MarceloBreve

UFC 1 - Brave New World

Recommended Posts

O Yahoo! Sports, com todos os repórteres que cobrem o MMA está fazendo uma série de reportagens com todos os UFC's do 1 até o 99 como uma preparação para o histórico UFC 100.

Eles começaram pelo 1 ...

Eu já traduzi o 1 e o 2 vencidos pela nossa lenda viva, Royce Gracie ... estou pensando em traduzir o UFC 4 ... que ele também venceu ... se quiserem deixar aqui na página principal ... ou quiserem mover o tópico para outra área mais apropriada ... fiquem a vontade ... ou se alguém quiser dar uma força na tradução dos outros ... é só me avisar por MP ...

Então vamos começar do começo ... rs

Esse UFC 1 eu assisti em fita de vídeo VHS ... esses vídeos ficavam junto com Faces da Morte ... só bizarrice ...

-----------------------------------------------------------------

UFC 1: Bravo Mundo Novo

By Dave Doyle, Yahoo! Sports

02/04/2009

The Ultimate Fighting Championship foi criado na tentativa de responder uma questão que já vinha sendo debatida por muitos anos: qual era o melhor estilo de luta. Mas Rorion Gracie também queria apresentar ao mundo um estilo que tornou sua família famosa no Brasil: Gracie Jiu-Jitsu.

E então provar que a técnica era mais importante do que o tamanho numa luta, e para isso ele escolheu o seu irmão mais novo, Royce, o magrinho 176 pounds (80 kg), para representar a família no UFC 1.

O evento foi anunciado como “sem regras” (o nosso conhecido Vale-Tudo) e aconteceu em 12/11/1993 em Denver’s McNichols Arena, apesar de existirem algumas regras, como não poder morder, golpes no gogó ou dedos nos olhos.

O UFC 1 foi um torneio com 8 lutadores onde o vencedor seria quem vencesse 3 lutas para ganhar o prêmio de US$ 50.000,00.

Além de Royce Gracie, os outros lutadores eram o boxeador Art Jimmerson, o lutador de sumo, Teila Tuli, o lutador campeão de Tae Kwon Do Patrick Smith (que é atualmente lutador de boxe) e os kickboxers Kevin Rosier, Gerard Gordeau, Zane Frazier e o pro-wrestler, Ken Shamrock. Não havia categorias de peso – Gracie tinha 80 kg enquanto Tuli pesava cerca de 195 kg quando foi contratado, mas na hora da luta estava com cerca de 160 kg – e não havia limite de tempo.

O evento foi, de muitas maneiras, uma noite bizarra, com Jimmerson entrando no octágono com uma luva de boxe na sua mão esquerda e somente fita na mão direita.

Rorion Gracie ficou satisfeito depois do evento, pois provou a sua tese quando Royce finalizou cada um dos 3 lutadores com quem lutou para se tornar o campeão do torneio. Ele finalizou Jimmerson, apesar de apenas estar na “montada” e não ter feito nenhuma chave, ele sufocou Shamrock com seu kimono e venceu com um mata-leão Gordeau.

Gracie estava prestes a se tornar o mais famoso lutador de MMA. Ele também venceu o UFC 2 e o UFC 4 e foi indicado para o Hall of Fame do UFC. Mas sua reputação foi arranhada quando ele foi derrotado no 1º round da luta contra Matt Hughes no UFC 60.

Observações:

O eclético time de locutores que anunciavam as lutas incluía: Bill “Superfoot” Wallace, Kathy Long, o Hall of Fame da NFL, Jim Brown, Rod Machado e o atualmente âncora do canal Fox News, Brian Kilmeade.

Na primeira luta da noite, Gerard Gordeau arrancou 4 dentes do lutador de sumo Telia Tuli com um chute. Dois dentes voaram na platéia e outros dois ficaram presos no pé Gordeau.Gordeau lutou o resto da noite com os dentes presos no seu pé e terminou hospitalizado na sua terra natal, Holanda quando seu pé infeccionou.

De acordo com o livro “Blood in the Cage” de Jon Wortheim, a revista Sports Illustrated enviou um repórter para cobrir o evento, apenas para ter a matéria pronta caso os diretores da revista quisessem noticiar o nível de violência do evento.

Resultados:

Quartas de Final

Gerard Gordeau venceu Telia Tuli por TKO aos 26 seg.

Kevin Rosier venceu Zane Frasier por TKO aos 4min20seg.

Royce Gracie venceu Art Jimmerson por finalização (Jimmerson bateu assim que foi derrubado) aos 2min18seg.

Ken Shamrock venceu Patrick Smith por finalização (chave de calcanhar) aos 1min49seg.

Semifinais

Gordeau venceu Rosier, o córner jogou a toalha aos 59seg.

Gracie venceu Shamrock, finalização (mata-leão) aos 52seg.

Final

Gracie venceu Gordeau (mata-leão) aos 1min44seg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massa ..

Bem lembrado as fitas ficavam na mesma seção do Faces da morte...

Vendo os primeiros UFCs e vendo os de agora se tem a noção do quanto que

o esporte evoluiu.Esse cara que entrou com uma luva na mão jamais imaginou

que iria ser quedado.Bateu da montada....

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Massa ..

Bem lembrado as fitas ficavam na mesma seção do Faces da morte...

Vendo os primeiros UFCs e vendo os de agora se tem a noção do quanto que

o esporte evoluiu.Esse cara que entrou com uma luva na mão jamais imaginou

que iria ser quedado.Bateu da montada....

valeu

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como sempre mandando bem Marcelo!

eu como a marioria dos apreciadores do MMA vi este UFC atraves das fitas e toda vez que leio algo sobre aquele UFC me transporto para a epoca que eu tava começando no JJ e vi a fita e como eu não acreditava que aquela magrelo poderia fazer aquilo.

mto bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado marciokareka

very good!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra calculei o tempo de lutas exatos 12 min e 24 seg, kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Dois dentes voaram na platéia e outros dois ficaram presos no pé Gordeau"

caramba, não sabia que tinha sido tão violento assim o chute, lembro de ter visto um dente voar, mas 4!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom texto, só lembrando que o Sportv combate está reprisando as sextas e sábados de madrugada, na semana passada vi um que a superluta era entre Belfort x Tank, teve uma luta do Couture e do Tito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse UFC 1 eu assisti em fita de vídeo VHS ... esses vídeos ficavam junto com Faces da Morte ... só bizarrice ... -----------------------------------------------------------------

(5)

Gerard Gordeau apresentou o Savate(Boxe Francês), gostei do estilo... mas pensava..."BJJ não tem pra ng!"

Mas hoje em dia, não tem como pensar... "sou 100% striker/grappler"

Golpes que uso lutando Muay Thai, são praticamente inaplicáveis lutando contra algum lutador de solo que seja bom de quedas, por exemplo o Axe Kick.

Como citado por um amigo nosso, é muito clara a evolução do esporte, vou contar sobre essa evolução (vale-tudo/mma) com orgulho p/ meus netos, viva ao esporte, viva aos lutadores Brasileiros, viva ao PVT!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho todos os UFCs na minha "coleção". Às vezes assisto os mais antigos como esse e a diferença entre os modernos e os antigos é mais brutal que as próprias lutas antigas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora