, acho um tremendo exagero a recriminação feita ao Luciano Andrade, que sempre me pareceu um cara sensato e correto (embora, como todos, as vezes cometa seus deslizes)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é... pedir para um comentarista frizar que o golpe aplicado por exemplo: de um lutador de BJJ usou era do LLE fica complicado (tanto para o comentarista quanto para o lutador)....heheheh

Realmente o Luciano é um dos melhores comentaristas do canal em questão.

Bom essa é a minha opnião.

Gostei da resposta do Alm!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora